Salvação é um dom gratuito

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
TrueReligion
Mensagens: 83
Registrado em: 31 Out 2007, 13:16

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por TrueReligion »

Suyndara escreveu:Não é questão de intervir, se deus sabe tudo, ele com certeza já sabe o que cada um irá fazer e se será ou não salvo...Logo, não há com o que se preocupar.

Se Deus não intervisse, de certa forma ele estaria contradizendo o livre arbítrio, pois não daria a oportunidade da pessoa escolher o que é certo ou errado. Ele dá as duas opções, mesmo sabendo o que a pessoa irá escolher. Isso é livre arbítrio...
Só peço o esclarecimento de uma dúvida, se ela já foi respondida no tópico me perdoem por não ter visto ou compreendido...
Se Deus sabe o que irá acontecer, isso quer dizer necessariamente que foi ele quem definiu?
Porque na minha lógica, Deus sabe o futuro mas quem definiu ele fomos nós...

Abraço a todos
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Suyndara »

Ele dá as duas opções, mesmo sabendo o que a pessoa irá escolher. Isso é livre arbítrio...


Justamente, mas se ele já sabe o que irá ocorrer...vc não tem escolha :emoticon45:

Aí é que está: se deus conhece todo presente, passado e futuro então ele sabe exatamente o que cada um deverá escolher, sou seja: tudo está determinado :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

janielson martins dos santos
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Out 2008, 14:54
Gênero: Masculino

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por janielson martins dos santos »

deus somos nós,

Avatar do usuário
TrueReligion
Mensagens: 83
Registrado em: 31 Out 2007, 13:16

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por TrueReligion »

Suyndara escreveu:
Ele dá as duas opções, mesmo sabendo o que a pessoa irá escolher. Isso é livre arbítrio...


Justamente, mas se ele já sabe o que irá ocorrer...vc não tem escolha :emoticon45:

Aí é que está: se deus conhece todo presente, passado e futuro então ele sabe exatamente o que cada um deverá escolher, sou seja: tudo está determinado :emoticon4:


É claro que eu tenho escolha, fui eu quem fiz o futuro, a escolha foi minha. Deus sabe tudo, mas não foi ele quem determinou, fomos nós.
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Avatar do usuário
TrueReligion
Mensagens: 83
Registrado em: 31 Out 2007, 13:16

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por TrueReligion »

janielson martins dos santos escreveu:deus somos nós,


começastes "bem"
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Judas »

TrueReligion escreveu:
Suyndara escreveu:
Ele dá as duas opções, mesmo sabendo o que a pessoa irá escolher. Isso é livre arbítrio...


Justamente, mas se ele já sabe o que irá ocorrer...vc não tem escolha :emoticon45:

Aí é que está: se deus conhece todo presente, passado e futuro então ele sabe exatamente o que cada um deverá escolher, sou seja: tudo está determinado :emoticon4:


É claro que eu tenho escolha, fui eu quem fiz o futuro, a escolha foi minha. Deus sabe tudo, mas não foi ele quem determinou, fomos nós.


Suyndara, é melhor desenhar.
Já tentei explicar que:
Se deus sabe de tudo e tem a resposta para todas as perguntas, não existe nenhuma ação nossa que escape ao seu conhecimento, sendo assim é bobagem falar de presente, pasado ou futuro, deveriamos estar discutindo
"nossa! você viu aquele terremoto que deus soube!!"
"Em 11 de setembro deus soube que aconteceria um atentado às torres gêmeas"
"será que amanha, deus vai "saber" que eu vou morrer?"
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Suyndara »

Completamente sem lógica seu argumento...

Se deus sabe o que acontecerá antes mesmo de você nascer, que escolha houve? Nenhuma! Ele já determinou tudo, antes de você pensar em fazer uma escolha :emoticon4:

Você pensa que escolhe, mas não pode ir contra a onisciência divina, terá que fazer exatamente aquilo que está determinado :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Judas »

Duplo
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Suyndara »

Percebi Judas :emoticon22:

O engraçado é que se trata de uma questão de lógica, mas parece que a fé realmente cega :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por spink »

pelamordedeus!
salvação do que?
dos 7 palmos?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Fernando Silva »

TrueReligion escreveu:Só peço o esclarecimento de uma dúvida, se ela já foi respondida no tópico me perdoem por não ter visto ou compreendido...
Se Deus sabe o que irá acontecer, isso quer dizer necessariamente que foi ele quem definiu?
Porque na minha lógica, Deus sabe o futuro mas quem definiu ele fomos nós...

Abraço a todos

Se Deus criou o mundo deste jeito, já sabendo antes mesmo de criá-lo tudo o que iria acontecer, então ele determinou o futuro.
Ele tinha infinitas opções, mas escolheu criar este mundo, deste jeito.
Ele decidiu tudo, nos mínimos detalhes.
Nós somos do jeito que ele escolheu que seríamos.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Fernando Silva »

Suyndara escreveu:Percebi Judas :emoticon22:

O engraçado é que se trata de uma questão de lógica, mas parece que a fé realmente cega :emoticon26:

Se Deus é onisciente, então nem ele tem livre arbítrio. Ele sabe exatamente o que fará por toda a eternidade e não pode nem pensar em fazer diferente, já que desde sempre ele soube o que faria.
Se ele mudar de idéia, ele já sabia que iria mudar de idéia, portanto não mudou de idéia.
O conceito de onisciência leva a um paradoxo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Fernando Silva »

TrueReligion escreveu:Ele dá as duas opções, mesmo sabendo o que a pessoa irá escolher. Isso é livre arbítrio...

Se Deus dá duas opções ele também tira nosso livre arbítrio. Seria livre arbítrio se ele desse 2 ou mais opções e nós escolhêssemos uma outra, que ele não tinha previsto.
E não fôssemos castigados por isso.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Salvação é um dom gratuito

Mensagem por Suyndara »

Fernando Silva escreveu:
TrueReligion escreveu:Ele dá as duas opções, mesmo sabendo o que a pessoa irá escolher. Isso é livre arbítrio...

Se Deus dá duas opções ele também tira nosso livre arbítrio. Seria livre arbítrio se ele desse 2 ou mais opções e nós escolhêssemos uma outra, que ele não tinha previsto.
E não fôssemos castigados por isso.


Pois é, lógica mais estranha essa não?
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Trancado