Estadão escreveu:Domingo, 25 de Maio de 2008
Colômbia anuncia morte de líder máximo das Farc
Titular da Defesa disse ter recebido informação de que ?Tirofijo? morreu em 26 de março
Bogotá
O Ministério da Defesa da Colômbia anunciou ontem a morte, no dia 26 de março, do líder máximo e fundador da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Pedro Antonio Marín - também conhecido como "Manuel Marulanda" ou "Tirofijo". "Manuel Marulanda, principal líder das Farc está morto", segundo texto oficial.
O comunicado do governo colombiano confirmou a informação dada pelo ministro de Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, à revista Semana. Na entrevista, Santos havia afirmado que as autoridades ainda estavam checando a informação, recebida de uma fonte que "nunca falhou". Tirofijo teria completado 78 anos em 12 de maio.
No comunicado de ontem, o Ministério da Defesa afirma que Marulanda morreu no dia 26 de março às 18h30. O governo, no entanto, disse que a causa da morte do guerrilheiro ainda está sendo investigada. Em sua entrevista, Santos afirmou que Tirofijo teria morrido de ataque cardíaco ou após um bombardeio do Exército.
O almirante David Moreno, que leu o comunicado, disse que no dia da morte de Marulanda, forças do Exército bombardearam a região de Meta, onde o guerrilheiro estaria escondido na época.
Por seu lado, o site da agência de notícias ligada às Farc, Anncol, emitiu ontem um enigmático comunicado que não confirma nem desmente a morte do líder. "Esta (a Anncol) é a única fonte verdadeira. O secretariado das Farc não emitiu nenhum comunicado a respeito (da morte). Mas, se morreu, sua passagem não terá sido estéril pela pátria grande de (Simón) Bolívar", dizia a nota.
Tirofijo comanda as Farc há mais de quatro décadas (mais informações na página seguinte). A última vez que ele foi visto em público foi durante as frustradas negociações de paz com o governo do presidente Andrés Pastrana (1998-2002). Nos últimos anos, a Colômbia chegou a anunciar, erroneamente, várias vezes a morte do guerrilheiro. Santos acrescentou que a liderança máxima das Farc deve ser assumida agora por Alfonso Cano, responsável pela estratégia política da guerrilha e fundador do partido clandestino Movimento Bolivariano. O secretariado das Farc é formado por sete comandantes.
REFÉNS
Após anos de violência e impasse nas negociações com o governo, as Farc libertaram neste ano seis reféns políticos, com a mediação do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Em Caracas e Bogotá, circulavam rumores de que Tirofijo teria recebido abrigo de Chávez e - com a saúde abalada - estaria sob a proteção de militares venezuelanos em algum lugar perto da fronteira com a Colômbia.
A versão de que o governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, vinha buscando implacavelmente eliminar os líderes da guerrilha ganhou força em 1º de março, quando aviões ê soldados da Colômbia mataram, em território do Equador, o "número 2" das Farc, Raúl Reyes. A ofensiva abriu uma grave crise política entre Colômbia e Equador. AP, REUTERS E EFE
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Colômbia anuncia morte de líder máximo das Farc
Já foi tarde.
Resta saber se ele conseguiu quitar os débitos espirituais dele aqui na Terra.
Nunca se sabe se a justiça divina foi feita ou não.
Resta saber se ele conseguiu quitar os débitos espirituais dele aqui na Terra.
Nunca se sabe se a justiça divina foi feita ou não.

Que a terra lhe seja pesada.
Que a raiz do capim lhe seja amarga.
Que o paletó de madeira o pinique.
Que os pés juntos doam os calos.
Que os sete palmos lhe causem claustrofobia.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Acauan escreveu:Que a terra lhe seja pesada.
E que seja o primeiro de milhares.
- Apo
25/05/2008 - 16h36
Alfonso Cano será o novo comandante das Farc, segundo guerrilha
da France Presse
Alfonso Cano é o líder que assumirá o comando das Farc, segundo comunicado do grupo guerrilheiro divulgado neste domingo em que também reconheceu a morte do líder máximo do grupo Manuel Marulanda. Cano é considerado o líder ideológico e da tendência moderada da guerrilha.
O guerrilheiro, que tem cerca de 50 anos e cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz Vargas, estudou Direito em uma universidade pública e era até então o ideólogo político e coordenador do bloco ocidental das Farc, que atua no sudoeste da Colômbia.
Alfonso Cano entrou para as Farc após militar nos anos 70 na juventude do Partido Comunista, do qual chegou a ser um dos principais líderes. Foi preso três vezes quando era dirigente estudantil, após uma série de protestos na Universidade Nacional.
Na década de 80, já nas fileiras das Farc, esteve à frente da fundação da União Patriótica, partido político criado como parte das negociações de paz entre a guerrilha e o governo do então presidente conservador Belisario Betancourt (1982-1986).
Após a ruptura dos diálogos e o início de uma campanha na qual mais de 3 mil militantes da União Patriótica foram assassinados, Cano assumiu de vez as atividades militares das Farc e recebeu a direção do bloco noroeste do grupo, na região bananeira de Urabá (fronteira com o Panamá).
Depois, Cano liderou a delegação da guerrilha nas negociações realizadas em Caracas em 1991 e em Tlaxcala (México) em 1992, quando sua figura, com uma espessa barba e grandes óculos, se tornou familiar para o público.
Pouco se sabe sobre sua vida privada. Um de seus irmãos, que abandonou as armas e se reincorporou à vida política, é membro do conselho de Bogotá pelo partido de esquerda Pólo Democrático.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 5249.shtml
Alfonso Cano será o novo comandante das Farc, segundo guerrilha
da France Presse
Alfonso Cano é o líder que assumirá o comando das Farc, segundo comunicado do grupo guerrilheiro divulgado neste domingo em que também reconheceu a morte do líder máximo do grupo Manuel Marulanda. Cano é considerado o líder ideológico e da tendência moderada da guerrilha.
O guerrilheiro, que tem cerca de 50 anos e cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz Vargas, estudou Direito em uma universidade pública e era até então o ideólogo político e coordenador do bloco ocidental das Farc, que atua no sudoeste da Colômbia.
Alfonso Cano entrou para as Farc após militar nos anos 70 na juventude do Partido Comunista, do qual chegou a ser um dos principais líderes. Foi preso três vezes quando era dirigente estudantil, após uma série de protestos na Universidade Nacional.
Na década de 80, já nas fileiras das Farc, esteve à frente da fundação da União Patriótica, partido político criado como parte das negociações de paz entre a guerrilha e o governo do então presidente conservador Belisario Betancourt (1982-1986).
Após a ruptura dos diálogos e o início de uma campanha na qual mais de 3 mil militantes da União Patriótica foram assassinados, Cano assumiu de vez as atividades militares das Farc e recebeu a direção do bloco noroeste do grupo, na região bananeira de Urabá (fronteira com o Panamá).
Depois, Cano liderou a delegação da guerrilha nas negociações realizadas em Caracas em 1991 e em Tlaxcala (México) em 1992, quando sua figura, com uma espessa barba e grandes óculos, se tornou familiar para o público.
Pouco se sabe sobre sua vida privada. Um de seus irmãos, que abandonou as armas e se reincorporou à vida política, é membro do conselho de Bogotá pelo partido de esquerda Pólo Democrático.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 5249.shtml

- Apo
Tem gente que estuda Direito prá virar gauche na vida...

- O ENCOSTO
- Contato:
Os esquerdinhas do RV não postarão nesse tópico. Não há palavras num momento de dor como esse.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Nossa! Que bom. Agora o Brasil se tornará um país muito melhor, com certeza. Fico até imaginando os preços caindo, a corrupção sendo desmantelada, a Amazônia sendo usada racionalmente....
Realmente, "isso" foi uma ótima notícia...
Já posso dormir tranquilo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Johnny escreveu:Nossa! Que bom. Agora o Brasil se tornará um país muito melhor, com certeza. Fico até imaginando os preços caindo, a corrupção sendo desmantelada, a Amazônia sendo usada racionalmente....
Sei lá quais são seus critérios de julgamento, pelos meus, é bom auspício a morte do chefe de uma organização terrorista narco-traficante, que supre de cocaína as quadrilhas do Rio de Janeiro e portanto são co-responsáveis pelos assassinatos, corrupção e violência de todo tipo derivada do tráfico de drogas, que invade o território brasileiro e atira contra soldados do Exército do Brasil, que sequestra mulheres civis e as mantém acorrentadas pelo pescoço em árvores da floresta durante anos, que aliado, financiado e guiado por um governo sul-americano com pretensões ditatoriais, representa ameaça direta ao governo democraticamente eleito da Colômbia e indireto a todas as democracias do continente.
Mas se o feijão não abaixou por causa disto, então não importa...
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Johnny escreveu:Nossa! Que bom. Agora o Brasil se tornará um país muito melhor, com certeza. Fico até imaginando os preços caindo, a corrupção sendo desmantelada, a Amazônia sendo usada racionalmente....
Complementando o Acauan:
A FARC negocia armas com bandidos como Fernandinho Beira-Mar em troca de cocaína.
A FARC está envolvida com o MST e treina seus integrantes.
O Brasil não é uma ilha isolada. A podridão dos vizinhos o contamina.
http://kavorkanet.blogspot.com/2006/06/ ... a-mst.html
A presença do grupo guerrilheiro colombiano Forças Armadas Revoluncionárias da Colômbia (Farc) no Brasil não se restringe hoje apenas à montagem de bases estratégicas para o tráfico de drogas e armas na selva amazônica. As ações das Farc incluem o treinamento de criminosos e líderes de movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Os centros estão montados estrategicamente na fronteira do Brasil com o Paraguai. Relatórios sigilosos em poder de autoridades brasileiras e paraguaias registram a ocorrência de pelo menos três cursos sobre técnicas de guerrilha destinados a brasileiros, realizados este ano - em maio, julho e agosto - na região de Pindoty Porã, departamento de Canindeyú, no Paraguai, cidade na fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná.
Fernando Silva escreveu:Acauan escreveu:Que a terra lhe seja pesada.
E que seja o primeiro de milhares.
Eu digo Amém

Eu ficaria realmente feliz se eles enterassem a FARC inteira junto...
Mas espero que a falta do líder já dê uma boa enfraquecida no movimento
Mas espero que a falta do líder já dê uma boa enfraquecida no movimento

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
Acauan escreveu:Johnny escreveu:Nossa! Que bom. Agora o Brasil se tornará um país muito melhor, com certeza. Fico até imaginando os preços caindo, a corrupção sendo desmantelada, a Amazônia sendo usada racionalmente....
Sei lá quais são seus critérios de julgamento, pelos meus, é bom auspício a morte do chefe de uma organização terrorista narco-traficante, que supre de cocaína as quadrilhas do Rio de Janeiro e portanto são co-responsáveis pelos assassinatos, corrupção e violência de todo tipo derivada do tráfico de drogas, que invade o território brasileiro e atira contra soldados do Exército do Brasil, que sequestra mulheres civis e as mantém acorrentadas pelo pescoço em árvores da floresta durante anos, que aliado, financiado e guiado por um governo sul-americano com pretensões ditatoriais, representa ameaça direta ao governo democraticamente eleito da Colômbia e indireto a todas as democracias do continente.
Bem Acauan, estamos trabalhando sob uma afirmação ou hipótese (relativo à "cm a morte dele, tudo irá ficar bom no RJ"?
Eu sou pessimista de carteirinha e arrisco dizer que, enquanto houver politico da qualidade dos que existem no RJ, não será a falta de colombia que impedirá a entrada disso tudo que você disse. Á uma boa noticia? Sim. Vai melhorar alguma coisa? Eu aposto que daqui a dois anos estaremos vendo as mesmas noticias e tendo os mesmo problemas. Por que eu acho isso? Por que não temos um ensino moral e cívico que dê uma base de decência aos brasileiros. Diferente daquele bordão de educação, isso e aquilo, creio que deveríamos mesmo voltar a ensinar uma educação moral e cívica nas escolas, "ensinar" o brasileiro a amar o seu país, lutar por ele e por extirpar de sua carne o mal encravado em forma de câncer político e corrupto.
Mas o meu objetivo foi alcançado, chamei a atenção e quero mais é chamar a atenção para tudo isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
Eu acredito no Papai Noel. Enquanto houver gnomos, haverá baixaria na América Latina.

- Apo
Johnny escreveu:Acauan escreveu:Johnny escreveu:Nossa! Que bom. Agora o Brasil se tornará um país muito melhor, com certeza. Fico até imaginando os preços caindo, a corrupção sendo desmantelada, a Amazônia sendo usada racionalmente....
Bem Acauan, estamos trabalhando sob uma afirmação ou hipótese (relativo à "cm a morte dele, tudo irá ficar bom no RJ"?
Eu sou pessimista de carteirinha e arrisco dizer que, enquanto houver politico da qualidade dos que existem no RJ, não será a falta de colombia que impedirá a entrada disso tudo que você disse. Á uma boa noticia? Sim. Vai melhorar alguma coisa? Eu aposto que daqui a dois anos estaremos vendo as mesmas noticias e tendo os mesmo problemas. Por que eu acho isso? Por que não temos um ensino moral e cívico que dê uma base de decência aos brasileiros. Diferente daquele bordão de educação, isso e aquilo, creio que deveríamos mesmo voltar a ensinar uma educação moral e cívica nas escolas, "ensinar" o brasileiro a amar o seu país, lutar por ele e por extirpar de sua carne o mal encravado em forma de câncer político e corrupto.
Mas o meu objetivo foi alcançado, chamei a atenção e quero mais é chamar a atenção para tudo isso.
Estudar Moral e Cívica na escola, como no tempo da repressão? Prá quê? Basta que os governantes dêem o exemplo. As crianças têm capacidade para entender.

Apo escreveu:Estudar Moral e Cívica na escola, como no tempo da repressão? Prá quê? Basta que os governantes dêem o exemplo. As crianças têm capacidade para entender.
Apo, não avacalha! Sabe por que precisa? Vou dar um exemplo: Quando eu dava aulas numa destas escolas técnicas (...) emergentes, ao conversar com uns alunos, ouvi um papo entre eles sobre gatos de energia, telefonia, etc. Tentei dissuadi-los sobre isso mas vieram com aquele papo de que "se eles não fizerem, tem os outros que fazem". Como eu iria explicar isso para pessoinhas com mais de 14 anos de idade de que aquilo não era correto? Eu tive bons professores com poderes de argumentação moral suficiente para complementar a educação que eu não tinha totalmente em casa, visto que minha mãe viera da roça e educar um filho, era colocá-lo na frente da TV quando começava a fazer perguntas que ela não sabia responder. Então APO, as crianças tem capacidade de entender sim mas poior que isso, as coisas erradas são muito mais fáceis de se cultivar.

Johnny escreveu: Bem Acauan, estamos trabalhando sob uma afirmação ou hipótese (relativo à "cm a morte dele, tudo irá ficar bom no RJ"?
Não.
Estamos discutindo o fato que a morte de um chefe terrorista traz, necessariamente, problemas para sua organização e todo problema para uma organização terrorista ou criminosa é bom para suas vítimas potenciais.
Johnny escreveu: Eu sou pessimista de carteirinha e arrisco dizer que, enquanto houver politico da qualidade dos que existem no RJ, não será a falta de colombia que impedirá a entrada disso tudo que você disse.
Impedir não impede, mas se uma das engrenagens do tráfico começa a funcionar mal, o mecanismo todo sente.
Johnny escreveu: Á uma boa noticia? Sim.
Concordamos no principal, então.
Johnny escreveu: Vai melhorar alguma coisa? Eu aposto que daqui a dois anos estaremos vendo as mesmas noticias e tendo os mesmo problemas. Por que eu acho isso? Por que não temos um ensino moral e cívico que dê uma base de decência aos brasileiros. Diferente daquele bordão de educação, isso e aquilo, creio que deveríamos mesmo voltar a ensinar uma educação moral e cívica nas escolas, "ensinar" o brasileiro a amar o seu país, lutar por ele e por extirpar de sua carne o mal encravado em forma de câncer político e corrupto.
Isto é muito interessante, sendo que uma das primeiras a se fazer é reconstruir algumas coisas desconstruídas por alguns espertos nas últimas décadas, principalmente aquelas que nos mostram que alguns homens são bons exemplos e outros são maus, não havendo lá grandes dúvidas sobre em que categoria incluir o finado Fidel-Castro-Que-Não-Deu-Certo.
Johnny escreveu: Mas o meu objetivo foi alcançado, chamei a atenção e quero mais é chamar a atenção para tudo isso.
Faz sentido. Está na hora de parar de chamar de maniqueísmo o reconhecimento do óbvio – tem gente que não vale o sal que come, como os narco-terroristas.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!