Luiz Carlos Querido escreveu:Fernando Silva escreveu:As regras da ética têm que ter uma boa explicação para existir. Não basta dizer "Deus mandou isto e proibiu aquilo". Se não sabemos por que uma regra existe, então ela não tem valor.
Sei não...Eu acredito que exista muito mais pessoas que cumprem regras sem saber o porquê delas existirem do que o contrário. Por que por exemplo não posso peidar no elevador e posso no cobertor? Você segue as regras de etiqueta para taças de água e vinho? Não deixam de ser regras, de etiqueta, mas regras.
E regras se transformam em leis e daí vira aquela porcaria. POr que eu tenho que passar com o sinal verde numa rua com visibilidade total, sem uma alma viva e com um policial de plantão pronto para multar?
Não posso peidar no elevador porque incomodará os outros.
Regras de etiqueta não têm nada a ver com ética. Variam de um lugar para outro. A ética estaria apenas em seguí-las para não incomodar os outros.
Quanto ao sinal verde, se cada um começar a decidir em que condições uma lei não precisa ser obedecida, vira bagunça. Para julgar essa flexibilidade, existem os tribunais.