Religiao é veneno contra o ateismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Religiao é veneno contra o ateismo

Mensagem por Apo »

Viajante escreveu:No início da adolescência considerei-me sem religião, seria ateu sem o saber.
Um dia passei a considerar-me teísta, sem nunca ter refletido sobre o significado disto, e fui deste modo até recentemente. Devido a complicações que não adianta referir aqui, vi-me obrigado a olhar-me em profundidade, dando-me conta que a minha crença em Deus, era uma projeção das minhas necessidades.
Não saberei falar pelos outros, no meu caso, Deus acabou por ser um entrave que decidi remover do caminho. Se irá ser definitivo, não sei responder, apenas que estou mais feliz deste modo.

Deuses e seres imaginários são apenas projeções. E é o que são. Estranho é que as pessoas não percebam isto.
Imagem

Viajante
Gênero: Masculino

Mensagem por Viajante »

Krishnamurti

Aliás, se alguém lhe perguntasse sobre Deus, diria ele: "Quereis saber a verdade sobre Deus? Então deveis descobrir primeiro a verdade sobre vós mesmos ou, do contrário, como sabereis se o que encontrais não é apenas vossa própria projeção?

Afinal, só podeis buscar o que é conhecido, não é verdade?

Deus é o desconhecido e, se o buscais, como O reconhecereis ao encontrá-Lo?"

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Viajante escreveu:No início da adolescência considerei-me sem religião, seria ateu sem o saber.
Um dia passei a considerar-me teísta, sem nunca ter refletido sobre o significado disto, e fui deste modo até recentemente. Devido a complicações que não adianta referir aqui, vi-me obrigado a olhar-me em profundidade, dando-me conta que a minha crença em Deus, era uma projeção das minhas necessidades.
Não saberei falar pelos outros, no meu caso, Deus acabou por ser um entrave que decidi remover do caminho. Se irá ser definitivo, não sei responder, apenas que estou mais feliz deste modo.

Deus foi um conceito que enfiaram na minha cabeça quando criança e que eu aceitei como um fato da vida por viver numa sociedade cristã onde havia pecadores, mas não ateus nem contestação.
A parte racional da minha mente acabou rejeitando o corpo estranho. Como eu nunca tinha precisado da religião para nada nem sofria de dependência psicológica, ela não me fez falta.

marta

Mensagem por marta »

Viajante escreveu: Deus acabou por ser um entrave que decidi remover do caminho. Se irá ser definitivo, não sei responder, apenas que estou mais feliz deste modo.

:emoticon12: :emoticon12: Entrave. Adirei essa definição. Nunca tinha ouvido
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Israel

Mensagem por Israel »

Gosto da idéia de uma catedral suspensa. Tenho de me preocupar em criar uma atmosfera serena para o crente falar com Deus.
(OSCAR NIEMEYER)

A miséria existe. E a burguesia brasileira, que é das mais atrasadas, está sentindo isso na pele pela primeira vez. A chance de mudança está aí, nesta situação-limite. E há o inesperado, com o qual devemos contar. Um dia, lá em Paris, Sartre me disse que gostava de ter dinheiro no bolso para dar esmola. O sujeito chegava, Sartre dava um dinheirinho e quase agradecia por isso. Mudei minha opinião sobre a esmola. Como dizia o padre Teillard Chardin, quando ser for melhor que ter, estará tudo resolvido no mundo.
(OSCAR NIEMEYER)

Desejo ver um mundo melhor, mais fraternal, em que as pessoas não queiram descobrir os defeitos das outras, mas, sim, que tenham prazer de ajudar o outro.
(OSCAR NIEMEYER)
"Às vezes, muito jovem, o espiritismo me atraía, logo dissolvido pelo materialismo dialético, irrecusável." Olha que exemplo de ateu!
marta escreveu:
Israel escreveu:Religiao é veneno contra o ateismo.
O ateu é um camarada que duvida até da sua propria existencia! Nietzsche morreu louco, Darwin morreu crendo, Hawking nao duvida tanto assim. Cade a personalidade da classe?

Que preguiça. Ai ai :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30:

Israel

Mensagem por Israel »

Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa." [ Carl Sagan ]. Que homem de convicçao! Talvez era assim tambem com a crença em Deus, as vezes acreditava, as vezes nao.
Por exemplo, Sagan nunca nega a possibilidade da existência de um Deus, mas coloca sempre a questão do que é que se entende por Deus, e afirmando que, até hoje não foram encontradas provas da existência de um deus como descrito nas tradições Cristãs, Judaicas e Islâmicas. No entanto, pergunta-se a dada altura, e daí?

“And yet, and yet, if we are merely matter intricately assembled, is this really demeaning? If there’s nothing in here but atoms, does that make us less or does that make matter more?”

marta escreveu:
Israel escreveu:Religiao é veneno contra o ateismo.
O ateu é um camarada que duvida até da sua propria existencia! Nietzsche morreu louco, Darwin morreu crendo, Hawking nao duvida tanto assim. Cade a personalidade da classe?

Que preguiça. Ai ai :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30:

Ahura-Mazda

Mensagem por Ahura-Mazda »

Israel escreveu:Gosto da idéia de uma catedral suspensa. Tenho de me preocupar em criar uma atmosfera serena para o crente falar com Deus.
(OSCAR NIEMEYER)

A miséria existe. E a burguesia brasileira, que é das mais atrasadas, está sentindo isso na pele pela primeira vez. A chance de mudança está aí, nesta situação-limite. E há o inesperado, com o qual devemos contar. Um dia, lá em Paris, Sartre me disse que gostava de ter dinheiro no bolso para dar esmola. O sujeito chegava, Sartre dava um dinheirinho e quase agradecia por isso. Mudei minha opinião sobre a esmola. Como dizia o padre Teillard Chardin, quando ser for melhor que ter, estará tudo resolvido no mundo.
(OSCAR NIEMEYER)

Desejo ver um mundo melhor, mais fraternal, em que as pessoas não queiram descobrir os defeitos das outras, mas, sim, que tenham prazer de ajudar o outro.
(OSCAR NIEMEYER)
"Às vezes, muito jovem, o espiritismo me atraía, logo dissolvido pelo materialismo dialético, irrecusável." Olha que exemplo de ateu!

Não vejo como o fato de alguém ser a favor da caridade, ou ser um arquiteto (que por vezes tem que projetar igrejas ou templos), ou mesmo ter tido dúvidas sobre sua descrença, entra em contradição o ateísmo.

Israel escreveu:Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa." [ Carl Sagan ]. Que homem de convicçao! Talvez era assim tambem com a crença em Deus, as vezes acreditava, as vezes nao.

E daí? Só os crentes têm convicção inabalável, certeza absoluta no que acreditam. Um ateu ou cético deve sempre se questionar, sempre investigar, nunca aceitar respostas prontas. Isso é antes uma qualidade. No caso da vida em outros planetas, é uma possibilidade para a qual não há ainda muitas evidências, por isso é natural que haja dúvida.

Israel escreveu:Por exemplo, Sagan nunca nega a possibilidade da existência de um Deus, mas coloca sempre a questão do que é que se entende por Deus, e afirmando que, até hoje não foram encontradas provas da existência de um deus como descrito nas tradições Cristãs, Judaicas e Islâmicas. No entanto, pergunta-se a dada altura, e daí?

E daí é que não há motivos para acreditar, ora, já que são essas religiões que pregam a existencia desse deus.
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

DIG

Mensagem por DIG »

Isravelton, é tão dificil a sua cabecinha entender que ninguém aqui é ateu só porque o comunalha stalinista do Niemeyer ou qualquer outro fulano famoso se diz ateu?

(Aliás, eu DETESTO os trabalhos do Niemeyer, não que eu seja crítico de arte ou arquitetura/engenharia pra minha opinião valer alguma coisa, mas :emoticon26: ...)

marta

Mensagem por marta »

DIG escreveu:Isravelton, é tão dificil a sua cabecinha entender que ninguém aqui é ateu só porque o comunalha stalinista do Niemeyer ou qualquer outro fulano famoso se diz ateu?

(Aliás, eu DETESTO os trabalhos do Niemeyer, não que eu seja crítico de arte ou arquitetura/engenharia pra minha opinião valer alguma coisa, mas :emoticon26: ...)

Idem. Já me disseram que os prédios do Niemayer são horríveis para se morar neles. São bonitos por fora e totalmente sem conforto por dentro. Deve ser verdade.
O único que se salva deve ser o Palácio da Alvorada e do Planalto, visto que quem entra não quer sair de jeito nenhum
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Israel,
Nós não somos ateus porque alguém que admiramos é ateu.
Nós temos nossos próprios motivos para sermos ateus, mas, é claro, valorizamos quem, além de inteligente, também é ateu.
E sermos ateus não nos impede de respeitar a inteligência de religiosos. Ninguém é perfeito.

Concluindo: se todos os ateus famosos deixarem de ser ateus, nós continuaremos ateus.
O problema será deles, pessoal. Para nos convencer a mudar de idéia, eles terão que nos apresentar ótimos argumentos. Nenhum dos supostos ex-ateus que os crentes nos esfregam na cara o fizeram.

2 + 2 continua igual a 4 mesmo que você passe a acreditar que é 5.

Trancado