Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Huxley escreveu:"Tábula Rasa" de Steven Pinker.O autor nota que quando tentam explicar a mente, comumente as pessoas recorrem a três idéias que o psicólogo de Havard considera equivocada: a idéia que a mente de um feto é a uma tábula rasa a ser preenchida pelos pais e pela sociedade, a concepção de que o homem em seu estado primitivo é um “bom selvagem” e a noção que uma alma material dotada de livre-arbítrio é a única responsável pelas nossas ações.
Um livro altamente recomendável.
O livro é excelente, uma das minhas melhores leituras. No site ateus.net tem dois capítulos do livro.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
A parte sobre abortos e crimes é interessante. Só que ele patina no final, quando diz que, contabilizando cada feto como um assassinato, o saldo final é pior com aborto do que sem aborto.
Ora, a partir do momento em que se considera o aborto um assassinato, não é preciso fazer nenhum saldo para avaliar o que é melhor ou pior.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
user f.k.a. Cabeção escreveu:A parte sobre abortos e crimes é interessante. Só que ele patina no final, quando diz que, contabilizando cada feto como um assassinato, o saldo final é pior com aborto do que sem aborto.
Ora, a partir do momento em que se considera o aborto um assassinato, não é preciso fazer nenhum saldo para avaliar o que é melhor ou pior.
Caso eu não esteja enganado, nessa parte final o próprio autor recomenda que pessoas que se sentem facilmente ofendidas com essas questões pulem direto para o próximo capítulo.
Acho que ele se justificaria nesse ponto com um argumento que ele sempre usa de que "um economista não exclui nenhuma variável".
CAVEIRA escreveu:Mostra que Caio Júlio César pode ter sido o homem que chegou mais perto de conquistar o Mundo... Praticamente Conquistou...
existiu gente que obteve muito mais conquistas territoriais que ele, como Alexandre e Genghis Khan
Tem uma parte no livro que diz que césar ao chegar em alexandria lembrou das conquistas de Alexandre e ficou angustiado por ter mais idade que Alexandre e não ter conquistado o mesmo feito que ele. Porém anos mais tarde césar volta a alexandria e conquista ela lembrando-se de Alexandre ele se sente superior em razão de suas conquistas atuais. Pelo que sei césar teve um êxito maior e além do mais, não morreu bêbado... Não conheço muito a história de Genghis Khan...
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"
Ricardo Coler viajou até ao último dos matriarcados e começou a sua exploração cheio de perguntas e de dúvidas. Será que os papéis que assumimos e o carácter das nossas relações familiares, sexuais, laboriais são naturais, adquiridos ou impostos? O apaixonante relato de Coler revela-nos que a sexualidade e a família podem seguir vias separadas, que o casamento não é a única, nem sequer a mais importante, das instituições familiares. Nesta sociedade, ninguém precisa de um parceiro para se sentir feliz, e também o valor atribuído ao dinheiro e à violência difere muito do nosso. Um relato surpreendente que nos deslumbra e nos convida a reflectir acerca do nosso próprio estilo de vida.
Absolutamente incrivel. Principalmente porque me parece que o estou a ler na altura certa. Preparem-se para rever as vossas noções de família e casamento.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
o ultimo que li foi 1984 - George Orwell Gostei mais de A Revolução dos Bichos do mesmo autor.
Estou lendo agora A Torre Negra 1 - O Pistoleiro de Stephen King é o primeiro livro da serie e estou gostando muito, espero que eu tenha disposição para ler a serie toda são quase 4.000 paginas.