Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Os comentários deixados no site pelos crentes mostram que ninguém leu o artigo, apenas ficaram chocados.
“Não ler a Bíblia é como ser cego”
Para o escritor americano David Plotz, a Bíblia é uma leitura obrigatória para entender a sociedade atual José Antonio Lima
Judeu por origem, David Plotz tornou-se agnóstico ao longo da vida, embora tenha mantido o interesse pela religião e pela tradição judaicas. Em 2006, estava tão entediado durante o bat mitzvah da prima – a cerimônia que marca o início das responsabilidades religiosas dos judeus, realizada aos 12 anos para as meninas e aos 13 para os meninos – que começou a ler a Bíblia.
Indignado com uma história que leu no Gênesis, e que não conhecera quando criança, decidiu, segundo suas palavras, descobrir o que aconteceria se um “ignorante” lesse o livro no qual sua religião está baseada. Plotz narrou sua experiência em um blog, editado num livro lançado neste mês nos Estados Unidos, cujo título pode ser traduzido como “O bom livro: as coisas bizarras, hilárias, perturbadoras e maravilhosas que aprendi quando li cada palavra da Bíblia".
Ele não é o primeiro, Dawkins no seu livro "Deus um Delírio" cita se não me engano o filho de Wiston Churchil que conseguiu permanecer ignorante durante toda vida quanto à religião, quando foi ler a Bíblia se sentiu como se tivesse feito uma grande descoberta, uma péssima descoberta.
Luiz Carlos Querido escreveu:Não seja por isso. Devo até ter comentado aqui. Sempre que tentava ler a biblia minha mente se virava par mim e dizia: Tá de brincadeira né?
É mais ou menos esta a reação da minha mente. Até hoje. Mas quando se é imaturo e cercado por aquela "verdade necessária" à sobrevivência no clã, parece mais com:
- Está achando maluco e horripilante? Aceite e siga em frente. Deve haver algum motivo para as coisas serem como são e certamente deve estar ligado ao amor.
Um objetivo final amoroso é a única trajetória viável para suportar a leitura da Bíblia e não se sentir enlouquecendo.
Até que abri mão daquela proposta de "sobrevivência".
O que se pode fazer com uma criança é algo inimaginável.
Luiz Carlos Querido escreveu:Não seja por isso. Devo até ter comentado aqui. Sempre que tentava ler a biblia minha mente se virava par mim e dizia: Tá de brincadeira né?
Quando eu li a bilbia pela primeira vez, quando ainda era chatólico, eu pensava: Puta merda! Esse deus é dos bons. Age mesmo quando se precisa. Isso é que é deus. Não é aquele cagão do Jesus que não faz nada. (sinceramente, eu achava o novo testamento um tédio).
Agora que conheço a verdade das escrituras, eu fico indignado por ter sido tão besta em ser fã de um deus cruel e déspota desses.
A única saída que uma testemunha de jeová tinha para tentar me convencer de que os textos absurdos que eu apontava não diziam o que diziam era que eu devia ler TODA a Bíblia, pois assim compreenderia o plano de Deus.
Putz, pena que na ocasião não me lembrei de um texto da Sentinela (a publicação de estudos deles) de que a menos que estivéssemos em contato com este canal (as publicações jeovistas) JAMAIS ENTENDERÍAMOS O PROPÓSITO DE DEUS, POR MAIS QUE LÊSSEMOS A BÍBLIA.
Que culpa tem então o Cristianismo de ter fracassado se o tal Deus dos cristãos mandou-nos uma mensagem obscura e teve de esperar até 1914 para que finalmente Cristo viesse à Terra e encontrasse o único grupo que entendeu a mensagem?
Botanico escreveu:A única saída que uma testemunha de jeová tinha para tentar me convencer de que os textos absurdos que eu apontava não diziam o que diziam era que eu devia ler TODA a Bíblia, pois assim compreenderia o plano de Deus.
Putz, pena que na ocasião não me lembrei de um texto da Sentinela (a publicação de estudos deles) de que a menos que estivéssemos em contato com este canal (as publicações jeovistas) JAMAIS ENTENDERÍAMOS O PROPÓSITO DE DEUS, POR MAIS QUE LÊSSEMOS A BÍBLIA.
Que culpa tem então o Cristianismo de ter fracassado se o tal Deus dos cristãos mandou-nos uma mensagem obscura e teve de esperar até 1914 para que finalmente Cristo viesse à Terra e encontrasse o único grupo que entendeu a mensagem?
Coisas da fé.
Não é a mesma coisa que os espíritas fazem quando alguém critica ou questiona a doutrina? Mandam ler mais sobre a DE, dando dicas dos nomes dos livros? E a espera pela "codificação"?