Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Márcio »

Acauan escreveu:
pessoa de fé escreveu:Todos os condicionamentos são restritivos, uns mais que outros, mas todos são. Agora, um problema muito serio é a de que: confundem poder de raciocínio, capacidade de raciocinar, com: TER A MENTE ABERTA. Por incrível que pareça, quanto mais inteligente se é, quanto mais racional se é, mais difícil é de se livrar dos condicionamentos. Por que? Pois suas justificativas e auto justificativas serão “perfeitas”. Como vem ha muito tempo “viciado” na “forma certa” de raciocinar, então as justificativas terão “SUAS” lógicas. Uma pessoa que não é “tão racional” (isso não quer dizer que seja um imbecil) pode “confiar” e esta confiança pode (eu disse pode) ser tb uma “porta”, mas o racional não confia, não confia mesmo, pois tudo tem que passar pelo filtro do seu raciocínio, agora, e se o raciocínio dele é quem o mantem condicionado??? ....sei o que este meu comentário vai gerar...(risos).


Errado!

Primeiro porque o raciocínio é uma das ferramentas da inteligência, mas a inteligência em si não se limita ao raciocínio.
A inteligência precisa estar conectada direta ou indiretamente à realidade objetiva e estar direta ou indiretamente ancorada nela. Loucos podem ser absolutamente racionais dentro de sua loucura e completos idiotas podem ser absolutamente racionais dentro de sua idiotice.

Segundo, condicionamento, por definição, é uma reação automática padrão a determinado estímulo externo. Uma inteligência condicionada não é racional, pois suas conclusões programadas independem de qualquer raciocínio verdadeiro.

Terceiro, um raciocínio autojustificado é necessariamente circular e, portanto, falacioso e logicamente inválido.


pessoa de fé escreveu:Uma mente SIMPLES é uma mente aberta.
Agora, pode uma mente ser simples quando vem acumulando tantos conhecimentos e conclusões?


Uma mente que acumula conhecimentos e conclusões verdadeiras é necessariamente mais simples e aberta que outra que não o faça, conforme demonstração acima.


Acho que o que ela entende por condicionamento é o conjunto de informações acerca de um determinado assunto, e que nos faz reagir de acordo com as tais depois de um raciocínio.
Não me pareceu aquele condicionamento mecânico reativo aos estímulos imediatos.

E sim, um raciocínio baseado em dados mau compreendidos deve gerar resultados falhos. Como você disse, loucos e idiotas raciocinam sobre bases ditas irreais.

A analogia para a mente simples é como se esta estivesse vazia de dados condicionadores e assim poderia perceber as coisas sem a interferência deles.
Só que a mente racional precisa de dados prévios para poder executar justamente o ato de raciocinar.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:Até onde percebo ela quer chegar a algo que chamo de percepção íntima que seria sim sensorial mas tem algo a mais que não sei se seria "iluminação" mas um movimento de dentro para fora onde a "mente" não atua.


Bem, a mente racional não atuaria, somente a mente sensorial, se é que se pode dizer assim.


Eu entendi o que vc quis dizer com mente sensorial e acho que é algo do tipo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Márcio »

salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:Até onde percebo ela quer chegar a algo que chamo de percepção íntima que seria sim sensorial mas tem algo a mais que não sei se seria "iluminação" mas um movimento de dentro para fora onde a "mente" não atua.


Bem, a mente racional não atuaria, somente a mente sensorial, se é que se pode dizer assim.


Eu entendi o que vc quis dizer com mente sensorial e acho que é algo do tipo.


Hum, hum!
É mais ou menos quando se faz amor.
Não se fica raciocinando no ato, apenas sentindo.
Depois pode-se pensar a respeito e tirar conclusões.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Acauan »

Marcio escreveu:Acho que o que ela entende por condicionamento é o conjunto de informações acerca de um determinado assunto, e que nos faz reagir de acordo com as tais depois de um raciocínio.


Na verdade, ela não entende nada.
Seu discurso pode ser resumido como uma crença em que ateus estão presos em suas próprias premissas sobre a inexistência de Deus e não conseguem raciocinar fora delas. Ou seja, todas as páginas escritas por ela até aqui podem ser resumidas na frase anterior, que está absolutamente errada.

Para fazer afirmações sobre o raciocínio dos ateus ela teria que conhecê-lo, o que é uma tarefa bastante difícil de realizar uma vez que não existe raciocínio dos ateus. O raciocínio religioso é formatado por uma teologia e doutrina específicas, que estabelecem as premissas deste raciocínio.
Não há qualquer coisa parecida que padronize um raciocínio ateu, sendo que a disposição pessoal com relação à existência de Deus é apenas isto, uma disposição pessoal, uma opinião.


Marcio escreveu:Não me pareceu aquele condicionamento mecânico reativo aos estímulos imediatos.


A mesma definição pode ser usada para os condicionamentos mentais, que incluem os preconceitos.

Marcio escreveu:A analogia para a mente simples é como se esta estivesse vazia de dados condicionadores e assim poderia perceber as coisas sem a interferência deles.


Isto é conversa fiada new age. Vulgarizações mal informadas e distorcidas de fragmentos do hinduísmo e budismo, como o exercício da meditação para clareamento da mente.

Marcio escreveu:Só que a mente racional precisa de dados prévios para poder executar justamente o ato de raciocinar.


Toda racionalidade se inicia no reconhecimento de si mesmo e de sua própria mente passando à descoberta das interações desta mente com o que tudo mais existe. Em suma, um processo de aprendizado contínuo. O resto do discurso dela é coisa de livro de autoajuda.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:Até onde percebo ela quer chegar a algo que chamo de percepção íntima que seria sim sensorial mas tem algo a mais que não sei se seria "iluminação" mas um movimento de dentro para fora onde a "mente" não atua.


Bem, a mente racional não atuaria, somente a mente sensorial, se é que se pode dizer assim.


Eu entendi o que vc quis dizer com mente sensorial e acho que é algo do tipo.


Hum, hum!
É mais ou menos quando se faz amor.
Não se fica raciocinando no ato, apenas sentindo.
Depois pode-se pensar a respeito e tirar conclusões.


Éeeeee, mais ou menos :emoticon16: . Só que a mente sensorial estaria sem foco e não ligada aos sentidos físicos.

Vc conseguiria uma descrição do que seria essa mente sensorial pois consigo entender mas não colocar em palavras?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Márcio »

salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:Até onde percebo ela quer chegar a algo que chamo de percepção íntima que seria sim sensorial mas tem algo a mais que não sei se seria "iluminação" mas um movimento de dentro para fora onde a "mente" não atua.


Bem, a mente racional não atuaria, somente a mente sensorial, se é que se pode dizer assim.


Eu entendi o que vc quis dizer com mente sensorial e acho que é algo do tipo.


Hum, hum!
É mais ou menos quando se faz amor.
Não se fica raciocinando no ato, apenas sentindo.
Depois pode-se pensar a respeito e tirar conclusões.


Éeeeee, mais ou menos :emoticon16: . Só que a mente sensorial estaria sem foco e não ligada aos sentidos físicos.

Vc conseguiria uma descrição do que seria essa mente sensorial pois consigo entender mas não colocar em palavras?


Olha, eu pensei justamente na mente focada apenas nos sinais que vem dos orgãos sensoriais, percebendo eles sem raciocinar sobre eles.
Não sei como seria se todos os sentidos fossem desligados, ou seria como uma desconecção do mundo e a percepção se voltaria para aquilo que ocorre internamente.
Quanto à sua pergunta:
Sei lá, penso que seria como num bebê, eles apenas sentem e respondem instintivamente àquilo que sentem. Não me lembro como é ser o bebê que já fui um dia. Hoje estou ''poluído'' por ''condicionamentos''.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

É pelo seu exemplo percebi que o seu sensorial é ligeiramente diferente do meu :emoticon16: , incluiria o sexto sentido, a intuição.

Dando uma passadinha pelo dicionário

intuição
in.tu.i.ção
sf (lat intuitione) 1 Conhecimento imediato e claro, sem recorrer ao raciocínio. 2 Pressentimento. 3 Teol Visão beatífica. 4 Filos Conhecimento claro, direto, imediato e espontâneo da verdade. 5 Sexto sentido que, segundo o ocultismo, se acha em processo de desenvolvimento no homem e que lhe permitiria ver sem olhos, ouvir sem ouvidos etc.

Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:É pelo seu exemplo percebi que o seu sensorial é ligeiramente diferente do meu :emoticon16: , incluiria o sexto sentido, a intuição.

Dando uma passadinha pelo dicionário

intuição
in.tu.i.ção
sf (lat intuitione) 1 Conhecimento imediato e claro, sem recorrer ao raciocínio. 2 Pressentimento. 3 Teol Visão beatífica. 4 Filos Conhecimento claro, direto, imediato e espontâneo da verdade. 5 Sexto sentido que, segundo o ocultismo, se acha em processo de desenvolvimento no homem e que lhe permitiria ver sem olhos, ouvir sem ouvidos etc.

Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

Para alguns, o sexto sentido é o do equilíbrio. Sem ele, não conseguiríamos ficar em pé.

Quanto à intuição, entendo como sendo um tipo de processamento muito rápido das informações, não consciente. O cérebro reúne todas as informações disponíveis, às vezes bem limitadas, e chega a uma conclusão que a pessoa não consegue explicar porque não acompanhou o processo.

Por exemplo: você entra numa sala e sente algo no ar, sente que há um conflito prestes a explodir entre duas pessoas. Você deduz isto inconscientemente a partir de pequenos sinais como a expressão delas, a postura, a cara das outras etc., mas o seu consciente não viu nada disto.

Consta que as mulheres são melhores nisto que os homens, que seriam melhores no raciocínio dedutivo.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:É pelo seu exemplo percebi que o seu sensorial é ligeiramente diferente do meu :emoticon16: , incluiria o sexto sentido, a intuição.

Dando uma passadinha pelo dicionário

intuição
in.tu.i.ção
sf (lat intuitione) 1 Conhecimento imediato e claro, sem recorrer ao raciocínio. 2 Pressentimento. 3 Teol Visão beatífica. 4 Filos Conhecimento claro, direto, imediato e espontâneo da verdade. 5 Sexto sentido que, segundo o ocultismo, se acha em processo de desenvolvimento no homem e que lhe permitiria ver sem olhos, ouvir sem ouvidos etc.

Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

Para alguns, o sexto sentido é o do equilíbrio. Sem ele, não conseguiríamos ficar em pé.

Quanto à intuição, entendo como sendo um tipo de processamento muito rápido das informações, não consciente. O cérebro reúne todas as informações disponíveis, às vezes bem limitadas, e chega a uma conclusão que a pessoa não consegue explicar porque não acompanhou o processo.

Por exemplo: você entra numa sala e sente algo no ar, sente que há um conflito prestes a explodir entre duas pessoas. Você deduz isto inconscientemente a partir de pequenos sinais como a expressão delas, a postura, a cara das outras etc., mas o seu consciente não viu nada disto.

Consta que as mulheres são melhores nisto que os homens, que seriam melhores no raciocínio dedutivo.


pior q ja vi algo parecido.. falando no discovery channel acho sobre um bombeiro
q tava com mal pressentimento q o lugar ia explodir pq tava vazando gas mas ele n tava sentindo cheiro nem nda....

era algo assim, nao lembro exatamente do q se tratava o documentario...

lembro da explicação dizer q por eles estarem acostumados com esse tipo de situação o inconsciente reconheceu algo errado e o estava "avisando"...

posso ter falado besteira mas era algo assim... e o pior q n lembro se foi no discovery q vi mesmo :emoticon33:
faz muito tempo ja

edit: acho q lembrei oq era os bombeiros estavam acostumados com reaçao normal de um incendio, ja no caso desse q estava com mal pressentimento eh como se o inconsciente dele tivesse vendo algo q n era normal num incendio... acho q a explicaçao era mais ou menos essa :emoticon16:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

Na série "Duna", de Frank Herbert, algumas pessoas (os "mentats") treinam suas mentes para funcionarem como computadores. Elas aprendem a entrar no estado intuitivo e ficar nele o tempo que for preciso para processar a informação disponível e chegar a conclusões, ainda que a partir de poucos indícios.

Um dos mandamentos deles é que nenhuma informação deve ser descartada a priori. A pessoa deve abrir a mente como se fosse uma criança e não permitir que o senso crítico rejeite nada. E nem gastar tempo analisando as coisas previamente e se arriscar a perder algum dado. Só depois que não houver mais nada a coletar é que a pessoa entra no estado de processamento e então analisa tudo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

Reid escreveu:acho q lembrei oq era os bombeiros estavam acostumados com reaçao normal de um incendio, ja no caso desse q estava com mal pressentimento eh como se o inconsciente dele tivesse vendo algo q n era normal num incendio... acho q a explicaçao era mais ou menos essa :emoticon16:

Isto me acontece às vezes: eu me sinto incomodado por alguma coisa que eu não sei definir.
É como um alarme tocando na minha cabeça. Só mais tarde é que aparece o motivo: eu estava esquecendo de fazer alguma coisa importante.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

O problema dela (ou dele...) é que parte de um pressuposto: há uma inteligência que criou tudo.
Isto já limita as conclusões a que se pode chegar. É uma idéia preconcebida e também deveria ser descartada.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Para alguns, o sexto sentido é o do equilíbrio. Sem ele, não conseguiríamos ficar em pé.

Quanto à intuição, entendo como sendo um tipo de processamento muito rápido das informações, não consciente. O cérebro reúne todas as informações disponíveis, às vezes bem limitadas, e chega a uma conclusão que a pessoa não consegue explicar porque não acompanhou o processo.

Por exemplo: você entra numa sala e sente algo no ar, sente que há um conflito prestes a explodir entre duas pessoas. Você deduz isto inconscientemente a partir de pequenos sinais como a expressão delas, a postura, a cara das outras etc., mas o seu consciente não viu nada disto.

Consta que as mulheres são melhores nisto que os homens, que seriam melhores no raciocínio dedutivo.


Essa é uma área meio que nebulosa para mim, tenho dificuldade em separar algumas coisas ou são todas a mesma, não sei. Coisas como prever o futuro razoavelmente distante por exemplo (tipo 5 anos à frente), simplesmente surge e sei que vai acontecer sem dados que pudessem me levar a essa certeza.

O "farejar" :emoticon12: um ambiente, "senti-lo" vejo não como intuitivo e sim ligado a instintos de sobrevivência até porque numa sala vazia consigo perceber "no ar" sem dicas.

Não faz isso comigo porque senão serei obrigada a declarar que meu cérebro no momento atual é hermafrodita :emoticon12:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

O problema dela (ou dele...) é que parte de um pressuposto: há uma inteligência que criou tudo.
Isto já limita as conclusões a que se pode chegar. É uma idéia preconcebida e também deveria ser descartada.


Até onde percebi o que aconteceu com ela foi justo o contrário.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

O problema dela (ou dele...) é que parte de um pressuposto: há uma inteligência que criou tudo.
Isto já limita as conclusões a que se pode chegar. É uma idéia preconcebida e também deveria ser descartada.


Até onde percebi o que aconteceu com ela foi justo o contrário.

Exato, por isso ela, em vão, bateu tanto na tecla do não vir com idéias preconcebidas nem se limitar aos rótulos. Mas como se vê insistem em impingir significados distorcidos ao que ela estava a dizer, baseiam-se em rótulos que não se assemelham ao conteúdo do discurso.
Nem definir termos antes adianta.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

Márcio escreveu:A analogia para a mente simples é como se esta estivesse vazia de dados condicionadores e assim poderia perceber as coisas sem a interferência deles.
Só que a mente racional precisa de dados prévios para poder executar justamente o ato de raciocinar.

A mente racional sim, ela precisa de dados conceituais sempre e não deve ser usada sozinha, mas não precisamos dela para observar ou interagir no mundo em nosso dia-a-dia.
A mente racional tem de estar desligada ao se ler um texto, ouvir uma pessoa ou observar uma situação, do contrario o rótulo muitas vezes não permite a absorção do conteúdo, esse conteúdo acaba passando por um filtro racional e, ou é distorcido ou é remetido a um conteúdo diferente. A mente racional toma parte de nossa concentração, distorce o mundo a nossa volta, e , é ela a voz do nosso falso eu.

A razão tem outra função, estamos nos confundindo com uma ferramenta mental, deixamos a ferramente viver, enquanto dormimos por de trás dela e a assistimos achando que somos nós. Claro que damos alguns pitacos vez ou outra, mas na maior parte do tempo, apenas assistimos.

Ela é como um membro que ainda não aprendemos a controlar, um difícil de aprender a usar, como a tromba de um elefante...
Tudo tem seu tempo.
É ai que eu discordo dela e da idéia de "mente simples" e "acumular conhecimento", existem dois caminhos que levam a um mesmo lugar, usar a razão e questionar ao máximo é um deles. Dar força a razão, é parte do processo de aprendizado de muita gente, outros vão pelo caminho da crença, se filiam a igrejas e cantam cantigas religiosas aos domingos.
Cada um tem uma maneira de aprender... mas isso não faz ela estar errada no que diz, só é meio imprecisa e parece não perceber que existe um caminho diferente que da no mesmo buraco.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

NadaSei escreveu:Exato, por isso ela, em vão, bateu tanto na tecla do não vir com idéias preconcebidas nem se limitar aos rótulos. Mas como se vê insistem em impingir significados distorcidos ao que ela estava a dizer, baseiam-se em rótulos que não se assemelham ao conteúdo do discurso.
Nem definir termos antes adianta.


Não é bem por aí NadaSei quando comecei a ler textos "orientais" não entendia lhufas porque é outra maneira de se ver e fazer as coisas.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

O problema dela (ou dele...) é que parte de um pressuposto: há uma inteligência que criou tudo.
Isto já limita as conclusões a que se pode chegar. É uma idéia preconcebida e também deveria ser descartada.

Até onde percebi o que aconteceu com ela foi justo o contrário.

Páginas atrás, ela(e) mencionou uma "inteligência que criou tudo".

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Talvez seja exatamente da intuição a que ela se refere.

O problema dela (ou dele...) é que parte de um pressuposto: há uma inteligência que criou tudo.
Isto já limita as conclusões a que se pode chegar. É uma idéia preconcebida e também deveria ser descartada.

Até onde percebi o que aconteceu com ela foi justo o contrário.

Páginas atrás, ela(e) mencionou uma "inteligência que criou tudo".


Sim, mas até onde entendi como descoberta e não partindo do princípio
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Páginas atrás, ela(e) mencionou uma "inteligência que criou tudo".

Sim, mas até onde entendi como descoberta e não partindo do princípio

Ela(e) não devia ter dito nada. Influenciou nosso modo de pensar. Agora já não temos uma mente "limpa".

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Páginas atrás, ela(e) mencionou uma "inteligência que criou tudo".

Sim, mas até onde entendi como descoberta e não partindo do princípio

Ela(e) não devia ter dito nada. Influenciou nosso modo de pensar. Agora já não temos uma mente "limpa".


:emoticon22: :emoticon22:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

E eis que o tópico ficou interessante. Nada como ver gente inteligente debatendo sobre asneiras de terceiros.

De repente, o título do tópico ficou absolutamente claro pra mim. Mais "condicionado", impossível.
Imagem

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por pessoa de fé »

Oi apo, nunca imaginei ver um elogio seu direcionado a minha pessoa ! tmb te acho mto inteligente ! Segurem as pontas aí que eu vou responder.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Oi apo, nunca imaginei ver um elogio seu direcionado a minha pessoa ! tmb te acho mto inteligente ! Segurem as pontas aí que eu vou responder.

Você disse isto como ironia ou realmente não entendeu o que foi dito?

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
pessoa de fé escreveu:Oi apo, nunca imaginei ver um elogio seu direcionado a minha pessoa ! tmb te acho mto inteligente ! Segurem as pontas aí que eu vou responder.

Você disse isto como ironia ou realmente não entendeu o que foi dito?


Façam suas apostas, senhores.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado