E se todos virassem vegetarianos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Koga
Mensagens: 107
Registrado em: 16 Abr 2008, 15:29
Gênero: Masculino
Localização: SJdoRP

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Koga »

Claudio Loredo escreveu:
Para ser vegetariano basta não comer carne. Quanto a comer ovos, leite e queijo, há vegetarianos que não vêem mal em comer estes derivados de animais, pois eles não implicam em matança. Eu mesmo não abri mão deles. Na minha opinião o problema todo é comer a carne do animal, ou usar qualquer produto que seja originário da morte de um ser sensível, como é o caso do couro.



Claudio Loredo escreveu:Quem come carne colabora com a violência, mesmo sem se dar conta disto. Para alguém comer um bife, é necessário que um boi leve uma marretada na cabeça, após passar uma vida inteira confinado e sofrendo inúmeras privações.
OBS: Eu sou vegetariano e não sou anêmico.


Aqui tem uma certa contradição, Claudio.
Mesmo produtos de animais, como ovos e leite, exigem confinamento e certo nivel de sofrimento do animal. Lembrando disso é até menos violento acabar de vez com a miséria do animal abatendo-o de forma indolor do que mantê-lo vivo e explorado enquanto for produtivo.

Acho que não há imoralidade em se comer carne. Sei que isso é especissismo, mas acho que a moral quando aplicada à humanos deve ser diferente da moral aplicada a outros seres vivos. Somos semelhantes, componentes de um agrupamento geneticamente diferenciado das outras espécies e, como não somos autótrofos, precisamos roubar a energia e a complexidade que outro ser vivo produziu. Somos naturalmente inseridos nesse nó na rede natural e não temos escolha, participamos ou morremos.
Isso não significa que aprovo causar sofrimento desnecessário em outros seres vivos, mas é inevitável que tenhamos que matar.

Não sou adepto do vegetarianismo por duas razões principais: gosto e saúde.
Gosto de comer carne e não vejo mal nisso e como temos corpos de onívoros e não ainda não há consenso quanto a segurança de dietas vegetarianas, prefiro continuar comendo meus peixes, bifes e frangos de forma moderada.
E se não existissem perguntas hipotéticas?

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Orbe »

Um mundo vegetariano?

Acho que seria um mundo de afrescalhados politicamente corretos eco-chatos...

O inferno deve ser assim.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Orbe escreveu:Um mundo vegetariano?

Acho que seria um mundo de afrescalhados politicamente corretos eco-chatos...

O inferno deve ser assim.


Negativo. O Céu é chato e afrescalhado. No Inferno come-se churrasco todo dia.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fedidovisk »

como se as plantas não fossem seres vivos... ou será que todo vegetariano oferece "rapradha" (:\) ...

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Orbe »

Apo escreveu:
Orbe escreveu:Um mundo vegetariano?

Acho que seria um mundo de afrescalhados politicamente corretos eco-chatos...

O inferno deve ser assim.


Negativo. O Céu é chato e afrescalhado. No Inferno come-se churrasco todo dia.


Realmente.

Me corrigindo: "O céu deve ser assim". :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apáte »

Quem gosta de animais deveria comer o maior número deles, como eu faço. Afinal, se um dia as vacas deixarem de ser comercialmente viáveis, correrão sério risco de extinção.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Koga escreveu:Aqui tem uma certa contradição, Claudio.
Mesmo produtos de animais, como ovos e leite, exigem confinamento e certo nivel de sofrimento do animal. Lembrando disso é até menos violento acabar de vez com a miséria do animal abatendo-o de forma indolor do que mantê-lo vivo e explorado enquanto for produtivo.

Acho que não há imoralidade em se comer carne. Sei que isso é especissismo, mas acho que a moral quando aplicada à humanos deve ser diferente da moral aplicada a outros seres vivos. Somos semelhantes, componentes de um agrupamento geneticamente diferenciado das outras espécies e, como não somos autótrofos, precisamos roubar a energia e a complexidade que outro ser vivo produziu. Somos naturalmente inseridos nesse nó na rede natural e não temos escolha, participamos ou morremos.
Isso não significa que aprovo causar sofrimento desnecessário em outros seres vivos, mas é inevitável que tenhamos que matar.

Não sou adepto do vegetarianismo por duas razões principais: gosto e saúde.
Gosto de comer carne e não vejo mal nisso e como temos corpos de onívoros e não ainda não há consenso quanto a segurança de dietas vegetarianas, prefiro continuar comendo meus peixes, bifes e frangos de forma moderada.


Parabéns por comer carne de forma moderada. Isto já é um grande passo. Enquanto menos comermos carne, melhor.

Realmente, o confinamento dos animais já dá um certo sofrimento, mas se o animal é confinado apenas para produção de leite e ovos, ele não pode ser submetido a muitos sofrimento senão ele fica pouco produtivo. Penso que devem existir leis que obriguem os produtores a proporcionarem boas condições de vida a estes animais que são confinados. Isto já existe na Europa.

Animais que são bem tratados em fazendas, vivem melhor do que se vivessem soltos na natureza. Pelo menos lá eles tem casa e comida garantidas. :emoticon16:

Através do leite, do ovo e do queijo eu tenho acesso as proteínas animais. Talvez o melhor seria se eu nem comesse estes produtos, mas na impossibilidade de abrir mão das proteínas animais, continuo me alimentando desses derivados.

Koga
Mensagens: 107
Registrado em: 16 Abr 2008, 15:29
Gênero: Masculino
Localização: SJdoRP

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Koga »

Claudio Loredo escreveu:
Parabéns por comer carne de forma moderada. Isto já é um grande passo. Enquanto menos comermos carne, melhor.

Realmente, o confinamento dos animais já dá um certo sofrimento, mas se o animal é confinado apenas para produção de leite e ovos, ele não pode ser submetido a muitos sofrimento senão ele fica pouco produtivo. Penso que devem existir leis que obriguem os produtores a proporcionarem boas condições de vida a estes animais que são confinados. Isto já existe na Europa.

Animais que são bem tratados em fazendas, vivem melhor do que se vivessem soltos na natureza. Pelo menos lá eles tem casa e comida garantidas. :emoticon16:


Visite uma granja e verá que a coisa não é tão bonita assim! Mas repito o que disse antes: comer carne não é um problema, o problema é causar sofrimento desnecessário a um animal.
Churrasco, ok!
Rodeio, desumano.
Acho que basta a obrigação de manter animais domesticados em conforto mínimo e garantir o abate seja por métodos o mais indolores possíveis.

Claudio Loredo escreveu:
Através do leite, do ovo e do queijo eu tenho acesso as proteínas animais. Talvez o melhor seria se eu nem comesse estes produtos, mas na impossibilidade de abrir mão das proteínas animais, continuo me alimentando desses derivados.


Ainda bem. Tenho quase certeza que a alimentação estritamente vegetariana seja danosa para um adulto. E tenho certeza absoluta que é extremamente perigosa para uma criança.
Parece que o povo de hoje esqueceu que o topo da pirâmide alimentar também é importante!
E se não existissem perguntas hipotéticas?

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fedidovisk »

Eu tenho certeza é que um vegetal não é menos ser vivo do que um animal...

Uma coisa curiosa é que o vegetarianismo automaticamente implicaria ser contra-aborto o qualquer forma de dano à vida na terra...

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Fedidovisk escreveu:Eu tenho certeza é que um vegetal não é menos ser vivo do que um animal...

Uma coisa curiosa é que o vegetarianismo automaticamente implicaria ser contra-aborto o qualquer forma de dano à vida na terra...


Sou vegetariano e sou a favor do aborto, contanto que este seja feito antes do inicio da formação do sistema nervoso. Pois, neste caso, não há sofrimento para o feto. Além disto o individuo nem começou a existir, pois a existencia está no pensamento e sem pensamento, não há inidivíduo.

Como vegetais porque eles não sofrem. Uma vez que eles não possuem sistema nervoso, nem pensamento e nem personalidade. Coisa que os mamiferos possuem.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por SickBoy »

o cerne do vegetarianismo é a senciência, não basta apenas "estar vivo", por isso plantas, embriões, fungos, micróbios, e sei lá mais o que, não possuem o mesmo status que humanos e animais.



agora repitam três vezes para não fazer mais analogias absurdas com plânctons ou um vírus.



até o comedor de carne aqui entende isso, não é tão difícil.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fernando Silva »

Claudio Loredo escreveu:Como vegetais porque eles não sofrem. Uma vez que eles não possuem sistema nervoso, nem pensamento e nem personalidade. Coisa que os mamiferos possuem.

Matar baratas e outros "bichos escrotos" se inclui em "crueldade contra animais" ?

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Bom, e aí? Como fica? Batam-se os bois no nascimento ou impedem-se certas vacas de ovularem e monitoram-se as ovulações? O que substituiria o couro? O que se faz com os pintos machos?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

claudio loredo escreveu:Como vegetais porque eles não sofrem. Uma vez que eles não possuem sistema nervoso, nem pensamento e nem personalidade. Coisa que os mamiferos possuem.


É como eu disse em outro post: esta visão acerca de sofrimento, considerando apenas um sistema nervoso e uma personalidade, são do ponto de vista humano. E muito egocêntricas ( no sentido de humanidade como única capaz de sentir, falaciosamente extendendo a capacidade aos animais).
Talvez haja outras formas de sofrimento com as quais não empatizemos. Isto justifica que as matemos e devoremos?
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Claudio Loredo escreveu:Como vegetais porque eles não sofrem. Uma vez que eles não possuem sistema nervoso, nem pensamento e nem personalidade. Coisa que os mamiferos possuem.

Matar baratas e outros "bichos escrotos" se inclui em "crueldade contra animais" ?


Não porque a personalidade das baratas não nos agrada, então pode-se eliminá-las e comê-las se for do paladar do freguês.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Bom, e aí? Como fica? Batam-se os bois no nascimento ou impedem-se certas vacas de ovularem e monitoram-se as ovulações? O que substituiria o couro? O que se faz com os pintos machos?


ABater os bichos no nascimento já é considerado crime hediondo para os vegans. Impedir as vacas de ovular é condiderado pecado por os bichos devem poder escolher se querem ter prole ou não.
O couro seria substituído por produtos sintéticos a base de petróleo, o que apóia a matriz energética poluente. Os pintos machos homossexuais se arranjam entre si, até que deus os condene ao inferno dos bichos. Os demais virariam célula tronco para implantes penianos em caso de acidente humanamente impossibilitante.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fedidovisk »

Fato intessante a se considerar é que o corpo humano não consegue produzir se não me engano quatro proteínas essenciais senão à partir da carne animal.

Embora eu seja vegetariano por maior turno, sou obrigado a admitir que muitos dos argumentos em defesa são extremamente falaciosos... quando começam a comparar o homem com animais carnívoros e herbívoros então...

Apenas essas proteínas seriam suficientes, mas também temos nosso ângulo de visão, próprio dos predadores...

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Se todos virassem vegetarianos, teriamos um mundo muito melhor! :emoticon45: Com bem menos violência e com muito mais áreas verdes. :emoticon10: Uma vez que as areas que hoje são destinadas para pastos ou para alimentar os rebanhos, poderiam se transformar em florestas.

Coitadas das plantinhas...


É verdade.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apáte »

Não há animal mais bem tratado do que o boi de rodeio.

Mas o que eu queria mesmo era ir numa tourada.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:APO: Eu AMO mortadelacompãofrancês e um refri guaraná ou cola.


Aqui em Sampa, na esquina da Ipiranga com São João (lógico) tem uma casa da mortadela. Todos os lanches são feitos de mortadela e das mais variadas formas.
Uma deliça. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Acauan »

Lúcifer escreveu:
Johnny escreveu:APO: Eu AMO mortadelacompãofrancês e um refri guaraná ou cola.


Aqui em Sampa, na esquina da Ipiranga com São João (lógico) tem uma casa da mortadela. Todos os lanches são feitos de mortadela e das mais variadas formas.
Uma deliça. :emoticon16: :emoticon16:


Que se registre que um sanduiche de mortadela de São Paulo tem mais cultura gastronômica que toda a culinária do Rio.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Acauan »

E sobre o tema do tópico, só não entendo porque quando uma matilha de cachorros do mato devora nacos de carne de uma presa ainda viva é um espetáculo da natureza e quando eu como uma costeleta seria um tipo de criminoso.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por DIG »

Acauan escreveu:E sobre o tema do tópico, só não entendo porque quando uma matilha de cachorros do mato devora nacos de carne de uma presa ainda viva é um espetáculo da natureza e quando eu como uma costeleta seria um tipo de criminoso.







Tadinha da costeleta...ela também é gente!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:E sobre o tema do tópico, só não entendo porque quando uma matilha de cachorros do mato devora nacos de carne de uma presa ainda viva é um espetáculo da natureza e quando eu como uma costeleta seria um tipo de criminoso.



Exato. Só que vão argumentar que os animais agem assim porque eles não têm personalidade, alma, moral, ética...
Também dirão que os animais não têm livre arbítrio e você tem. Eles não podem se defender do ser humano, que tem inteligência para criar métodos de abate menos sádicos e opta pelos mais estúpidos.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:
Acauan escreveu:E sobre o tema do tópico, só não entendo porque quando uma matilha de cachorros do mato devora nacos de carne de uma presa ainda viva é um espetáculo da natureza e quando eu como uma costeleta seria um tipo de criminoso.


Exato. Só que vão argumentar que os animais agem assim porque eles não têm personalidade, alma, moral, ética...
Também dirão que os animais não têm livre arbítrio e você tem. Eles não podem se defender do ser humano, que tem inteligência para criar métodos de abate menos sádicos e opta pelos mais estúpidos.


Ou seja o blá-blá-blá sentimentalóide e contraditório de sempre.
Comemos carne porque nos adaptamos em todos os sentidos a isto ao longo de dezenas de milhares de anos e de repente aqueles que no geral defendem a evolução e a seleção natural como origem de tudo, inclusive da moral e da ética no caso de alguns, vem querer que nos rebelemos justamente contra esta consequência da seleção natural mais do que óbvia - comer carne matando outros animais foi decisivo para sobrevivência e conquista da supremacia por nossa espécie.

Aí eles vem com aquele papo de que devemos ter para com os animais um tipo de sentimento que só encontra definição na caridade cristã.

Vá entender...

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado