Israel escreveu:Gosto da idéia de uma catedral suspensa. Tenho de me preocupar em criar uma atmosfera serena para o crente falar com Deus.
(OSCAR NIEMEYER)
A miséria existe. E a burguesia brasileira, que é das mais atrasadas, está sentindo isso na pele pela primeira vez. A chance de mudança está aí, nesta situação-limite. E há o inesperado, com o qual devemos contar. Um dia, lá em Paris, Sartre me disse que gostava de ter dinheiro no bolso para dar esmola. O sujeito chegava, Sartre dava um dinheirinho e quase agradecia por isso. Mudei minha opinião sobre a esmola. Como dizia o padre Teillard Chardin, quando ser for melhor que ter, estará tudo resolvido no mundo.
(OSCAR NIEMEYER)
Desejo ver um mundo melhor, mais fraternal, em que as pessoas não queiram descobrir os defeitos das outras, mas, sim, que tenham prazer de ajudar o outro.
(OSCAR NIEMEYER)
"Às vezes, muito jovem, o espiritismo me atraía, logo dissolvido pelo materialismo dialético, irrecusável." Olha que exemplo de ateu!
Não vejo como o fato de alguém ser a favor da caridade, ou ser um arquiteto (que por vezes tem que projetar igrejas ou templos), ou mesmo ter tido dúvidas sobre sua descrença, entra em contradição o ateísmo.
Israel escreveu:Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa." [ Carl Sagan ]. Que homem de convicçao! Talvez era assim tambem com a crença em Deus, as vezes acreditava, as vezes nao.
E daí? Só os crentes têm convicção inabalável, certeza absoluta no que acreditam. Um ateu ou cético deve sempre se questionar, sempre investigar, nunca aceitar respostas prontas. Isso é antes uma qualidade. No caso da vida em outros planetas, é uma possibilidade para a qual não há ainda muitas evidências, por isso é natural que haja dúvida.
Israel escreveu:Por exemplo, Sagan nunca nega a possibilidade da existência de um Deus, mas coloca sempre a questão do que é que se entende por Deus, e afirmando que, até hoje não foram encontradas provas da existência de um deus como descrito nas tradições Cristãs, Judaicas e Islâmicas. No entanto, pergunta-se a dada altura, e daí?
E daí é que não há motivos para acreditar, ora, já que são essas religiões que pregam a existencia desse deus.
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe