Deus não poderia fazer melhor?
Deus não poderia fazer melhor?
É a velha pergunta que não quer calar. Vou deixar Bertrand Russell fazer a pergunta:
"Se te fosse dada Omnipotência, Omnisciencia e milhões de anos para aperfeiçoar o mundo, não produzirias nada melhor do que o Ku-Klux-Klan ou os fascistas?"
"Se te fosse dada Omnipotência, Omnisciencia e milhões de anos para aperfeiçoar o mundo, não produzirias nada melhor do que o Ku-Klux-Klan ou os fascistas?"
Editado pela última vez por m!9 em 25 Out 2008, 18:32, em um total de 1 vez.
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: A omnipotência de Deus e o mal
Não entendi, Mig...( mas isto é comum no meu caso
)
Assim: omnipotência de Deus em criar o mal?
Dirão que Deus jamais criou o Fascismo ou a Ku Klux Klan, e sim o ser humano, através do livre-arbítrio ( por Deus concedido ao seu filho defeituoso...).
O problema com Deus foi ter criado um filho defeituoso e ter-lhe dado liberdades demais.
É a isto que te referes?
Se sim, é por que devemos nos colocar no lugar de Deus...daí sim, eu faria coisa melhor com a minha omnipotência e blablabla.
Beijos.

Assim: omnipotência de Deus em criar o mal?
Dirão que Deus jamais criou o Fascismo ou a Ku Klux Klan, e sim o ser humano, através do livre-arbítrio ( por Deus concedido ao seu filho defeituoso...).
O problema com Deus foi ter criado um filho defeituoso e ter-lhe dado liberdades demais.
É a isto que te referes?
Se sim, é por que devemos nos colocar no lugar de Deus...daí sim, eu faria coisa melhor com a minha omnipotência e blablabla.
Beijos.

Re: Deus não poderia fazer melhor?
Tens razão. Mudei o titulo. A pergunta do Russel eu acho muito boa... porque dá para tudo. Certamente um Deus onisciente tem de conhecer os resultados da sua criação, sem falar que ele tem um plano. E sendo assim, Deus planejou o ku klux klan.Como é possível então o livre arbitrio com um Deus assim? O livre arbitrio é a desculpa do costume... mas não consigo ainda ver como funciona...
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
m!9 escreveu:Como é possível então o livre arbitrio com um Deus assim? O livre arbitrio é a desculpa do costume... mas não consigo ainda ver como funciona...
Já li "trocentas" explicações idiotas dos espíritas sobre como tudo isto é necessário para a nossa evolução e que é melhor passar por isto do que nunca reencarnar e ficar na ignorância.
Tomás de Aquino disse que, para Deus, não há passado nem futuro. Tudo existe simultaneamente diante dele e cada pessoa tem várias opções a escolher a cada momento da vida de acordo com seu livre arbítrio (mas Deus já sabe o que ela vai escolher, portanto a chance maior é a de que ela escolha o que Deus já previu).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre-arb%C3%ADtrio
Paulo de Tarso, na "Epístola aos Romanos" 9:21, põe a questão da responsabilidade moral da seguinte maneira: "Porventura não é o oleiro senhor do barro para poder fazer da mesma massa um vaso para uso honroso e outro para uso vil?" Nessa visão os indivíduos podem ser desonrados pelos seus atos mesmo embora esses atos sejam, no final das contas, completamente determinados por Deus.
Postado por Erivelton, o louco de plantão do Clube Cético:
Deus sim já sabe de tudo que vai acontecer quando ele prepara uma profecia para acontecer, mas com respeito as nossas atitudes pessoais Deus ainda não sabe.
Deus jamais vai saber que vai ser o presidente da república daqui a 500 anos se ele não predestinar alguém para ser o eleito. Fora disto as coisas acontecem normalmente.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Um texto católico sobre o assunto:
http://www.veritatis.com.br/article/3977
Uma longa busca de cabelo em ovo.
Em resumo:
Deus escolhe quem será salvo, mas dá a chance a estas pessoas de recusar a salvação e dá a oportunidade aos que não serão salvos de se salvarem.
http://www.veritatis.com.br/article/3977
Uma longa busca de cabelo em ovo.
Em resumo:
Deus escolhe quem será salvo, mas dá a chance a estas pessoas de recusar a salvação e dá a oportunidade aos que não serão salvos de se salvarem.
Só inventam. É tão dificil assim dizer 'não sei'...
- Deise Garcia
- Gênero: Feminino
Pois é, mas um tópico cacete como este, postado ontem as 15 e não sei quantas, não saiu disto. Será porque?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Deise Garcia escreveu:Pois é, mas um tópico cacete como este, postado ontem as 15 e não sei quantas, não saiu disto. Será porque?
Os crentes não têm nada de novo a dizer.