É melhor amar ou ser amado?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por marta »

É melhor amar ou ser amado?

por Felipe Machado, Seção: Palavra de Homem 11:16:28.
Só porque este texto começou com uma pergunta não significa necessariamente que ele vai terminar com uma resposta. Aliás, já vou avisando que não vai. Principalmente porque a questão acima não tem uma resposta, mas várias. Hoje você pode acordar com uma opinião na ponta da língua; amanhã seu pensamento pode ser exatamente o contrário.

É claro que há gente que ama e é amado, já que um sentimento não exclui o outro, mas isso acontece apenas em raras vidinhas perfeitas. Você ama uma pessoa, essa pessoa te ama de volta. Ponto final. Há probleminhas, mas basicamente você é feliz. E a vida segue razoavelmente tranquila, com pouco desequilíbrio emocional e eventuais briguinhas resolvidas por meio de deliciosos atos sexuais de reconciliação.

Na verdade, essa pergunta só tem sentido quando os dois sentimentos não acontecem simultaneamente, pelo menos para uma das pessoas envolvidas. Só então a gente acaba sendo obrigado a se perguntar: é melhor amar ou ser amado?

Não há dúvidas de que ser amado tem suas vantagens. Você não sente aquela emoção arrebatadora, mas também não fica tão mal se algo dá errado ao longo do caminho. Já amar dá um pouco mais de trabalho: quem ama fica dependente do objeto da paixão. E há sempre o risco desse amor deixar de ser correspondido, ou seja, a infelicidade pode estar ali, virando a esquina.

Quem é amado recebe; quem ama, dá. Quem é amado tem o poder nas mãos, quem ama está vulnerável como um carro sem freios no topo da ladeira. E, paradoxalmente, um sentimento não existe sem o outro: não adianta nada ter uma montanha de caviar se você está totalmente sem fome.

Tenho certeza de que você já foi amado sem amar, assim como é provável que você já tenha amado sem ter sido correspondido. Esse desencontro faz parte da vida amorosa, cuja formação começa na adolescência. Será mais fácil se apaixonar quando a gente é jovem? Ou a idade não tem relação com a emoção? O amor muda conforme o tempo passa; a gente também. Alguns dirão que amar é melhor quando a gente é adolescente; talvez sejam os mesmos que garantirão que, quando o tempo passa, o melhor mesmo é ser amado.

Será que existe gente que começa a amar e ser amado ao mesmo tempo? Nah. Se fosse assim, as pessoas diriam 'eu te amo' ao mesmo tempo, como um jogral. Mas não é isso que acontece: alguém sempre diz antes. É melhor dizer 'eu te amo' ou 'eu também'? Desculpe, mas essa é outra pergunta sem resposta.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Apo »

O amor que mais dói ( mas dói mesmo, porque é o mais carnal de todos) é o de mãe ( talvez o de pai, em alguns casos). Os outros são paixão, dão tesão e fossa e vai-se levando. Mas o de mãe...
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Fernando Silva »

E ainda tem gente que acredita em que, em algum lugar, há alguém reservado para ela.
O par perfeito.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Anna »

Não posso dar pitaco porque só amei sendo amada, então não sei como funciona esse amar sem ser amado. Alguns amigos sofreram muito por isso e eu nunca entendi como chegaram a amar que os maltrata, ofende, ou que nunca demosntraram carinho. Sei lá. Humanos são estranhos. :emoticon39:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Fernando Silva »

Anna escreveu:Não posso dar pitaco porque só amei sendo amada, então não sei como funciona esse amar sem ser amado. Alguns amigos sofreram muito por isso e eu nunca entendi como chegaram a amar que os maltrata, ofende, ou que nunca demosntraram carinho. Sei lá. Humanos são estranhos. :emoticon39:


Já diziam os Beatles:

"I don't like you but I love you
I don't want you but I need you
You treat me badly
I love you madly
You really got a hold on me"

Acontece. Já me apaixonei algumas vezes na juventude por gente de quem eu não gostava ou achava que não estava com nada.
Contraditório? Pois é...

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:O amor que mais dói ( mas dói mesmo, porque é o mais carnal de todos) é o de mãe ( talvez o de pai, em alguns casos). Os outros são paixão, dão tesão e fossa e vai-se levando. Mas o de mãe...


Amor paterno e materno é o amor genuinamente altruísta, em que ama-se incondicionalmente idenpendente do retorno do outro, e em muitos casos o pai ou mão é cappaz de dar a sua vida pela do outro (mesmo assim há casos de pais e mães que não amam seus filhos e são capazes de aberrações que violam as leis da natureza! :emoticon2: ). Mas há casos de amor altruísta enntre homem e mulher tb, que não está atrelado a paixão, tesão, e uma coisa bem bonita e rara de se ver. Tive a oportunidade de ver um caso na adolescencia, e um outro agora, inspirador. :emoticon1:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por salgueiro »

Esse foi um desafio emocional que levei anos prá digerir até que entendi outra situação similar, o amar e não ser feliz junto.

Amar sempre é tudo de bom :emoticon4:

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Suyndara »

Anna escreveu:
Apo escreveu:O amor que mais dói ( mas dói mesmo, porque é o mais carnal de todos) é o de mãe ( talvez o de pai, em alguns casos). Os outros são paixão, dão tesão e fossa e vai-se levando. Mas o de mãe...


Amor paterno e materno é o amor genuinamente altruísta, em que ama-se incondicionalmente idenpendente do retorno do outro, e em muitos casos o pai ou mão é cappaz de dar a sua vida pela do outro (mesmo assim há casos de pais e mães que não amam seus filhos e são capazes de aberrações que violam as leis da natureza! :emoticon2: ). Mas há casos de amor altruísta enntre homem e mulher tb, que não está atrelado a paixão, tesão, e uma coisa bem bonita e rara de se ver. Tive a oportunidade de ver um caso na adolescencia, e um outro agora, inspirador. :emoticon1:


É verdade.

Meus pais são assim, inspiradores, acho lindo o casamento deles :emoticon26:

Agora, amor de mãe realmente não tem comparação, é algo sublime :emoticon245:

Eu também não sei como é amar sem ser amado, mas minha melhor amiga é super maltratada pelo namorado e não sei pq diabos não dá um pé na bunda dele! :emoticon6:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Darkside »

Só passei aqui pra dizer que o amor é apenas uma armadilha da natureza humana para perpetuar a espécie.

[]'s
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Tranca »

Na verdade, essa pergunta só tem sentido quando os dois sentimentos não acontecem simultaneamente, pelo menos para uma das pessoas envolvidas. Só então a gente acaba sendo obrigado a se perguntar: é melhor amar ou ser amado?


Vero.

O melhor de tudo é quando o amor é via de mão dupla. Quando só vai ou só vem pode ser ruim para ambas as partes...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Suyndara »

Darkside escreveu:Só passei aqui pra dizer que o amor é apenas uma armadilha da natureza humana para perpetuar a espécie.

[]'s



Mas é uma armadilha deliciosa :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Darkside »

Em homenagem aos pombinhos do fórum:


Hormônios influenciam fim da paixão, diz estudo

Os hormônios são culpados pela duração de apenas dois anos de uma paixão amorosa, segundo um estudo publicado no último número da revista Chemistry World, da Real Sociedade de Química do Reino Unido.

Uma equipe de cientistas da universidade de Pisa (Itália) estudou o comportamento dos hormônios em uma relação amorosa e comprovou que o desejo desaparece após dois anos de relacionamento, por causa das mudanças biológicas ocorridas nos corpos dos parceiros.

Para o bioquímico Michael Gross, "enquanto os companheiros prometem amor verdadeiro, os hormônios dão a entender outra coisa". "Esta pesquisa mostra a presença no sangue de certos hormônios no início da relação, mas não há provas de que eles prevaleçam nos indivíduos que têm uma relação há anos", disse o bioquímico.

Segundo o estudo, enquanto no início da relação é abundante um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo a quantidade dessa substância diminui, e ela é substituída por um hormônio denominado oxitocina, que consolida os sentimentos mais duráveis de amor e de compromisso.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 27,00.html

2 aninhos apenas no máximo, depois vem a rotina e tudo mais.

Que seja eterno até 2 anos... Hohohohohahahahahah!!!!
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Darkside »

PS: Pombinhos = pessoas apaixonadas.

Não sei se tem foristas namorados ou algo mais por aqui, mas não me referi a eles caso existam.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Apo escreveu:O amor que mais dói ( mas dói mesmo, porque é o mais carnal de todos) é o de mãe ( talvez o de pai, em alguns casos). Os outros são paixão, dão tesão e fossa e vai-se levando. Mas o de mãe...


Amor paterno e materno é o amor genuinamente altruísta, em que ama-se incondicionalmente idenpendente do retorno do outro, e em muitos casos o pai ou mão é cappaz de dar a sua vida pela do outro (mesmo assim há casos de pais e mães que não amam seus filhos e são capazes de aberrações que violam as leis da natureza! :emoticon2: ). Mas há casos de amor altruísta enntre homem e mulher tb, que não está atrelado a paixão, tesão, e uma coisa bem bonita e rara de se ver. Tive a oportunidade de ver um caso na adolescencia, e um outro agora, inspirador. :emoticon1:


Ah, sem dúvida. Depende do vínculo mais profundo. Em alguns casos, a viuvez mata o parceiro que fica. A vida perde todo o sentido. Mas falando apenas em vida, ações altruístas são bem comuns entre casais.
Mas amor de mãe...deus meu...é quase um martírio no paraíso.

[filosofia ON]E isto que quem aqui fala é uma talzinha que achava que este negócio de insitinto materno era invenção para manter a mulher dentro do lar, que criança era um tremendo pé no saco, que filhos eram um trambolho a se carregar pela vida. Passei a gravidez sem muito "contato" com ela. Não fiz quarto, não escolhi nome e os primeiros meses fossem de matar. Depois de uns 8 meses...a coisa veio a tona de uma forma descomunal! Eu nunca imaginei que eu, uma mulher de grandes paixões e nenhuma atração por gerar, fosse ser a mãe em que me transformei. A vida é estranha...[filosofia OFF}
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:E ainda tem gente que acredita em que, em algum lugar, há alguém reservado para ela.
O par perfeito.


Perfeito, não. Mas que há vários "alguéns" pelo mundo com quem a gente daria um bom caldo...isto há!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Sem Censura
Mensagens: 100
Registrado em: 04 Jan 2008, 19:03

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Sem Censura »

Suyndara escreveu:Eu também não sei como é amar sem ser amado, mas minha melhor amiga é super maltratada pelo namorado e não sei pq diabos não dá um pé na bunda dele! :emoticon6:


Logo você, uma bióloga, não sabe por quê? Surpreendente.

Avatar do usuário
Sem Censura
Mensagens: 100
Registrado em: 04 Jan 2008, 19:03

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Sem Censura »

Para a pergunta do tópico, nos termos em que foi colocada, a resposta é clara: É MELHOR AMAR.

É só pensar nas situações. Todo mundo ao longo da vida passa pela desagradável situação de ter alguém apaixonado por si, ao mesmo tempo em que não dá a mínima para aquela pessoa. E como nos sentimos? Com vontade de se livrar daquilo o mais rápido possível. A pessoa se desmancha em gentilezas, fica jogando charme, tenta esnobar... e tudo o que queremos é distância. Às vezes a história é diferente. Quem se apaixona por nós é alguém que, embora não nos desperte paixão, achamos suficientemente atraente para pelo menos não acharmos desagradável o interesse. Aí o problema se torna a diferença de interesses. Um quer casar, o outro topa no máximo ir levando. Um quer namorar, o outro só aceita ficar. Um quer ficar, o outro apenas acha legal assistir as demonstrações de afeto, receber o carinho, curtir as conversas, não desejando nenhum contato físico.

De qualquer forma, ser amado sem amar não nos dá nenhum prazer. E quando dá é porque amamos pela metade.

Porém, quando nos apaixonamos!... Tudo muda. Pouco importa se somos correspondidos ou não. O que causa aquele frenesi, aquelas emoções arrebatadoras, o sofrimento, os sonhos, as histórias que nunca serão esquecidas, é o fato de estar apaixonado. E não o fato de haver alguém apaixonado pela gente.

Logo, ser amado não faz diferença nenhuma em nossas vidas. Amar sim.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Apo »

Sentir e saber que minha filha me ama faz toda a diferença para mim. Se um dia ela me renegar ou me odiar, eu morro.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por marta »

Porra!! Não sabia que esse tópico iria render tanto
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Sem Censura
Mensagens: 100
Registrado em: 04 Jan 2008, 19:03

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Sem Censura »

Apo escreveu:Sentir e saber que minha filha me ama faz toda a diferença para mim. Se um dia ela me renegar ou me odiar, eu morro.

Claro que eu não estava me referindo ao amor entre pais e filhos, Apo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Johnny »

É melhor amar ou ser amado?

R: É melhor ser milionário, porquê ser pobre é uma merda!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:
Apo escreveu:Sentir e saber que minha filha me ama faz toda a diferença para mim. Se um dia ela me renegar ou me odiar, eu morro.

Claro que eu não estava me referindo ao amor entre pais e filhos, Apo.


É, eu acho que o tópico também não. Mas como eu citei o tal amor maternal, acabei por emendar a questão da necessidade.

Acho que crimes passionais demonstram que esta necessidade é da natureza humana mais primitiva, a que ainda precisa se assegurar de que a cópula será assegurada ( e assim a transmissão genética) se o "amor" for comprovado e reafirmado o tempo todo. Daí, a cobrança e ódio pelo desprezo do outro.
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Suyndara »

Sem Censura escreveu:
Suyndara escreveu:Eu também não sei como é amar sem ser amado, mas minha melhor amiga é super maltratada pelo namorado e não sei pq diabos não dá um pé na bunda dele! :emoticon6:


Logo você, uma bióloga, não sabe por quê? Surpreendente.


Não, não sei.

Se humilhar por outra pessoa é uma burrice tão sem tamanho que eu sinceramente não consigo compreender :emoticon4:

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Fernando Silva »

Suyndara escreveu:Se humilhar por outra pessoa é uma burrice tão sem tamanho que eu sinceramente não consigo compreender :emoticon4:

[]s

Conheci um cara que não tinha nada de bobo, mas um dia ele pegou a mulher na cama com outro, fez um escândalo e ela ameaçou ir embora.
Ele era tão apaixonado por ela que permitiu que continuasse com o amante, só para não perdê-la.

Isto faz mais de 20 anos. Não sei como está a coisa agora.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: É melhor amar ou ser amado?

Mensagem por Suyndara »

Fernando Silva escreveu:
Suyndara escreveu:Se humilhar por outra pessoa é uma burrice tão sem tamanho que eu sinceramente não consigo compreender :emoticon4:

[]s

Conheci um cara que não tinha nada de bobo, mas um dia ele pegou a mulher na cama com outro, fez um escândalo e ela ameaçou ir embora.
Ele era tão apaixonado por ela que permitiu que continuasse com o amante, só para não perdê-la.

Isto faz mais de 20 anos. Não sei como está a coisa agora.


Pois é,

Minha amiga também foi traída e perdoou (todas as três vezes) e ainda me repete: "ah, mas todo homem é assim, o importante é que ele não terminou comigo...

:emoticon21: burra! eu fico com vontade de dar uns tabefes nela!

Mas vai se entender? Algumas paixões parecem ser bastante doentias.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Trancado