O Tio da Aviação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

O Tio da Aviação

Mensagem por spink »

Não, Santos Dumont não é o "Pai da Aviação". Ele está mais para "Tio da Aviação". Ou, segundo certos relatos, "Tio Esquisitão da Aviação".

Santos Dumont é reconhecido - com todo o mérito - como um dos pioneiros da aviação. Os brasileiros nunca se contentaram com isso e decidiram consagrá-lo como o verdadeiro inventor do avião. O maior disseminador dessa idéia foi Henrique Dumont Villares, autor da biografia "Quem deu asas ao homem", publicada em 1953. O livro não se limita a dizer que Santos Dumont foi o verdadeiro inventor do avião. Contrariando todos os fatos comprovados sobre o assunto, ele tenta demonstrar também que os irmãos Wright eram meros farsantes, e que teriam se apropriado malandramente da invenção do brasileiro.

Henrique Dumont Villares não era propriamente uma fonte desinteressada - ele era sobrinho de Santos Dumont. É como se Pato Donald escrevesse uma biografia de Tio Patinhas. Foi através de seu sobrinho que Santos Dumont, o "Tio da Aviação" - ou o "Tio Esquisitão da Aviação -, finalmente se transformou no "Pai da Aviação". Mas isso só aconteceu no Brasil, que acolheu os argumentos de Henrique Dumont Villares e, negando eventos aceitos no mundo inteiro há mais de cem anos, desqualificou unilateralmente a invenção dos irmãos Wright. Aqueles mesmos irmãos Wright que, em 1905, um ano antes que o 14 Bis decolasse por cerca de 60 metros, a dois metros do solo, já eram capazes de voar por mais meia hora, manobrando nos céus de um lado para o outro.

O culto patriótico a Santos Dumont ganhou impulso durante o Estado Novo. Os integralistas faziam romarias ao seu mausoléu. A lei 165, de 1947, atribuiu-lhe o posto de tenente-brigadeiro. A lei 3.636, de 1959, promoveu-o a marechal-do-ar. Santos Dumont foi condecorado com a Legião de Honra, como Gilberto Gil. Ele também foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira 38, ocupada atualmente por José Sarney. Entre suas principais invenções, estão a escada com degraus em forma de raquete, para que os visitantes fossem obrigados a dar o primeiro passo com o pé direito, e a mesa de jantar com dois metros de altura, incluindo uma plataforma para acomodar o garçom. O crédito por essas invenções nunca foi contestado por ninguém, nem mesmo por aqueles finórios irmãos Wright.

Santos Dumont contribuiu de maneira determinante para o desenvolvimento do avião e tem de ser saudado como o "Tio da Aviação" - ou o "Tio Esquisitão da Aviação". Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".

http://veja.abril.com.br/idade/podcasts ... 10309.html
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por spink »

o liquid snake teria postado com desdém.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

Tá bem que a Veja é um pasquim, mas brasileiro adora fazer isto.
Eita nacionalismozinho barato e renitente!

Iberê Camargo* agora tem um museu da Fundação do mesmo nome aqui em Porto Alegre. Os gaúchos estão achando uma coisa de design muito original. O projeto é do arquiteto português - Álvaro Siza - que estréia no Brasil com tal obra.
Tá certo que o projeto ganhou até prêmio ( Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza - 2002), mas trata-se de cópia descaradamente "inspirada" em outro museu.

Vejam que bonitinho:

MUSEU IBERÊ CAMARGO

Imagem
Imagem
Imagem

Um doce para quem adivinhar qual a fonte de tanta inspiração... :emoticon1:


* Iberê Camargo: http://www.galeriaerrolflynn.com.br/bio ... amargo.htm
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por spink »

Apo escreveu:
Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


a comparação (fica subentendido) com sarney é torpe.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

spink escreveu:
Apo escreveu:
Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


a comparação (fica subentendido) com sarney é torpe.

Nossa, é forçação total.
Imagem

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por spink »

Apo escreveu:
spink escreveu:
Apo escreveu:
Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


a comparação (fica subentendido) com sarney é torpe.

Nossa, é forçação total.


tudo bem que foi só uma "adaptação"; mas e o relógio de pulso, seria tão ridículo ao ponto de não ter sido mencionado?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

spink escreveu:
Apo escreveu:
spink escreveu:
Apo escreveu:
Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


a comparação (fica subentendido) com sarney é torpe.

Nossa, é forçação total.


tudo bem que foi só uma "adaptação"; mas e o relógio de pulso, seria tão ridículo ao ponto de não ter sido mencionado?


Parece que a história do relógio de pulso é mais ironizada ainda.
Mas pense bem. Quantas coisas se acaba pendurando para não ter que carregar na mão? É uma bobagem mesmo esta de "descobrir" que o relógio pode ser usado no pulso. É tão simples, que se não fosse ele, seria outro qualquer ( ou talvez já tenha sido usado por outros antes, que não deram a ele diferencial comercial ou importância de patente).
Imagem

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por spink »

Apo escreveu:
spink escreveu:
Apo escreveu:
spink escreveu:
Apo escreveu:
Ele também será eternamente recordado por todos nós, brasileiros, como o verdadeiro e único "Pai da Mesa De Jantar com Dois Metros de Altura (Incluindo Uma Plataforma Para Acomodar O Garçom)".


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


a comparação (fica subentendido) com sarney é torpe.

Nossa, é forçação total.


tudo bem que foi só uma "adaptação"; mas e o relógio de pulso, seria tão ridículo ao ponto de não ter sido mencionado?


Parece que a história do relógio de pulso é mais ironizada ainda.
Mas pense bem. Quantas coisas se acaba pendurando para não ter que carregar na mão? É uma bobagem mesmo esta de "descobrir" que o relógio pode ser usado no pulso. É tão simples, que se não fosse ele, seria outro qualquer ( ou talvez já tenha sido usado por outros antes, que não deram a ele diferencial comercial ou importância de patente).


tudo bem; porém no início da revolução industrial as máquinas a vapor não surgiram por obra de gênios e sim por indivíduos que buscaram soluções práticas para desafios até então inimagináveis.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por spink »

estamos tirando o foco do tópico...
afinal, o brasileiro foi o primeiro a voar com um objeto mais pesado que o ar ou não?
fica a pergunta...
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Herf »

Gosto deste texto do Arranhaponte:

Espírito de porco

Nada é mais vil para um brasileiro do que negar a Santos Dumont a paternidade da aviação. Mas eu suspeito que foram os irmãos Wright mesmo. E não é de hoje. Vem desde pequeno. A única coisa que eu sei com certeza é que jamais terei saco para ir a fundo nesta questão, ler a bibliografia séria a respeito, dirimi-la até a extinção da última gotícula de dúvida. Gostaria que fizessem isso para mim. Mas tinha que ser um cara neutro. E eu nunca conheci algum neste assunto.

Talvez o que me incomode no Santos Dumont é a obrigação patriótica de demonstrar certeza - até exaltadamente - sobre algo de que não tenho a mínima certeza. Por que isso? É como se esta certeza incerta fosse fundamento de alguma coisa muito importante, mas evidentemente a construção é frágil se o fundamento é duvidoso. Nestas horas, eu sinto a minha condição de brasileiro meio como de "minoria esmagada", que tem de se agarrar a um mito reconfortante qualquer, como que a uma tabuazinha de auto-estima que garante a sobrevivência no naufrágio geral da nossa história. Tá exagerado? Tá. Mas blog é assim mesmo. Eu detesto a idéia de que tenho de achar alguma coisa porque é bom para minha auto-estima e não porque de fato ache aquela coisa.

Nesta reportagem aqui está dito que qualquer brasileiro afirmará que Santos Dumont foi o primeiro homem a voar de verdade. Bem, eu diria "não sei, é um assunto muito controverso, são tantos os interesses em jogo". Mas isto é apenas mais uma fantasia sexual do tipo "vejam como eu me elevo acima desta cafonalha patriótica" - estou perfeitamente ciente disto. Outra fantasia minha do gênero é ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada e me recusar a me cobrir com a bandeira nacional para a volta olímpica, ou para subir ao pódio. Eu me vejo naquele trotinho triunfante do Joaquim Cruz, quando de repente um torcedor pula o alambrado e vem me alcançar com a bandeira. Eu não o rechaço, não jogo a bandeira no chão. Impavidamente prossigo no meu trotinho, mas dou uma chegada para o lado até o alambrado e suavemente deposito a bandeira dobradinha ali, sem prejudicar a continuidade tranqüilona da minha volta olímpica. Em seguida (na vida real) eu começo a pensar na polêmica na imprensa nas semanas seguintes, em quem ficará do meu lado e em quem me atacará. É ridículo, eu sei, mas tenho de confessar que penso em como seria o artigo do Arnaldo Jabor a respeito.

E, é claro, na primeira entrevista coletiva após o ato escandaloso eu daria um jeito de encaixar que os irmãos Wright voaram antes do Santos Dumont.

Call me a traitor

http://atorredemarfim.apostos.com/archi ... e_por.html

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Fernando Silva »

spink escreveu:estamos tirando o foco do tópico...
afinal, o brasileiro foi o primeiro a voar com um objeto mais pesado que o ar ou não?
fica a pergunta...

Foi o primeiro que, comprovadamente, com fotos e vídeos, diante de uma multidão, voou com um objeto mais pesado que o ar e que saiu do chão por seus próprios meios (e não sendo jogado no ar, como no caso dos irmãos Wright).

Isto dito, é bem possível que os irmãos Wright tenham sido os primeiros.

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
spink escreveu:estamos tirando o foco do tópico...
afinal, o brasileiro foi o primeiro a voar com um objeto mais pesado que o ar ou não?
fica a pergunta...

Foi o primeiro que, comprovadamente, com fotos e vídeos, diante de uma multidão, voou com um objeto mais pesado que o ar e que saiu do chão por seus próprios meios (e não sendo jogado no ar, como no caso dos irmãos Wright).

Isto dito, é bem possível que os irmãos Wright tenham sido os primeiros.


- É mais ou menos o que eu ia escrever, o vôo de Santos Dumont foi fotografado, filmado e testemunhado por centenas de pessoas, o vôo dos irmãos Wright não possui registro algum, além disso o avião deles dependia de ser lançado por uma catapulta.

- O texto inicial diz que só os brasileiros consideram o vôo de Santos Dumont como o primeiro, é mentira, os franceses também assim o consideram.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Acauan »

Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:
spink escreveu:estamos tirando o foco do tópico...
afinal, o brasileiro foi o primeiro a voar com um objeto mais pesado que o ar ou não?
fica a pergunta...

Foi o primeiro que, comprovadamente, com fotos e vídeos, diante de uma multidão, voou com um objeto mais pesado que o ar e que saiu do chão por seus próprios meios (e não sendo jogado no ar, como no caso dos irmãos Wright).

Isto dito, é bem possível que os irmãos Wright tenham sido os primeiros.


- É mais ou menos o que eu ia escrever, o vôo de Santos Dumont foi fotografado, filmado e testemunhado por centenas de pessoas, o vôo dos irmãos Wright não possui registro algum, além disso o avião deles dependia de ser lançado por uma catapulta.

- O texto inicial diz que só os brasileiros consideram o vôo de Santos Dumont como o primeiro, é mentira, os franceses também assim o consideram.


Lamento dizer mas, não consideram não.
Algumas fontes francesas citavam Santos Dumont como inventor do avião apenas porque o consideravam francês e não brasileiro, por razões de ascendência. Também pesava o fato que Dumont era um autêntico cavalheiro aristocrático europeu, enquanto os irmãos americanos eram dois mecânicos grosseirões que a elite francesa desprezou em um primeiro momento. Já os desprezariam só por serem ianques, mas parece que Orville e o Wilbur eram dois cascagrossas mesmo.
Mas faz um tempão que a França se rendeu ao fato de que os Wright ganharam esta corrida.

Muito se fala da tal catapulta de Kitty Hawk aqui no Brasil, mas quase ninguém cita a inegável superioridade técnica do Flyer sobre o 14 Bis.
O projeto dos Wright continha os rudimentos do controle de voo, enquanto o do 14 Bis se concentrava nas possibilidades da sustentação aerodinâmica.
Ambos os projetos tiveram sua importância para a aviação, mas seus protótipos eram duas galinhas, nada a ver com o que viria pouco tempo depois quando os aviões deixaram de ser desenvolvidos por aventureiros e passaram às mãos de engenheiros especializados e, claro, do tal complexo industrial-militar.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
Mas faz um tempão que a França se rendeu ao fato de que os Wright ganharam a corrida.


- Tem fontes disto?

Acauan escreveu:
Muito se fala da tal catapulta de Kitty Hawk aqui no Brasil, mas quase ninguém cita a inegável superioridade técnica Flyer sobre o 14 Bis.
O projeto dos Wright continha os rudimentos do controle de voo, enquanto o do 14 Bis se concentrava nas possibilidades da sustentação aerodinâmica.
Ambos os projetos tiveram sua importância para a aviação, mas os dois protótipos eram duas galinhas, nada a ver com o que viria pouco tempo depois quando os aviões deixaram de ser desenvolvidos por aventureiros e passaram às mãos de engenheiros especializados.


- Que eu saiba o projeto de avião que foi base de todos os aviões modernos foi o "Demoiselle".

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

Também lamento dizer que parece que os franceses não consideram.Até porque, se considerassem, não haveria tanta dor de cotovelo por aqui...Mas creio que o cabeção pode dizer algo sobre o assunto...
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Acauan »

Aranha escreveu:
Acauan escreveu:Mas faz um tempão que a França se rendeu ao fato de que os Wright ganharam a corrida.


- Tem fontes disto?


Um monte. Basta lançar no google, em francês "inventeurs de l'avion" ou "frères Wright".

Da Wikipedia em francês, que é constantemente criticada e revisada:


Orville et Wilbur Wright

Après des vols de mise au point sur planeurs, ils ont effectué en 1903 le premier vol motorisé et contrôlé d'un aéronef (plus lourd que l'air). Ils se sont distingués de leurs prédécesseurs et de leurs contemporains par leur approche analytique et expérimentale du problème.
Leur contribution essentielle sera d'avoir correctement analysé la mécanique de vol du virage et d'avoir réalisé en 1902 le premier contrôle de trajectoire obtenu par le couplage de la gouverne de direction et du gauchissement (ou vrillage) des ailes, en 1903 le premier vol motorisé soutenu et contrôlé, et en 1905 les premiers vols stables, de longue durée, avec virages inclinés et non dérapés.


O primeiro voo de aeronave motorizada e controlada mais pesada que o ar é atribuído pela Wikipedia francesa aos Wright.
Note que as datas dos primeiros voos americanos não são colocadas em dúvida e não há qualquer referência a Santos Dumont como possível inventor alternativo.

Mais elucidativo é o verbete da Enciclopédia Francesa sobre Santos Dumont, onde se lê:


Alberto Santos-Dumont

Alberto Santos-Dumont ( &ndash de 1873 du 20 juillet ; Le le 1932 du 23 juillet ) était un pionnier tôt de l'aviation .
...
Au Brésil, Santos-Dumont est considéré l'inventeur de l'avion, en raison du caractère officiel et public du vol de BRI du 14 comme quelques points techniques (voir ci-dessous.) C'a traditionnellement été la position officielle du gouvernement brésilien.


É destacado explicitamente que Santos Dumont é considerado inventor do avião apenas no Brasil e que esta é a posição oficial do governo brasileiro. E só. Nenhum referendo a esta posição oficial.
A polêmica com os Wright é mencionada, mas a Encíclopéidia não toma partido a favor de Santos Dumont, que é citado na abertura como "pioneiro do início da aviação" e não como inventor do avião.

Há várias outras reivindicações da invenção do avião, tanto na França quanto em outros países, mas as críticas à falta de documentação do voo inicial do Flyer não são consideradas suficientes para desmentir o pioneirismo dos Wright na esmagadora maioria das fontes, principalmente aquelas melhor fundamentadas.


Aranha escreveu:
Acauan escreveu:Muito se fala da tal catapulta de Kitty Hawk aqui no Brasil, mas quase ninguém cita a inegável superioridade técnica Flyer sobre o 14 Bis.
O projeto dos Wright continha os rudimentos do controle de voo, enquanto o do 14 Bis se concentrava nas possibilidades da sustentação aerodinâmica.
Ambos os projetos tiveram sua importância para a aviação, mas os dois protótipos eram duas galinhas, nada a ver com o que viria pouco tempo depois quando os aviões deixaram de ser desenvolvidos por aventureiros e passaram às mãos de engenheiros especializados.


- Que eu saiba o projeto de avião que foi base de todos os aviões modernos foi o "Demoiselle",


Como disse, pouco depois do Demoiselle a indústria de aviação se tornou um ramo altamente especializado para o qual a contribuição dos pioneiros só servia como referência histórica.
Além disto, à época do Demoiselle os Wright já desenvolviam aviões para ser fabricados em série com viabilidade comercial, enquanto Santos Dumont seguia sua carreira de inventor romântico e solitário.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
Como disse, pouco depois do Demoiselle a indústria de aviação se tornou um ramo altamente especializado para o qual a contribuição dos pioneiros só servia como referência histórica.
Além disto, à época do Demoiselle os Wright já desenvolviam aviões para ser fabricados em série com viabilidade comercial, enquanto Santos Dumont seguia sua carreira de inventor romântico e solitário.


- O Demoiselle foi o primeiro avião fabricado em série, foi inclusive fabricado em vários países do mundo, nos EUA foram fabricadas umas cem unidades.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Acauan »

spink escreveu:tudo bem que foi só uma "adaptação"; mas e o relógio de pulso, seria tão ridículo ao ponto de não ter sido mencionado?


E não mencionando o autor do texto de abertura escapou de ser mais um brasileiro a pagar mico com esta história.

Quem inventou o relógio de pulso foi Abraham Louis Breguet em 1810 e era uma espécie de jóia ornamental feminina, desenvolvida para a nobreza.
Relógios de pulso femininos foram fabricados e comercializados em série por quase cem anos antes de Santos Dumont, que apenas lhe deu uma aplicação técnica, ao contrário da ornamental, inaugurando o uso masculino do objeto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Acauan »

Aranha escreveu:- O Demoiselle foi o primeiro avião fabricado em série, foi inclusive fabricado em vários países do mundo, nos EUA foram fabricadas umas cem unidades.


A maioria destinada a milionários que queriam brincar de voar.
A aviação comercial e militar suplantou esta fase e se aprofundou no estudo científico da aerodinâmica, mecânica e controle de voo em um nível tão superior ao trabalhado pelos pioneiros que em poucos anos tornou tudo que fizeram apenas reliquías pitorescas dos primórdios.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por carlo »

Imagem
O problema de Mainardi é com a inteligência

Mainardi se debate com Santos Dumont!!!!
12/março/2009 9:36.

Nota da aeronáutica:


O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica lamenta o desconhecimento do brasileiro Diogo Mainardi sobre a história dos Heróis da Pátria de seu país, demonstrado em artigo publicado na edição n. 2.103 da revista VEJA, de 11 de março de 2009, sob o título “A Inteligência Brasileira”.

Ao se referir a Alberto Santos-Dumont, inventor do avião, o cético Diogo Mainardi desconhece que o brasileiro voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, Paris - França, dois anos antes dos americanos irmãos Wright.

No evento, com o testemunho de uma multidão de pessoas, Santos-Dumont conquistou o “Prêmio Archdeacon”, honraria concedida ao primeiro aviador que conseguisse voar uma distância de 25m com ângulo máximo de queda de 25%. O fato teve o reconhecimento e a homologação pelo órgão de aviação da época, L`Aero-Club de France e sancionado pelo embrião da International Aeronautics Federation (FAI).

Ainda sim, em 12 de novembro de 1906, Santos Dumont conquistou o “Prêmio Aeroclube da França”, concedido ao aviador que voasse uma distância de 100m. Na ocasião, todos os aviadores foram convidados a participar da competição e Santos-Dumont voou com seu 14-Bis uma distância de 220m. Em 1939, a revista norte-americana “National Aeronautics”, em seu nº 12, volume 17, também registra esse voo como o primeiro recorde de aviação (distância) do mundo.

Já os irmãos Wright, com seu “Flyer”, demonstraram o voo em público pela primeira vez somente em 21 de setembro de 1908. De acordo com o “New York Times”, de 17/12/1951, o telegrafista Alpheus W. Drinkwater, uma das poucas testemunhas oculares de um suposto voo ocorrido em 17 de dezembro de 1903, afirmou que naquela data o “Flyer” apenas planou, sendo que o primeiro voo somente aconteceu em 06 de maio de 1908, tanto que em 22 de maio de 1906 eles obtiveram, nos EUA, a patente nº. 821.393 para um planador.

Por fim, seguindo a linha de raciocínio adotada pelo Sr. Mainardi, um ótimo exemplo dessa inteligência brasileira a que o texto se refere seja ele mesmo, que distorcendo a história e omitindo fatos oficialmente registrados, perde a oportunidade de homenagear um herói brasileiro.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

Ainda fico com a inteligência do Diogo. Neste paiseco, qualquer um que desmistifique o ufanismo nacionalista mentiroso é agredido.

Que a Aeronáutica vá pro quinto dos infernos!
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apo »

história dos Heróis da Pátria de seu país



ÉÉÉÉÉÉCCCCAAAAAAA!!!!

Deus sabe como abomino tal discurso.
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Apáte »

O avião dos irmãos Wright podia ser dirigível?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: O Tio da Aviação

Mensagem por Acauan »

Apáte escreveu:O avião dos irmãos Wright podia ser dirigível?


Como disse, o Flyer I era uma galinha, mas possuia os rudimentos do controle de voo que faltavam ao 14 BIS, como controles direcionais e de altitude. O design básico do Flyer se desmontado e remontado em outra ordem previa os principais componentes de controle de um avião moderno.

Imagem
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado