Cientista estima que exista vida inteligente em...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Cientista estima que exista vida inteligente em...

Mensagem por Apo »

Cientista estima que exista vida inteligente em 38 mil planetas

Descobertas de planetas distantes ajuda em novos cálculos sobre existência de vida em outros pontos do universo.

Há civilizações inteligentes fora da Terra e elas poderiam estar presentes em até quase 40 mil planetas, segundo novos cálculos feitos por Duncan Forgan, um astrofísico da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida, segundo um artigo de Forgan publicado na revista especializada International Journal of Astrobiology

.

As atuais pesquisas estimam que haja pelo menos 361 civilizações inteligentes em nossa galáxia, e possivelmente 38 mil fora dela.

Mesmo que haja quase 40 mil planetas com vida, no entanto, é muito pouco provável que seja estabelecido qualquer contato com vida alienígena.

Pesquisadores apresentam estimativas de vida inteligente fora da Terra com frequência, mas é um processo quase que de adivinhação - estimativas recentes variam entre um milhão e menos de um planeta com alguma forma de vida.

"É um processo para quantificar nossa ignorância", disse Forgan.

Em seu artigo, Forgan conta que criou uma simulação de uma galáxia parecida com a nossa, permitindo que ela desenvolva sistemas solares baseados no que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar - os chamados exoplanetas.

Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes.

O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.

O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.

O terceiro caso examina a possibilidade de que a vida poderia ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteroides - uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra.

Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.

Se, por um lado, a descoberta de novos planetas distantes e desconhecidos pode ajudar em uma estimativa mais precisa sobre o número de planetas semelhantes à Terra, algumas variáveis nesses cálculos continuarão sendo meras suposições.

Por exemplo, o tempo entre a formação de um planeta e o surgimento das primeiras formas de vida, ou deste momento até a existência de vida inteligente, são grandes variáveis em uma suposição geral.

Nesses casos, afirma Forgan, teremos que continuar partindo do princípio de que a Terra não é uma exceção.

"É importante nos darmos conta de que o quadro que construímos ainda está incompleto", disse o astrofísico.

"Mesmo que existam formas de vida alienígenas, nós não necessariamente conseguiremos fazer contato com elas, e não temos nenhuma ideia de sua forma."

"A vida em outros planetas pode ser tão variada como na Terra e não podemos prever como são as formas de vida inteligente de outros planetas, ou como elas se comportam", conclui.

http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.a ... d=17507681

---------------------------------------------------------------------

Vão catar coquinho assim lá casa da mãe Joana, ein?
Tá certo que é uma reles estimativa, ninguém pode provar nada.
Mas mesmo assim, que viagem o cara perder tempo fazendo cálculos sobre sobre isto.

PS: como não sou crente, se me derem um bom motivo para justificar tais "estudos", eu posso mudar de idéia.
Imagem

Darkside
Gênero: Masculino

Re: Cientista estima que exista vida inteligente em...

Mensagem por Darkside »

Acho os estudos muito válidos, assim como acho tudo relacionado à astronomia bem interessante no geral.

Não sou nenhum ufólogo maluco, mas acho bem provável que exista mais vida por aí do que somente na Terra. O universo é grande demais, é difícil de acreditar que só a Terra passaria pelas transformações que possibilitaram a nossa existência, embora provavelmente nunca iremos entrar em contato com qualquer forma de vida extraterrestre.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:Acho os estudos muito válidos, assim como acho tudo relacionado à astronomia bem interessante no geral.

Não sou nenhum ufólogo maluco, mas acho bem provável que exista mais vida por aí do que somente na Terra. O universo é grande demais, é difícil de acreditar que só a Terra passaria pelas transformações que possibilitaram a nossa existência, embora provavelmente nunca iremos entrar em contato com qualquer forma de vida extraterrestre.

Tudo bem conjecturar. Mas fazer tais cálculos em cima de uma conjectura e ainda alimentar uma estatística em cima de novas descobertas de planetas? Acho demais.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:Acho os estudos muito válidos, assim como acho tudo relacionado à astronomia bem interessante no geral.

Tudo bem conjecturar. Mas fazer tais cálculos em cima de uma conjectura e ainda alimentar uma estatística em cima de novas descobertas de planetas? Acho demais.

Acho que o problema disso é que estimula muito a imaginação de algumas pessoas por aí.

Imagem
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Apo

Mensagem por Apo »

é...estimula

Imagino que os espíritas possa dizer se lhes é revelado para onde vão tais desencarnados...se todos para o mesmo lugar, ou se há mundos espirituais variados, se eles conversam entre si... :emoticon26:
Afinal, parece ser bastante...gente...
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:é...estimula

Imagino que os espíritas possa dizer se lhes é revelado para onde vão tais desencarnados...se todos para o mesmo lugar, ou se há mundos espirituais variados, se eles conversam entre si... :emoticon26:

O casamento entre espiritismo e ufologia é totalmente harmonioso. Duas coisas que não conseguem nem mesmo chegar ao nível de pseudociência e são consideradas alienações brabas pela maioria das pessoas. :emoticon26:

Sobre mundos espirituais, há espíritas que acreditam que os planetas do sistema solar são habitados por espíritos em sociedades de acordo com a evolução que alcançaram.

Imagina alguém ensinando isso aos seus filhos? "Sejam bons meninos que vocês um dia vão morar em Júpiter."

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:é...estimula

O casamento entre espiritismo e ufologia é totalmente harmonioso. Duas coisas que não conseguem nem mesmo chegar ao nível de pseudociência e são consideradas alienações brabas pela maioria das pessoas. :emoticon26:

Sobre mundos espirituais, há espíritas que acreditam que os planetas do sistema solar são habitados por espíritos em sociedades de acordo com a evolução que alcançaram.

Imagina alguém ensinando isso aos seus filhos? "Sejam bons meninos que vocês um dia vão morar em Júpiter."

O Sistema Solar é "pertinho". :emoticon1:

Até daria pra gente fazer novos amigos e tal.

Mas fico pensando no montão de "gente" que pode existir pelo Universo afora...será que dá para viajar e bater um papo? :emoticon26:
Isto levando em conta que se a gente é chamado a reencarnar, uma vez estando "em trânsito"...será que a gente vai parar em corpos inteligentes de outros mundos? :emoticon26:
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

São sociedades espirituais invisíveis e inatingíveis pelos nossos falhos sistemas de percepção da realidade Apo, estamos falando de religião! Não dá pra interagir com esses espíritos super evoluídos, o único jeito é você ser uma pessoa extremamente ascencionada quando morrer e se mudar pra lá definitivamente.

Mas eu acho esse pensamento tão... sei lá, pouco criativo. Eles imaginam que são sociedades parecidas com a da Terra.

Eu imagino que se existem outros mundo habitados por aí (não por espíritos, obviamente), eu espero que sejam coisas completamente diferentes ao mundo que estamos habituados a ver. Coisas diferentes mesmo, não as idéias batidas dos lunáticos de plantão, como seres vivos baseados em elementos químicos bem diferentes dos da Terra, ou algo assim.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Eu concordo mesmo é com o Hawkins...

Não quero fazer contato com ET nenhum, não conheço os caras, não sei se são hostis e quero distância :emoticon12: :emoticon12:

Vai que são parasitas? :emoticon5:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

APODman

Mensagem por APODman »

Existe uma correlação entre Metalicidade ( termo usado em astrofísica para proporção de elementos pesados, na verdade qualquer outro elemento que não seja Hidrogênio e Hélio, em uma estrela, nebulosa, etc. ) de uma estrela e a existência de planetas do tipo terrestre: dentro de um certo limite de metalicidade da estrela a probabilidade de um disco planetário ao seu redor gerar planetas rochosos como a Terra é maior.

O autor de uma interessante pesquisa demonstrou que em nosso Universo existem muitas estrelas com metalicidade dentro dos limites adequados a formação de planetas rochosos. A partir dai realizando uma estatística da distribuição de planetas terrestres pelo Universo ( tomando como base a taxa de formação planetária estimada em nossa galáxia, bem como a taxa de metalicidade das estrelas em nossa galáxia e em galáxias próximas ) o autor demonstra que:

"The analysis done here indicates that three quarters of the earth-like planets in the Universe are older than the Earth and that their average age is 1.8 +/- 0.9 billion years older than the Earth. If life forms readily on earth-like planets - as suggested by the rapid appearance of life on Earth - this analysis gives us an age distribution for life on such planets and a rare clue about how we compare to other life which may inhabit the Universe."

fonte: http://arxiv.org/abs/astro-ph/0012399

Acho que as chances de que a vida inteligente e tecnologica tenha surgido em planetas como a Terra, mas 1.8 bilhões de anos mais velhos, são consideráveis, talvez o cientista que fez a estimativa que abre o tópico talvez tenha sido muito conservador na sua avaliação.

Nota:
O autor da pesquisa citada descarta os sistemas solares nos quais a metalicidade da estrela principal é muito alta.

Isto pq os discos planetários ao redor destas estrelas seriam muito densos gerando uma "viscosidade" que permitiria a perda de momento angular ( por atrito ) de planetas gigantes gasosos que eventualmente teriam se formado ( os planetas Gigantes Gasosos forma-se primeiro do que os planetas do tipo terrestre ) . Esta perda de momento angular faz om que estes planetas gigantes espiralizem sua órbita para regiões muito próximas a estrela do sistema pertubando a formação de qualquer planetesimal do tipo terrestre que estivesse em vias de formação ( acresção ) no seu caminho.

Assim nestes sistemas em que a estrela principal possui uma metalicidade muito alta não exitiriam planetas do tipo terrestre, apenas aqueles planetas que passarma a ser denominados "Jupiters quentes" ( planetas com massa igual ou superior a de Jupiter porém com órbitas próximas a estrela principal, por vezes tão ou mais próximas do que a órbita de Mercúrio em relação ao nosso Sol ) . Estes sitemas foram descartados pelo autor da pesquisa do primeiro post.

PORÉM pesquisas recentes de outros autores demonstraram que o processo de acresção de planetas terrestres pode continuar após a passagem de um Gigante Gasoso pela região de sua formação:

- http://arxiv.org/abs/0902.0052

Ou seja talvez a existência de planetas do tipo terrestre seja ainda mais comum do que supunha o autor da primeira pesquisa aumentando ainda mais as chances da existência de seres vivos inteligentes no Universo !

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Trancado