Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinvent

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinvent

Mensagem por Johnny »

Gilghamesh escreveu:Então, vc não é um espirita mal resolvido, mas sim um espirita sem os estudos da doutrina...

Sim e portanto, mal resolvido... :emoticon16: Vamos colocar da seguinte forma: Não nasci para ser doutrinador e para mim os acontecimentos ocorridos comigo me bastam. Pra falar a verdade, o ideal seria eu, ou melhor, todo mundo, ter conhecimentos profundos da origem das religiões, sua história, seus fundamentos e etc... Mal tenho tempo para ensinar minha filha. Estou procurando um meio a mais de ganhar dinenheiro pois o tempo está passando e ser técnico virou carne de galinha, até açougue tem...

Gilghamesh escreveu:Vc tornou-se espirita por certos acontecimentos, mas já se perguntou se esses acontecimentos tinham uma explicação não religiosa, ou você pegou a primeira coisa que apareceu dando explicações que confortavam o seu coração?

Explique isso: viewtopic.php?f=1&t=2259&p=344188#p344188

Gilghamesh escreveu:Não pergunto pro xico, por dois motivos: ele está morto e enterrado e além de tudo, era um tremendo vigarista, safadado e mentiroso.

Well...Para mim ele não era um vigarista. Pra mim, vigarista é aquele que se aproveita dos outros em benefício próprio e lucra muito com isso. COmo este assunto (Xico) já foi rebatido e debatido por deveras, vamos colocar da seguinte forma: O que os centros espiritas e algumas outras religiões fazem pela sociedade (estruturação familiar, ajuda às comunidades carentes, apoio e reeducação à jovens grávidas, etc...) é muito ,mais que o governo pensaria em fazer. E isso é feito sem que sequer um médium esteja "recebendo" espiritos ou não. Isso ninguém pode contestar, é um fato reconhecido até pelos pentecostais ( :emoticon16: ), mesmo eles afirmando que seja ilusão de Satanás :emoticon19:

Gilghamesh escreveu:Ah, e sua pergunta lá a traz, sobre, por que existem pessoas ricas e pessoas pobres, vc aceitou o espiritismo porque ele te deu uma "resposta" para isso?

Não, foi pelos motivos do que aconteceu comigo já citado. Se para Kardec e seus amigos espiritos as perguntas poderiam ser mais "simples" em meados de 1800 e bolinha, hoje teriam que ser refeitas APENAS para explicar ou justificar certas respostas de cunho científico ou cármico. Isso não reduz o mérito de um grupo de pessoas que buscam melhoras na sociedade com um todo.

Quando eu participava de trabalhos voluntários num centro em Valinhos, as médicas e psicologas voluntárias davam palestras sobre a responsabilidade de se ter um filho, prevenção de não se ter mais, controle de natalidade e etc, coisa que HOJE deveria ser ensinado nas escolas e que as outras religiões tapam o sol com a peneira, tudo em nome de se não ter sexo antes do casamento. Isso para mim é responsabilidade social. Ou não?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:E eu me pergunto se todo espírita se converteu porque viu coisas estranhas.
Não seria mais interessante deixar a questão em aberto? Pode ser que algumas visões estejam mais para demonismo do que para espiritismo.

Sinceramente, eu vejo, sinto e percebo coisas dentro da minha casa. Principalmente depois que aquela minha amiga morreu. Até um odor estranho que ninguém mais sente, eu sinto. Nem falo mais, porque fica chato. Mas não consigo fechar a questão em cima de uma doutrina ou seita ou fé, sei lá...Pode ser taaaaanta coisa.
Sem contar nos vultos de cachorros passando de um lado pro outro...acho que são cachorros, ou bichos deste porte, nunca ficou bem claro. :emoticon28:

Você tem várias opções APO. Pode procurar um psiquiatra, pode admitir a hipótese de serem espiritos, pode admitir que seja uma psicótica em hibernação ou o que você quiser. Eu fiz minha opção e estou tendo o retorno esperado, estou melhorando para mim e para os meus ao meu redor. E se duvidar é bem capaz de ser e me sentir útil ao meio em que vivo. E nem preciso ficar aqui tentando provar que as irmãs isso ou os repórteres aquilo fraudaram ou participaram de fraude ou sei lá.

Ah, mas é muito non sense...É mesmo! E se não parar e buscar outras respostas, ficará como está, oras!
Uso em espiritismo o que usam em outras cadeiras. Se tem uma utilidade prática ou não, questão de defender sua posição. Eu não fico defendendo o espiritismo pois, como o Gilga disse, não sou estudioso da doutrina e aqui onde moro atualmente, é muito mais difícil, por falta de locomoção, buscar entendidos e estudiosos no assunto. Junta-se isso à minha preguiça e sedentarismo e está feito o omelete.

Sabe quem eu acho que deveria estudar estas coisas? O Fayman, o Let me think,a Anna e outros reais fisicos e biólogos de plantão. A Anna sei (ou acho ter lido a respeito...) que teve um passado similar ao seu, mas não sei se ela teve as experiências que você tem. Já nossos amigos fisicos teriam algo interessante a relatar do mundo quântico, afinal, são teorias que esbarram em fenomenologia muito aquém de nossos conhecimentos mundanos.

Já o Gilga, bem, nem sei qual cadeira ele defende. Só sei que ele não gosta de ruralismo... :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

APO escreveu:E eu me pergunto se todo espírita se converteu porque viu coisas estranhas.
Não seria mais interessante deixar a questão em aberto? Pode ser que algumas visões estejam mais para demonismo do que para espiritismo.

Complementando: APO, apesar de vocÊ saber a resposta sobre isso, acho que é meio óbvio que muita gente escolhe uma religião por ter passado por uma perda, por se sentir incompleto como ser entre outras coisas e acho que poucas passam por experiências do "tipo" questionado. Quanto a deixar a questão em aberto, bem, acho que isso já é feito por aqui. O bom daqui do RV é que vários questionamentos são feitos por vários descrentes e de forma aleatória sobre o tema espiritismo. Acho de suma importância por exemplo os questionamentos do Encosto, do Gilga, do Acauan pois cada um possui seu sistema de avaliação à parte ou seja, colocam questoes que não ficam presas ao B-A-BÁ da doutrina e colocam o dedo em questões raramente abordadas, pelo menos em fóruns não afins. Uma que sempre costumo pensar por exemplo foi a que o Encosto colocou sobre "O que dizer à um propenso suicida à desistir de se matar". Isso me deixou muito impressionado pois já tive a oportunidae de conhecer diversos casos reais de suicidas (uns atingiram seus objetivos, outros não) e realmente, como espirita ou pessoa, não sei o que diria para uma pessoa dessas para não dar cabo de sua vida.

Mas tem muita coisa em aberto ainda que pode render bons diálogos (e risos por que não...) pois o assunto é vasto e o conhecimento, curto.

Quanto à demonismo, me perdoe mas não entendi isso... :emoticon14:

Imagem

Trancado