Entrevista com o Phoderoso bispo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por marta »

VEJA 3 - "Acreditamos em Deus? É sim ou é não".
Dom José Cardoso Sobrinho, bispo de Olinda e Recife, concede entrevista a Juliana Linhares nas Páginas Amarelas. Seguem trechos:

Por que o senhor acha que tantas pessoas, católicas em sua maioria, ficaram revoltadas com a sua posição no caso da excomunhão dos adultos envolvidos no aborto da menina violentada?Em primeiro lugar, nós temos de colocar essa questão no âmbito religioso. Acreditamos em Deus? É sim ou é não. E eu suponho que a grande maioria das pessoas acredita. E acreditar em Deus significa aceitar que Deus é a origem de tudo e é também o nosso fim. Essa é uma verdade fundamental. É premissa importantíssima para dizer que a lei de Deus está acima de qualquer lei humana. E a lei de Deus não permite o aborto. Então, se uma lei humana está contradizendo uma lei de Deus, no caso, a que permitiu a operação, essa lei não tem nenhum valor. Quanto ao que você afirma, sobre as pessoas estarem revoltadas, tenho de dizer que também houve um clamor grande, eu diria enorme, de autoridades de Roma a meu favor. Tenho sido insultado, claro, mas hoje mesmo recebi uma carta de Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos em Roma, em que me elogia.

O que o senhor diria aos católicos que condenaram sua atitude?Antes de tudo, quero deixar bem claro que não fui eu que excomunguei os médicos que praticaram o aborto e a mãe da menina. Isso é falso. Eu não posso excomungar ninguém. Eu simplesmente mencionei o que está escrito na lei da Igreja, o cânone 1 398, do Código de Direito Canônico, que está aí nas livrarias para qualquer um ler. Por essa lei, qualquer pessoa que comete aborto está excomungada, por uma penalidade que se chama latae sententiae, um termo técnico que significa automática. Então, não foi dom José Cardoso Sobrinho quem os excomungou. Eu simplesmente disse a todos: "Tomem consciência disto". Qualquer pessoa no mundo inteiro que pratique o aborto está incorrendo nessa penalidade – mesmo que ninguém fale nada. Quem é católico sabe que na primeira carta de São Paulo a Timóteo, no capítulo II, está escrito: Deus quer que todos sejam salvos.

Por que estupradores não são também automaticamente excomungados?
A nossa santa Igreja condena todos os pecados graves. O estupro é um pecado gravíssimo para a Igreja, assim como o homicídio. Agora, a Igreja diz que o aborto, isto é, o ato de tirar a vida de um inocente indefeso, é muito mais grave que o estupro, que o homicídio de um adulto. Qualquer pessoa inteligente é capaz de compreender isso. Eu não estou dizendo que o estupro e a pedofilia são coisas boas. Mas o aborto é muito mais grave e, por isso, a Igreja estipulou essa penalidade automática de excomunhão.

Em que outros casos se aplica a excomunhão automática?
No Código de Direito Canônico anterior, promulgado por Bento XV, havia cerca de quarenta motivos para a excomunhão automática. Em 1983, sob a autoridade de João Paulo II, foi publicado um novo Código. O atual os reduziu a apenas nove. São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja; a violência física contra a pessoa do papa; a consagração de um bispo sem a licença do papa; o cisma; a absolvição por um sacerdote do cúmplice de um pecado da carne; a violação direta do segredo da confissão; e a profanação das hóstias consagradas
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por marta »

Bom, minha resposta é não.

Gente!! Vamos prestar atenção nos nove pecados que o vaticano diz que levam à excomunhão. Fiquem ligados, OK? :emoticon12: :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Discernimento
Mensagens: 1240
Registrado em: 31 Out 2008, 09:34
Gênero: Masculino

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Discernimento »

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Fernando Silva »

marta escreveu:São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja;

Danou-se. Tô excomungado...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Apo »

Então, se uma lei humana está contradizendo uma lei de Deus, no caso, a que permitiu a operação, essa lei não tem nenhum valor.


Por que não prendem um cara destes? Não tem lei neste país? Não deve ter. Tá cheio de padre pedófilo por aí sendo protegido pela Igreja e pelo Estado. Alguém conhece algum padre pedófilo que tenha sido "excomungado" da sociedade civil? Eu, não.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Apo »

Antes de tudo, quero deixar bem claro que não fui eu que excomunguei os médicos que praticaram o aborto e a mãe da menina. Isso é falso. Eu não posso excomungar ninguém. Eu simplesmente mencionei o que está escrito na lei da Igreja, o cânone 1 398, do Código de Direito Canônico, que está aí nas livrarias para qualquer um ler.


:emoticon3:

Mas é um salafrário!!! Continua apoiando a excomunhão, mesmo a CNBB mandando ele calar a boca!
Imagem

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por DIG »

Por que estupradores não são também automaticamente excomungados?
A nossa santa Igreja condena todos os pecados graves. O estupro é um pecado gravíssimo para a Igreja, assim como o homicídio. Agora, a Igreja diz que o aborto, isto é, o ato de tirar a vida de um inocente indefeso, é muito mais grave que o estupro, que o homicídio de um adulto. Qualquer pessoa inteligente é capaz de compreender isso. Eu não estou dizendo que o estupro e a pedofilia são coisas boas. Mas o aborto é muito mais grave e, por isso, a Igreja estipulou essa penalidade automática de excomunhão.



Imagem
Estupra, mas não mata, gente!

:emoticon3:

Avatar do usuário
berehulka
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Mai 2006, 11:10
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por berehulka »

Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja;

Danou-se. Tô excomungado...


O que farei???
Acabei de descobrir que estou sumariamente excomungado!!!!!!!

E o que acontece se eu fingir que não sei de nada e batizar minha filha que nasceu??? (sim, sim.. minha mulher e minha familia vão fazer isso...)
Me excomungarão denovo, ou me reservarão algo terrível na eternidade????
“Percebo que, mesmo aquelas pessoas que afirmam que tudo esteja predestinado e que nada é possível fazer para se mudar,
olham antes de atravessar a rua”.
- Stephen Hawking

Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por marta »

berehulka escreveu:
Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja;

Danou-se. Tô excomungado...


O que farei???
Acabei de descobrir que estou sumariamente excomungado!!!!!!!

E o que acontece se eu fingir que não sei de nada e batizar minha filha que nasceu??? (sim, sim.. minha mulher e minha familia vão fazer isso...)
Me excomungarão denovo, ou me reservarão algo terrível na eternidade????


Nada, bobo. Fica na sua. A padraiada não tem controle nem do que acontece por debaixo das batinas deles, vão ter controle de quem é excomundado ou não. Leva a menina pra batizar e tá tudo certo.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Apo »

berehulka escreveu:
Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja;

Danou-se. Tô excomungado...


O que farei???
Acabei de descobrir que estou sumariamente excomungado!!!!!!!

E o que acontece se eu fingir que não sei de nada e batizar minha filha que nasceu??? (sim, sim.. minha mulher e minha familia vão fazer isso...)
Me excomungarão denovo, ou me reservarão algo terrível na eternidade????


Acontece nada! Passei por isto, não fiz primeira comunhão e casei na ICAR ( bastou pagar) e depois ainda batizei minha filha. O padreco lá ficou entusiasmado com o homilia dele e nem sabia quem era eu na multidão. Pior: minha filha era filha do pecado ( do segundo casamento, não daquele primeiro), sendo que o segundo casamento nem foi na Igreja. :emoticon22:
Depois ainda fui madrinha de uma outra menina. Basta pagar e fingir que eles topam qualquer negócio.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:
berehulka escreveu:
Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja;

Danou-se. Tô excomungado...


O que farei???
Acabei de descobrir que estou sumariamente excomungado!!!!!!!

E o que acontece se eu fingir que não sei de nada e batizar minha filha que nasceu??? (sim, sim.. minha mulher e minha familia vão fazer isso...)
Me excomungarão denovo, ou me reservarão algo terrível na eternidade????


Acontece nada! Passei por isto, não fiz primeira comunhão e casei na ICAR ( bastou pagar) e depois ainda batizei minha filha. O padreco lá ficou entusiasmado com o homilia dele e nem sabia quem era eu na multidão. Pior: minha filha era filha do pecado ( do segundo casamento, não daquele primeiro), sendo que o segundo casamento nem foi na Igreja. :emoticon22:
Depois ainda fui madrinha de uma outra menina. Basta pagar e fingir que eles topam qualquer negócio.


Em resumo: Excomunhão e pecado tem o mesmo fim. A abertura da carteira, a assinatura do cheque ou a passagem do cartãode credito.

Aliás, não foi o próprio papamonha Chico Besta 16 que voltou a instituir a eliminação do pecado pagando os dotes pra igreja??
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:
Apo escreveu:
berehulka escreveu:
Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:São eles: o aborto; a apostasia, que é quando a pessoa abandona a religião; a heresia, que acontece quando uma pessoa nega um dogma da Igreja;

Danou-se. Tô excomungado...


O que farei???
Acabei de descobrir que estou sumariamente excomungado!!!!!!!

E o que acontece se eu fingir que não sei de nada e batizar minha filha que nasceu??? (sim, sim.. minha mulher e minha familia vão fazer isso...)
Me excomungarão denovo, ou me reservarão algo terrível na eternidade????


Acontece nada! Passei por isto, não fiz primeira comunhão e casei na ICAR ( bastou pagar) e depois ainda batizei minha filha. O padreco lá ficou entusiasmado com o homilia dele e nem sabia quem era eu na multidão. Pior: minha filha era filha do pecado ( do segundo casamento, não daquele primeiro), sendo que o segundo casamento nem foi na Igreja. :emoticon22:
Depois ainda fui madrinha de uma outra menina. Basta pagar e fingir que eles topam qualquer negócio.


Em resumo: Excomunhão e pecado tem o mesmo fim. A abertura da carteira, a assinatura do cheque ou a passagem do cartãode credito.


Sim. Se o tal aborto revertesse alguma coisa pra ICAR, seria considerado permissão divina.

Aliás, não foi o próprio papamonha Chico Besta 16 que voltou a instituir a eliminação do pecado pagando os dotes pra igreja??


Parece que agora a ICAR voltou a distribuir indulgências, mas não tem propriamente uma tabela de preços :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Apo »

Igreja Católica volta a oferecer indulgências
Qua, 11 de Fevereiro de 2009 22:25

Perto dos 500 anos da Reforma protestante, dioceses católicas do mundo inteiro, segundo o jornal New York Times, vêm oferecendo aos católicos um benefício espiritual que saiu de moda há muito tempo: a indulgência, que é uma espécie de anistia da punição na vida após a morte.

Comenta o NYT: "O fato de que muitos católicos de menos de 50 anos nunca ouviram falar em indulgências exceto nas aulas de história européia que tiveram no colégio (em que Martinho Lutero denunciou a venda de indulgências em 1517, deslanchando a Reforma protestante) simplesmente torna sua reintrodução mais urgente, na opinião de líderes da igreja determinados a restaurar as tradições perdidas da penitência num mundo que vêem como sendo demasiado satisfeito consigo mesmo.

Perguntaram a um dos bispos de Nova York, Nicholas A. DiMarzio, a razão desta restituição. Ele respondeu:
-- Porque existe pecado no mundo. A idéia da indulgência perdeu força, juntamente com muitas outras coisas na igreja, mas nunca foi abandonada. Estava sempre ali. Queremos só que as pessoas retornem às idéias que conheciam no passado.

O jornal explica: segundo os ensinos da Igreja Católica, "mesmo depois de o pecador ser absolvido no confessionário e cumprir a penitência, ele ainda enfrenta o castigo após a morte, no purgatório, antes que possa ingressar no paraíso. Em troca de determinadas orações, devoções ou romarias em anos especiais, um católico pode receber uma indulgência, que reduz ou apaga esse castigo instantaneamente. Há indulgências parciais, que reduzem o tempo de purgatório por determinado número de dias ou anos, e indulgências plenárias, que eliminam o tempo de purgatório todo, até que seja cometido outro pecado. O fiel pode obter uma indulgência para ele mesmo ou para uma pessoa que já morreu. Não se podem comprar indulgências (proibidas as vendas em 1567), mas contribuições caridosas, associadas a outros atos, podem ajudar o fiel a fazer jus a uma delas. As indulgências plenárias são limitadas a uma por pecador por dia".
Ainda segundo o jornal mais importante do mundo, "a volta das indulgências começou com o papa João Paulo 2º, que em 2000 autorizou os bispos a oferecê-las como parte das celebrações do terceiro milênio da igreja. Fazer os católicos voltarem ao confessionário foi uma das motivações que levou à reintrodução das indulgências".

Entrevistado pelo jornal, o jesuíta Tom Reese lembrou que as confissões vêm diminuindo ano após ano.

Numa cultura secularizada, onde predomina a psicologia popular de autoajuda, a Igreja Católica quer pôr a idéia do "pecado pessoal" de volta na equação. As indulgências são uma maneira de lembrar aos fiéis a importância da penitência. A boa notícia é que não as vendemos mais.

Para entender a posição protestante, nada melhor que ler AS 95 TESES DE LUTERO.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por Johnny »

E se os tais adultos não forem/fossem católicos? Dããã....


Manda a ICAR pros quintos dos infernos...


...OOPS, não, deixem ela onde está pois aqui ja está ruim assim...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por marta »

Foi a própria ICAR que criou a moda, muito apreciada na nossa polititica, de "CRIAR DIFICULDADE PRA VENDER FACILIDADE". A phoderosa igreja criou a excomunhão pra vender indulgências. Aliás, já que estamos no assunto, criou também a confissão para descobrir os podres dos outros com a mesma e $$$$santa finalidade. Mas parece que, no século XXI, não existem mais cristãos tão fanáticos a ponto de abrir a carteira para comprar o passe para o céu.
Mas vamos devagar, não mandem a padraiada tomar na toba, porque, dessa fruta, eles comem até o caroço, OK? :emoticon176: :emoticon176:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
berehulka
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Mai 2006, 11:10
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Entrevista com o Phoderoso bispo

Mensagem por berehulka »

Apo escreveu:...Não se podem comprar indulgências (proibidas as vendas em 1567), mas contribuições caridosas, associadas a outros atos, podem ajudar o fiel a fazer jus a uma delas.


Ô cinismo desgraçado!!!!!!!! rsssssss......
“Percebo que, mesmo aquelas pessoas que afirmam que tudo esteja predestinado e que nada é possível fazer para se mudar,
olham antes de atravessar a rua”.
- Stephen Hawking

Imagem

Trancado