Santa feia ganha uma plástica no rosto
- O ENCOSTO
- Contato:
Santa feia ganha uma plástica no rosto
Retocando uma polêmica
Após ser considerada feia por fiéis, santa ganha uma plástica no rosto
Depois de cinco meses de polêmica, o monumento Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, passou ontem por uma plástica. O retoque no rosto da santa mais popular da Serra responde às críticas de fiéis e religiosos, que a consideravam feia por não reproduzir os traços da imagem existente no santuário. A estátua ocupa a RSC-453, no marco da Estrada dos Romeiros, que dá acesso à igreja.
Otrabalho começou na manhã de ontem, com a instalação de um andaime, que seguirá no local até segunda-feira, o prazo final do serviço previsto pelo artista plástico Ronaldo Chiaradia. A imagem foi coberta por um pano branco, o que chamou a atenção de motoristas e pedestres que passavam pela rodovia. No começo da tarde, o novo rosto, de isopor e fibra de vidro, começou a ser alinhado e fixado no lugar do antigo.
Às 14h, a face arredondada deu lugar a um rosto mais fino e sem cabelos, com testa e olhos maiores. Cerca de uma hora depois, o tecido que escondia o trabalho de Chiaradia e três ajudantes foi afastado, permitindo que o artista conferisse o alinhamento. Neste momento, o aposentado Paulino Benvenutto, 70 anos, espiou a mudança.
– Antes, ela não era feia, mas achei mais bonita assim. Ela tem uma outra presença – avaliou Benvenutto, que mora próximo ao trevo e costuma ir ao santuário toda semana.
A aposentada Lucila Vicente, 68 anos, e a dona de casa Lucia Rossi, 48 anos, não enxergaram a nova face enquanto passavam pela rodovia. Mas, para elas, a plástica não é importante.
– Ela é uma santa milagrosa, não importa que rosto tiver – opinou Lucila.
– O que importa é a fé, o que a gente sente – complementou Lucia.
Nos próximos dias, Chiaradia realizará os acabamentos na peça, com fibra de vidro e pintura. O cabelo será substituído por um prolongamento do véu. Até que o serviço esteja totalmente pronto, a imagem ficará escondida pelo pano.
O novo rosto foi definido na metade de julho por uma comissão formada pelo prefeito Bolivar Pasqual (PMDB), o engenheiro Césio Verona e integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e técnicos.
– Agora, ela vai ficar bonita para alguns – alfinetou Chiaradia.
Todo o monumento, feito entre novembro de 2007 e janeiro de 2008 por Chiaradia, custou R$ 179,2 mil, financiados com recursos federais. Para a mudança da face, não houve gasto extra. A escultura, que tem ainda a camponesa Joaneta ajoelhada, apresenta uma altura de sete metros. Chega a 10 metros de altura com o pedestal que sustenta as duas estátuas.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1003
Após ser considerada feia por fiéis, santa ganha uma plástica no rosto
Depois de cinco meses de polêmica, o monumento Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, passou ontem por uma plástica. O retoque no rosto da santa mais popular da Serra responde às críticas de fiéis e religiosos, que a consideravam feia por não reproduzir os traços da imagem existente no santuário. A estátua ocupa a RSC-453, no marco da Estrada dos Romeiros, que dá acesso à igreja.
Otrabalho começou na manhã de ontem, com a instalação de um andaime, que seguirá no local até segunda-feira, o prazo final do serviço previsto pelo artista plástico Ronaldo Chiaradia. A imagem foi coberta por um pano branco, o que chamou a atenção de motoristas e pedestres que passavam pela rodovia. No começo da tarde, o novo rosto, de isopor e fibra de vidro, começou a ser alinhado e fixado no lugar do antigo.
Às 14h, a face arredondada deu lugar a um rosto mais fino e sem cabelos, com testa e olhos maiores. Cerca de uma hora depois, o tecido que escondia o trabalho de Chiaradia e três ajudantes foi afastado, permitindo que o artista conferisse o alinhamento. Neste momento, o aposentado Paulino Benvenutto, 70 anos, espiou a mudança.
– Antes, ela não era feia, mas achei mais bonita assim. Ela tem uma outra presença – avaliou Benvenutto, que mora próximo ao trevo e costuma ir ao santuário toda semana.
A aposentada Lucila Vicente, 68 anos, e a dona de casa Lucia Rossi, 48 anos, não enxergaram a nova face enquanto passavam pela rodovia. Mas, para elas, a plástica não é importante.
– Ela é uma santa milagrosa, não importa que rosto tiver – opinou Lucila.
– O que importa é a fé, o que a gente sente – complementou Lucia.
Nos próximos dias, Chiaradia realizará os acabamentos na peça, com fibra de vidro e pintura. O cabelo será substituído por um prolongamento do véu. Até que o serviço esteja totalmente pronto, a imagem ficará escondida pelo pano.
O novo rosto foi definido na metade de julho por uma comissão formada pelo prefeito Bolivar Pasqual (PMDB), o engenheiro Césio Verona e integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e técnicos.
– Agora, ela vai ficar bonita para alguns – alfinetou Chiaradia.
Todo o monumento, feito entre novembro de 2007 e janeiro de 2008 por Chiaradia, custou R$ 179,2 mil, financiados com recursos federais. Para a mudança da face, não houve gasto extra. A escultura, que tem ainda a camponesa Joaneta ajoelhada, apresenta uma altura de sete metros. Chega a 10 metros de altura com o pedestal que sustenta as duas estátuas.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1003
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Santa feia ganha uma plástica no rosto
Engraçado que até a fé exige padrões de beleza.
E depois o ser humano vem com cada hipocrisia...
Os santos costumam seguir um padrão, tem todos quase que a mesma forma: corpos esbeltos, olhos lânguidos e postados na eternidade, cabelos ondulados, bocas não carnudas, narizes afilados...uma beleza.
Eu, particularmente, acho Jesus sempre muito, muito sexy. Aiai...
E depois o ser humano vem com cada hipocrisia...
Os santos costumam seguir um padrão, tem todos quase que a mesma forma: corpos esbeltos, olhos lânguidos e postados na eternidade, cabelos ondulados, bocas não carnudas, narizes afilados...uma beleza.
- Rennan
- Gênero: Masculino
- Contato:
Apo escreveu:Eu, particularmente, acho Jesus sempre muito, muito sexy. Aiai...
Até aquela versão apresentadan por alguns pesquisadores tempo desses, que parecia com o Romário usando barba?
- Apo
Rennan escreveu:Apo escreveu:Eu, particularmente, acho Jesus sempre muito, muito sexy. Aiai...
Até aquela versão apresentadan por alguns pesquisadores tempo desses, que parecia com o Romário usando barba?
Este não pode ser Jesus. Isto é invencionice étnica.
- Rennan
- Contato:
Apo escreveu:Rennan escreveu:Apo escreveu:Eu, particularmente, acho Jesus sempre muito, muito sexy. Aiai...
Este não pode ser Jesus. Isto é invencionice étnica.
- Lúcifer
- Contato:
Antes
Depois
Que mudança, hein??
Depois
Que mudança, hein??
- Rennan
- Contato:
Lúcifer escreveu:Antes
Depois
Que mudança, hein??
Agora eu tenho coragem de dar uns pega.
- Apo
Parece tudo uns travecos.
- francioalmeida
- Contato:
Nada disso, o antes e o depois são essas imagens
- francioalmeida
- Contato:
Pelo jeito tribufu mesmo morrendo virgem não vira santa.
- Apo
francioalmeida escreveu:Nada disso, o antes e o depois são essas imagens
Botaram um bigode nela?
- francioalmeida
- Contato:
Calma apo, a imagem ainda não está pronta
- Rennan
- Contato:
Apo escreveu:francioalmeida escreveu:Nada disso, o antes e o depois são essas imagens
Botaram um bigode nela?
Com esse bigode, ficou até parecida com aqueles bonecões do carnaval de Olinda.
- Apo
francioalmeida escreveu:Calma apo, a imagem ainda não está pronta
Tenho até medo...
- Apo
Rennan escreveu:Apo escreveu:francioalmeida escreveu:Nada disso, o antes e o depois são essas imagens
Botaram um bigode nela?
Com esse bigode, ficou até parecida com aqueles bonecões do carnaval de Olinda.
Aqueles são hours concurs. Aqueles sim me dão medo.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Apo escreveu:Eu, particularmente, acho Jesus sempre muito, muito sexy. Aiai...
Não sei, não. Sempre com homens, quase aos beijos com João, o "muito amado"...
E aqui entre nós: que cara de bunda...
- francioalmeida
- Contato:
Jesus...
Essa coca é Fanta!
Essa coca é Fanta!
- francioalmeida
- Contato:
Apo escreveu:
Não sabia que simpatizava com os fofoletes e afeminados, achei que os mais rústicos faziam seu gosto.
- Apo
Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:Eu, particularmente, acho Jesus sempre muito, muito sexy. Aiai...
Não sei, não. Sempre com homens, quase aos beijos com João, o "muito amado"...
E aqui entre nós: que cara de bunda...
Este aí tá meio adocicado.
- Apo
francioalmeida escreveu:Apo escreveu:
Não sabia que simpatizava com os fofoletes e afeminados, achei que os mais rústicos faziam seu gosto.
O senhor tem razão. Mas olho azul e cabelão é meu ponto fraco...rsrsrs
Mas precisa ligar o boiolômetro sempre né? Nunca se sabe...