Botanico escreveu:Botanico escreveu: Eu discordo desta tal lei de reciprocidade. Não é maltratando os europeus, turistas ou negociantes, que nos visitam que vai melhorar a nossa estima.
Benetton escreveu:Pode não ser a melhor medida do mundo mas é uma das poucas que funcionam. E funcionou muito bem com relação à Portugal ( que era pressionado pela CE a assim proceder ), como dito lá em cima. Mas foi só aplicar a reciprocidade que Mario Soares chegou a vir aqui ao Brasil ( camuflado por outras agendas ) para tratar do problema e resolvê-lo rapidinho, rapidinho.
Os interesses dos países e governantes mudam com o tempo, meu caro. O que temos é de ser práticos e duros. Se gostamos que entre grana aqui e não gostamos de que ela sai, então o melhor é fazer o que eu disse. Mas o nosso Mulla é burro demais para isso.
Qualquer país gosta que entre dinheiro em seu território, mas nem por isso todos abrem mão da dignidade de seus concidadãos.
Botanico escreveu:Benetton escreveu:É evidente que há casos e casos. Aplicado o critério correto e justo, alguns não deveriam e não devem mesmo entrar lá. Mas o que não pode, é nivelar por baixo TODO brasileiro que passava na aduana portuguesa. O cuidado foi tomado, normas justas foram implementadas e o clima de animosidade entre os dois países foi suspenso. Simples!
É... Apesar das piadas nossas sobre a burrice congênita dos portugueses, eles souberam ser espertos e entender que boas relações produzem resultados melhores. Mas porque eles foram espertos, isso não é motivo para que outros líderes europeus o sejam. Cada um sabe onde lhe aperta o calo. Se o Zapata aí tá mais pressionado pelo seu povo por causa do desemprego, então é melhor para ele chutar de lá os ilegais que já estão e impedir que outros entrem, nem que isso seja feito de forma atabalhoada e burra. Afinal nós também temos um presidente muito burro, com a diferença, como disse seu ex-ministro da Justiça, que é extremamente afável...
Essa suposta esperteza de Mário Soares foi "ativada" quando viu que o buraco é mais embaixo. Quando a Espanha perceber o mesmo, a tal esperteza vai despertar logo, logo.
Botanico escreveu:Benetton escreveu:E Zapatero? Ah, tá cagando e andando pra qualquer discurso que o Lulla fez ou venha a fazer.
A Espanha vem exorbitando desde 2007. Tem gente que só aprende se receber o troco na mesma moeda, infelizmente.
A parte mais sensível do corpo de um homem não é o saco: é o bolso. Um pronunciamento destes como sugeri incomodaria sim senhor, especialmente se der pintas de que vai ser levado a sério...
Que a parte mais sensível do corpo é o bolso, todo mundo sabe. E tal pronunciamento do sr. Lulla não surtiria efeito em muitos casos, pelos motivos que deixarei mais abaixo.
Botanico escreveu:Benetton escreveu:Discurso de presidente nenhum vai mudar a política externa de países que abusam da sua pseudo-autonomia de tratamento a estrangeiros. O citado discurso foi feito no começo de 2008.
O Lula chegou a reclamar publicamemente contra os maus tratos dispensados a brasileiros na Espanha, dizendo que os motivos eram eleitoreiros. Grande coisa. Isso não justifica não fazer nada a respeito!
E qual foi o resultado do seu belo discurso?
NENHUM! A Espanha continuou a destratar brasileiros. As notícias neste começo de 2009 confirmam que de nada valeram as palavras do sr. Mulla.
Ô Benetão, acho que estamos falando de coisas diferentes: pelo que escreveu acima, o Mulla fez só uma queixa queixosa, sem qualquer efeito prático, sem nenhuma ameaça de retalição concreta. Reclamou de tratamento injusto... Ora, bronca é ferramenta de otário. Se ele dissesse o que sugeri, aí a coisa ia doer mais. É de se perguntar quantos brasileiros vão por mês à Espanha e quantos têm o azar de voltar até sem a bagagem, roubada por não-se-sabe-quem... Será que os empresários de turismo espanhóis, na situação de crise agora, se dariam ao luxo de dispensar o turista brasileiro? Agora se o Mulla propusesse um boicote, determinasse que agências dissessem coisas, justas e injustas, que denegrissem a imagem da Espanha, aí quero ver se o Zapata aí ficaria quieto. O Brasil só não recebe mais turistas porque confundimos exploração do turismo com exploração do turista e fora os problemas de criminalidade, que ao invés da polícia cair de pau em cima, ficam só nos conselhos tipo "não mostrem sinais de riqueza..."
Para quem tem parentes na Espanha isso não funciona. Esse discurso que você sugeriu é muito bonito e teórico para aqueles que simplesmente vão fazer turismo pelo mundo e podem escolher qualquer país para visitar, sem vínculo com nenhum.
Agora, vai dizer que tem que fazer boicote à Espanha para quem tem pais, filhos, irmãos lá. Isso simplesmente não funcionaria.
Se minha Mãe ou irmão morassem lá, Eu mandaria o discurso do sr. Mulla à merda e iria à Epanha sim senhor. Claro que tomaria todos os cuidados e levaria todos os documentos exigidos. E quem pode criticar uma pessoa porque quer visitar sua família em outro país??????? Para quem não tem parentes nenhum na Espanha, é muito fácil recomendar o tal discurso.
Não se pode medir e lidar com sentimentos familiares à base de discursos, políticas desastrosas do Itamarati e burrices do Lulla e Zapatero.
Botanico escreveu: Benetton escreveu:E por que Portugal, mesmo fazendo parte da CE, mudou unilateralmente sua política de imigração independente da Espanha? Ora, é uma questão de vontade política e a certeza de que o tal Mulla tá nem aí pra brasileiros que gastam seus dólares fora do país. Talvez ele até ache bom que todos os brasileiros sejam destratados e humilhados lá fora, para que os doláres que seriam gastos lá passem a ser gastos aqui. Bela política socioeconômica, não?
O Mulla é burro, preciso repetir?
Não, não precisa. Talvez o que se precisa para mudar o cenário atual é a simples aplicação da lei que já existe desde a década de 80 ( E não foi o Lulla quem a fez ) e já suscitaram outros países pensarem duas vezes antes de destratar brasileiros.
Botanico escreveu:Benetton escreveu:Parece que, com relação à Espanha ( país que manda um bom fluxo de turistas e tem altos investimentos aqui, como bancos e telecomunicações ) o Itamarati se importa mesmo é com os "euros", e que se dane a dignidade do povo deste país. Legal !
Mas Benetão, eu já disse: o negócio é tratar mesmo muito bem essa gente. A vantagem é nossa. E alertar e sugerir bem à nossa gente para que fique longe da terra de onde veio essa gente. Economizamos nossa grana e ganhamos a dele. Isso eu acho que é ser esperto. Mas juntaram dois burros, o Mulla e o Zapata, e o resultado só pode ser um: burrice em dobro.
Não tenho nada contra tratar bem os turistas aqui. Claro que temos que tratá-los bem, mas não é esse o ponto.
O que está sendo debatido aqui é a insensibilidade das "otoridades" em deixar nossos conterrêneos serem tratados como cachorros lá fora. O tal discurso sugerido por você só funcionaria se não houvesse brasileiros com parentes na Espanha. Se Você tivesse um filho morando na Espanha e que não tivesse recursos para visitá-lo aqui no Brasil, acataria de bom grado o discurso do sr. Mulla ( sugerido por Você ) e se conformaria em não vê-lo por tempo indeterminado, mesmo tendo todas as condições para ir visitá-lo? Que mal há em exigir respeito em outro país?
Sei que muitos brasileiros têm má fama na Espanha. Mas não é por isso que vou me sujeitar a ser tratado como se fosse a escória do meu país. Que expulsem os brasileiros irregulares de lá e passem a adotar normas mais justas. Aquela turista brasileira, Cícera, da mensagem original, deportada, foi visitar sua prima e tinha todos os documentos, dinheiro, passagem de volta, enfim, tudo o que eles costumam exigir, mas foi tratata como se fosse uma verdadeira criminosa, foi humilhada durante horas e mandada embora, de forma abusiva. Nenhum país minimamente civilizado tolera que seus cidadãos sejam tratados assim, mesmo que outros de mesma origem tenham denegrido a imagem dos seus conterrâneos.
Nem quero saber se o Zapatero ou o Lulla são burros. O povo quer mais do que pão e circo.
Ufa! Para descontrair, e como já diziam os Titãs:
"A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer saída para qualquer parte. A gente não quer só dinheiro, A gente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só dinheiro A gente quer inteiro e não pela metade."Como você mesmo costuma finalizar : É isso.