Procedure escreveu:SickBoy escreveu:Isso não é exatamente um argumento a favor das cotas, mas sim um contra-argumento para argumento anti-cotista do baixo rendimento, um "mau argumento", como diz a Mirian no texto, que é muitas vezes citado. então, se ao se reservar cotas aos japoneses, e eventualmente eles tivessem bom desempenho, não seria isso uma justificação para as cotas.
Concordo. Mas já vi gente apresentando isso como argumento.
Acho que se você retirar o argumento do baixo rendimento, poderá ser usado para o anti-cotas por ele serem bons alunos.
Alguém tem alguma estatística de uma faculdade mostrando a relação candidato por vaga entre os cotistas? Eu acredito que os cotistas, ao concorrerem entres eles, acabam sendo, em números, a mesma coisa que a concorrência entre não-contistas.
Por exemplo: em um curso x há y vagas para os cotistas, sendo que se escreveram z candidatos.
y - coisa de algumas vagas no curso; z - poucos concorrentes se estivessem no geral, mas como estão concorrendo a algumas vagas, o número de candidatos por vaga aumenta, podendo até ultrapassar o processo seletivo dos não-cotistas.
Por um instante eu fui a favor das cotas para negros, isso quando vi a reportagem de onde um professor de medicina da UFBA disse que o baiano tem baixo QI. Aí mostrou a sala: só vi alunos branco em um estado onde a esmagadora maioria é negra.
Na minha opinião, as cotas deveriam ser dadas a alunos (pobre ou rico) egressos de escola pública, pois a lógica é que a escola pública é uma porcaria e não tem como competir com as particulares que tem alunos melhores preparados. Mas pode entrar outra variável: alunos bolsistas de baixa renda que estudam em escolas particulares e que também trabalham. Usando a lógica novamente, podemos dizer que isso não seria motivo, pois o que interessa é ele ter um ensino em uma escola particular.
Sou a favor de cotas para alunos egressos de escola pública e que tenham baixa renda. Acho que deveriam separar uma parte para negros, egressos de escola pública e de baixa renda. É evidente que a maioria dos negros são pobres. Raramente, mas muito raramente mesmo eu vejo um negro rico (pra dizer a verdade nem sei se já vi, pessoalmente).
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE