TELEPORTE QUÂNTICO

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Fayman »

Publicado hoje, no Caderno de Ciências de A Folha de São Paulo.


Físico teletransporta um átomo

Tecnologia ainda não pode transmitir gente, mas servirá para criar supercomputador, diz cientista

Grupo fez com matéria o que já tinha feito com luz; experimento se baseou em efeito da física quântica ridicularizado por Einstein


RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de pesquisadores dos EUA anunciou ontem o sucesso de um experimento com teletransporte que, pela primeira fez, conseguiu transmitir matéria entre dois locais.

A técnica já tinha tido sucesso com o teletransporte de luz, mas um estudo na edição de hoje da revista "Science", assinado por físicos da Universidade de Maryland, descreve o teletransporte de um átomo (na verdade um íon, átomo eletricamente carregado) do metal itérbio pelo espaço de um metro: uma distância enorme, em termos quânticos.

Para decepção dos fãs de ficção científica, porém, não é ainda um dispositivo como o da espaçonave da série de TV "Jornada nas Estrelas" que fazia a tripulação se desmaterializar em um lugar e se materializar em outro, do nada. O que os cientistas fizeram agora foi transportar características físicas de uma partícula de itérbio para outra, instantaneamente (veja quadro acima).
Não é pouca coisa, se considerarmos que aquilo que define a essência dos átomos que compõem as pessoas também são essas características, que os físicos chamam de "estados quânticos". Em teoria, é possível teletransportar um grupo maior de átomos, mas as dificuldades técnicas crescem exponencialmente com o tamanho e complexidade do objeto a ser transmitido.
A principal perspectiva de aplicação da técnica, porém, não é mesmo o transporte público. O teletransporte de átomos individuais, por enquanto, acena como um modo de armazenar e transmitir informações em computadores quânticos -máquinas com poder de cálculo imenso, que por enquanto só existem mesmo em teoria.

Com o sucesso do experimento, os cientistas já falam agora na possibilidade de criar uma "internet quântica".

"Os íons atômicos usados no experimento servem como uma excelente "memória quântica", para guardar informação, algo que seria difícil fazer usando apenas fótons", disse à Folha Steven Olmschenk, físico que liderou o experimento. "O protocolo de teletransporte que demonstramos aqui pode ser um componente vital de computadores quânticos."

Ação fantasma

O teletransporte de partículas foi concebido em teoria em 1993 e realizado pela primeira vez em 1997. Outro grupo dos EUA teletransportou fótons -partículas de luz- entre dois pontos. Só depois de uma década, porém, é que se conseguiria o teletransporte de uma partícula de matéria, anunciado agora por Olmschenk.

O truque por trás dos experimentos é um fenômeno que os físicos chamam de emaranhamento -uma espécie de ligação instantânea entre duas partículas que podem estar distantes. Quando uma é manipulada em um ponto, a outra imediatamente se altera também.

Por ser altamente contraintuitiva, a ideia que fundamentou o emaranhamento era altamente criticada algumas décadas atrás. O próprio Albert Einstein, um dos padrinhos da física quântica, rejeitava esse tipo de "telepatia" entre partículas, que chamava de "ação fantasma à distância".

Mas os fatos -uma série de experimentos, na verdade- calaram o grande gênio. Hoje é consenso entre cientistas que o emaranhamento existe, apesar de físicos e filósofos ainda estarem debatendo como interpretar a realidade por trás dele.

Segundo o físico brasileiro Amir Caldeira, da Unicamp, o anúncio de um experimento como o de Olmschenk era uma questão de tempo. "Ele não teve uma originalidade de ideia física, mas foi original na maneira com que aplicou as coisas", disse. Caldeira lidera uma rede brasileira para pesquisa de informação quântica, campo que está fervilhando agora.

Olmschenk diz que a grande dificuldade do experimento foi manipular partícula por partícula sem perder informação. Em meio à corrida pelo computador quântico, ele diz que espera poder contribuir para os debates de questões mais filosóficas com seu experimento.

"O estado de emaranhamento de fato demonstra a estranheza da física quântica, e o estudo dos mecanismos pelos quais ele é criado e destruído é de grande interesse", diz.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Lúcifer »

Já faz muito tempo, eu assisti uma palestra sobre o teleporte e a morte de Kirk.
Resumindo o que eu me lembro, é o seguinte. Para o teleporte funcionar com uma pessoa, o corpo dela teria que ser transformado em energia e, cada ion ser gravado com o registro da pessoa para, quando se juntassem novamente, cada particula ir em seu devido lugrar.
Aí vem o problema da reestruturação molecular. A matéria transformada em energia, não poderia ser novamente transformada em matéria. Ela teria que usar a matéria do local onde a pessoa reapareceria. Ou seja, toda aquela informação transformada em energia, usaria a matéria do local e formaria um invólucro carnal...mais ou menos como um clone da pessoa original. Ou seja, a cada transporte, o corpo é reduzido a atomos, gravado a sua essencia biológica e reintroduzido em um clone do local onde ele se materializa.

Olhando por esse lado, o capitão Kirk morreu logo no primeiro teleporte, visto que toda vez que ele era materializado, uma cópia de sua essência e psique era introduzido no clone.

Desculpe pela explicação simplista. Fisica não é o meu forte, mas...
Estou certo ou meio certo professor??
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Fernando Silva »

Fayman escreveu:Publicado hoje, no Caderno de Ciências de A Folha de São Paulo.

O truque por trás dos experimentos é um fenômeno que os físicos chamam de emaranhamento -uma espécie de ligação instantânea entre duas partículas que podem estar distantes. Quando uma é manipulada em um ponto, a outra imediatamente se altera também.

Na ficção científica, este fenômeno é usado num dispositivo chamado "ansible", que permite a comunicação instantânea não importando a distância.

Na série "Ender's Game", a humanidade se espalhou pelo universo e tinha uma internet que conectava instantaneamente os milhares de planetas habitados. Séculos depois, surgiu uma inteligência artificial que habitava essa internet.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Fernando Silva »

Lúcifer escreveu:
Olhando por esse lado, o capitão Kirk morreu logo no primeiro teleporte, visto que toda vez que ele era materializado, uma cópia de sua essência e psique era introduzido no clone.

Desculpe pela explicação simplista. Fisica não é o meu forte, mas...
Estou certo ou meio certo professor??

Como Gene Roddenberry era ateu, acho que ele não estava muito interessado em "essências".
O transporte destruía o original, armazenava a informação num "buffer" e o reconstruía em outro local, com outra matéria.

Levando-se em conta que e=mc², deveria ser usada uma quantidade absurda de energia para se reconstruir até mesmo um pequeno objeto.

Curiosidade trekker: o transportador foi criado por Roddenberry para baratear as cenas nos planetas. Ficaria muito caro carregar uma maquete da Enterprise para os cenários ao ar livre a cada episódio.

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Fayman »

COMO FUNCIONA O TELEPORTE QUÂNTICO


1- Dois Fótons entrelaçados, A e B, mantém características idênticas, mesmo a distâncias (a chamada Não-Localidade), por exemplo, o sentido de rotação (Spin).

2- Para ocorrer o Teleporte, o Fóton A necessita permanecer no local de partida, enquanto o Fóton B é deslocado ao lugar de destino.


Aqui, as coisas começam a complicar. Notem que, o Fóton B deve, necessariamente, se deslocar ao ponto destino, e tal só é possível pelos meios convencionais, ou seja, se tem de esperar o tempo necessário, para que tal viagem se efetue, portanto, este processo NADA TEM A VER com teleporte de Jornada nas Estrelas.

3- No local de partida, um terceiro Fóton, o Fóton C, é scaneado e submetido a outros procedimentos, que colhem suas informações (certas características, também chamadas de Números Quânticos) e as passam para o Fóton A.

A princípio, o scaneamento (uma medição / inteiração) destruiria o Fóton C, mas isto não é uma regra. Algumas medições poderiam ser feitas de um modo bastante sutil, para não perturbar o Fóton C.

4- Após todo este tratamento, o Fóton A adquire todas as características do Fóton C.

5- Como A está entrelaçado com B, este último vira uma réplica de C. Ou seja, uma vez que cada Fóton é absolutamente indistinguível de outro, é como se o Fóton C fosse Teleportado do lugar de partida para o lugar de destino.


A Não-Localidade se manifesta na “instantaniedade” em que o Fóton B “adquire” as informações do Fóton C (repassadas para A), independente deste estar a um metro de distância ou a centenas de milhares de anos-luz!

Para o teleporte funcionar com uma pessoa, o corpo dela teria que ser transformado em energia


Olá, Lúcifer!

Você não cometeu erros, em repassar o que foi passado na palestra, mas quem a ministrou, bem... falou muita bobagem. Como você pode ver, não há tal necessidade. Por sinal, quem afirmou tal coisa tem uma visão da ficção-científica e não da Física. Grosso modo, em uma hipótese de teleportar uma pessoa, ter-se-ia que:

1- Criar um par entrelaçado para cada partícula que compõe o corpo de tal pessoa.

2- Mapear as informações de cada partícula do corpo.

3- Um dos membros dos pares entrelaçados deve ser enviado, pelos meios convencionais, ao ponto destino.

4- Pegar as informações scaneadas de todos as partículas do corpo devem ser passadas para os membros dos pares entrelaçados que estão no ponto origem.

5- Finalmente, como cada membro no local destino está entrelaçado com seu respectivo par, no local origem, esse conjunto de partículas (no local destino) se torna uma cópia exata do corpo original.

Perceba que, se no sacaneamento, o indivíduo não foi destruído, teríamos dois deles agora, um na origem e outro no destino.


e, cada ion ser gravado com o registro da pessoa para, quando se juntassem novamente, cada particula ir em seu devido lugrar.


Isto não tem sentido. Como disse, quem ministrou tal palestra, queria explicar a ficção-científica, e não como a coisa funcionaria do ponto de vista da Física.

o capitão Kirk morreu logo no primeiro teleporte


Mas como se demonstraria tal coisa, uma vez que a “cópia” é absolutamente indistinguível do original? Complicado, não?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Fernando Silva »

Li outro dia uma teoria sobre o entrelaçamento:
as 2 partículas entrelaçadas seriam dois aspectos de uma mesma entidade, e somos nós que as vemos como entidades diferentes.

A comparação que fizeram no artigo foi a de um peixe no aquário sendo visto através de 2 câmeras de TV e 2 monitores diferentes. Ficamos com a impressão de que são 2 peixes diferentes e nos surpreendemos por se moverem sempre em sincronismo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Johnny »

POderiam inventar primeiro o sintetizador de alimentos. Disk pizza é um saco!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:POderiam inventar primeiro o sintetizador de alimentos. Disk pizza é um saco!


Pizza é veneno. Coma verdes. Nem precisa plantar. É só lavar e botar um azeitinho. :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:POderiam inventar primeiro o sintetizador de alimentos. Disk pizza é um saco!


Pizza é veneno. Coma verdes. Nem precisa plantar. É só lavar e botar um azeitinho. :emoticon45:

Boa idéia. Tem como transformar verdes em mussarela?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:POderiam inventar primeiro o sintetizador de alimentos. Disk pizza é um saco!


Pizza é veneno. Coma verdes. Nem precisa plantar. É só lavar e botar um azeitinho. :emoticon45:

Boa idéia. Tem como transformar verdes em mussarela?


Não...mas tem como transformar mussarela em enfarto do miocárdio, you know...
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Apáte »

Lúcifer escreveu:Já faz muito tempo, eu assisti uma palestra sobre o teleporte e a morte de Kirk.
Resumindo o que eu me lembro, é o seguinte. Para o teleporte funcionar com uma pessoa, o corpo dela teria que ser transformado em energia e, cada ion ser gravado com o registro da pessoa para, quando se juntassem novamente, cada particula ir em seu devido lugrar.
Aí vem o problema da reestruturação molecular. A matéria transformada em energia, não poderia ser novamente transformada em matéria. Ela teria que usar a matéria do local onde a pessoa reapareceria. Ou seja, toda aquela informação transformada em energia, usaria a matéria do local e formaria um invólucro carnal...mais ou menos como um clone da pessoa original. Ou seja, a cada transporte, o corpo é reduzido a atomos, gravado a sua essencia biológica e reintroduzido em um clone do local onde ele se materializa.

Olhando por esse lado, o capitão Kirk morreu logo no primeiro teleporte, visto que toda vez que ele era materializado, uma cópia de sua essência e psique era introduzido no clone.

Desculpe pela explicação simplista. Fisica não é o meu forte, mas...
Estou certo ou meio certo professor??

Sou um completo ignorante em física. Pra mim, a possibilidade de criar réplicas exatas, segundo esta sua explicação, é tão ou até mais interessante do que o próprio teleporte.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:
Lúcifer escreveu:Já faz muito tempo, eu assisti uma palestra sobre o teleporte e a morte de Kirk.
Resumindo o que eu me lembro, é o seguinte. Para o teleporte funcionar com uma pessoa, o corpo dela teria que ser transformado em energia e, cada ion ser gravado com o registro da pessoa para, quando se juntassem novamente, cada particula ir em seu devido lugrar.
Aí vem o problema da reestruturação molecular. A matéria transformada em energia, não poderia ser novamente transformada em matéria. Ela teria que usar a matéria do local onde a pessoa reapareceria. Ou seja, toda aquela informação transformada em energia, usaria a matéria do local e formaria um invólucro carnal...mais ou menos como um clone da pessoa original. Ou seja, a cada transporte, o corpo é reduzido a atomos, gravado a sua essencia biológica e reintroduzido em um clone do local onde ele se materializa.

Olhando por esse lado, o capitão Kirk morreu logo no primeiro teleporte, visto que toda vez que ele era materializado, uma cópia de sua essência e psique era introduzido no clone.

Desculpe pela explicação simplista. Fisica não é o meu forte, mas...
Estou certo ou meio certo professor??

Sou um completo ignorante em física. Pra mim, a possibilidade de criar réplicas exatas, segundo esta sua explicação, é tão ou até mais interessante do que o próprio teleporte.




Isso na verdade nao e possivel, devido ao teorema da nao clonagem. O sistema quantico que sera transportado nao pode ser duplicado, ou seja, a informacao quantica que ele continha e destruida no local A e transmitida para o local B.

Quanto a "morte do capitao Kirk", se voce considerar sua vida como o processo de transformacao da informacao que compoe aquilo que voce e, se essa informacao for transportada para um local distante, o fato do suporte material dela em algum sentido mudar nao tem tanta importancia assim. Todas as sinapses que voce produz aqui continuarao sendo produzidas se o teletransporte for bem sucedido. Apenas a sua "historia de mundo" tera sido deslocada na velocidade da luz do ponto A para o ponto B.

E claro que em termos de interpretacao filosofica ou metafisica, tudo e possivel. Voce pode inclusive pensar que toda vez que voce dorme voce morre e no dia seguinte a pessoa que acorda e outra, so que com as suas antigas memorias.

Eu ja ouvi falar em algum lugar que no transcorrer de dois anos praticamente todos os atomos do nosso corpo sao "renovados" (nao sao os mesmos de dois anos atras). Nao sei a fonte dessa informacao, nem posso garantir que seja verdade, mas e de alguma forma aceitavel (boa parte deles pelo menos e trocada, inclusive no cerebro). Entao, sua identidade nao e definida pelos atomos especificos que compoe voce, que sao descartaveis.


"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Apáte »

Errado.
Editado pela última vez por Apáte em 27 Jan 2009, 17:36, em um total de 1 vez.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Isso na verdade nao e possivel, devido ao teorema da nao clonagem. O sistema quantico que sera transportado nao pode ser duplicado, ou seja, a informacao quantica que ele continha e destruida no local A e transmitida para o local B.

Hein?

Ela (original) não poderia ser mantida no local A e enviada uma cópia das informações para o local B?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:

Isso na verdade nao e possivel, devido ao teorema da nao clonagem. O sistema quantico que sera transportado nao pode ser duplicado, ou seja, a informacao quantica que ele continha e destruida no local A e transmitida para o local B.

Hein?

Ela não pode ser mantida no local A e enviada a cópia no local B?



Nao, porque o estado quantico dela teria necessariamente que ser reduzido de toda sua informacao no momento em que ele fosse "medido" em A para em seguida ser enviada telegraficamente a informacao coletada que permitiria ao observador (ou outro observador depois de receber a mensagem sobre o conteudo da informacao) dectecta-lo no em B.

A ideia e que esses estados entrelacados sao extremamente delicados, no sentido de que eles nao sao como um livro que voce sempre pode ler duas vezes. Se voce "ler" o seu conteudo, voce ja tera degenerado o sistema.

A explicacao detalhada e um pouco mais complicada e depende de uma certa familiaridade com nocoes algebricas que podem parecer pouco intuitivas para quem nao e da area de exatas (a representacao algebrica dos "estados ligados" depende das propriedades de algumas operacoes basicas em produtos tensoriais de espacos de Hilbert).
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Nao, porque o estado quantico dela teria necessariamente que ser reduzido de toda sua informacao no momento em que ele fosse "medido" em A

Não há como explicar em linguagem de leigo o motivo, razão, causa, porquê ou circunstância da informação original ter que ser imediatamente destruída para que seja copiada e lançada ao segundo ponto?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:

Nao, porque o estado quantico dela teria necessariamente que ser reduzido de toda sua informacao no momento em que ele fosse "medido" em A

Não há como explicar em linguagem de leigo o motivo, razão, causa, porquê ou circunstância da informação original ter que ser imediatamente destruída para que seja copiada e lançada ao segundo ponto?




A explicacao da razao, usando analogias e coisas intuitivas eu nao creio que seja possivel, mas posso estar enganado. Talvez alguem da area de fisica possa esclarecer melhor.

Mas o teorema da nao clonagem e um resultado matematico derivado do formalismo algebrico empregado para descrever a mecanica quantica. Eu posso tentar dar uma ideia do que se trata, mas nao sei se vai ajudar.

A informacao de um determinado sistema quantico e dado pela sua funcao de onda, e sua evolucao no tempo e determinada pela equacao schroedinger, que por sua vez depende apenas do hamiltoniano do sistema (um operador matematico que fornece "energia cinetica" e "energia potencial" da particula, permitindo assim descrever sua "trajetoria" ).

De acordo com o formalismo da mecanica quantica, medir uma determinada informacao sobre um sistema (por exemplo, a sua energia) equivale a agir um operador linear hermitiano sobre a funcao de onda. O resultado observado sera sempre um par de auto-valor/auto-vetor desse operador matematico (que, para operadores compactos, sao discretos (teorema espectral em dimensao infinita)). Assim, informacao quantica do sistema determinava a distribuicao de probabilidade do resultado da medicao.

Diz-se entao que o sistema colapsa apos a medicao, ja que ele adquire o estado do auto-vetor medido, e segue sua evolucao segundo seu hamiltoniano. Se em seguida a medicao de outra quantidade for realizada, o resultado dela tera uma distribuicao diferente do que teria se essa segunda medicao fosse realizada antes da primeira da primeira quantidade*. Assim, a informacao que o sistema tinha a principio foi destruida pela medicao realizada.

Outro ponto basico importante e que so se pode agir e controlar um sistema quantico empregando transformacoes unitarias, ou seja, que preservam o produto escalar.

O teorema de nao clonagem e uma consequencia bastante simples dessas hipoteses (obviamente, quando estamos acostumados com as notacoes empregadas). E facil mostrar que com uma operacao unitaria e impossivel clonar um estado qualquer (pois, em geral, a transformacao violaria a conservacao do produto escalar).

(*na verdade, nem sempre e o caso, pois depende de uma quantidade chamada comutador dos dois operadores de medicao. Se esse comutador for zero, diz-se que os operadores comutam, de maneira que realizar as duas medicoes em qualquer ordem nao afetara as distribuicoes de probabilidade dos resultados. Mas no caso geral, o comutador nao e zero, e um dos exemplos mais conhecidos e o chamado teorema da incerteza de Heisenberg, que deriva do fato do comutador entre o operador posicao e o operador hamiltoniano ser diferente de zero.)
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por Herf »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Isso na verdade nao e possivel, devido ao teorema da nao clonagem. O sistema quantico que sera transportado nao pode ser duplicado, ou seja, a informacao quantica que ele continha e destruida no local A e transmitida para o local B.

Quanto a "morte do capitao Kirk", se voce considerar sua vida como o processo de transformacao da informacao que compoe aquilo que voce e, se essa informacao for transportada para um local distante, o fato do suporte material dela em algum sentido mudar nao tem tanta importancia assim. Todas as sinapses que voce produz aqui continuarao sendo produzidas se o teletransporte for bem sucedido. Apenas a sua "historia de mundo" tera sido deslocada na velocidade da luz do ponto A para o ponto B.

E claro que em termos de interpretacao filosofica ou metafisica, tudo e possivel. Voce pode inclusive pensar que toda vez que voce dorme voce morre e no dia seguinte a pessoa que acorda e outra, so que com as suas antigas memorias.

Eu ja ouvi falar em algum lugar que no transcorrer de dois anos praticamente todos os atomos do nosso corpo sao "renovados" (nao sao os mesmos de dois anos atras). Nao sei a fonte dessa informacao, nem posso garantir que seja verdade, mas e de alguma forma aceitavel (boa parte deles pelo menos e trocada, inclusive no cerebro). Entao, sua identidade nao e definida pelos atomos especificos que compoe voce, que sao descartaveis.

Steven Pinker faz umas especulações interessantes em Como a Mente Funciona: se a nossa consciência não é mais do que um determinado estado da matéria que compõe nosso cérebro (apenas informação), então poder-se-ia juntar toda a população da Terra, dar uma lanterna a cada pessoa, e fazer com que cada um acendesse e apagasse sua lanterna de tal forma que toda a coletividade simulasse um estado mental específico. Se simulassem um "estado mental de dor" seria como se uma grande entidade agonizante pairasse sobre todos?

:emoticon12:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por NadaSei »

Luiz Carlos Querido escreveu:POderiam inventar primeiro o sintetizador de alimentos. Disk pizza é um saco!

Exato!
Os dois grandes inventos de verdade são o sintetizador de alimentos e o holodeck.
Teleporte é coisa de gente stressada. :emoticon22:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: TELEPORTE QUÂNTICO

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Herf escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Isso na verdade nao e possivel, devido ao teorema da nao clonagem. O sistema quantico que sera transportado nao pode ser duplicado, ou seja, a informacao quantica que ele continha e destruida no local A e transmitida para o local B.

Quanto a "morte do capitao Kirk", se voce considerar sua vida como o processo de transformacao da informacao que compoe aquilo que voce e, se essa informacao for transportada para um local distante, o fato do suporte material dela em algum sentido mudar nao tem tanta importancia assim. Todas as sinapses que voce produz aqui continuarao sendo produzidas se o teletransporte for bem sucedido. Apenas a sua "historia de mundo" tera sido deslocada na velocidade da luz do ponto A para o ponto B.

E claro que em termos de interpretacao filosofica ou metafisica, tudo e possivel. Voce pode inclusive pensar que toda vez que voce dorme voce morre e no dia seguinte a pessoa que acorda e outra, so que com as suas antigas memorias.

Eu ja ouvi falar em algum lugar que no transcorrer de dois anos praticamente todos os atomos do nosso corpo sao "renovados" (nao sao os mesmos de dois anos atras). Nao sei a fonte dessa informacao, nem posso garantir que seja verdade, mas e de alguma forma aceitavel (boa parte deles pelo menos e trocada, inclusive no cerebro). Entao, sua identidade nao e definida pelos atomos especificos que compoe voce, que sao descartaveis.

Steven Pinker faz umas especulações interessantes em Como a Mente Funciona: se a nossa consciência não é mais do que um determinado estado da matéria que compõe nosso cérebro (apenas informação), então poder-se-ia juntar toda a população da Terra, dar uma lanterna a cada pessoa, e fazer com que cada um acendesse e apagasse sua lanterna de tal forma que toda a coletividade simulasse um estado mental específico. Se simulassem um "estado mental de dor" seria como se uma grande entidade agonizante pairasse sobre todos?

:emoticon12:



Mais ou menos.

E preciso entender que a ordem biologica que da um sentido para a informacao contida nos nossos estados cerebrais e estritamente dependente da historia fisica e evolucionaria, que se traduz na informacao estrutural do nosso organismo e na sua interecao com o meio ambiente.

Apenas nesse contexto faz sentido falar que um determinado estado cerebral representa dor.

Dar uma lanterna para cada pessoa, para que elas simulassem sinapses de um meta-organismo, nao faria muito sentido sem que essas sinapses produzissem estados informacionais que se traduzissem na forma como esse meta-organismo se comporta no seu ambiente.

Quando sentimos dor, essa informacao nos obriga a sinalizar isso, pedindo por ajuda empregando de formulas semioticas ou mesmo linguisticas que serao compreendidas por pares, ou entao nos obriga a tomar certas atitudes subitas, como interromper a atividade que poderia estar provocando a dor.

Um monte de gente ascendo lanternas poderia simular todas as combinacoes de lanternas acesas e apagadas, mas dificilmente isso poderia ser interpretado como dor agonizante de um meta-sistema, pois esse estado so faria sentido num sistema muito maior.

O teletransporte quantico aparentemente copiaria toda a informacao atual da sua historia (da historia das particulas que compoem o estrutura atual do seu corpo) e a transmitiria no espaco para outro lugar, para dali continuar sua historia.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado