Fumantes: A vingança...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Fumantes: A vingança...

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:As pessoas que perdi foram por causa de alcool e outras coisas, cigarro inclusive. Hoje mesmo aqui um teve infarto e não fumava, não bebia, era devoto de Maria e etc. O outro era atleta e teve derrame, com o fato incrível de que tinha acabado de fazer periódico e até tomografia. A morte não seleciona bons nem maus, nem novos nem velhos, nem atletas nem ociosos. Simplesmente age...

Cuidado, qualquer um aqui pode ser o próximo a qualquer momento.

A morte não seleciona, mas você está selecionando os casos que lhe convêm.
Como se todo dia morressem de derrame pessoas perfeitamente saudáveis.

Mas TODOS OS DIAS morrem pessoas de derrame perfeitamente saudáveis. E de outras causas não patológicas também. É isso que eu tento colocar aqui. Se existem milhares de mortes de causas não definidas em laboratório, qual o problema?

Todos do dias morrem milhares de pessoas de fome. Devo comer bastante só por isto?

O que tem a ver o fato de que as pessoas morrem ou adoecem todo dia por várias causas com o fato de continuar tendo maus hábitos que podem levar a aumentar as chances de adquirir tais males que talvez não nos acometessem?
E não se trata só de morrer. Trata-se de outras perdas de qualidade de vida e todo mundo sabe disto.
O resto são argumentos absolutamente falaciosos.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Mas TODOS OS DIAS morrem pessoas de derrame perfeitamente saudáveis. E de outras causas não patológicas também. É isso que eu tento colocar aqui. Se existem milhares de mortes de causas não definidas em laboratório, qual o problema?

O problema é que você piorar as coisas aumenta as chances de ficar doente.
Quando se é jovem, tudo é maravilhoso e a gente se cura rápido. Depois de uma certa idade, a gente se arrepende de não ter se cuidado melhor quando era jovem. E aí não tem mais volta.
O problema não é só morrer, é viver durante décadas com uma saúde horrível, gastando fortunas com remédios, sentindo dores e tendo que pedir ajuda aos outros para um monte de tarefas que antes a gente fazia pulando num pé só e com uma mão para trás.

Estou vendo a geração anterior à minha começar a morrer, todos cheios de problemas de saúde. Não quero acabar como eles. Quero ficar independente até o último dia.

Apo

Mensagem por Apo »

Eu não entendo o argumento do Querido. Estou muito enganada ou é mais ou menos assim:

SE TODOS OS DIAS morre gente de tudo que é coisa, por que fazer exercícios ou deixar de comer mal, de se envenenar com substâncias tóxicas ou dirigir bêbado como um maluco num carro sem cinto de segurança?
Morre-se de qualquer jeito, de várias causas...qual seria o problema de fumar, beber, engordar que nem um porco, ter uma vida totalmente desregrada ?
Mais uma falsa analogia: se as pessoas têm cáries mesmo escovando do dentes, por que devo escovar os dentes todos os dias?
Outra: se tá cheio de gente burra na faculdade, por que eu devo perder meu tempo estudando?
Mais: se vejo crianças criadas com todo carinho e são teimosas e birrentas, por que preciso dar carinho ao meu filho? Não quero ter um filho teimoso e birrento.

Seria isto? :emoticon41:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Reload:

Espera um pouco:

- Você está negando que o cigarro adoece e mata mais cedo do que se o sujeito não fumasse? Está afirmando que os males adquiridos pelo consumo das substâncias contidas no cigarro não causam doenças graves além do câncer e que as pessoas sofrem babaramente depois que o mal se instala?

Não interessa os que morrem de outras coisas, todos podemos morrer. Mas voltemos á questão: você nega que fumando está abrindo caminho para a destruição ou comprometimento de seu organismo em uma questão vital?
Só porque alguns não têm câncer, acha que o cigarro não causa mal algum?

Bem, é o seguinte.

TODOS OS DIAS MORREM "DEFUNTOS SAUDÁVEIS" ( saudáveis é relativo, qualquer problema abrupto que ocorra tinha latente algo errado prestes a acontecer. E nem sempre foi tão abrupto assim, mas um processo que estava se instalando silenciosamente ).

Mas SE EU TIVER COMPORTAMENTOS COMPROVADAMENTE NOCIVOS PARA O FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO, estou apenas somando aos meus potenciais riscos, mais um. E um que pode abreviar a chegada do dano maior ( que poderia NÃO ACONTECER CASO EU NÃO DESSE CHANCE PARA O AZAR = AUMENTAR A PROBABILIDADE ).
Imagem

Trancado