McCain vai apoiar o Volt, da GM

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

McCain vai apoiar o Volt, da GM

Mensagem por O ENCOSTO »

Fonte: Folha de S. Paulo

O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, disse em discurso aos trabalhadores da fábrica de automóveis General Motors que ajudará a indústria a transformar seu protótipo de carro elétrico em um sucesso de vendas.

A proposta do senador republicano é investir em fontes alternativas de energia e, ao mesmo tempo, ajudar a indústria automobilística a se reerguer da recessão econômica vivida atualmente.

Atrás de seu rival democrata Barack Obama em assuntos de economia - pesquisas apontam que os eleitores confiam mais em Obama para resolver a desaceleração da economia americana -, McCain quis ampliar suas credenciais econômicas com um discurso sobre o tema para os operários da General Motors que viram colegas perderam seus empregos e suas casas.

O local do discurso também não foi por acaso. A economia de Michigan é baseada na indústria automobilística e o Estado foi um dos que mais sofreu com o aumento do preço do petróleo e, conseqüentemente, do combustível.

No começo desta semana, a GM anunciou demissão de um número não determinado de trabalhadores para reduzir seus custos. A montadora americana recorrerá também aos mercados financeiros para obter até US$ 3 bilhões (R$ 4,79 bilhões) em empréstimos, além de obter outros US$ 3 bilhões através da venda de algumas marcas, como a Hummer.

As medidas visam compensar a redução nas vendas, principalmente de caminhonetes e carros grandes - que consomem mais combustível.

Antes de discursar aos trabalhadores, McCain conversou com o diretor-executivo do centro de design da GM, Rick Wagoner e outros diretores da empresa. Eles contaram a McCain de seus planos para lançar um modelo de carro elétrico de maior autonomia chamado "Volt".

Diante dos operários, McCain apontou para uma placa com a imagem do novo modelo e disse: "Eu farei tudo que estiver em meu poder para que este novo experimento, esta inovação tenha toda chance de sucesso e nós faremos com que os cidadãos americanos entendam o que está acontecendo aqui". O Volt deve ser lançado no mercado em 2010.

McCain adotou uma postura favorável à políticas ambientais, uma linha que os republicanos não costumam seguir. Ele já propôs um prêmio de US$ 300 milhões (R$ 479,7 milhões) para quem criar um modelo de carro à bateria que possa ser comercializado e disse que substituirá toda a frota federal por veículos com maior eficiência no consumo de combustível.

No discurso desta sexta-feira, McCain propôs dar um crédito fiscal de US$ 5.000 (R$ 7.795) para quem comprar um carro que não emita gases do efeito estufa.

"Todos nós aqui sabemos que um emprego é mais que um emprego", disse McCain.

Como faz normalmente, McCain abriu espaço para perguntas do público. A maioria dos questionamentos focou em economia, como os efeitos que as legislações ambientais podem ter na industria automobilística, planos de saúde e livre-comércio.

Em suas respostas, McCain disse que pressionará o poder legislativo para aprovar um plano que ajude os proprietários de casas a pagar as hipotecas, através de novas taxas fixas.

"Há milhares e milhares de cidadãos neste Estado que não podem pagar as parcelas da hipoteca e ficar em suas casas", disse McCain.

"Nós temos que atingir o fundo em algum momento e então será a subida de novo", disse, acrescentando que até a retomada da economia, o governo deve trabalhar para ajudar as pessoas a manter suas casas dando acesso a empréstimos com tarifas fixas.
Editado pela última vez por O ENCOSTO em 21 Jul 2008, 14:09, em um total de 1 vez.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: McCain vai apoiar o Volt, da GM

Mensagem por O ENCOSTO »

A GM mostrou em Detroit um novo conceito de carro elétrico que tem tudo para substituir, com vantagens, a idéia dos híbridos: o Chevrolet Volt.


Imagem



Ele pode ser chamado de "veículo elétrico com autonomia estendida", com foco principal em uso urbano. Em vez de conciliar um motor elétrico e um a gasolina para o movimento, o Volt usa apenas o elétrico na locomoção. Ao motor a gasolina, pequeno e econômico, cabe apenas a recarga das baterias.

A GM foi uma das únicas empresas norte-americanas a voltar a acreditar nos carros elétricos, comercializando por alguns anos o EV1, enquanto outras, como a Ford, tentaram acreditar na idéia com a compra de empresas menores, como a TH!NK. A baixa autonomia dos veículos e o tempo que eles levavam para recarregar fizeram com que as vendas fossem muito baixas.

A GM não falou sobre a viabilidade econômica de fabricar o Volt (viabilidade técnica parece garantida) e nem por quanto poderia ser vendido.

Autonomia não é problema. O carro fica com carga plena em apenas seis horas, se abastecido em uma tomada de 110 V, com a capacidade de percorrer até 60 km em tráfego urbano, o mais pesado e difícil para um veículo assim.

Se a distância a percorrer for maior do que isso, o motorzinho a gasolina 1-litro de três cilindros com turbocompressor, que rende 72 cv, se encarrega de funcionar apenas em sua faixa de maior eficiência e menor consumo, de 1.500 rpm a 1.800 rpm. Isso basta para repor a carga das baterias e levar o carro mais longe. Aliás, tão longe quanto o condutor quiser: com o tanque de 54,5 l de combustível, o carro tem autonomia de 1.030 km!

“Mais de metade da população americana vive e trabalha num raio de 35 km e, portanto, rodaria 70 km/dia. Esse público-alvo ainda teria 30 km de margem de uso diário, sem jamais freqüentar um posto de serviço para abastecer o tanque”, afirmou Bob Lutz, vice-presidente mundial da GM responsável por produtos e um dos responsáveis por carro de grande sucesso mundial da marca, como o Pontiac Solstice.

Mas o Volt não fica só nisso. Seu motor é flexível em combustível, podendo utilizar de 100% de gasolina a 85% de álcool, que é o combustível chamado nos EUA de E85. Poderia usar como motor de combustão interna um a diesel com biodiesel (no caso de ser produzido na Europa) ou 100% a álcool – o Brasil foi citado nominalmente sobre essa hipótese durante a apresentação de Bob Lutz.

Para que o Volt se torne economicamente viável, precisa de uma bateria grande de íon-lítio. Ela conversa agora com 3 fornecedores de baterias na tentativa de ter a solução de menor preço ate 2010, se possível. Ou seja, novamente a bateria é o fator decisivo, como em todo carro elétrico. Para ele, seria necessário dispor de uma com 181 kg.

Assim, daqui a aproximadamente 5 anos, será possível comprar um sedã de 4,32 m, que leva até quatro passageiros, tração dianteira, rodas de aro 21 pol, capaz de atingir os 100 km/h, partindo do 0, em 8 s ou 8,5 s e de atingir a máxima de 192 km/h. Com um consumo de 1,6 L de combustível a cada 100 km! Essas são as características do Volt. Que o futuro demore menos para chegar.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado