Quanto a seguir essa (e qualquer outra) recomendação, isso é com cada um. No curso ninguém é obrigado a nada. (Só não pode fumar lá dentro, é lógico!

Resultados permanentes só são possíveis com intervenções mais profundas.
Todo o psiquismo da pessoa deve ser trabalhado, para que resulte numa pessoa mais forte, que não tenha razões para precisar de um vício.
Para isso a igreja fornece a assistência espiritual, que, ao desenvolver o relacionamento da pessoa com seu Criador, garante-lhe uma vida com menos ansiedade.
Ben Carson escreveu:Sem dúvida lhe será recomendado depositar o seu fardo aos pés de nosso Pai Celeste. Conforme o convite do Sermão da Montanha (Mateus 5): "Vinde a Mim os que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei." E ainda: "basta a cada dia o seu mal".
Quanto a seguir essa (e qualquer outra) recomendação, isso é com cada um. No curso ninguém é obrigado a nada.
(Só não pode fumar lá dentro, é lógico!)
Ben Carson escreveu:Ah... também se proíbe comida muito condimentada, uso de pimenta, excesso de sal, etc. Enfim, qualquer coisa que cause excitabilidade excessiva. Sem tensões fica mais fácil não fumar.
Os índices de sucesso dos cursos Como Deixar de Fumar em 5 Dias, da Igreja Adventista do Sétimo Dia estão entre os maiores existentes.
Tirando a parte que é impossível parar de fumar em 5 dias,
Apo escreveu:Tirando a parte que é impossível parar de fumar em 5 dias,
Impossível não é. Proporcionalmente são poucos os casos, mas há quem pare, sim. De um dia para o outro.
E isto depois de ter fumado mais de 20 anos. Não sei como se consegue esta proeza, pois imagino que um vício assim seja algo que domina até a alma.
Apo escreveu:Tirando a parte que é impossível parar de fumar em 5 dias,
Impossível não é. Proporcionalmente são poucos os casos, mas há quem pare, sim. De um dia para o outro.
E isto depois de ter fumado mais de 20 anos. Não sei como se consegue esta proeza, pois imagino que um vício assim seja algo que domina até a alma.
Ben Carson escreveu:Nunca ouvi nenhuma recomendação quanto a abster-se de sexo. Acho até que seria contraproducente, pois privaria o fumante de uma fonte (natural) de relaxamento.
Ben Carson escreveu:Também pensei nessa questão dos receptores cerebrais. Evidentemente eles não mudam de uma hora para outra. A última vez em que assisti a um curso sobre como deixar de fumar já faz alguns anos. A Ciência é um corpo de conhecimentos em constante atualização. Não sei se ainda afirmam que a dependência física da nicotina acaba em dois dias. De qualquer forma, o tratamento intensivo durante esses cinco dias iniciais é um excelente pontapé inicial. Além disso, esses cursos geralmente são dados durante os primeiros cinco dias de uma conferência evangelística. Uma conferência evangelística é uma série de palestras, inicialmente diárias, à noite, em que se estudam as doutrinas bíblicas, e que duram geralmente uns dois meses. Os participantes do curso sobre como deixar de fumar são convidados a freqüentarem o restante do curso, e muitos o fazem.
Ben Carson escreveu:Evidentemente é preciso insistir nas novas práticas. Ficar sem fumar é tarefa para a vida toda. Um ex-fumante que aprende a não beber e a não tomar café durante os cinco primeiros dias seria muito tolo se resolvesse voltar a beber depois disso. Ele já sabe o que funciona, o que o afasta do cigarro. Se volta, volta sabendo que está correndo o risco de também voltar a fumar.
Apáte escreveu:Apo escreveu:Tirando a parte que é impossível parar de fumar em 5 dias,
Não é possível. Se fosse, seria possível parar de fumar em um dia, uma hora ou até em um minuto. Bastaria que o sujeito dissesse: "nunca mais vou fumar" e do instante em diante nunca mais colocasse um cigarro na boca.
Pode-se até deixar de fumar nestes 5 dias e prolongá-los pelo resto da vida, mas apenas 120 horas não são o suficiente para dizer que alguém deixou definitivamente o cigarro. Aliás, não existe um tempo certo para tal, já que é perfeitamente possível retornar ao hábito após décadas.
Só que, no mínimo, no mínimo, precisaria dos receptores de nicotina desligados para dizer que alguém parou com sucesso, com poucas chances de retornar, o que leva um mês, se não me engano. Pessoalmente, acho que os cinco primeiros dias são até mais fáceis de engolir do que os posteriores.
Ben Carson escreveu:Apo escreveu:Tirando a parte que é impossível parar de fumar em 5 dias,
Muito provavelmente esses fumantes tinham uma dependência física menor. Sabemos que isso varia de pessoa para pessoa. Existem pessoas com mais propensão a se viciar (em qualquer coisa que seja). E é sabido que muitos conseguem beber apenas socialmente, mas que alguém com propensão ao alcoolismo não pode beber nunca, pois não consegue parar.
Apáte escreveu:Pode-se até deixar de fumar nestes 5 dias e prolongá-los pelo resto da vida, mas apenas 120 horas não são o suficiente para dizer que alguém deixou definitivamente o cigarro. Aliás, não existe um tempo certo para tal, já que é perfeitamente possível retornar ao hábito após décadas.
Apo escreveu:E é exatamente assim que acontece.
Apo escreveu:Ou não. Mas pode-se ter fumado 1 carteira por dia e no dia seguinte parar.
Apo escreveu:Nunca fumei, mas acompanhei as vidas de vários fumantes que pararam. Pararam mesmo. Realmente, tem um período deppis de uns 15, 20 dias, que dá uma ansiedade muito grande. É visível a irritabilidade. Mas depois vai passando. Após alguns anos, nem falam mais no assunto.
Apáte escreveu:Apo escreveu:E é exatamente assim que acontece.
Então seria melhor que o curso anunciasse: "Pare de fumar em 5 segundos".
Apo escreveu:Ou não. Mas pode-se ter fumado 1 carteira por dia e no dia seguinte parar.
Pode, mas os 5 dias não são parâmetros mais confiáveis do que 5 horas ou 5 minutos. Pode-se fumar um carteira por dia e parar no momento em que ela acabar.
Apo escreveu:Nunca fumei, mas acompanhei as vidas de vários fumantes que pararam. Pararam mesmo. Realmente, tem um período deppis de uns 15, 20 dias, que dá uma ansiedade muito grande. É visível a irritabilidade. Mas depois vai passando. Após alguns anos, nem falam mais no assunto.
Só tive um amigo próximo que parou de fumar. Disse que ia parar e parou, nem sei quanto tempo faz. Diz ele que foi incômodo por um tempo pequeno, mas depois se acostumou e hoje só sente uma vontadezinha leve quanto está no boteco com a turma, mas não é nada mais forte do que a vontade de comer uma picanha suculenta, por exemplo.
Ben Carson escreveu:Mas quem retorna décadas após ter parado de fumar ficou sem fumar durante todo esse tempo. Certo?
E certamente ganhou com isso.
Ben Carson escreveu:Realmente 120 horas não são suficientes para se poder dizer se alguém largou definitivamente o cigarro ou não. Apenas o futuro o dirá. Mas o ponto é que é preciso parar, e isso tem que começar em algum momento. Certo? Não é possível ficar sem fumar, continuar a não fumar, sem ter começado a não fumar. E muitos não acreditam que conseguem ficar sem fumar. Que conseguem parar, que dão conta de começarem a não fumar. Depois que o ex-fumante obteve a vitória de ficar cinco dias afastado do cigarro, obviamente estará se sentindo muito mais vitorioso e confiante de que pode continuar sem fumar do que quando emendava um cigarro no outro. E estará mais motivado, não resta dúvida. Pois ele começa a sentir melhor o cheiro das coisas, o sabor dos alimentos, e se sente mais disposto.
Apo escreveu:Que sacanagem. Aproveitam que a pessoa precisa de apoio para largar o vício e já lascam evangelização junto!
Por que não ser menos oportunista e se dedicar à questão do vício, que é o que interessa?
Apo escreveu:Apáte escreveu:Apo escreveu:E é exatamente assim que acontece.
Então seria melhor que o curso anunciasse: "Pare de fumar em 5 segundos".
Não estou falando do curso, que é mais velho e manjado que andar prá frente. Aproveitam-se de que está com dificuldade para parar e aplicam é uma evangelização no cara. Estou a falar de casos reais.
Apo escreveu:Sim, claro! Estes 5 dias aí é para dar um tempo de atrair o fumante para a evangelização apenas.
Ben Carson escreveu:Mas ninguém pode ser adventista fumando.
Ben Carson escreveu:A atenção que os adventistas dão ao cuidado com o corpo está longe de ser uma preocupação periférica no edifício doutrinário adventista. É um de seus pilares.