Réptil voador, pterossauro preferia ficar no chão

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Réptil voador, pterossauro preferia ficar no chão

Mensagem por emmmcri »

Réptil voador, pterossauro preferia ficar no chão, diz estudo

Alguns dos répteis gigantes voadores da era dos dinossauros passavam mais tempo no chão do que no ar e estavam mais adaptados à vida em terra, segundo um estudo da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, publicado na revista científica "PLoS One".

Até agora, os paleontólogos pensavam que todos os pterossauros que povoaram a Terra entre 230 e 65 milhões de anos eram parecidos com as gaivotas ou pelicanos, pássaros marítimos que sobrevoam lagos e oceanos procurando peixes.

Divulgação/Mark P. Witton

Imagem

Apesar de terem sido répteis voadores, pterossauros seriam animais de hábitos mais terrestres do que aéreos
Porém, após o estudo da anatomia, das pegadas e da distribuição de fósseis de um pterossauro, o Azhdarchidae, os paleontólogos Mark Witton e Darren Naish afirmam que esse estereótipo não se aplica a todos os répteis voadores.

A dupla analisou fósseis dessa espécie em Londres, Portsmouth e na Alemanha. Witton e Naish chegaram à conclusão de que eles se alimentavam em terra, "onde se agachavam para capturar presas".

"Seus análogos mais próximos no mundo moderno são pássaros que se alimentam em terra, como os calaus (da família bucorvidae) e as cegonhas", diz Naish.

O paleontólogo diz que outra evidência dessa teoria é que a maioria dos fósseis de Azhdarchidae existentes foram encontrados em sedimentos de uma região que também era terrestre há milhões de anos.

Os Azhdarchidae eram pterossauros gigantes sem dentes, com asas de até dez metros de envergadura. Os maiores exemplares da espécie chegavam ao tamanho de uma girafa.

Segundo o estudo publicado na "PLoS" ("Public Library of Science"), seus longos membros e a forma alongada de seu crânio, que podia medir mais de dois metros, facilitavam a captura de animais e outros alimentos no solo.

Desde a década de 70, quando a espécie começou a ser conhecida, o modo de vida dos Azhdarchidae foi objeto de debate e de versões distintas que os descreviam como carniceiros semelhantes aos abutres. Havia quem os comparasse às aves praieiras que buscam o sustento no barro ou que voam acima d'água em procura de peixes.

Os pesquisadores britânicos também estudaram o pescoço do Azhdarchidae, que se caracterizava por uma rigidez que, segundo sua opinião, "se ajusta ao modelo de um caçador terrestre, que tem de levantar ou descer seu bico até o solo".

Suas patas relativamente pequenas e almofadadas, além de sua mandíbula longa e frágil, seriam prejudiciais para qualquer outro modo de vida que não fosse terrestre, afirmou Witton no estudo.

"Suas pequenas extremidades não eram adequadas para tatear pelas margens dos lagos ou para nadar se aterrissassem na água, mas eram excelentes para se deslocar por terra", acrescentou.

"Estudamos suas pegadas. Suas patas pequenas, compactas, mas bem almofadadas são exatamente o que se espera de um animal terrestre", declarou Naish.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 6182.shtml
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Johnny

Re: Réptil voador, pterossauro preferia ficar no chão

Mensagem por Johnny »

Qual a novidade? Eles não eram aves. Estavam mais para "esquilos" voadores. Tente ficar muito tempo voando sem ter o "equipamento" necessário.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Johnny escreveu:Qual a novidade? Eles não eram aves. Estavam mais para "esquilos" voadores. Tente ficar muito tempo voando sem ter o "equipamento" necessário.

Qual o motivo de seu belicismo ???
Só estou divulgando uma pesquisa interessante caro Johnny.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

É, também sempre achei pouco provável que aquelas animações de pterossauro voando alto fossem realistas. Assim parece mais correto.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

emmmcri escreveu:Qual o motivo de seu belicismo ???

Quando um criacionista posta esse tipo de notícia, a primeira reação é jogar pedra e só depois ler.
Ponha a culpa no Caro Colega e no Docdeoz.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Um indicio forte que corrobora essa teoria e o de que ate o presente momento todos os fosseis dessas criaturas foram encontrados no chao.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Qual o motivo de seu belicismo ???

Quando um criacionista posta esse tipo de notícia, a primeira reação é jogar pedra e só depois ler.
Ponha a culpa no Caro Colega e no Docdeoz.

Provavelmente você não conhece minha postura com relação a ciência/criacionismo/religião.
A religião não deve interferir na ciência, será que agora está bem claro ?
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

emmmcri escreveu:
Johnny escreveu:Qual a novidade? Eles não eram aves. Estavam mais para "esquilos" voadores. Tente ficar muito tempo voando sem ter o "equipamento" necessário.

O que que eu falei? Tá maluco?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
emmmcri escreveu:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Eu pensei a mesma coisa. :emoticon12:
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Johnny escreveu:
emmmcri escreveu:

Caro johnny entendi que você estava me repreendendo como a um criacionista,assim também entendeu o Fernando, ou tomei remédios demais?
VOLTAIRE

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

emmmcri escreveu:
Johnny escreveu:
emmmcri escreveu:

Caro johnny entendi que você estava me repreendendo como a um criacionista,assim também entendeu o Fernando, ou tomei remédios demais?

Emmcri! Não faço idéia do que você esteja falando. Então vamos fazer o seguinte pois não estou a fim de ficar discutindo o sexo dos anjos. Fica o dito pelo não dito.

Abraços!

Imagem

Trancado