Por onde andam os talentos no mercado interno?
15 de Julho de 2008 - Paranóia?
Não é o caso. Este assunto tem tirado o sono de muitas empresas e de seus executivos: a carência cada dia maior de profissionais capacitados e experientes.
15 de Julho de 2008 - Paranóia?
Não é o caso. Este assunto tem tirado o sono de muitas empresas e de seus executivos: a carência cada dia maior de profissionais capacitados e experientes. Vale ressaltar que capacitação não significa simplesmente formação, não é apenas ter um diploma e ter cursado uma boa faculdade. A carência reside em nível mais alto, é de profissionais que passaram por uma boa faculdade, daqueles que falam pelo menos três idiomas e que, idealmente, tenham tido experiência internacional, mesmo que tenha sido um intercâmbio estudantil.
Em um mundo tão globalizado as empresas necessitam deprofissionais que sejam flexíveis, que possam viajar ou mudar-se para outros países, e procuram por aqueles que já tenham tido experiências anteriores, que tenham comprovado sucesso.
O Brasil continua recebendo muitos investimentos de empresas já instaladas no país, assim como continua sendo um dos países selecionados para instalação de novas empresas. A América do Norte, Europa e alguns países da Ásia têm aportado investimentos importantes no Brasil, fazendo com que a demanda por executivos competentes tenha aumentado muito nos últimos anos.
Existem vários fatores que agravam a atual carência de talentos, desde o crescimento da economia, sendo a demanda maior do que a disponibilidade, até a exportação de muitos brasileiros para trabalhar no exterior. Nos últimos anos, grandes empresas nacionais têm feito o movimento contrário, ou seja, os empresários brasileiros têm procurado crescer e expandir seus negócios investindo em outros países. Exemplos como Cia.Vale do Rio Doce, Gerdau, Ambev e outras têm feito grandes aquisições e enviado para esses países escassos talentos brasileiros.
Outra razão para tantos talentos brasileiros já estarem trabalhando ou sendo convidados por importantes empresas do exterior, é o importante conceito que se tem dos brasileiros como capazes, bem preparados, flexíveis, inovadores, arriscam e entregam os resultados esperados.
A grande questão é: como a curto e médio prazos vamos suprir essa carência de talentos no Brasil? Algumas empresas continuam firmes com sua cultura e direcionamento de preparar e desenvolver seus profissionais internamente, fazendo com que as pessoas sintam-se comprometidas e estimuladas a permanecer, pelas oportunidades geradas. Desde o processo de seleção as pessoas são escolhidas quando demonstram que querem aprender diversas disciplinas e querem ter novas oportunidades a cada dois anos em média. Essas são as empresas que desenvolvem planos de carreira individual, oferecem ótimos benefícios, fornecem treinamento interno e externo, além de terem um clima de trabalho com muito mais autonomia e flexibilização dos horários de trabalho.
Essas empresas conseguem manter com mais tranqüilidade sua cultura e não passam por tanto estresse quando crescem ou são requeridas a fazer mudanças organizacionais. Sempre existem profissionais preparados para assumir os cargos importantes e críticos, quase todos os movimentos são previamente planejados. Como as empresas que mantêm essa prática são poucas, o que temos visto é uma crescente demanda por "headhunters", empresas especializadas em identificar esses raros recursos no mercado.
Os desafios para os empresários não param por aí; e o equilíbrio de vida?
Esse tem sido um dos principais temas de discussão das empresas, não basta apenas ter autonomia e uma boa compensação salarial, mas como também poder ter uma vida com a família, com os amigos e praticar seus "hobbies"? Um ponto de reflexão importante tem sido: para que um alto poder aquisitivo se não tenho tempo para educar meus filhos, para vê-los crescendo? Em que fase da minha vida vou realizar parte dos meus sonhos?
Nos países mais desenvolvidos já existem iniciativas por parte de muitas empresas, abordando esses temas e tentando mudar um pouco suas culturas, adaptando suas práticas internas para que os profissionais possam também ter mais tempo fora da empresa, fazendo com que o trabalho seja uma parte importante, mas não a única. Permitindo que mais profissionais tenham motivação para tornarem-se os executivos e os talentos que tanto são necessários.
Para que o mercado reúna talentos em quantidade adequada à demanda, é importante questionar quais são os elementos que motivam as pessoas a desenvolver-se profissionalmente, embora se saiba que um fator de grande importância para as novas gerações é o equilíbrio de vida.
kicker: A carência é agravada pelo recrutamento para trabalhar no exterior
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 3) MARIA FERNANDA TEIXEIRA* - Presidente do Grupo Executivas de São Paulo. Próximo artigo da autora em 5 de agosto)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Por onde andam os talentos no mercado interno?
Não entendi. Nunca se mandou tantos adolescentes para fazer intercâmbio fora do país. Geralmente, nesta idade, eles voltam. Nunca tantos universitários tentaram uma vaga em alguma universidade lá fora, para poder voltar mais capacitado e na frente de outros candidatos nas empresas nacionais e multinacionais. Nunca tantos executivos foram enviados para fazer cursos e especializações pelo mundo todo. Os que não fazem isto, certamente ficam para trás. A menos que não haja mesmo mais interesse algum em voltar para o Brasil depois de tomar um banho de civilização lá fora.

Apo escreveu:...a menos que não haja mesmo mais interesse algum em voltar para o Brasil depois de tomar um banho de civilização lá fora.
Um amigo meu que trabalhou na Sharp foi para lá, conseguiu visto e...bem, acho que com dois carros, uma moto, um apartamento, um salário de técnico beirando os U$48000,00 anuais será muito difícil ele parar e pensar "ah que saudade daquele pais em que eu poderia estar ganhando 2000 reaus por mes...
Me poupe APO! Tem milhares de brasileiros competentes mas que não tem como sair daqui, seja por medo ou por laços familiares. Eu não tenho este problema afinal, estou aqui no fim do mundo. Mas também não tenho tanta experiência assim a ponto de justificar minha "exportação". Eu não voltaria para cá. A não ser claro que fora ficasse tão ruim quanto aqui. A gente deve buscar evoluir (não, não tem nada a ver com Kardec...) e não regredir. Quem pode, sai, quem não pode, choraminga pelos cantos...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Mas então por que sumiram estes talentos? Se estão aqui ( tendo ou não estudado lá fora ), por que não aparecem?
E poupar-lhe do quê? Eu sei que se pudéssemos, grande parte não voltaria. Mas com uma boa bagagem cultural e técnica, em terra de cego...
E poupar-lhe do quê? Eu sei que se pudéssemos, grande parte não voltaria. Mas com uma boa bagagem cultural e técnica, em terra de cego...