Vazamento agrava situação de Yeda Crusius

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Vazamento agrava situação de Yeda Crusius

Mensagem por Apo »

Vazamento agrava situação de Yeda. Teor de gravações, divulgado na internet, indica que ela se beneficiou de fraude

PORTO ALEGRE - A íntegra da ação por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal contra a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), que vazou nesta segunda-feira na internet, mostra que, para os procuradores, Yeda sabia da fraude que desviou R$ 44 milhões do Detran gaúcho e se beneficiou da irregularidade. (Leia mais: OAB-RS cobra de Yeda dados sob sigilo)

Até então, só eram de conhecimento público 40 páginas da petição inicial divulgadas pela OAB-RS no sábado. A juíza do caso, Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, vinha advertindo que interceptações telefônicas, dados bancários, financeiros e fiscais são protegidos por lei e não poderiam ser divulgados.

Com o vazamento das 1.239 páginas da ação vieram à tona gravações de diálogos entre Lair Ferst - pivô do escândalo do Detran - e Marcelo Cavalcante - representante do governo gaúcho em Brasília cujo corpo foi encontrado no Lago Paranoá, em fevereiro.

Numa das gravações, Marcelo diz ter entregue à governadora carta redigida por Lair, com denúncias sobre o esquema de desvio de dinheiro do Detran. Marcelo teria dito à governadora que o desvio era uma "situação alarmante" que, se fosse descoberto, acabaria com o governo. "A senhora tem que dar uma olhada nisso aí com carinho e tomar providência urgente", teria dito Marcelo.

Yeda teria dito que tomaria providências enérgicas. Mais adiante, porém, ela teria alegado dificuldade para acabar com o esquema porque havia envolvimento de partidos políticos. Em uma gravação, Lair conta que, numa conversa com Yeda, a governadora teria rejeitado receber apenas R$ 50 mil de propina para manter a fraude. "Eu já disse, R$ 50 mil eu não quero. Eu não vou me incomodar dessa maneira aí por R$ 50 mil. Se for pra ganhar só R$ 50 mil eu vou acabar com tudo. Porque, pelo que eu tô sabendo, parece que eles estão recebendo muito dinheiro", teria dito Yeda, segundo a gravação de Lair.

O mais recente dos depoimentos ouvidos pelo seis procuradores da República que assinam a ação por improbidade contra a governadora e mais oito pessoas reforçou, no entender das autoridades do MP, a participação de Yeda no caso. O depoimento foi dado em meados de julho pelo ex-presidente do Detran Sérgio Buchmann, nomeado e exonerado por Yeda. Conforme os procuradores, Buchmann indicou que a governadora sabia da fraude e se beneficiou do esquema.

O advogado de Yeda, Fábio Medina Osório, para quem a governadora é inocente, pediu à juíza Simone a exclusão de Yeda da ação, alegando que crime de improbidade deve ser julgado pela Assembleia Legislativa. Nesta segunda à noite, a juíza atendeu a outro pedido do advogado e negou o pedido de afastamento de Yeda do cargo.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 350419.asp
Imagem

Cabula
Gênero: Masculino

Re: Vazamento agrava situação de Yeda Crusius

Mensagem por Cabula »

Cruzis!!

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Trancado