Os princípios da Física são míopes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Mensagem por o pensador »

Fayman:
Olá, Pensador.

É difícil entender o que você quer dizer com isto. Porque a efêmera existência de partículas virtuais acarretariam uma não-variação na Entropia de um sistema?

Por causa de sua destruiçâo praticamente iminente.

Não. Por que o faria? Não percebi onde você vê contradição com a Segunda Lei. Lembre-se que, mesmo em Termodinâmica Clássica (vamos deixar a Quântica de fora), Entropia é tratada probabilisticamente (Mecânica Estatística), ou seja, muito embora a probabilidade seja extremamente pequena, há um valor diferente de zero (ou seja, há a possibilidade) de que espontaneamente todas as moléculas de ar da sala em que você se encontra, conforme sua agitação térmica, se aglutinem de um lado da sala, reduzindo a Entropia do sistema sala. Como isto poderia ser afetado pelas Flutuações de Vácuo?

Talvez um reaarranjo aleatório e imprevisível devido à instabilidade fundamental do vácuo...

Veja bem, embora isto que vou falar não é exatamente rigoroso, note que o aparecimento de pares de partículas, em um ambiente destes, deveria agitar ainda mais as moléculas, o que acarretaria um AUMENTO momentâneo da Entropia do sistema, que retornaria ao normal com o desaparecimento (tratamento estatístico)!

Eu nâo vejo assim Fayman.As partículas subatômicas aparecem e desaparecem quase simultâneamente de maneira que nâo produzem nenhum efeito mensurável,ou pelo menos,nenhum resultado duradouro.

Todos os efeitos gerados pelas partículas virtuais desaparecem no mesmo instânte em que as mesmas sâo aniquiladas,o que ocorre somente brevemente aós seu surgimento espontâneo

Como eu lhe expus, é como somar 1 e somar -1, ao mesmo tempo, em uma equação. Tudo se passa como se nada se passasse!

Exato.Por isso a tese do vácuo quântico viola a segunda lei da termodinâmica.Seu efeito é mensuravelmente nulo enquanto que a entropia termodinâmica é um efeito mensuravelmente positivo.

Não sei se entendi o que você quer dizer aqui. O que significa “presumivelmente nâo tempo suficiente para esgotar sua carga de energia potencial latente”?

A sua energia é criada e destruída praticamente no mesmo instânte.

Você não entendeu. Não é o fato da criação espontânea de partículas que eles não conseguiriam medir; é essa “duração a maior” que a suposta reposição acarretaria porque não haveria termo de comparação. Não somente os seres humanos viveriam mais, dentro dessa hipótese, mas literalmente TUDO no Universo! Como seria possível se fazer alguma comparação se tudo seria afetado?

Fayman,a conclusâo de meu questionamento é a de que NADA seria afetado porque a criaçâo e desintegraçâo das partículas constituintes do universo nâo permitiria isso.Porém a segunda lei da termodinâmica afeta todo o universo observável.

Ah, sim, CQD significa COMO QUERÍAMOS DEMONSTRAR. Se você perceber, eu disse na postagem que, em se admitindo a reposição, será que não chegaríamos à mesma conclusão da resposta inicial, ou seja, tudo se passaria como nada se passasse? Pois bem, foi o que mostrei, portanto... CQD!

Curiosidade: Antigamente, assim que uma demonstração era efetuada (normalmente matemática), colocava-se o CQD em Latim, que é Quod
Erat Demonstrandum, cujas inicias são QED. Espirituosamente, essa sigla foi adotada para a Quantum Eletrodinamics, ou Eletrodinâmica Quântica. Se não me engano, isso é mais uma das piadas do Feynman!

Obrigado pelas informaçôes Fayman :emoticon4: !!
Abraços!

o pensador

Mensagem por o pensador »

sobe..

Trancado