Jack Torrance escreveu:Benetton escreveu:Jack Torrance escreveu:Benetton escreveu:O Espírito revoltado de Machado de Assis psicografou ... ooppsss, digo, escreveu: O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir.
Bom, se Machado de Assis pudesse saber que na atualidade, os Espíritas subsistiram sim, e justamente no país em que ele viveu, além de possuirem nível de escolaridade muito maior do que os seguidores da religião desse Escritor, ou seja, os católicos, talvez os seus restos mortais estejam se revirando no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtmlE se ele acreditava que um segmento da população que possui hoje a maior escolaridade, era uma fábrica de idiotas, o que se podia esperar de um outro segmento, os católicos, que possui hoje um dos menores índices de escolaridade? Talvez, se seguíssemos na mesma proporção do respeitável escritor, os católicos deveriam ser uma multinacional de imbecis alienados. Será que ele, se vivo estivesse, orgulhar-se-ia de ser católico? ...

Flavio Checker, é que só hoje descobriram que o espiritismo é uma religião de fé racionada e de pessoas evoluídas.
First Knight, só
HOJE descobri
ram??? Descobri
ram quem, Cara-Pálida? Desde a sua fundação, há mais de 150 anos, essa premissa já era válida entre os seguidores!
Não era não. Muitos adeptos do espiritismo na época, a maioria, e antes dessa época também, eram negros escravos, desendentes de escravos e ex-escravos, sem estudo e muito ignorantes, logo era uma religião de ignorantes. Só que eles eram macumbeiros ao invés de espíritas, só que dá no mesmo. A diferença é que um é cavalo e noutro é médium (mais chique).
Acho que estamos falando em línguas diferentes ou então de coisas diferentes.
Quando disse que
"há mais de 150 anos ...", pensava que estava claro e patente que me referia à Doutrina codificada por Kardec, iniciada na França e não às seitas Afro, que existem no Brasil, praticamente desde a época do descobrimento, ou seja, há mais de 500 anos. Acho que Você é inteligente o bastante para diferenciar uma coisa da outra.
Jack Torrance escreveu:Benetton escreveu:Jack Torrance escreveu:Benetton escreveu:Por aí se pode notar como Machado de Assis entendia de Espiritismo. Talvez seus conhecimentos adviessem de pregações de padres ( possivelmente pedófilos ).
Realmente, como bom crítico do Espiritismo, Machado de Assis era um excelente romancista.
Aí temos que saber se na época o centro espírita era chamado de igreja. Seria melhor se ele falasse templo, mas não sei como era na época.
Não te
mos(???) que saber nada pois há um século e meio, para quem leu os primeiros Livros e Revistas da DE já tinha conhecimento deste fato, mas talvez só você e os seus pares ainda não sabiam que isso não teria o menor sentido, mesmo na época de Machado, pois as igrejas desde sempre apresentam estilos inconfundíveis de arquitetura, e os templos da época não se firmavam em fundos de garagem, como é muito comum hoje.
Eu também não entendo o porquê do Machado ter chamado o antro dos espíritas de igreja. Lá no fCC, um cara mostrou que o Machado tinha um grande conhecimento ao criticar o espiritismo. Poderia ser terreiro ou laboratório, já queo espiritismo é ciência.
Antro? Larga de ser nojento, rapaz!
Mostre aí os nobres conhecimentos do notável escritor. Palavras rebuscadas de Machado de Assis para dizer mais do mesmo não demonstram muita coisa.
E nem concordo que Espiritismo
É ciência. Trata-se de uma opinião minha e sei que é discordante de premissas básicas da codificação. Acho que sou um apóstata!
Penso que o Espiritismo apenas se vale de alguns ramos da Ciência já estabelecida para tentar respaldar alguns de seus princípios.