VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Caro Colega »

por Michelson Borges

Show de visual. É assim que defino a reportagem especial da Veja da semana passada (25/6). As ilustrações e infográficos ajudam e muito a explicar um tema naturalmente complexo. Mas, tirando isso e o anúncio da aguardada experiência com o Large Hadron Collider (LHC) – praticamente a única coisa nova da matéria –, o restante do texto é uma bem feita apresentação de conceitos mais ou menos antigos. Quem acompanhou livros e revistas científicos nas últimas duas décadas e meia (como Uma Breve História do Tempo e o período áureo da Superinteressante), vai perceber que a matéria de Veja é um requentado de velhas noções e teorias cosmológicas e cosmogônicas.

Do começo ao fim, o texto parte do pressuposto de que o Universo teve início com o evento (singularidade) conhecido como Big Bang, mas peca, no meu entender, ao não apresentar as objeções a esse modelo, como as apresentadas pelo físico Gabriele Veneziano, do Cern (o mesmo laboratório que vai usar o LHC para pesquisar partículas elementares), objeções essas publicadas alguns anos atrás na revista Scientific American Brasil.

Tá certo que a teoria do Big Bang conta com algumas evidências interessantes como a provável expansão e resfriamento do Universo, a detecção da tal radiação de fundo, em 1965 e o fato de a matéria estar espalhada na mesma proporção por todo o cosmo conhecido. Mas por que não falam sobre a existência de galáxias "velhas" num universo "jovem", por exemplo. Não adianta jogar essas evidências discrepantes para baixo do tapete.

****

A seguir, alguns trechos da reportagem, com meus comentários entre colchetes:

Já de início, a matéria de Rafael Corrêa pergunta: "Como era o universo antes da súbita expansão inicial, o Big Bang?" E responde: "Nenhum cientista sabe e talvez nunca venha a saber. O que ocorreu para que uma semente de energia estável menor que um próton, um dos componentes do átomo, entrasse em furioso desequilíbrio e passasse a ocupar com jorros de partículas, em pouco minutos, uma região de trilhões de quilômetros?"

[Talvez os cientistas nem queiram saber ou não se atrevam a explicar o que houve antes do Big Bang, porque isso tem implicações teológicas claras. Afinal, como entender que a matéria, o tempo, o espaço e as leis que regem tudo isso surgiram de repente? O Big Bang nos dá a noção de que o Universo teve um início e, portanto, não pode ter dado origem a ele mesmo, senão já teria existido antes. O Big Bang também nos mostra que o Universo teve que ter uma causa, já que tudo que tem um começo tem que ter uma causa. Assim, se essa causa não é o próprio Universo e não pode ser naturalista, pois nada do que é "natural" existia antes desse evento, a única maneira de entender/explicar a origem de tudo é por uma causa primeira não causada e sobrenatural. Por isso, mesmo que a origem do Universo não tenha ocorrido por meio do Big Bang, mesmo que o bóson de Higgs (a tal "partícula de Deus") não seja detectado e force uma revisão nas teorias científicas sobre a origem de tudo, o modelo do Big Bang acaba sendo bem tentador para os teístas, já que coloca um ponto de partida para tudo o que existe no plano material.]

A matéria de Veja, como não poderia deixar de ser na revista que tem se transformado na maior defensora do naturalismo filosófico e do darwinismo em nosso país, afirma que "aos poucos a Terra [começou] a se transformar em um ambiente propício ao surgimento, à manutenção e à reprodução de formas orgânicas. De moléculas cada vez mais complexas surge o primeiro ser unicelular capaz de fazer uma cópia idêntica de si mesmo, de se reproduzir. Isso é vida. ..."

[Atitude previsível a de sair da cosmologia e entrar na biologia evolutiva, como se uma coisa tivesse tudo a ver com a outra; como se ao se provar o Big Bang naturalmente se provasse que a vida teve início segundo a visão de Darwin. Forçaram a barra. É muito fácil afirmar que moléculas inorgânicas teriam se agrupado e dado origem à primeira forma de vida, como se isso fosse tão simples e facilmente demonstrável. Para mim, aqui está a intenção "subliminar" da reportagem de Veja: mostrar que as pesquisas sobre a origem do Universo são como as pesquisas sobre a origem da vida. E aqui também reside a maior fragilidade da matéria. Tanto o experimento de Miller, em seu balão de vidro cheio de gases submetidos a descargas elétricas, quanto os testes que serão feitos do LHC não provam o que pode ter ocorrido no início - da vida e do Universo - pelo simples fato de que ninguém estava lá para observar esses eventos e tudo o que diz respeito a isso não passa de modelos teóricos. Assim, Miller provou que ao se planejar um experimento com certa proporção calculada de gases, certa intensidade calculada de energia e outras condições igualmente calculadas, pode-se obter alguns aminoácidos e muito alcatrão (nunca detectado em rochas do cambriano ou pré-cambriano). Ou seja, a experiência de Miller prova que com planejamento inteligente se pode obter resultados previamente esperados. Para mim, as experiências com o LHC são semelhantes. Não vão demonstrar o que houve nos instantes iniciais do Universo, mas nos darão uma boa oportunidade de verificar o que o ocorre com a matéria sob certas condições previamente calculadas e planejadas. E é exatamente isso que diz a reportagem, na página 86: "O LHC é um reality show que vai produzir e acompanhar as interações mais íntimas do interior da matéria jamais observadas pelo homem."]

Detalhe: para não deixar dúvida quanto à escolha por parte de Veja da tese evolucionista das origens, compare estes dois trechos: "O mito bíblico da criação" e "Algumas questões povoam a mente humana desde que os primeiros clãs se reuniram em torno da fogueira na savana africana". A criação bíblica é tida como "mito" ao passo que a controvertida origem humana (cuja "árvore evolutiva" vive sendo revista) a partir das savanas é afirmada sem questionamento... Fazer o quê?

E aqui está uma das maiores demonstrações de "fé científica": "Seus [do LHC] responsáveis vão recriar as condições que existiam no Universo quando ele tinha apenas um trilionésimo de segundo de existência. Isso é um feito de extraordinárias conseqüências práticas e teóricas. Equivale a lançar uma sonda capaz de viajar 13,7 bilhões de anos no tempo e registrar o espaço a sua volta, transmitindo dados para o mundo atual instantaneamente."

[Equivale nada! Isso é que é exagero! Mas a matéria de Veja oscila entre essa fé exagerada nos resultados dos testes no LHC e certa dose de racionalidade e realismo, como a expressa neste trecho: "Tudo indica que o universo nasceu com o Big Bang, mas o que existia antes dele? A resposta, tanto para os cientistas quanto para os metafísicos, é a mesma: nada. A questão é como algo pode ocupar um espaço que não existia." Ora a matéria afirma que o Big Bang deu origem a tudo, ora diz que "tudo indica" e que "pode" ter sido assim. Deveria ter mantido o mesmo tom, do começo ao fim.]

***

Na edição desta semana, Veja publicou algumas cartas comentando a reportagem. Leia algumas delas:

"As muitas áreas da ciência apontam para uma fonte inteligente como a origem da vida. As probabilidades de a vida ter surgido ao acaso e ter-se desenvolvido por meio de processos aleatórios são tão pequenas que exigem uma fé superior à de uma proposta religiosa racional" (Paulo Pesch, Curitiba, PR).

"...desde que os homens deixaram de crer em Deus, o que se nota não é que não creiam em mais nada, é que crêem em tudo, inclusive no Big Bang" (Roberto de Castro Rios, São Paulo, SP).

"Se havia quem precisasse mais do que apreciar uma flor para acreditar em Deus, com essa reportagem, do que mais precisará?" (Rafael Coutinho, Salvador, BA).

Agora resta esperar pelos resultados dos testes no LHC para ver o que mais será dito sobre a origem de tudo. Por enquanto, nada de novo.

__________________

É isso aeh, pessoal! .. o Caro C :emoticon12: lega está de volta, e já voando com os dois pés no peito. Abraço a todos!

Caro C :emoticon16: lega
.. ausente, mas sempre presente!
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fenrir »

Concordo,

Pro nivel de leitura e entendimento necessario para quem le superinteressante e veja, nao deve ter mesmo nada de novo, aparte as figuras coloridas. :emoticon13:

Quanto ao criacionismo, deixa eu ver o que mudou nos ultimos milenios...
Criaram um nome novo, Design Inteligente, e apelaram para alguns termos
do tipo "complexo" e "complexidade" para tentarem parecer mais "cientificos" e menos dogmaticos.
A porca torce o rabo quando tem que explicar COMO o designer criou tudo...

Limitam-se a dizer que é necessário um designer para criar tudo pois que um universo de tal complexidade nunca surgiria por acaso (esta afirmacao pressupoe um conhecimento pra lá de fudido em estatística, mais uma certeza a somar entre tantas outras que povo afirma ter...).

Gostaria muito que me dissessem COMO o designer criou o primeiro atomo de hidrogenio e PORQUE o fez assim e nao assado.
Ah, Deus quis e zassss! faça-se o atomo de hidrogênio!

Provavelmente um cosmólogo dos bons sabera dar uma resposta bem mais decente a uma pergunta dessas, tirando a baboseira de "designer" é claro ou usando a palavra como sinônimo pro big-bang...
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Gilghamesh »

.
.
Ele "avoa" com os dois pés e sempre acaba com a própria cara no chão...

Deve ser algum tipo de penitência... :emoticon22:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Acauan »

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Tranca »

O mais famoso posta-foge do RV está de volta apenas para defecar um troço de bitola larga e fugir novamente...

Filme velho, esse...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Caro Colega »

Fenrir escreveu:Concordo,

Pro nivel de leitura e entendimento necessario para quem le superinteressante e veja, nao deve ter mesmo nada de novo, aparte as figuras coloridas. :emoticon13:

Quanto ao criacionismo, deixa eu ver o que mudou nos ultimos milenios...
Criaram um nome novo, Design Inteligente (...)


Para um sujeito que diz que ler Veja e Superinteressante é burrice, e ao mesmo tempo diz que Criacionismo e Desingn Inteligente é a mesma coisa, dá pra perceber o quanto esse sujeito sabe das coisas :emoticon26:

Não que eu defenda Veja e Super, mas que qqer matéria tem sempre em destaque as opiniões de gente da estirpe evolucionista, sejam cientistas, professores ou mesmo simpatizante, além da imparcialidade, como qqer outra revista que tenhamos em mãos, não importa se seja Veja, Super ou mesmo a Nature, etc. Se você lesse o "Nos Bastidores da Mídia" saberia do que estou falando. Mas não creio que voce se interesse por essas leituras, pois como Veja, Super, Rede Globo, etc.. voce está no mesmo caminho.

Se voce julga ser tão "o cara" assim, que não lê qqer lixo, deveria saber então de várias matérias cientificas onde a fé acha lugar na ciência. Um dos casos recentes é o de Francis Collins, ex ateu, Diretor do Projeto Genoma, dentre muitos outros que posso lhe trazer através de uma lista. Se voce não fosse tão imparcial quanto as proprias matérias de Veja & Cia, não jogaria no lixo opiniões da "teologia evolucionista" do por exemplo, biofísico Arthur Peacocke, que sempre encontrou Deus na ciencia; John Polkinghorne que após 25 anos de matemática abstrata, tornou-se ministro anglicano defensor de grande parte da teologia evolucionista, onde ele mesmo confirma sua fé; o astrônomo jesuita Bill Stoeger que trabalha no Observatório do Vaticano no Arizona, Estados Unidos. Não é só a ciência que tem componentes religiosos, como um já afirmou o próprio Einstein. Você, como "o tal dos tais" também deveria ponderar que nenhuma teoria científica, incluindo a da evolução, pode representar uma ameaça à religião por que as duas, de uma maneira ou de outra, são ferramentas do entendimento humano que operam de modo bem complementar. Essa ultrapassada e malfadada tentativa de se mesclar teorias científicas claramente opostas aos relatos bíblicos com a fé é algo já fora de moda, caro colega... por não dizer ultrapassado. Vai se atualizar, amigo..

Caro C :emoticon16: lega
ausente, mas sempre presente!
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Gilghamesh »

Caro C :emoticon16: lega
ausente de cérebro, mas sempre presente de corpo!



:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Gilghamesh »



Então, carocolégua? :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por francioalmeida »

Caro Colega escreveu:Talvez os cientistas nem queiram saber ou não se atrevam a explicar o que houve antes do Big Bang, porque isso tem implicações teológicas claras. Afinal, como entender que a matéria, o tempo, o espaço e as leis que regem tudo isso surgiram de repente?


Que implicações teológicas resolvem o problema? Um deus que não foi criado, sempre existiu?... Ta de saca, né?



Caro Colega escreveu:O Big Bang nos dá a noção de que o Universo teve um início e, portanto, não pode ter dado origem a ele mesmo, senão já teria existido antes. O Big Bang também nos mostra que o Universo teve que ter uma causa, já que tudo que tem um começo tem que ter uma causa. Assim, se essa causa não é o próprio Universo e não pode ser naturalista, pois nada do que é "natural" existia antes desse evento, a única maneira de entender/explicar a origem de tudo é por uma causa primeira não causada e sobrenatural.


Essa coisa que você define como sobre natural é o que?...

Conclusão simplista e tedenciosa, como ví que já te indicaram o post "Como pode ocorrer o Big Bang", peço somente que leia essa hipótese de como surgiu.

Caro Colega escreveu: Por isso, mesmo que a origem do Universo não tenha ocorrido por meio do Big Bang, mesmo que o bóson de Higgs (a tal "partícula de Deus") não seja detectado e force uma revisão nas teorias científicas sobre a origem de tudo, o modelo do Big Bang acaba sendo bem tentador para os teístas, já que coloca um ponto de partida para tudo o que existe no plano material.


Se te deixa tão feliz!

Caro Colega escreveu:Assim, Miller provou que ao se planejar um experimento com certa proporção calculada de gases, certa intensidade calculada de energia e outras condições igualmente calculadas, pode-se obter alguns aminoácidos e muito alcatrão (nunca detectado em rochas do cambriano ou pré-cambriano). Ou seja, a experiência de Miller prova que com planejamento inteligente se pode obter resultados previamente esperados. Para mim, as experiências com o LHC são semelhantes. Não vão demonstrar o que houve nos instantes iniciais do Universo, mas nos darão uma boa oportunidade de verificar o que o ocorre com a matéria sob certas condições previamente calculadas e planejadas. E é exatamente isso que diz a reportagem, na página 86: "O LHC é um reality show que vai produzir e acompanhar as interações mais íntimas do interior da matéria jamais observadas pelo homem."


O alcatrão nos experimento são vestígio de que algo passou do ponto, sabemos que a maioria dos açucares podem se transformar em alcatrão. O ponto certo que deu origem não se sabe, mas é possivel que de alguma forma se chegou a esse ponto exato e surgiu a vida.
Agora tente explicar o surgimento da vida com um sopro?





Caro Colega escreveu:Detalhe: para não deixar dúvida quanto à escolha por parte de Veja da tese evolucionista das origens, compare estes dois trechos: "O mito bíblico da criação" e "Algumas questões povoam a mente humana desde que os primeiros clãs se reuniram em torno da fogueira na savana africana". A criação bíblica é tida como "mito" ao passo que a controvertida origem humana (cuja "árvore evolutiva" vive sendo revista) a partir das savanas é afirmada sem questionamento... Fazer o quê?


Mas a criação é um mito...

Ou você sabe de algum experimento que de crédito a esse mito?
Caro Colega escreveu:E aqui está uma das maiores demonstrações de "fé científica": "Seus [do LHC] responsáveis vão recriar as condições que existiam no Universo quando ele tinha apenas um trilionésimo de segundo de existência. Isso é um feito de extraordinárias conseqüências práticas e teóricas. Equivale a lançar uma sonda capaz de viajar 13,7 bilhões de anos no tempo e registrar o espaço a sua volta, transmitindo dados para o mundo atual instantaneamente."

Caro Colega escreveu:[Equivale nada! Isso é que é exagero! Mas a matéria de Veja oscila entre essa fé exagerada nos resultados dos testes no LHC e certa dose de racionalidade e realismo, como a expressa neste trecho: "Tudo indica que o universo nasceu com o Big Bang, mas o que existia antes dele? A resposta, tanto para os cientistas quanto para os metafísicos, é a mesma: nada. A questão é como algo pode ocupar um espaço que não existia." Ora a matéria afirma que o Big Bang deu origem a tudo, ora diz que "tudo indica" e que "pode" ter sido assim. Deveria ter mantido o mesmo tom, do começo ao fim.]



A materia da Veja deve ter sido uma merda, com seus comentários então...[/quote]

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Caro Colega »

Tranca escreveu:O mais famoso posta-foge do RV está de volta apenas para defecar um troço de bitola larga e fugir novamente...

Filme velho, esse...


de m* já basta as respostas como as suas, colega. Dispenso.
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fedidovisk »

Você faz isso mesmo... todo mundo sabe!

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Caro Colega »

Gilghamesh escreveu:
Caro C :emoticon16: lega
ausente de cérebro, mas sempre presente de corpo!



:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Oi Xingamesh! Ainda estás por aqui? Estás fazendo alguma diferença??? :emoticon26:
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Gilghamesh »

Caro Colega escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Caro C :emoticon16: lega
ausente de cérebro, mas sempre presente de corpo!



:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Oi Xingamesh! Ainda estás por aqui? Estás fazendo alguma diferença??? :emoticon26:



Não, não estou fazendo, estou apenas apreciando mais uma postagem inútil do ilustre posta-foge carocolégua. :emoticon12:

Ah, e antes que eu me esqueça, prá vc não perder o hábito: Vá se phoder com um crucifixo! :emoticon16:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fenrir »

Nunca afirmei e nunca afirmarei ser o tal dos tais. Conheco muito bem os limites de minha ignorancia.

Nao tenho as certezas que tem, explicita ou implicitamente, os religiosos especialistas em Deus e sua(s) criacao(oes). Neste quesito eles são campeões disparados: alguns chegam mesmo a reconhecer e conversar com ELE...

Eu prefiro continuar com minha "fe" no racional que adotar estas fezes
no espiritual.

E afirmo, que qualquer critica diga do nome de critica deve se fundar em material bem mais profundo que a Veja ou a superinteressante.
E não é preciso ser o tal dos tais para fazer uma afirmacao óbvia dessas.

E assumo abertamente que sou ignorante em relacao ao DI e ao criacionismo e estou cagando e andando pra isto. Meu tempo é muito curto para desperdicar com estas coisas e o material de fisica, calculo e filosofia esta la em casa reclamando a atencao.

Agora, se voce postar um material mostrando e comparando uma explicacao melhor, mais robusta e logica que a dos fisicos e cosmologos de COMO Deus, o designer ou a puta que pariu transcendente criou o primeiro atomo, ai pensarei seriamente em estudar estas coisas.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fedidovisk »

Lembra da pergunta até hoje não respondida,

Você conseguirá ir para o céu, sabendo que sua filha queimará no fogo do inferno eternamente ?

hahahaha...

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fenrir »



Grato por ressuscitar o topico!
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fernando Silva »

Caro Colega escreveu:Se voce julga ser tão "o cara" assim, que não lê qqer lixo, deveria saber então de várias matérias cientificas onde a fé acha lugar na ciência. Um dos casos recentes é o de Francis Collins, ex ateu, Diretor do Projeto Genoma, dentre muitos outros que posso lhe trazer através de uma lista.

A crença do Francis Collins não nos interessa, desde que não prejudique seu trabalho científico.
Caro Colega escreveu:Se voce não fosse tão imparcial quanto as proprias matérias de Veja & Cia, não jogaria no lixo opiniões da "teologia evolucionista" do por exemplo, biofísico Arthur Peacocke, que sempre encontrou Deus na ciencia; John Polkinghorne que após 25 anos de matemática abstrata, tornou-se ministro anglicano defensor de grande parte da teologia evolucionista, onde ele mesmo confirma sua fé; o astrônomo jesuita Bill Stoeger que trabalha no Observatório do Vaticano no Arizona, Estados Unidos.

O problema é deles.
Se eu citar ex-crentes, você se ficará impressionado? Por que nós devemos ficar impressionados com supostos ex-ateus? Algum ex-ateu descobriu alguma novidade que nós não conhecíamos?
Caro Colega escreveu: Não é só a ciência que tem componentes religiosos, como um já afirmou o próprio Einstein. Você, como "o tal dos tais" também deveria ponderar que nenhuma teoria científica, incluindo a da evolução, pode representar uma ameaça à religião por que as duas, de uma maneira ou de outra, são ferramentas do entendimento humano que operam de modo bem complementar.

Idiotas que tentam suprimir das escolas o ensino da evolução e impor o criacionismo são perigosos e sabotam o progresso da ciência.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Idiotas que tentam suprimir das escolas o ensino da evolução e impor o criacionismo são perigosos e sabotam o progresso da ciência.


Isso realmente é a parte mais cavernosa, estúpida e ridícula do criacionismo conservador. Depois vem as contradições de um Deus dicotomico...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Fenrir »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:Idiotas que tentam suprimir das escolas o ensino da evolução e impor o criacionismo são perigosos e sabotam o progresso da ciência.


Isso realmente é a parte mais cavernosa, estúpida e ridícula do criacionismo conservador. Depois vem as contradições de um Deus dicotomico...


Eles nao aprendem mesmo.
Imagino que suprimiram o ensino do heliocentrismo na idade média em favor do geocentrismo. Mas depois de Copernico, de Galileu e da invenção do telescópio, a coisa mudou de figura e tiveram que engolir o heliocentrismo de vez.

Mas ainda existem seres que acreditam em coisas assim
http://www.geocentricity.com/
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por francioalmeida »

Fenrir escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:Idiotas que tentam suprimir das escolas o ensino da evolução e impor o criacionismo são perigosos e sabotam o progresso da ciência.


Isso realmente é a parte mais cavernosa, estúpida e ridícula do criacionismo conservador. Depois vem as contradições de um Deus dicotomico...


Eles nao aprendem mesmo.
Imagino que suprimiram o ensino do heliocentrismo na idade média em favor do geocentrismo. Mas depois de Copernico, de Galileu e da invenção do telescópio, a coisa mudou de figura e tiveram que engolir o heliocentrismo de vez.

Mas ainda existem seres que acreditam em coisas assim
http://www.geocentricity.com/


Parei aqui: ASSOCIATION FOR BIBLICAL ASTRONOMY

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: VEJA - Show grafotécnico e pouca novidade

Mensagem por Tranca »

Caro Colega escreveu:
Tranca escreveu:O mais famoso posta-foge do RV está de volta apenas para defecar um troço de bitola larga e fugir novamente...

Filme velho, esse...


de m* já basta as respostas como as suas, colega. Dispenso.


Por que alguns crentes abreviam palavras chulas como merda para m*?

Será então que escrevem Deus como D-us para não falar besteira também? :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado