Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Re: Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Bem, essa questão de quem inventou o avião é uma pataquada que nunca se chegou a uma conclusão definitiva e de vez em quando aparece um para levantar a lebre mais uma vez.
Vários outros fizeram pesquisas muito semelhantes no afã de se fazer uma máquina capaz de voar e não apenas Santos Dumont. Os Wright buscaram alguns princípios básicos que lhes permitiram construir uma máquina capaz de voar. A questão apenas é que eles faziam tudo em segredo, pois pretendiam obter um monopólio na fabricação desse tipo de aparelho. Tanto quanto se sabe, o tal Flyer que construíram NÃO ERA CAPAZ DE VOAR por seus próprios meios: era preciso que fosse lançado ao ar e daí aproveitar os ventos contrários para ter sustentação. Seu controle não era nada fácil. A réplica que fizeram dele em comemoração ao centenário de sua construção foi um fiasco: não conseguiu decolar.
Santos Dumont tinha menos pretensões e na época em que fez o 14-bis, já existia uma entidade aeronáutica oficialmente reconhecida e que determinava as regras para se julgar a validade de uma tentativa de voo com um aparelho mais pesado que o ar: tinha de ser pública, previamente anunciada e o aparelho deveria ser capaz de decolar sozinho, sem nenhuma ajuda externa. Santos Dumont conseguiu preencher esses requisitos. Tanto assim que a réplica do 14-bis consegue voar.
Os Wright só ganharam projeção quando Wilbur foi até a França tentar o reconhecimento do trabalho deles. Ele levou um avião bem mais aperfeiçoado, capaz inclusive de levar um passageiro, mas ainda assim precisava de uma catapulta para iniciar o voo. Mas o fato de poder levar um passageiro, coisa que os outros ainda não conseguiam, elevou o cacife deles. Mesmo assim acabaram frustrados em sua pretensão: não conseguiram obter o monopólio ao qual ansiavam. Outros construtores de avião foram surgindo e tendo de enfrentar os Wright nos processos que moviam contra eles.
É isso.
Vários outros fizeram pesquisas muito semelhantes no afã de se fazer uma máquina capaz de voar e não apenas Santos Dumont. Os Wright buscaram alguns princípios básicos que lhes permitiram construir uma máquina capaz de voar. A questão apenas é que eles faziam tudo em segredo, pois pretendiam obter um monopólio na fabricação desse tipo de aparelho. Tanto quanto se sabe, o tal Flyer que construíram NÃO ERA CAPAZ DE VOAR por seus próprios meios: era preciso que fosse lançado ao ar e daí aproveitar os ventos contrários para ter sustentação. Seu controle não era nada fácil. A réplica que fizeram dele em comemoração ao centenário de sua construção foi um fiasco: não conseguiu decolar.
Santos Dumont tinha menos pretensões e na época em que fez o 14-bis, já existia uma entidade aeronáutica oficialmente reconhecida e que determinava as regras para se julgar a validade de uma tentativa de voo com um aparelho mais pesado que o ar: tinha de ser pública, previamente anunciada e o aparelho deveria ser capaz de decolar sozinho, sem nenhuma ajuda externa. Santos Dumont conseguiu preencher esses requisitos. Tanto assim que a réplica do 14-bis consegue voar.
Os Wright só ganharam projeção quando Wilbur foi até a França tentar o reconhecimento do trabalho deles. Ele levou um avião bem mais aperfeiçoado, capaz inclusive de levar um passageiro, mas ainda assim precisava de uma catapulta para iniciar o voo. Mas o fato de poder levar um passageiro, coisa que os outros ainda não conseguiam, elevou o cacife deles. Mesmo assim acabaram frustrados em sua pretensão: não conseguiram obter o monopólio ao qual ansiavam. Outros construtores de avião foram surgindo e tendo de enfrentar os Wright nos processos que moviam contra eles.
É isso.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Mensagens: 7977
- Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
- Contato:
Re: Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Essa picuinha nunca sera decidida, ate porque nao faz sentido discutir acerca de definicoes complexas.
Isso so serve para alimentar besteirol nacionalista.
Uma pessoa sensata perceberia em ambos os projetos meritos de terem introduzido ideias bem sucedidas que seriam aproveitadas naquilo que hoje se entende por aviacao, mas tambem reconheceria o fato obvio que ambos os prototipos eram bastante limitados, alias, como quase toda inovacao tecnologico e.
Ficar elaborando definicoes baseadas num partidarismo pre-estabelecido e simplesmente ridiculo. Ambos os projetos foram realizados indpendentemente, e ambos introduziram elementos que serviriam de base para novos projetos. Ambos podems ser chamados de pioneiros.
Nao parece ter existido qualquer criterio bem definido e consensual do que seria admitido como primeiro aviao, para se atribuir glorias apenas ao primeiro inventor que satisfizesse tais requisicoes. E manipulando suficientemente a definicao de aviao a posteriori, qualquer um que tenha contribuido para o design moderno de um aviao podera ser chamado de inventor do aviao, relegando os designs precedentes categoria de engenhocas voadoras pre-avionicas.
Varios conceitos e objetos modernos complexos nao tem um inventor particular, mas sao o resultado da convergencia de varias tecnologias as vezes independentemente desenvolvidas. O aviao e um deles.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Re: Irmãos Wright ou Santos Dumont?
A causa de Santos Dumont como inventor do avião perdeu seu último reduto fora do Brasil depois que os franceses desistiriam de defender o inventor, a quem consideravam francês, tanto pela origem, quanto por ter realizado suas proezas na França.
Se combinamos no google a expressão em francês "inventeur de l'avion" com os nomes dos pioneiros, temos:
130.000 respostas para "inventeur de l'avion" + Wright
8310 respostas para "inventeur de l'avion" + "Clément Ader"
5450 respostas para "inventeur de l'avion" + "Santos Dumont"
As citações a Santos Dumont em francês costumam destacar que ele é considerado "inventeur de l'avion" somente no Brasil ou então são de autoria de brasileiros radicados na França ou que escrevem em francês na Internet.
Se combinamos no google a expressão em francês "inventeur de l'avion" com os nomes dos pioneiros, temos:
130.000 respostas para "inventeur de l'avion" + Wright
8310 respostas para "inventeur de l'avion" + "Clément Ader"
5450 respostas para "inventeur de l'avion" + "Santos Dumont"
As citações a Santos Dumont em francês costumam destacar que ele é considerado "inventeur de l'avion" somente no Brasil ou então são de autoria de brasileiros radicados na França ou que escrevem em francês na Internet.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Re: Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Re: Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Acauan escreveu:A causa de Santos Dumont como inventor do avião perdeu seu último reduto fora do Brasil depois que os franceses desistiriam de defender o inventor, a quem consideravam francês, tanto pela origem, quanto por ter realizado suas proezas na França.
Se combinamos no google a expressão em francês "inventeur de l'avion" com os nomes dos pioneiros, temos:
130.000 respostas para "inventeur de l'avion" + Wright
8310 respostas para "inventeur de l'avion" + "Clément Ader"
5450 respostas para "inventeur de l'avion" + "Santos Dumont"
As citações a Santos Dumont em francês costumam destacar que ele é considerado "inventeur de l'avion" somente no Brasil ou então são de autoria de brasileiros radicados na França ou que escrevem em francês na Internet.
É como eu disse: o avião não foi inventado por UM inventor apenas e sim por várias pessoas, das quais se juntaram seus acertos até se chegar a uma máquina voadora eficaz. Ninguém saiu com um aparelho pronto e acabado, todo certinho e bonitinho por obra de sua divina inspiração e de muita transpiração.
Assim, portanto, dizer quem "inventou" o avião, é só uma questão de gosto e de uma tentativa lógica de se definir critérios.
Bem, os Wrights definiram alguns princípios que os levaram a construir o Flyer. Sim, este aparelhinho mixuruca conseguia voar, ainda que dependesse de recursos externos para isso e principalmente de uma boa dose de sorte quanto a ventos contrários. Quer dizer, apesar de motorizado, ele funcionava mais como um planador e não como um avião de verdade. Tanto quanto eu saiba, só há a palavra deles de que conseguiram fazer o Flyer voar por 12 segundos em 1903. Se havia testemunhas outras, ninguém se apresentou.
Mas não interessa: os Estados Unidos já eram uma potência industrial e se tornaram uma potência mundial, com uma aviação de dar inveja a todo mundo e por que não admitir que tal coisa foi obra do "pioneirismo" dos Wrights?
Pois bem, quanto a Clement Ader, ele tentou fazer um aparelho voador, com uma péssima aerodinâmica e seus voos terminaram em queda, ou seja, foram anti-voos ou corridas para o chão. O mais aperfeiçoado que ele fez, o Eóle, percorreu uma corrida de mais de 100 metros, mas o oficial que testemunhou o evento disse que ele nem se levantou do chão. Mas tudo bem: ele era um "françuá" e os "françuás" talvez se sintam mais orgulhosos em defender que foi ele o inventor do avião... ainda que seu avião não tivesse voado. Afinal era um patrício e o Santos-Dumont, que não se percam pelo galicismo do sobrenome, não era "françuá" e daí não vale a pena se empenhar por ele. Seja Dumont, seja Ader, foi na França que a "invenção" do avião aconteceu.
E cá ficamos nos, os brasileiros, tradicionalmente medíocres, satisfeitos com nossa mediocridade, felicitando-nos por algum "bronze humilde" e nos envergonhando de algum "ouro arrogante" em qualquer competição esportiva. Ficamos na rabeira dos concursos de alunos de curso básico promovidos mundo afora e nossos governantes não veem nenhum problema nisso. E vamos esperar quem para defender Santos Dumont numa terra de ignorantes? Um motorista de taxi? Que ele ouviu falar a respeito do que houve, senão o que sua professorinha falou?
Bem, é assim que é feita a história. Houve testemunhas, houve filmes, fotos, etc, mas nada disso interessa para o historiador tendencioso ou para um povão ufanista. Faz-me lembrar um programa que vi no National Geographic, onde até num "mea-culpa", falava de um explorador do Ártico, que foi acompanhado de um negro. Na hora de se escrever e documentar os feitos deste explorador, a revista só queria falar do branco; do negro que o acompanhou, nada queria dizer. Para uma boa sociedade racista, era como se ele não existisse, como se tivesse sido só uma sombra do explorador branco...
É isso.