Domesticação de animais - instinto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Domesticação de animais - instinto

Mensagem por Aranha »

King In Crimson escreveu:Dizem que é extremamente difícil domesticar um lobo.

- Li isto numa reportagem da Reader's Digest, o lobo tem um instindo diferente do cachorro, ele tende a liderar a família como se fosse a matilha dele e não aceita outra liderança, na reportagem uma família criava o lobo cedendo aos caprichos dele e aceitando seu domínio, coisa de malucos!

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
King In Crimson escreveu:Dizem que é extremamente difícil domesticar um lobo.

- Li isto numa reportagem da Reader's Digest, o lobo tem um instindo diferente do cachorro, ele tende a liderar a família como se fosse a matilha dele e não aceita outra liderança, na reportagem uma família criava o lobo cedendo aos caprichos dele e aceitando seu domínio, coisa de malucos!

Abraços,

Vi um documentário sobre isto na NatGeo. Muito interessante. Alguns pesquisadores que vão a campo conviver com os animais mais selvagens ( sem a intenção de domesticação, pois querem justamente pesquisá-los ), deixam-se parecer com eles, na falta de higiene, nas cores das roupas, deixando pelos do corpo crescerem, imitando as feições e ruídos, tendo contato físico e comportamental semelhante. Ou seja, com cuidados e segurança, mas jamais deixando o lado humano prevalescer.
Imagem

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Jack Torrance escreveu:http://e-cristianismo.com/forum/viewtopic.php?p=47111#p47111

A domesticação não provoca perda de instintos. Cães e gatos continuam caçadores e quem já tentou educar um filhote sabe do que estou falando.
O que ocorre é que, por condicionamento (mecanismo pavloviano), é mais vantajosos para esses animais domesticados ganhar comida de seus donos do que sair caçando por aí.

Acho que agora entendi melhor o que está escrito acima. Acho que ele não se refere ao processo de domesticação de gerações, onde, provavelmente, houve uma seleção artificial, mas à domesticação do animal em si. Por exemplo: pego um cão para domesticá-lo, é lógico que ele será mais dócil que os seus ancestrais porque ele veio de um processo de seleção artificial para escolher os indivíduos mais dóceis, e esse cão tem um instinto x. Ele mantém esse instinto x ao domesticá-lo, mas através de condicionamento (mecanismo pavloviano), para ele, é mais vantajoso ganhar comida do que caçar, por isso ele fica domesticado.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Você tem razão, Abmal.
Eu errei a colocação. Quando disse leões, eu quis dizer à espécie. Realmente os leões machos são assim como você descreveu. Eu já vi programas da NetGeo sobre as leoas e, ao que parece, elas são mais "sociáveis" com os humanos do que os machos. E isso, sendo criada desde filhote. Quando me expressei leões, eu generalizei a espécie.
Abraços
Imagem

Trancado