Nunca mais instale nada em seu PC

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por Johnny »

A virtualização proporcionou muitas soluções para pessoas que desenvolvem para várias plataformas (MS, Linux, MAC, etc...) e foram arrastando com elas novas maneiras de se ter um computador com o programa favorito rodando sem muitas complicações.

Depois das máquinas virtuais agora é a vez dos "programas virtuais". Isso mesmo, o mesmo fabricante do VM Vistual Machine desenvolveu um "programinha" que permite que qualquer programa (ou por enquanto muitos deles) rodem em qualquer computador sem instalar absolutamente nada. Com assim? Simples! O programa escuta a instalação do aplicativo durante a instalação e detecta todas as modificações feitas no sistema operacional, desde a adição de DLL's até mesmo mudanças no registro do SO (MS). Depois ele permite que se grave o programa instalado num conjuntoi de aplicativos embutidos, já com todas as modificações necessárias, como se fôsse uma máquina virtual rodando apenas o aplicativo.
Programas de peso como MS Office, Firefox, OpenOffice, Corel Draw, Photoshop e etc podem agora serem levados de um aldo à outro em um CD, DVD ou ainda, para aqueles que acham que serão de alguma forma sorteados na alfândega, em Pen Drivers. Isso mesmo, imagine um Pen Drive coom seus programas favoritos sendo levaods para qualquer local, graças à estes programinhas mágicos.

Em breve, poucas pesssoas irão querer instalar programas em suas máquinas, apenas vão copiá-los e usá-los como se fazia na época do saudoso DOS.

E pelo jeito não pára por aí. Já estão sendo "distribuidos" versões do SO MS Windows enxutos, com menos de 400MB ocupados no HD (alguns estão com tamanhos de 200MB. Não dou muito tempo (ou seria pouco?) para termos em um único CD o SO Windows com pacote Office completo e ainda algumas quinquilharias como Ashampoo e antivirus completo e atualizável.

Luiz Carlos
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por Johnny »

Ah sim, o programa que faz isso, um deles é o Thinstall, mesmo desenvolvedor do VMWare.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

against
Mensagens: 743
Registrado em: 26 Out 2005, 18:14

Re: Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por against »

Ultimamente eu tenho optado por softwares "PORTABLE"... Aqueles onde eh so colocar o executavel num pendrive e usar.


Tenho todos os softwares que uso no dia a dia em um pendrive. Bem mais simples.
What are you looking for?

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por spink »

Qual o melhor software para fazer uma faxina no pc?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por Johnny »

against escreveu:Ultimamente eu tenho optado por softwares "PORTABLE"... Aqueles onde eh so colocar o executavel num pendrive e usar.


Tenho todos os softwares que uso no dia a dia em um pendrive. Bem mais simples.

São destes que eu estou falando!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por Johnny »

spink escreveu:Qual o melhor software para fazer uma faxina no pc?

Pelo que eu sei o Ccleaner
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Nunca mais instale nada em seu PC

Mensagem por Johnny »

Cara, muito legao este Thinstall. Já "montei um Pen Drive com Corel 12, Office 2007, Aurélio, Houaiss e funcionam que é uma beleza, em qualquer maquina. O único que está apresentando um problema , que não chega a ser algo que impeça seu funcionamento enquanto carregado, é o Corel 12 que, depois de encerrar, apresenta aquela famosa caixa "Erro em tempo de execução, a memória não pode ser read". Mas depois que fechou e está tudo salvo, pode aparecer à vontade, não é mesmo?
Acho que o Corel, quando é instalado, deve reservar parte da memória real e virtual só para ele e, quando se usa num pc sem instalação, ele tenta acessar (ou até acessa) esta memória mas não consegue escrever na saída, talvez por proteção do próprio XP.

Para quem for se aventurar em fazer seus portáteis ou testar quais podem ser portabilizados, vão algumas dicas que me tomaram algum tempo:

Se for fazer pelo tutorial que usa uma Virtual Machine (como o MS Virtual PC ou o Virtual Box) planeje bem antes de criar a máquina virtual isso (se aplica sómente para quem usar o MS Virtual PC) pois, quando criei a minha, fiz com 3G de HD, instalei o XP nela e quando fui instalar o MS OFfice 2007, cadê espaço?
Então vão as preliminares:
A máquina virtual deve ser compatível com o programa a ser instalado. Então, se o programa pede um mínimo de 512M de ram, espaço em HD de 1G e resolução de tela de 1280x1024, nem adianta criar uma máquina virtual sem isso tudo com folga (já que só o XP com atualizações ocupa 1,3G (é..., o desatento aqui teve que instalar 3 vezes o XP numa máquina virtual porque sempre o HD não dava e o MS Virtual PC não tem opção de reajustar o tamaho do HD).
Prefira usar o Virtual Box pois ele é mais flexível neste quesito.

O desafio agora é tentar portabilizar programas gigantes como o AutoCad 2007 e outros que exigem uma máquina mais parruda. Para isso vou usar o Ghost que fiz de uma instalação limpa e portanto, não precisarei de máquina virtual. Se fosse usar o Virtual PC, eu teria que ter uma RAM física (na máquina real) maior que 1G pois certos programas avaliam a máquina antes de permitir a instalação. COmo no meu caso tenho 1G de Ram fisica, preciso ver se o ACAD aceita os 512 da máquina virtual.

É isso!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado