Fernando Silva escreveu:Abmael escreveu:- A pirâmide é voltada exclusivamente para área de RH, para incluir Deus teria que se criar uma versão filosófica ou sei lá o quê.
Abraços,
Exato. As classes mais pobres e ignorantes estão na base da pirâmide e só se preocupam com a sobrevivência, com o aqui e agora. O futuro para elas é a próxima refeição.
No topo, estão os mais ricos (ou, pelo menos, os que não têm preocupações financeiras) e mais intruídos.
O RH deve tratar os funcionários de cada nível de acordo com sua capacidade de ver as coisas e aquilo que elas vêem como suas necessidades imediatas.
Por exemplo: o cara lá embaixo está preocupado com o próximo dia de pagamento. É o horizonte dele. Um aumento de salário pode significar muito para ele.
O cara lá em cima está preocupado com seus objetivos profissionais ou com o reconhecimento de seus colegas. O dinheiro já não é tão importante. Seu horizonte é bem mais distante, ele tem projetos que só serão completados décadas depois. Um cargo mais importante pode valer mais para ele que um aumento de salário, em certos casos.
NÃÃÃÃÃÃOOOO! A pirâmide de Maslow não funciona assim. Nenhuma relação com classe social ou econômica, Fernando.
Ela se refere aos seres humanos de forma geral. Segundo Maslow, todo ser humano só consegue passar ao interesse da satisfação de uma fatia da pirâmide após ter as suas necessidades da fatia anterior saciadas.
Ou seja pobre ou rico, preto ou branco, só se concentra por exemplo, na realização pessoal e profissional de alta especificação após ter suas necessidades básicas supridas.
A grosso modo seria como: não me peça para ser um executivo bem qualificado, bem relacionado socialmente e com uma auto-estima nas nuvens, se eu estiver com fome, com frio e com a família doente.
A base das necessidades primárias é a base ( de uma pirâmide,portanto, mais larga )porque nela estão todas as necessidades primárias de sobrevivência e que são comuns a todos os seres humanos. As demais vão estreitando porque podemos, de certa forma, suportar a vida sem a que vem de cima, mas o oposto não se verifica.
É isto.