RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Como Você se define?

1) Ateu
18
40%
2) Agnóstico
11
24%
3) Católico
2
4%
4) Espírita
6
13%
5) Evangélico
5
11%
6) Budista
0
Não há votos registrados
7) Islâmico
0
Não há votos registrados
8) Sem Religião, porém Teísta.
3
7%
 
Total de votos: 45

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por clara campos »

marta escreveu:O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.

É um pouco chato ler este tipo de coisas.
Suponho que o sentimento equivalente de um ateu será quando vê um crente a dizer "ateu não existe" ou os "ateus têm é medo de deus" ou estão zangados, ou qualquer coisa do género.

Enfim, whatever. Não fica fácil provar "eu existo".
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

clara campos escreveu:
marta escreveu:O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.


Suponho que o sentimento equivalente de um ateu será quando vê um crente a dizer "ateu não existe" ou os "ateus têm é medo de deus" ou estão zangados, ou qualquer coisa do género.



Certamente que é análogo.
Não penso que o agnóstico é um ateu que não saiu do armário. Ele tanto pode tender para a fé ou se despojar dela, de acordo com o que for observando e elaborando. Está centrado numa questão que demanda constatação. Ele É, de fato, agnóstico. É uma perspectiva que difere do ateísmo.
Aliás, eu me considero atéia para deuses, descrente em outros quesitos, e agnóstica para a maioria dos pressupostos. O que significa que tenho liberdade para manter uma certa dinâmica acerca da realidade e de como a percebo ao longo da vida. E tem aquelas coisas que tanto faz se existem ou não, são irrelevantes.

Ainda há determinadas questões que estão noutra categoria: a da fantasia assumida. É bom acreditar que poderia haver anjos ou seres protetores sem intenção autoritária sobre mim, a quem posso ou não recorrer, mas não cobrar ou suplicar auxílio. Assumir que às vezes nos vemos sozinhos e que "serezinhos" estão "por ali" é reconfortante.
:emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



clara campos escreveu:
marta escreveu:O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.

É um pouco chato ler este tipo de coisas.
Suponho que o sentimento equivalente de um ateu será quando vê um crente a dizer "ateu não existe" ou os "ateus têm é medo de deus" ou estão zangados, ou qualquer coisa do género.

Enfim, whatever. Não fica fácil provar "eu existo".


Tirado do site ATEA ( http://atea.org.br ) :


Todo agnóstico é ateu?

Sim. Todos os ateus, agnósticos ou não, rejeitam o teísmo: os agnósticos porque entendem que a questão não está decidida, e os demais porque entendem que ela já foi decidida contra o teísmo. No entanto, quem se identifica como ateu em geral adota uma forma não agnóstica de ateísmo.




=========




Bom, para aqueles que querer adotar um banner ateu, vai aí uma sugestão ... :


Imagem





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por marta »

Benetton escreveu:Em Portugal, segundo o site da adherents, existe de 4 a 9% de ateus. O que é bem mais expressivo do que no Brasil. A influência católica lá parece que está perdendo terreno a cada ano.

No Brasil, não existem pesquisas oficiais. No entanto, segundo a revista Veja, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, havia no Brasil, em 2001, um por cento (1%) de ateus.

No mundo, o mesmo site adherents, em outra página, também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."



Por que alguém se torna ateu?

Essa pergunta só faz sentido para muitas pessoas pois atualmente o ateísmo é minoritário no mundo, embora haja importantes percentuais da população dessa classe em vários países. Todo mundo nasce ateu, ou seja, sem crenças em qualquer Deus ou Deuses, e a maior parte das pessoas adquire essa crença devido à doutrinação em casa e na escola. Portanto, ao contrário do que acontece com a religião, alguns ateus sempre foram ateus, e outros se tornaram ateus. Parece que essa última se aplica muito aqui no RV.

A questão da existência de deuses já perdura há séculos na humanidade. Se são verdades ou não, cabe a cada um chegar a uma conclusão, ou permanecerem como agnósticos, ou seja, pessoas que nem acreditam e nem desacreditam na existência de Deus.

Enquanto a sociedade decide suas opções religiosas, esperemos que ateus e religiosos de diferentes filosofias e etnias consigam manter um diálogo amigável e que as definições e os preconceitos contra ateus se desfaçam com o tempo e que as pessoas não sejam julgadas por sua religião ou a falta dela.


Está aí um espírita que eu respeito e admiro. É ele quem faz a diferença entre espíritas e espirituosos. :emoticon45:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
clara campos escreveu:
marta escreveu:O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.


Suponho que o sentimento equivalente de um ateu será quando vê um crente a dizer "ateu não existe" ou os "ateus têm é medo de deus" ou estão zangados, ou qualquer coisa do género.



Certamente que é análogo.
Não penso que o agnóstico é um ateu que não saiu do armário. Ele tanto pode tender para a fé ou se despojar dela, de acordo com o que for observando e elaborando. Está centrado numa questão que demanda constatação. Ele É, de fato, agnóstico. É uma perspectiva que difere do ateísmo.
Aliás, eu me considero atéia para deuses, descrente em outros quesitos, e agnóstica para a maioria dos pressupostos. O que significa que tenho liberdade para manter uma certa dinâmica acerca da realidade e de como a percebo ao longo da vida. E tem aquelas coisas que tanto faz se existem ou não, são irrelevantes.

Ainda há determinadas questões que estão noutra categoria: a da fantasia assumida. É bom acreditar que poderia haver anjos ou seres protetores sem intenção autoritária sobre mim, a quem posso ou não recorrer, mas não cobrar ou suplicar auxílio. Assumir que às vezes nos vemos sozinhos e que "serezinhos" estão "por ali" é reconfortante.
:emoticon1:


Apo Querida,
como vai?

Você está falando em liberdade para crer ou não crer. Falando por mim, eu, mesmo ateía, me sinto livre para elaborar minhas crenças ou não crenças. Se algum dia houver uma prova CONCRETA da existência de deus, tanto ateus como agnósticos vão repensar o assunto. Aliás, o que mais aprecio nos ateus e agnósticos é a liberdade para pensar e tirar suas conclusões. E acho ainda que é essa liberdade que torna o caminho do ateu, sem volta.
Quanto aos "serezinhos" com confortam quando nos sentimos sós, é legal. Pena que não sejam verdadeiros.
Ressalto que não sou contra a fé de ninguém. Vejo muita gente progredindo, acreditando que deus está agindo. Para essas pessoas deus faz bem, e não sou eu a contrariá-las. Eu só acho que se deus leva a fama por tudo o que acontece de bom, há também que ser responsabilizado pelo que acontece de ruim.
Perceba pessoas definindo deus: deus é a beleza da flor, é o sol, é o sorriso da criança. Beleza.
Aonde estava deus quando o estuprador de Pernambuco molestava a enteada de 6 anos? Dormindo? De férias? Internado?
Resumindo: Quando acreditamos que para superarmos dificuldades precisamos de deus é porque não confiamos em nós mesmos, na nossa força. Isso é muito legal com deus, mas muito ruim para nós e nossa autoestima.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



marta escreveu:
Benetton escreveu:Em Portugal, segundo o site da adherents, existe de 4 a 9% de ateus. O que é bem mais expressivo do que no Brasil. A influência católica lá parece que está perdendo terreno a cada ano.

No Brasil, não existem pesquisas oficiais. No entanto, segundo a revista Veja, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, havia no Brasil, em 2001, um por cento (1%) de ateus.

No mundo, o mesmo site adherents, em outra página, também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."



Por que alguém se torna ateu?

Essa pergunta só faz sentido para muitas pessoas pois atualmente o ateísmo é minoritário no mundo, embora haja importantes percentuais da população dessa classe em vários países. Todo mundo nasce ateu, ou seja, sem crenças em qualquer Deus ou Deuses, e a maior parte das pessoas adquire essa crença devido à doutrinação em casa e na escola. Portanto, ao contrário do que acontece com a religião, alguns ateus sempre foram ateus, e outros se tornaram ateus. Parece que essa última se aplica muito aqui no RV.

A questão da existência de deuses já perdura há séculos na humanidade. Se são verdades ou não, cabe a cada um chegar a uma conclusão, ou permanecerem como agnósticos, ou seja, pessoas que nem acreditam e nem desacreditam na existência de Deus.

Enquanto a sociedade decide suas opções religiosas, esperemos que ateus e religiosos de diferentes filosofias e etnias consigam manter um diálogo amigável e que as definições e os preconceitos contra ateus se desfaçam com o tempo e que as pessoas não sejam julgadas por sua religião ou a falta dela.


Está aí um espírita que eu respeito e admiro. É ele quem faz a diferença entre espíritas e espirituosos. :emoticon45:


Puxa! Assim Eu fico sem graça ... :emoticon16:

Grato, Marta.
Bjs.





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lordakner »

Benetton escreveu:
clara campos escreveu:
marta escreveu:O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.

É um pouco chato ler este tipo de coisas.
Suponho que o sentimento equivalente de um ateu será quando vê um crente a dizer "ateu não existe" ou os "ateus têm é medo de deus" ou estão zangados, ou qualquer coisa do género.

Enfim, whatever. Não fica fácil provar "eu existo".


Tirado do site ATEA ( http://atea.org.br ) :

Todo agnóstico é ateu?
Sim. Todos os ateus, agnósticos ou não, rejeitam o teísmo: os agnósticos porque entendem que a questão não está decidida, e os demais porque entendem que ela já foi decidida contra o teísmo. No entanto, quem se identifica como ateu em geral adota uma forma não agnóstica de ateísmo.



Discordo. Agnósticos são como Ateus assim como milkshakes são como maçanetas.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:
clara campos escreveu:
marta escreveu:O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.


Suponho que o sentimento equivalente de um ateu será quando vê um crente a dizer "ateu não existe" ou os "ateus têm é medo de deus" ou estão zangados, ou qualquer coisa do género.



Certamente que é análogo.
Não penso que o agnóstico é um ateu que não saiu do armário. Ele tanto pode tender para a fé ou se despojar dela, de acordo com o que for observando e elaborando. Está centrado numa questão que demanda constatação. Ele É, de fato, agnóstico. É uma perspectiva que difere do ateísmo.
Aliás, eu me considero atéia para deuses, descrente em outros quesitos, e agnóstica para a maioria dos pressupostos. O que significa que tenho liberdade para manter uma certa dinâmica acerca da realidade e de como a percebo ao longo da vida. E tem aquelas coisas que tanto faz se existem ou não, são irrelevantes.

Ainda há determinadas questões que estão noutra categoria: a da fantasia assumida. É bom acreditar que poderia haver anjos ou seres protetores sem intenção autoritária sobre mim, a quem posso ou não recorrer, mas não cobrar ou suplicar auxílio. Assumir que às vezes nos vemos sozinhos e que "serezinhos" estão "por ali" é reconfortante.
:emoticon1:


Apo Querida,
como vai?

Você está falando em liberdade para crer ou não crer. Falando por mim, eu, mesmo ateía, me sinto livre para elaborar minhas crenças ou não crenças. Se algum dia houver uma prova CONCRETA da existência de deus, tanto ateus como agnósticos vão repensar o assunto. Aliás, o que mais aprecio nos ateus e agnósticos é a liberdade para pensar e tirar suas conclusões. E acho ainda que é essa liberdade que torna o caminho do ateu, sem volta.


Oi, Marta!
Quando separo dentro de uma certa "hierarquia" é porque considero ateísmo apenas a questão ligada a deuses. Para mim, esta está resolvida. Pelo menos para os efeitos destes tais deuses criados pelos homens. O resto jamais saberemos. Mas é provável que não haja coisa nem parecida com o que sonha nossa vã e reles filosofia...
Também acho difícil que o ateísmo tenha volta. Mas há quem se "dobre" a concessões em momentos de desespero. Nunca se sabe onde acaba a razão e emerge e emoção.
Quanto aos "serezinhos" com confortam quando nos sentimos sós, é legal. Pena que não sejam verdadeiros.


Claro, Marta. É assumido mesmo. Há momentos em que queremos fantasiar e fantasiamos. Cada um elege os seus "pets" para dormir melhor. Quem tem filhos sabe disto. Minha criança interna ( ainda e sempre latente) às vezes se conforta por instantes em brincadeiras saudáveis que não estão ligadas ao mercado de consumo ( como muitos acusam de ser): Papai Noel, Coelhinho, Duendes...são todos improváveis e por isto usamos deles o que têm de bom.
Ressalto que não sou contra a fé de ninguém. Vejo muita gente progredindo, acreditando que deus está agindo. Para essas pessoas deus faz bem, e não sou eu a contrariá-las. Eu só acho que se deus leva a fama por tudo o que acontece de bom, há também que ser responsabilizado pelo que acontece de ruim.


A menos que "prospere" fazendo mal para alguém, como pagar o dízimo enquanto o filho não tem leite para beber. E claro, ele deveria ser responsabilizado pelo que acontece de ruim. A menos que se assuma que ele é apenas uma coisa e não todas, como afirmam os crentes.
Perceba pessoas definindo deus: deus é a beleza da flor, é o sol, é o sorriso da criança. Beleza.
Aonde estava deus quando o estuprador de Pernambuco molestava a enteada de 6 anos? Dormindo? De férias? Internado?


Estas imagens de deus flor, sol, borboletas e sorriso é a coisa mais brega que tem. :emoticon12:
É mais fácil citá-las e pintá-las assim do que pensar no estupro que está acontecendo sob o próprio nariz. Quando pressionados a respeito, dizem que é o propósito de deus para aquele ser. Daí eu viro as costas e saio andando, porque a conversa fica complicada mesmo. :emoticon13:
Resumindo: Quando acreditamos que para superarmos dificuldades precisamos de deus é porque não confiamos em nós mesmos, na nossa força. Isso é muito legal com deus, mas muito ruim para nós e nossa autoestima.
[/quote]

Sim é. Mas estes que crêem, não acreditam em auto-estima e sim nos desígnios deles para nós. Nosso ego é irrelevante.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por marta »

Apo, muito boa suas colocações. Penso igual.

Da enquete, a opção que mais gostei foi a última "Teísta, mas sem religião".

Essa é ótima. Já cansei de ouvir: "Eu acredito em deus, MAS NÃO ESSE DEUS DA BÍBLIA, tirano, que mata, que castica, que testa e discrimina os seres humanos. O meu deus é diferente. Converso com ele e ele me atende". hahahahahah!!!!!!!!! :emoticon266:
Ei, tem alguém aí?! :emoticon39: Alguém pode me responder se existe outro deus além do elemento que é descrito na bíblia? :emoticon227:

Acho que deus é que nem fiofó. Cada um tem o seu.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Acho que deus é que nem fiofó. Cada um tem o seu.

DEUS= FIOFÓ

:emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
berehulka
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Mai 2006, 11:10
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por berehulka »

marta escreveu:Apo, muito boa suas colocações. Penso igual.

Da enquete, a opção que mais gostei foi a última "Teísta, mas sem religião".

Essa é ótima. Já cansei de ouvir: "Eu acredito em deus, MAS NÃO ESSE DEUS DA BÍBLIA, tirano, que mata, que castica, que testa e discrimina os seres humanos. O meu deus é diferente. Converso com ele e ele me atende". hahahahahah!!!!!!!!! :emoticon266:
Ei, tem alguém aí?! :emoticon39: Alguém pode me responder se existe outro deus além do elemento que é descrito na bíblia? :emoticon227:

Acho que deus é que nem fiofó. Cada um tem o seu.


É bem isso... quer dizer que virou festa então???
Cada um tem seu Deus, cada um vê do jeito que quer e pronto? Tipo um amigo imaginário???

Peraí.... virou cômodo o negócio então!

Sabe o que parece? Medo.
Ah.. e se eu não creditar.. mas se existir mesmo? Tô ferrado!!!!!!

É estranho pensar que as pessoas se sentem "obrigadas" a acreditar em algo.... pra mim, uma externação da fraqueza humana, do medo do fim, da dificuldade em se aceitar como parte da natureza simplesmente!! desejo de eternidade... Egocentrismo!
Egocentrismo sim.. afinal, por que eu necessitaria ser eterno??????

A colocação de que "o agnóstico é o Ateu que não saiu do armário" eu acho perfeita.. tomando como base eu mesmo!!!
me lmebro que, no evoluir do meu pensamento, cheguei num ponto em que me descrevia como agnóstico!
Até que eum dia pensei: mas espera aí... por que agnóstico? Eu estou abrindo mão de tudo mas "me segurando" num Deus.. por que? Pra que???
E de repente as coisas fizeram sentido...

talvez o agnosticismo seja um passo na evolução do pensamento ateu... talvez muitas pessoas não consigam passar dessa "fase"... talvez o não conseguir passar se faça parecer com "convicção"... como saber???

o que não se pode é deixar de pensar! jamais! Seja pra onde isso leve!!!
E tenho certeza que leva pro lugar certo! Longe de dogmas e paradigmas... bem longe!

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por marta »

berehulka escreveu:É bem isso... quer dizer que virou festa então???
Cada um tem seu Deus, cada um vê do jeito que quer e pronto? Tipo um amigo imaginário???

Peraí.... virou cômodo o negócio então!

Sabe o que parece? Medo.
Ah.. e se eu não creditar.. mas se existir mesmo? Tô ferrado!!!!!!



Oi Berehulka

Quando eu digo, na lata, que sou atéia, a primeira pergunta que me fazem é: mas, e se quando você morrer der de cara com deus?
Eu respondo: terei o enorme prazer de cuspir na cara dele, mandá-lo pra PQ o pariu e ir, satisfeita, pro inferno. Eu não quero passar a eternidade ao lado de um deus como ele. Nem morta!!!!
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
berehulka
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Mai 2006, 11:10
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por berehulka »

marta escreveu:
berehulka escreveu:É bem isso... quer dizer que virou festa então???
Cada um tem seu Deus, cada um vê do jeito que quer e pronto? Tipo um amigo imaginário???

Peraí.... virou cômodo o negócio então!

Sabe o que parece? Medo.
Ah.. e se eu não creditar.. mas se existir mesmo? Tô ferrado!!!!!!



Oi Berehulka

Quando eu digo, na lata, que sou atéia, a primeira pergunta que me fazem é: mas, e se quando você morrer der de cara com deus?
Eu respondo: terei o enorme prazer de cuspir na cara dele, mandá-lo pra PQ o pariu e ir, satisfeita, pro inferno. Eu não quero passar a eternidade ao lado de um deus como ele. Nem morta!!!!


marta, já pensei a respeito disso tb, até porque jpa fui indagado, assim como vc...

Talvez, na hipótese, eu não me manifestaria tão "enérgico" (rssssss...), mas "se acontecesse algo assim", com certeza o grandiosíssimo Deus, no topo de sua onisciência, bondade e sabedoria, jamais puniria alguém que, em vida, decidiu "pensar"... não acha?

Alguém que teve uma vida regrada, pautada nos princípios éticos e morais, primando pela família e a fraternidade, jamais seria punido por um Deus pelo simples fato de não ter acreditado na improvável hipótese de seua existência!
Afinal, estamos falando da hipótese da existência de um "Deus", e não de um egocêntrico Jogador de Sim City cósmico e universal!!!

Provavelmente, "se existisse", todas essa punições entendidas pelos religiosos, seja mais um erro de interpretação destes do que a verdade dita por "ele"!!!

Agora, se na hora, fosse o próprio Egocêntrico do Velho testamento em pessoa (digo, em divindade), eu procederia assim como vc, e iria contente ao Inferno!!! Até piorque todos meus amigos estariam lá me esperando!!!! :-)
“Percebo que, mesmo aquelas pessoas que afirmam que tudo esteja predestinado e que nada é possível fazer para se mudar,
olham antes de atravessar a rua”.
- Stephen Hawking

Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



Acho que esse vídeo já foi posto aqui, mas acho que vale a pena recolocá-lo.

E uma coisa tenho que reconhecer : A capacidade de alguns Ateus de se fazerem reconhecer, respeitar, e assim, levantando uma voz uníssona contra a discriminação, começam a mudar a visão social e cada vez mais, angariar adeptos, incentivando àqueles que ainda não quiseram assumir seu ceticismo, em função do preconceito que só vai acabar, ou ao menos dimuir, através de movimentos como estes.

Parabéns Daniel Sottomaior!



http://www.youtube.com/watch?v=io9ejyDcsRw


IV FÓRUM PAULISTA DE LIBERDADE RELIGIOSA E CIDADANIA (ateus)


Imagem



Imagem






" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

A questão é: liberdade religiosa inclui liberdade não-religiosa também.

Logo, se pago meus impostos ( coisa que tais instituições não pagam sei lá por que motivos que se transformaram em legítimos - filantropia é que não é!) e vivo ao lado de uma igreja tenho que aguentar qualquer balbúrdia ideológica diuturna que eles inventem de promover às custas do cerceamento do meu bem estar. Eles são minoria, por que eles têm estes benefícios? Deveriam se recolher em sua liberdade dentro dos limites de suas dependências. Assim como não promovo festivais irritantes de alguma tara minha que não interesse aos demais.

Ainda se acham perseguidos, e me condenam aos castigos autistas e psicóticos criados por eles a fim de enfiar todo mundo naquela lata de lixo a que chamam Fé! :emoticon2:
Imagem

Trancado