Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Apo »

Valores parentais introjetados no Ego = Deus?

Valha-me...
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Dick »

Sem tempo para debater. Assim que profissionalmente possível, retomo. Inté.
A propósito, NadaSei, não tens percepção direta de deus. Não seja mentiroso. Não transforme sua epifania individual em realidade.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

Aranha escreveu:
NadaSei escreveu:Deus difere em forma e contexto destes outros seres e segue de valoração lógica encontrada em inúmeras fontes de conhecimento, cultivada por povos dos cinco continentes em religiões que apresentam o meio para comprovação de tal fato.



- Você se baseia numa correlação convenientemente engendrada para tornar iguais deuses completamente diferentes, ou está ignorando explicações alternativas mais viáveis para as possíveis semelhanças.

- Está ignorando também que dragões, por exemplo, existem em diversas culturas ao redor do mundo.

Abraços,

Desculpe, mas não sou eu quem torna igual Deuses diferentes e sim você quem torna diferente aquilo que é único.
Depois, como dito, dragões e Deus são objetos distintos de tal forma que tornam falsa a analogia, que, diga-se de passagem, é o nome da falácia usada.

Por fim, repito o que disse: Fontes que apresentam os meios para verificação do conteúdo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

Let me escreveu:Sem tempo para debater. Assim que profissionalmente possível, retomo. Inté.
A propósito, NadaSei, não tens percepção direta de deus. Não seja mentiroso. Não transforme sua epifania individual em realidade.

Não me refiro a uma epifania e muito menos a uma coisa individual.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Let me escreveu:Sem tempo para debater. Assim que profissionalmente possível, retomo. Inté.
A propósito, NadaSei, não tens percepção direta de deus. Não seja mentiroso. Não transforme sua epifania individual em realidade.

Não me refiro a uma epifania e muito menos a uma coisa individual.


Refere-se sim, uma vez que não há muitos que compartilhem tais percepções. Vai continuar lendo o que vai na natureza e na mente dos outros seres humanos? Vai continuar achando que os demais não são como você porque não querem e não se interessam por saber o que você sabe? Larga de ser teimoso, ou não verá a luz nunca! Há zilhões de conhecimentos e formas de pensar e perceber a realidade, quase tantas formas quanto o número de seres humanos que já passou pela face da Terra mais os que ainda passarão!
Teimoso!
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:
NadaSei escreveu:
Let me escreveu:Sem tempo para debater. Assim que profissionalmente possível, retomo. Inté.
A propósito, NadaSei, não tens percepção direta de deus. Não seja mentiroso. Não transforme sua epifania individual em realidade.

Não me refiro a uma epifania e muito menos a uma coisa individual.


Refere-se sim, uma vez que não há muitos que compartilhem tais percepções. Vai continuar lendo o que vai na natureza e na mente dos outros seres humanos? Vai continuar achando que os demais não são como você porque não querem e não se interessam por saber o que você sabe? Larga de ser teimoso, ou não verá a luz nunca! Há zilhões de conhecimentos e formas de pensar e perceber a realidade, quase tantas formas quanto o número de seres humanos que já passou pela face da Terra mais os que ainda passarão!
Teimoso!

Não é individual, uma vez que cheguei a isso em parte usando a receita de outros que já relatavam o mesmo e contavam o que eu iria ver.

É você quem tenta dizer o que eu sei ou deixo de saber, assim como tenta dizer o que não é possível, o que é fantasia e o que é realidade. (não é você que sem me conhecer insiste que eu sempre fui gay, mesmo eu dizendo o contrario?)
Seu problema principal é espelhar os próprios defeitos nos outros... talvez um meio inconsciente de tentar enxergar esse defeito.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Aranha »

Fernando escreveu:Abmael,

Não é bem assim. Existe uma diferença qualitativa entre a idéia de Deus e a idéia de um gnomo. Dissertei sobre isso num texto bem longo acima em resposta ao Let Me. Não somos nós que classificamos a idéia de Deus da forma que nos parece mais conveniente, é a própria idéia que apresenta casos especiais de dedução necessária.


Caro Fernando,

- Não comparei Deus a gnomos, apenas contestei os argumentos que o forista a quem me dirigi usa para diferenciá-los (que são diferentes dos seus).

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:
Aranha escreveu:
NadaSei escreveu:Deus difere em forma e contexto destes outros seres e segue de valoração lógica encontrada em inúmeras fontes de conhecimento, cultivada por povos dos cinco continentes em religiões que apresentam o meio para comprovação de tal fato.



- Você se baseia numa correlação convenientemente engendrada para tornar iguais deuses completamente diferentes, ou está ignorando explicações alternativas mais viáveis para as possíveis semelhanças.

- Está ignorando também que dragões, por exemplo, existem em diversas culturas ao redor do mundo.

Abraços,

Desculpe, mas não sou eu quem torna igual Deuses diferentes e sim você quem torna diferente aquilo que é único.


- Demonstre alguma característica geral dos diversos deuses em todo mundo ao longo da história que não possa ser explicada por meios naturais e eu concordarei contigo.

NadaSei escreveu:Depois, como dito, dragões e Deus são objetos distintos de tal forma que tornam falsa a analogia, que, diga-se de passagem, é o nome da falácia usada.

Por fim, repito o que disse: Fontes que apresentam os meios para verificação do conteúdo.


- Dragões atendem à sua premissa inicial ("inúmeras fontes de conhecimento, cultivada por povos dos cinco continentes em religiões"), se chineses, europeus e indo-arábicos acreditam em Dragões, logo eles existem.

Abraços
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Res Cogitans »

Fernando escreveu:A idéia de moralidade simplesmente não se aplica à essência de Deus. Da mesma maneira que a idéia de cor não se aplica à essência de um triângulo. E isto não significa que o triângulo não é colorido, pq afirmar tal coisa é pressupor a validade de uma conjunção impossível.

Portanto, não tem como responder a sua pergunta corretamente pq o próprio questionamento é equivocado. Nenhuma coisa tem a capacidade de coagir um ser absolutamente livre. As leis morais existem a partir de Deus e não o contrário.


Existem muitas diferenças entre suas premissas e as minhas principalmente no campo do que significa uma pessoa, agentes morais, pacientes morais e dignidade moral. Só isso seria um tópico de metaética a parte e não estou disposto a perder tempo com isso agora, em outra oportunidade podemos abir um tópico só sobre isso.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Fernando »

Aranha escreveu:Caro Fernando,

- Não comparei Deus a gnomos, apenas contestei os argumentos que o forista a quem me dirigi usa para diferenciá-los (que são diferentes dos seus).

Abraços,


É que eu acho que o NadaSei está defendendo a mesma coisa que eu, por um caminho diferente. Mas eu entendo que vc discorde especificamente dos argumentos dele e não dos meus pq de fato a linha argumentativa não é a mesma.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Fernando »

Res Cogitans escreveu:Existem muitas diferenças entre suas premissas e as minhas principalmente no campo do que significa uma pessoa, agentes morais, pacientes morais e dignidade moral. Só isso seria um tópico de metaética a parte e não estou disposto a perder tempo com isso agora, em outra oportunidade podemos abir um tópico só sobre isso.


Que pena que vc não quer debater sobre a polêmica que vc mesmo criou. Mas tudo bem, eu entendo a falta de disponibilidade. Fico então aguardando a sua disponibilidade.
Editado pela última vez por Fernando em 28 Jan 2009, 13:34, em um total de 1 vez.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por gpweins »

NadaSei escreveu:Não é individual, uma vez que cheguei a isso em parte usando a receita de outros que já relatavam o mesmo e contavam o que eu iria ver.


Então não é epifania realmente, é indução. :emoticon45:
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Apo »

gpweins escreveu:
NadaSei escreveu:Não é individual, uma vez que cheguei a isso em parte usando a receita de outros que já relatavam o mesmo e contavam o que eu iria ver.


Então não é epifania realmente, é indução. :emoticon45:


A "receita de outros" deve ser algum grupo de malucos a quem ele se associou para fazer valer alguns dos conflitos para os quais ele não encontra solução individual. Isto é comum.

Para além da indução (em que se deixar levar que é liberalidade do livre arbítrio de cada um, a menos que seja feita uma lobotomia, hipnose ou introjeção de um chip) está a auto-sugestão que transforma verdades em realidade irrefutável por toda a humanidade.

O mais engraçado é ele ter se deixado levar por isto e falar em práticas de autocontrole. Perdeu o controle sobre si mesmo totalmente quando se auto-permitiu influenciar assim.

Triste, pero...observável.
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:
gpweins escreveu:
NadaSei escreveu:Não é individual, uma vez que cheguei a isso em parte usando a receita de outros que já relatavam o mesmo e contavam o que eu iria ver.


Então não é epifania realmente, é indução. :emoticon45:


A "receita de outros" deve ser algum grupo de malucos a quem ele se associou para fazer valer alguns dos conflitos para os quais ele não encontra solução individual. Isto é comum.

Para além da indução (em que se deixar levar que é liberalidade do livre arbítrio de cada um, a menos que seja feita uma lobotomia, hipnose ou introjeção de um chip) está a auto-sugestão que transforma verdades em realidade irrefutável por toda a humanidade.

O mais engraçado é ele ter se deixado levar por isto e falar em práticas de autocontrole. Perdeu o controle sobre si mesmo totalmente quando se auto-permitiu influenciar assim.

Triste, pero...observável.

Não... Receita de outros igual ao que ocorre quando um cientista reproduz um experimento e comprova sua veracidade.
Isso evita que a pessoa seja obrigada a se limitar a acreditar em relatos, seja de cientistas seja de religiosos. Ao mesmo tempo evita ser obrigado a creditar que fez tudo certo e não cometeu um erro e está a se enganar por ele, já que outros que realizaram o mesmo experimento relatam a mesma coisa, um confirma o que outro INVESTIGOU E COMPROVOU.

Engraçado é como você se julga não só conhecedora da realidade, mas também conhecedora dos outros... mesmo não se apoiando minimamente na lógica, no conhecimento cientifico ou ao menos em investigação pessoal.
Limita-se a soltar afirmações com base nas próprias crenças e fantasias.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

Aranha escreveu:- Demonstre alguma característica geral dos diversos deuses em todo mundo ao longo da história que não possa ser explicada por meios naturais e eu concordarei contigo.

Já demonstrei isso em outros tópicos usando o Hinduismo, Cristianismo e Taoismo, mas o resultado é sempre o mesmo, inventam hipóteses as quais afirmam como sendo a verdade.

O fato é que todas essas religiões dizem as mesmas coisas, como por exemplo, não enxergamos a realidade, e ensinam praticas semelhantes para podermos superar essa "trave" que temos nos olhos.
Assim como falam sobre a realidade ser "una".

Vocês podem tentar argumentar sobre humanos projetando características em Deus, sobre religiões com copias fruto de uma fonte comum, ou o que quiser. Só não podem achar que limitados as próprias interpretações e possibilidades, estão mais embasados do que quem estuda o assunto e observa diretamente a veracidade das coisas apontadas nessas fontes, coisas observáveis e que inclusive vão de encontro ao que já é de conhecimento cientifico.

A valoração está na logica de todo o discurso, na veracidade de coisas observáveis apontadas por essa lógica e na própria realidade, como na descrição de um Deus "uno" que vai na mesma direção de unidade demonstrada pela natureza.

Agora, o discurso e a lógica que seguem podem, mesmo que ilusórios, serem chegados distintamente por religiosos em tantas partes diferentes e estarem errados, mas é um tanto improvável que tal discurso fosse tão semelhante se tudo o que existe na religião são "invenções fantasiosas da mente de gente burra".
As semelhanças doutrinarias e filosóficas já demonstram por si só, pontos comuns na observação... Agora, a principio você estava a falar sobre a existência de muitos deuses diferentes, não sobre como em muitas religiões podem chegar a conceitos semelhantes e que levam ao mesmo Deus único.
Aranha escreveu:
NadaSei escreveu:Depois, como dito, dragões e Deus são objetos distintos de tal forma que tornam falsa a analogia, que, diga-se de passagem, é o nome da falácia usada.

Por fim, repito o que disse: Fontes que apresentam os meios para verificação do conteúdo.


- Dragões atendem à sua premissa inicial ("inúmeras fontes de conhecimento, cultivada por povos dos cinco continentes em religiões"), se chineses, europeus e indo-arábicos acreditam em Dragões, logo eles existem.

Abraços

Primeiro vamos a questão da forma.
Dragões são distintos de Deus e não são comparáveis não vou perder meu tempo com isso pois acho que o Fernando já abordou a questão.
O segundo requisito apresentado que ignorou, foi a apresentação de um meio de verificação sobre tal coisa.
Deus atende a esse requisito, o meio de verifica-lo é apresentado pela religião, enquanto dragões não são verificáveis.

Por fim, nós é que chamamos de dragões coisas diferentes.
O dragão Chines é muito mais uma cobra com asas, enquanto o Dragão europeu é completamente diferente. Nós é que fazemos a analogia por serem quimeras fantasiosas com base em reptils.
É algo bem diferente do que ocorre com Deus, tanto na descrição quanto na filosofia que fala sobre ele.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:
gpweins escreveu:
NadaSei escreveu:Não é individual, uma vez que cheguei a isso em parte usando a receita de outros que já relatavam o mesmo e contavam o que eu iria ver.


Então não é epifania realmente, é indução. :emoticon45:


A "receita de outros" deve ser algum grupo de malucos a quem ele se associou para fazer valer alguns dos conflitos para os quais ele não encontra solução individual. Isto é comum.

Para além da indução (em que se deixar levar que é liberalidade do livre arbítrio de cada um, a menos que seja feita uma lobotomia, hipnose ou introjeção de um chip) está a auto-sugestão que transforma verdades em realidade irrefutável por toda a humanidade.

O mais engraçado é ele ter se deixado levar por isto e falar em práticas de autocontrole. Perdeu o controle sobre si mesmo totalmente quando se auto-permitiu influenciar assim.

Triste, pero...observável.

Não... Receita de outros igual ao que ocorre quando um cientista reproduz um experimento e comprova sua veracidade.
Isso evita que a pessoa seja obrigada a se limitar a acreditar em relatos, seja de cientistas seja de religiosos. Ao mesmo tempo evita ser obrigado a creditar que fez tudo certo e não cometeu um erro e está a se enganar por ele, já que outros que realizaram o mesmo experimento relatam a mesma coisa, um confirma o que outro INVESTIGOU E COMPROVOU.

Engraçado é como você se julga não só conhecedora da realidade, mas também conhecedora dos outros... mesmo não se apoiando minimamente na lógica, no conhecimento cientifico ou ao menos em investigação pessoal.
Limita-se a soltar afirmações com base nas próprias crenças e fantasias.


Cara, eu tô implicando demais contigo. Desculpa ai...
Imagem

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:
Aranha escreveu:
- Demonstre alguma característica geral dos diversos deuses em todo mundo ao longo da história que não possa ser explicada por meios naturais e eu concordarei contigo.


Já demonstrei isso em outros tópicos usando o Hinduismo, Cristianismo e Taoismo, mas o resultado é sempre o mesmo, inventam hipóteses as quais afirmam como sendo a verdade.

O fato é que todas essas religiões dizem as mesmas coisas, como por exemplo, não enxergamos a realidade, e ensinam praticas semelhantes para podermos superar essa "trave" que temos nos olhos.
Assim como falam sobre a realidade ser "una".

Vocês podem tentar argumentar sobre humanos projetando características em Deus, sobre religiões com copias fruto de uma fonte comum, ou o que quiser. Só não podem achar que limitados as próprias interpretações e possibilidades, estão mais embasados do que quem estuda o assunto e observa diretamente a veracidade das coisas apontadas nessas fontes, coisas observáveis e que inclusive vão de encontro ao que já é de conhecimento cientifico.

A valoração está na logica de todo o discurso, na veracidade de coisas observáveis apontadas por essa lógica e na própria realidade, como na descrição de um Deus "uno" que vai na mesma direção de unidade demonstrada pela natureza.

Agora, o discurso e a lógica que seguem podem, mesmo que ilusórios, serem chegados distintamente por religiosos em tantas partes diferentes e estarem errados, mas é um tanto improvável que tal discurso fosse tão semelhante se tudo o que existe na religião são "invenções fantasiosas da mente de gente burra".
As semelhanças doutrinarias e filosóficas já demonstram por si só, pontos comuns na observação... Agora, a principio você estava a falar sobre a existência de muitos deuses diferentes, não sobre como em muitas religiões podem chegar a conceitos semelhantes e que levam ao mesmo Deus único.


- Primeiramente, coincidências doutrinárias não levam a concluiir por um único Deus.

- Segundo, Freud, Jung e outros tem explicações para isto, bem mais interessantes que a sua por sinal.

- Terceiro, você afirma: "como na descrição de um Deus "uno" que vai na mesma direção de unidade demonstrada pela natureza", oras, isso é lógico, se o homem sempre criou seus mitos no sentido de explicar a natureza (não só o mundo natural, mas a natureza humana também), e uma vez que a natureza é a mesma em todo lugar (com sol, lua, ventos, estações, caça, pesca, colheitas, guerras, paixões, família, nascimento e morte), nada mais natural que deuses que representem tudo isto, não é o deus que é único, a natureza e seus ciclos que são únicos, então os deuses para explicá-la apresentam semelhanças.


NadaSei escreveu:
Aranha escreveu:
NadaSei escreveu:Depois, como dito, dragões e Deus são objetos distintos de tal forma que tornam falsa a analogia, que, diga-se de passagem, é o nome da falácia usada.

Por fim, repito o que disse: Fontes que apresentam os meios para verificação do conteúdo.


- Dragões atendem à sua premissa inicial ("inúmeras fontes de conhecimento, cultivada por povos dos cinco continentes em religiões"), se chineses, europeus e indo-arábicos acreditam em Dragões, logo eles existem.

Abraços

Primeiro vamos a questão da forma.
Dragões são distintos de Deus e não são comparáveis não vou perder meu tempo com isso pois acho que o Fernando já abordou a questão.
O segundo requisito apresentado que ignorou, foi a apresentação de um meio de verificação sobre tal coisa.
Deus atende a esse requisito, o meio de verifica-lo é apresentado pela religião, enquanto dragões não são verificáveis.
Por fim, nós é que chamamos de dragões coisas diferentes.
O dragão Chines é muito mais uma cobra com asas, enquanto o Dragão europeu é completamente diferente. Nós é que fazemos a analogia por serem quimeras fantasiosas com base em reptils.
É algo bem diferente do que ocorre com Deus, tanto na descrição quanto na filosofia que fala sobre ele.



- Engraçado, as diferenças ínfimas entre os dragões da China e da Europa são decisivas para você, ao passo que as diferenças enormes entre os Deuses Taóistas e os deuses do paganismo europeu e do cristianismos não são relevantes.

- Dragões são seres mitológicos, como os deuses já foram um dia, o mito evolui para a religião, mas isto não o torna verdadeiro, se fosse assim você teria que acreditar em Zeus e Hércules também.

- Vemos a mesma coisa hoje em dia, já há cultos aos ET's, foram da mitologia à religião, logo, são reais certo?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por gpweins »

NadaSei escreveu:O segundo requisito apresentado que ignorou, foi a apresentação de um meio de verificação sobre tal coisa.
Deus atende a esse requisito, o meio de verifica-lo é apresentado pela religião, enquanto dragões não são verificáveis.


Numa boa, um cara que acha que a religião (note-se qualquer religião pela forma que a frase foi escrita, :emoticon4: ), permite a qualquer um verificar a existência de deus, não pode querer ser levado à sério.

Ah e dragões contam com uma extensa mitologia, muitas vezes ligada, pasmem, à religião.

Lembrando:
A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
fonte: Wikipédia

:emoticon45:
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Apo »

Não consigo verificar a existência de deuses através de religião alguma.

Será que minhas capacidades mentais não permitem?
Imagem

gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por gpweins »

Apo escreveu:Não consigo verificar a existência de deuses através de religião alguma.

Será que minhas capacidades mentais não permitem?


Cara Apo, acredito que você deva tentar então experimentar a União do Vegetal, talvez eles consigam levar sua mente a níveis de consciência mais elevados. :emoticon33:

Afinal, beber chá de Ayahuasca é uma "receita de outros que já relataram o mesmo e contam o que você irá ver", :emoticon45:
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Apo »

gpweins escreveu:
Apo escreveu:Não consigo verificar a existência de deuses através de religião alguma.

Será que minhas capacidades mentais não permitem?


Cara Apo, acredito que você deva tentar então experimentar a União do Vegetal, talvez eles consigam levar sua mente a níveis de consciência mais elevados. :emoticon33:

Afinal, beber chá de Ayahuasca é uma "receita de outros que já relataram o mesmo e contam o que você irá ver", :emoticon45:


:emoticon22:


Muito legal isto! Os velhinhos devem "viajar" bastante! :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

Aranha escreveu:
- Engraçado, as diferenças ínfimas entre os dragões da China e da Europa são decisivas para você, ao passo que as diferenças enormes entre os Deuses Taóistas e os deuses do paganismo europeu e do cristianismos não são relevantes.

- Dragões são seres mitológicos, como os deuses já foram um dia, o mito evolui para a religião, mas isto não o torna verdadeiro, se fosse assim você teria que acreditar em Zeus e Hércules também.

- Vemos a mesma coisa hoje em dia, já há cultos aos ET's, foram da mitologia à religião, logo, são reais certo?

Abraços,

Os dragões são, em primeiro lugar, no que refere a forma animais físicos, algo que não pode ser comparado com o conceito de Deus.
Segundo, eles são seres como unicórnios, centauros e outros mais.
Os diferentes dragões só são chamados assim por algumas semelhanças, como serem baseados em reptils e voarem.

Quanto a Deus e outras explicações, já discuti o assunto aqui: viewtopic.php?f=1&t=10555&p=218421&hilit=deuses#p218421
As semelhanças doutrinarias e filosóficas vão muito além do que se pode explicar por meios como os utilizados por freud.
Isso é coisa de quem cita e fala sobre o que "ouviu dizer" por alguém, ao invés de falar sobre o que investigou.

A religião fala sobre certos fatos acerca de nosso estado mental, mostra as evidencias a serem observadas e ensina como corrigir os problemas inerentes a tal estado mental, sendo então verificável e baseada na realidade dos fatos.
O resto é bobagem de quem fala sobre o que não conhece e arruma pseudo-explicações para explicar o que não entende.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por gpweins »

NadaSei escreveu:A religião fala sobre certos fatos acerca de nosso estado mental, mostra as evidencias a serem observadas e ensina como corrigir os problemas inerentes a tal estado mental, sendo então verificável e baseada na realidade dos fatos.


Você quis dizer: Lavagem cerebral
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

gpweins escreveu:
NadaSei escreveu:A religião fala sobre certos fatos acerca de nosso estado mental, mostra as evidencias a serem observadas e ensina como corrigir os problemas inerentes a tal estado mental, sendo então verificável e baseada na realidade dos fatos.


Você quis dizer: Lavagem cerebral

Não, eu quis dizer o que eu disso, algo sobre o qual você evidentemente não faz a menor idéia do que seja... e mesmo assim faz afirmações tolas sobre.

Ai, ai... crentes são chatos mesmo. :emoticon5:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado