Fenrir escreveu:Apo escreveu:...

Livre pensar é só pensar. Hipóteses filosóficas, cabem todas.
Concordo. Neste espírito é que postarei mais isto:
Mesmo se for bobagem, tera servido como exercicio de raciocinio.
Afinal, raciocinar não é coisa fácil (sério!) e só se aprende fazendo exercícios e errando.
Viagem no tempo, ao passado
Se tempo esta indissoluvelmente ligado ao movimento, entao podemos
tentar imaginar o que aconteceria numa viagem ao passado, por exemplo.
Um carro se move de A para B em 1h
Se por uma passe de magica eu pudesse desfazer o movimento de A para B de forma rigorosamente simetrica/oposta, B para A, ate no nivel des interacoes entre atomos e moleculas ou mesmo no nivel subatomico, isto implicaria voltar atras no tempo?
Quero dizer, se levei 1h para percorrer A -> B, fazendo a magica
B -> A, invertendo *TUDO*, ficaria 1h mais jovem?
Mas...
Eu nao levei 1h para desfazer a coisa toda? e ai daria na mesma!
Porem...
E se desfizesse tudo de forma acelerada como no rewind de um filme ou musica, a simetria de movimento que possibilitaria voltar ao estado anterior seria quebrada ( tA->B << tB->A ) e a viagem nao daria certo ou daria e ai estaria 1h mais novo?
Pelo menos teria retornado ao mesmo estado em que estava ha uma hora
antes, ainda que houvesse desfeito tudo de forma mais rapida, portanto
nao totalmente simetrica ao que fiz antes de desfazer.
Se bem que...
Se desfaco TUDO, desfaco tambem os processos no cerebro que deram nascimento ao pensamento/consciencia de ter viajado 1h atras no tempo...
Bastaria entao SOMENTE nao desfazer esta parte, mas ai terminariamos o processo num estado que nao era o estado A original, e que portanto nao era o passado de fato!?
Nem quero pensar na quantidade ABSURDA de informacao necessaria para depois inverter o processo TODO, o que dirá parcialmente.
Como daqui ate 11/1972 estas informacoes se perderam (óbvio), entao eu jamais poderia presencear meu nascimento ( se é que podemos pensar numa viagem no tempo desta forma nada prática ).
Ainda nem me arrisquei a pensar como seria uma viagem no futuro.
Bom!
Se tempo é movimento, suponho que em tese poderíamos retroceder ou avançar algum movimento.
Só que há movimentos simples e os altamente complexos, compostos.
Uma partícula deve gerar uma leitura matemática mais simples do que um objeto construído de zilhões delas.
Calculando o comportamento de certas partículas e suas poucas propriedades pode-se chegar à uma conclusão de que com certo artifício ela poderia retroceder algum movimento já executado, voltando ao passado ou à uma posição anterior.
Daí um apressadinho logo deduz que é possível uma pessoa (ou qualquer objeto) retornar ao passado.
Só que há uma ENORME diferença entre uma partícula e a pessoa, visto que este nada mais é do que um conjunto de incontáveis partículas que estão estruturadas formando o sujeito.
Nisso implica uma estonteante quantidade de dados, de informação, de movimentos diversos, uma leitura matemática disso tudo deve ser absurdamente complexa.
Pense em como seria possível retroceder TODOS os movimentos executados por TODAS as incontáveis partículas formadoras do corpo para uma posição exata de alguns segundos atras.
Quanta energia seria necessária para executar a árdua tarefa? E sem cometer erros!?
Talvez seja melhor mesmo só ''brincar'' de máquina do tempo com partículas isoladas.
Ainda que fosse possível fazer isso com uma pessoa, a única coisa que conseguiria e torna-la alguns segundos mais jovem. Pois o resto do universo continua seu rumo se movendo para o futuro.
À menos que se queira tentar mover também TODAS as partículas do universo para tras.(sugiro pedir a ajuda de deus)
Epa! Isso de nada adiantaria pois o sujeito não perceberia a ação, pois sua mente retrocedeu também.
Então vamos retroceder o universo todo (deus ajudou) e a pessoa continua com seus movimentos normais, assistindo tudo voltando.
Então o cara percebe que algo deu errado, ele não retrocedendo também na ordem correta, está alterando o passado, porque não existe a bobagem de um outro ''eu'' retrocedendo com o universo (coitado, jamais vai poder ver seu ''eu'' no passado, jamais vai poder testar o paradoxo da avó, pois não há isso), que grande bagunça.
Prá compreender melhor isso, digamos que voce num instante T pega uma xicara e levanta em até T+10 segundos. A maquina é ligada (deus ajuda) e tudo retrocede, todos os movimentos até T, menos os seus. Só que voce executou o movimento de levantar a xicara, esse movimento não retrocede porque voce não está sob o efeito da máquina, a xicara não volta pra posição anterior apenas fica mais ''jovem''. Que bagunça aconteceu, alterou o passado.
Digamos que outra pessoa tenha colocada a xicara na posição T e ficou te vendo, voce começa a retroceder tudo, a pessoa volta ao ponto onde coloca a xicara, só que não há mais xicara lá pois ela está com voce agora. Tente imaginar essa loucura e mais o processo da mente funcionando em direção ao passado.
Imagine que uma pessoa esteja te vendo, a luz reflete em voce e vai aos olhos dela continuamente, retrocedendo, a luz sai dos olhos da pessoa e vai até voce, mas voce não está mais na posição, então a luz não poderá voltar a sua fonte.
Todo esse quadro me parece mais tenebroso do que a MQ.
Tudo muito louco, acho melhor ficarmos brincando de retroceder apenas partículas únicas, é melhor.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!