Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
punkboy escreveu:Ele já chegou nesse ponto? Confundir religião com visão política?
Eu acho que fui maldosa na resposta anterior... mas talvez, veja bem... TALVEZ o protestantismo seja a "chave" para a compreensão de quais religiões o Cabeça acha que são importantes para a formação moral de um povo, etc, etc, etc...
The Master escreveu:Na minha opinião seria bom se o ateísmo crescesse. Talvez as pessoas ficassem mais amigáveis. Não haveria guerras por religião, nem rusgas entre pessoas por elas.
Grande parte das vezes, a religião é apenas um pretexto para encobrir as verdadeiras intenções por detrás das guerras.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Existem religiões que fazem um papel importante na sociedade, incentivam a livre iniciativa, o trabalho duro, a formação intelectual e científica, a moralidade. Essas éticas religiosas são benesses, pouco importando se o conteúdo teológico é verdadeiro, ou demanda diretamente tal comportamento ético.
Cabecinha... quais religiões, na sua opinião, se enquadrariam nesse esquema?
Beijos
Judaísmo e algumas vertentes protestantes tradicionais. Podem haver mais, mas não sou um profundo conhecedor de religiões.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)
... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça...
Eu não tenho a menor idéia de qual seria a ética budista.
Os japoneses são majoritariamente budistas ou xintoístas?
Conheço muito pouco de budismo, a imagem que eu tenho é a de monges shaolins isolados, ascetismo exagerado e alguns espíritas e new agers de cidade grande querendo parecer chiques, ou menos ridículos. Mas são todos preconceitos em função da minha total falta de interesse em querer mudá-los.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
punkboy escreveu:Moral protestante me lembra Max Weber... me dá náuseas.
A obra de Webber é muito boa, a despeito de algumas conclusões infundadas refutadas posteriormente.
De toda forma, Webber já é um autor ultrapassado, assim como Marx, e idem aos marxistas, os webberianos (a não ser que sejam estúpidos) só o são em função da raiz intelectual gerada inicialmente pela ideologia webberiana.
Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)
... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça...
Eu não tenho a menor idéia de qual seria a ética budista.
Conheço muito pouco de budismo, a imagem que eu tenho é a de monges shaolins isolados, ascetismo exagerado e alguns espíritas e new agers de cidade grande querendo parecer chiques, ou menos ridículos. Mas são todos preconceitos em função da minha total falta de interesse em querer mudá-los.
user f.k.a. Cabeção escreveu:Eu não tenho a menor idéia de qual seria a ética budista.
A ética budista não diz muita coisa sobre capitalismo, comunismo ou seja qual sistema for, ela trata de outros assuntos.
Os japoneses são eletronicistas e sakeístas, ou seja louvam os deuses eletrônicos e têm o sake como bebida sagrada.
O Japão é razoavelmente cético, mas o budismo e o xintoísmo têm um papel igualmente importante na formação dos ideais japoneses. Os samurais são o maior exemplo disso, já que seu código de ética é essencialmente fundado a partir das idéias budistas e xintoistas. A maior parte desses valores ainda está muito presente na cultura japonesa.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006