Acauan escreveu:E com a nobre exceção da Sal, além de arrogantes e pretensiosos esta gente não tem senso de humor.
Não disse? É hoje...
Acauan escreveu:E com a nobre exceção da Sal, além de arrogantes e pretensiosos esta gente não tem senso de humor.
salgueiro escreveu:Algo que vc já está acostumado aqui (mas não satisfeito) é das pessoas conversarem com vc partindo do que acreditam que sejam suas idéias só que vc mesmo não consegue reconhecê-las como suas somente por vc ser um religioso. É um aprendizado Avatar ( adoro o seu nick e entendo porque vc o havia escolhido ) que caso o Sol se disponha pode trilhar.
Ayyavazhi escreveu:salgueiro escreveu:Algo que vc já está acostumado aqui (mas não satisfeito) é das pessoas conversarem com vc partindo do que acreditam que sejam suas idéias só que vc mesmo não consegue reconhecê-las como suas somente por vc ser um religioso. É um aprendizado Avatar ( adoro o seu nick e entendo porque vc o havia escolhido ) que caso o Sol se disponha pode trilhar.
Com certeza, Sônia, é bastante incômodo. Por mais que eu tente estabelecer um ponto de ancoramento, sempre sou atirado à vala comum, destinada às crendices e superstições. Mas, como costumo repetir, em Roma, como os romanos. Esse é o preço cobrado para permanece aqui e eu decidi pagar.
Você pode me chamar como quiser, querida. Eu serei sempre o seu amigo Avatar.
Acauan escreveu:Soprando o pó da velha borduna...
salgueiro escreveu:Não faz muito tempo acompanhei um entre um liberal e o outro conservador que me fez rolar de rir atrás dessa telinha diante da sensação de espanto do conservador () por sempre ter conclusões tiradas do que ele não disse. E a mania de se criar esteriótipos e concluir em cima de entrelinhas que não existem.
Ayyavazhi escreveu:Acauan escreveu:Soprando o pó da velha borduna...
Eu avisei...
Sol escreveu:Li um outro tópico, muito triste, de alguém que perdeu um familiar e questiona a Justiça Divina. Com todo respeito a dor dessa pessoa, o fato é que as respostas para a questão não virão mesmo. Até para alguém que estuda e compreende determinados acontecimentos, é muito difícil aceitar a dor e obter "respostas" ou "consolo". Mas eu digo uma coisa com total convicção: com certeza, sem a fé, fica muito mais difícil. E a "não fé" ? Consegue ajudar na questão de algum modo, ou apenas traz mais dor e revolta? Cada um que responda por si, afinal é tudo escolha pessoal.
Sol escreveu:Quanto a questão da racionalidade do Espiritismo, estude, se informe, aprenda; antes de afirmar qualquer coisa. Sempre haverá MUITO a ser estudado até ao mais dedicado dos espíritas.
Sol escreveu:Religião, seja qual for, é um caminho para quem tem fé em Deus. Quem não tem essa fé, não tem; não adianta. Não adianta falar um monte, pois quem não tem fé, não tem.
salgueiro escreveu:Ayyavazhi escreveu:Acauan escreveu:Soprando o pó da velha borduna...
Eu avisei...
Foi só uma bordunadinha ...
Li um outro tópico, muito triste, de alguém que perdeu um familiar e questiona a Justiça Divina. Com todo respeito a dor dessa pessoa, o fato é que as respostas para a questão não virão mesmo. Até para alguém que estuda e compreende determinados acontecimentos, é muito difícil aceitar a dor e obter "respostas" ou "consolo". Mas eu digo uma coisa com total convicção: com certeza, sem a fé, fica muito mais difícil. E a "não fé" ? Consegue ajudar na questão de algum modo, ou apenas traz mais dor e revolta? Cada um que responda por si, afinal é tudo escolha pessoal.
Acauan escreveu: Como cientificista convicto, o espiritão sabe que a esperança reside na medicina. Assim, quando decidido a auxiliar na recuperação de algum doente ele convoca uma junta médica espiritual, que disponibiliza generosamente, em prol da cura do paciente, tecnologias clínica e cirúrgica infinitamente superiores àquelas operadas pelos simples mortais.
Ou seja, nada a ver com aquele misticismo primitivo dos crentes.
Acauan, em 27/02/2006 às 11:09, no tópico Ajuda contra céticos, escreveu:É claro que nenhum espírita é obrigado a gostar de meu texto "Espiritões", mesmo que nele me referisse aos membros mais fanáticos da comunidade kardecista e não à comunidade como um todo.
Não é de se esperar que um artigo destinado ao público do Fórum Religião é Veneno encontrasse boa acolhida em espaços que são seu oposto ideológico.
Mesmo assim, podemos fazer um breve "who is who" a partir dos desdobramentos desta pequena polêmica, apenas comparando o real teor ofensivo do texto com o das reações a ele.
Qualquer um que ler "Espiritões" pode comprovar que os dois adjetivos mais graves dirigidos aos espíritas são "pedante" e "chato", palavras que obviamente não traduzem elogios, mas estão muito longe de se constituir em ofensas morais graves, tanto que eu próprio me admiti pedante e chato em várias situações específicas.
Em resposta à tão grave insulto, foram dirigidos aos ateus e céticos, diretamente ou indiretamente, os seguintes qualificativos: Zé Doidas, tendenciosos, malévolos, calcados na descrença absoluta ou num objetivo ainda mais sórdido (tremo em pensar qual seria), gente de baixo nível moral e intelectual e por aí afora...
Bem, se nem eles nem nós somos imparciais para julgar esta questão, quem o for que compare o impacto do "chatos e pedantes" soltos pelo alegado malévolo sórdido com os impropérios vindos dos auto-cridos iluminados.
De minha parte não sinto a mais mínima obrigação de me desculpar por chamar de pedante quem abusa de um jargão pseudo-científico para atribuir autoridade ilegítima às suas crenças doutrinárias pessoais.
Não me importaria em ver as explicações da outra parte de porque seríamos "gente de baixo nível moral e intelectual".
Na verdade não é o texto o problema, já que ele é uma brincadeira que pode ser interpretada como divertida ou de mau gosto conforme de que lado do muro esteja o leitor.
Nesta, como em outras tantas situações, presenciamos religiosos pasmados com o fato de existirem ateus e céticos que não sabem o seu lugar, que ao invés de se recolherem às frustrações de sua condição miserável se acham no direito de criticar quem se encontra em patamares superiores da evolução espiritual.
Felizmente existe o Fórum Religião é Veneno para servir de lar virtual aos que se atrevem a soltar um retumbante bullshit para quem pensa assim.
Quem achar que não é bem deste jeito que verifique as postagens de um participante comum de ambos os espaços no momento em conflito e testemunhe pessoalmente a contradição daquele que aqui jura de pés juntos não se achar superior aos que lhe são diferentes em questões de Fé, enquanto lá convoca seus irmãos para socorrer os pobres espíritos que aqui necessitam da beatificante ajuda deles.
Ajudas melhores tenho dispensado.
No mais, embora tudo que tenha escrito seja absoluta verdade quando dirigida a estratos específicos da comunidade espírita, deixo claro que minha intenção não era ofendê-los, tanto que em meu último parágrafo fiz questão de deixar um reconhecimento explícito ao trabalho assistencial mantido pela comunidade, assunto que tratei com mais ênfase em outro texto meu intitulado O Outro Outro Mundo dos Espíritas.
O que não torna aqueles a quem me referi menos chatos.
Benetton escreveu:Não discordo quanto ao comportamento do "Espiritão", termo esse visto agora por mim. Levado ao aumentativo, induz àquilo que exagera em tudo. Faz sentido.
Acauan, em 01/03/2006 às 13:13, escreveu: Notem todos que até agora nenhuma contestação sólida foi apresentada ao meu texto "Espiritões". Vemos apenas gente que faz biquinhos e solta xingamentos, sem recorrer, em momento algum que fosse, ao ato simples e definitivo de tomar um trecho e dizer "isto é mentira por causa disto" ou "isto é absurdo por causa daquilo".
E não o fazem por motivo bem simples. Por mais que fira os sentimentos dos estratos retratados, nada do que lá foi dito é falso, como eles bem sabem, mas preferem fingir que não.
Fernando escreveu:Sol, entenda: eu não vou sair pela rua com cartazes pregando contra a fé e até entendo que, mantido o bom senso, ela possa ser útil como anestésico ou antidepressivo, mas este é um fórum de debates, portanto não se surpreenda se dissermos coisas desagradáveis sobre suas convicções.
Acauan escreveu:
O discurso de resposta de tais defensores do kardecismo é quase sempre o mesmo, imputar ignorância ao interlocutor, mesmo sem saber nada sobre ele, assumir autoridade professoral, autoproclamada e, explícita ou implicitamente colocar-se por conta própria em uma posição de superioridade moral e, claro, espiritual.
Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.
Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.
Benetton escreveu:Eu mesmo já desci o malho em alguns ateus, dizendo claramente de quem se tratava, sem com isso, querer generalizar o mau comportamento à toda classe ateísta.
Darkside escreveu:Benetton escreveu:Eu mesmo já desci o malho em alguns ateus, dizendo claramente de quem se tratava, sem com isso, querer generalizar o mau comportamento à toda classe ateísta.
Já fez isso sim, e em mais de uma oportunidade. Chega a usar um outro perfil pra dizer tudo o que pensa de verdade dos céticos, em nosso próprio site.
Qual a moral de vir pagar de santo?
Acauan escreveu:Soprando o pó da velha borduna...Sol escreveu:O que as pessoas precisam entender...
O que você precisa entender é a arrogância intrínseca à pretensão de poder ditar às pessoas o que precisam entender. Seria arrogante mesmo se possuísse competência para isto, o que em momento nenhum foi demonstrado aqui, antes muito pelo contrário.
Olha, não estou ditando nada e nem leventando julgamentos (difrente da sua mensagem), o fato de você ficar na defensiva é algo patra você mesmo trabalhar.
Quanto a minha competência, realmente eu não tenha a competencia adequada para falar muito do Espiritismo, posso falar um pouco, dentro de meu conhecimento até o momento; mas se me falta conpetência para falar da Doutrina Espírita, me parece óbvio que lhe falta mais ainda.Sol escreveu:... é que religião , seja ela qual for, é apenas uma escolha.
Como se após dez anos de discussões sobre religião neste fórum, algumas memoráveis com eruditos muçulmanos e teólogos cristãos, tal obviedade tivesse nos passado despercebida.
Eu li esse fórum ontem pela primeira vez. Mas é curioso que sendo então que algo tão óbvio e intensamente discutido no passado ainda não tenha sido assimilado. É curioso, mas perfeitamenmte compreensível. Veja que não é intenção minha convenecer você o qualquer um aqui, eu só postei ontem pois você falava dos espiritas, então busquei esclarecer alguma coisa. Caso meus esclarecimantos tenasm sido insuficientes, tem muito material gratuíto na internet a disposição de quem possa interessar. Nos centros espíritas há cursos, palestras e possibilidade entrevistas, tudo sempre gratuíto, aberto a todos e sem qualquer compromisso nem "conversão". É só ir lá.Sol escreveu: Me espanta pessoas que ao menos tentam transparecer algum bom senso, desejarem tolir a liberdade alheia, se essa liberdade não a afeta de modo algum.
Gostaria de saber como expressar uma opinião pessoal sobre determinada prática tolhe os adeptos desta prática. Ainda mais quando tais opiniões são publicadas em um ambiente restrito e específico para isto.
Absurdo sugerir que textos postados neste fórum tenham tal poder.
De fato, me expressei mal. Andei lendo alguns outros tópicos e senti pouco espaço para argumentação. O que vli em muitas opiniões foram textos de caráter preconceituoso e irônico, basta ver os termos "ridículo", "essa gente", que você memso cita. Ironias não trazem discussões produtivas. Penso que é preciso saber separar bom humor de ironia ofensiva. Em geral, falam das religiões e dos religiosos de maneira ofensiva. Mas como você disse, trata-se de um ambiente "restrito", sujeito a isso mesmo. Mas vehja qu e na verdade não se trata de ambiente restrito, é público, daí o respeito é algo me parece importante.Sol escreveu: O que esse participante diz da Doutrina Espírita demonstra total ignorância acerca do assunto.
Típico de mentes doutrinadas. Qualquer opinião que contrarie suas crenças é imediatamente refutada com algum rótulo negativo, da sedição demoníaca à, como neste caso, ignorância total.
Mas se minha ignorância na doutrina espírita é tão facilmente demonstrável, peço então uma análise crítica de meu estudo A Ética Espírita - Parte I, citando e justificando os erros.
Olha, me desculpe, vou ler o link; mas seu texto de fato não condiz com alguém que teria qualquer conhecimento da Doutrina Espírita, a começar pelo que você falou do Evangelho no Lar, colocando como uma prática ridícula. Das curas então... O seu texto transparece que você seja alguém que nunca teve contato com o Expiritismo. Se você for estudar/avaliar qualquer religião chegando com pedras na mão, não chegará a lugar nehum, contnuará com predras na mão.
Antes que você se defenda dizendo que eu estou afirmando isso ou aquilo como "dono da verdade", deixo claro que é apenas minha opinião. Você tem a sua, claro.
Veja que não me interessa convencer você de absolutamente nada acerca do Espiritismo.
Uma coisa que acho muito curiosa no ateu: Alguns ateus pedem provas aos religiosos, mas o religioso na verdade nao precisa provar nada ao ateu; não sei se estou sendo claro. Algumas crenças de fato tentam convencer, mas o Espiritismo não. Em muitos casos, o ateu se preocupa em lançar críticas à crenças religiosas. Por que será? Se o ateu não crê em Deus, não deveria se preocupar com as crenças em Deus. Ah! todas essa pessaos estão iludidas e o ateu é que está esclarecido? Pode ser, mas EU penso diferente.
Sol escreveu:Não o culpo disso, longe disso,
Mesmo porque, não tem autoridade para isto.
Exato. Nem autoridade e nem vontade de fazê-lo.Sol escreveu:... só venho esclarecer.
Só se esclarece o que não está claro e o problema aqui não é falta de clareza no assunto em questão e sim a incapacidade de alguns religiosos de lidar com opiniões contrárias, particularmente as críticas.
Desde o início, venho dizendo que respeito sua opinião. Mas da mesma form que você colocou seu ponto de vista, eu estou colocando o meu. A difrença é que nao disse que ser ateu é ser ridículo, sem simancol... ou endemoniadoe coisas assim.
Sol escreveu:Deixo claro que o participante é livre para crer no que bem entender ou não crer em absolutamente nada,
Mais pretensão e arrogância. Ninguém "deixa claro" o que claro sempre esteve, particularmente quando o que se pretende esclarecer é justamente o princípio que dá razão de ser a este fórum.
Você quer ver arrogância onde não existe. Vai ver mesmo. Postar num fórum de tema "restrito" e não receber nenhuma opinião contrária é muto agradável certamente. Mas uma opinião contrária pode de fato soar como arrogante ou pretensiosa.
Eu seria arrogante e pretensioso se estivesse criticando sua "não fé" e dizendo que sou melhor que você, ou que você não presta ou que voc^efaz coisas ridículas, que você é um maluco por não cre no mundo espiritual apesar de tantas evidências; mas não foi isso que eu disse. afinal, a sua "não fé" é algo que diz respeito somente a sua pessoal.
O que eu disse é que o seu texto nao condiz com alguém que conheça o Espiritismo ou que de fato tenha se esforçado em conhecer "sem pedras na mão", para então fazer uma crítica. Crítica pode ser construtiva ou ofensiva. O seu texto é claramente irônico e por isso se torna ofensivo. Bom humor? Não achei.Sol escreveu: e que os espíritas jamais irão tentar "convertê-lo" ou algo assim. O espírita que eventualmente faça isso, não estaria agindo dentro dos princípios da Doutrina. Infelizmente fanáticos há em qualquer religião, mas por favor, generalizar um determinado comportamento também é um expressão de fanatismo, e de preconceito também. Religioso ou não, preconceito e julgamento, ainda mais sem argumento, é algo péssimo.
É frustrante a pressa com que alguns se lançam a tirar conclusões e escrever longas refutações sobre textos que mal se deram ao trabalho de ler com atenção. Meu texto especifica claramente que fala de um determinado tipo de religioso, explicitando inclusive que tais tendem a ser segregados por seus próprios pares.
Acusar generalização neste caso é simplesmente analfabetismo funcional.
Você criou um termo, o "espiritão", tudo bem. Mas citou o Evangelho no Lar de forma irônica, falou de "gente pedante", de "comunicação espiritual via banda larga", de "antenas orgnicas", falou ainda das curas de forma irônica; vc está de referindo ao Espiritismo e não a um ou outro espírita.Sol escreveu:O Evangelho no Lar citado aqui pelo participante realmente não serve de absolutamente nada àqueles que não tem fé no Evangelho no Lar. Simples assim. Vibrações e seus beneficios, auxilio espiritual. Jamais irá perceber se não tiver fé. AInda que, mesmo assim, possa ser beneficiado. Simples assim.
A mesma velha desculpa usada de Pais de Santo a Pastores Neo-Pentecostais. Reivindicam os méritos quando suas práticas místicas parecem funcionar e culpam a falta de fé de alguém quando os fracassos se evidenciam.
De qualquer modo tal desculpa não deveria ser usada por espíritas, que por se dizerem científicos, os resultados de suas práticas deveriam resistir ao crivo da evidência objetiva.
Não é desculpa.V eja que o Espiritismo não tem que dar desculpa nenhuma, não em que provar nada a você ou mesmo convence-lo de qualquer coisa. O crivo da evidência objetiva é algo exigido por você mesmo (e isso é muito bom a meu ver) . mas lamento lhe dizer que nunca obterá isso "de bandeja".Sol escreveu:Quanto a questão da racionalidade do Espiritismo, estude, se informe, aprenda; antes de afirmar qualquer coisa.
De novo e de novo a cansativa prepotência e arrogância de mandar outros estudar e aprender como se possuísse alguma autoridade para isto.
Mais uma vez, pode reivindicar alguma autoridade após apontar os erros em outro estudo meu, Alguns Problemas de Observação, Caracterização e Descrição nos Fenômenos Espíritas, que trata justamente da racionalidade científica do espiritismo.
Se não puder fazer, lamento a grosseria, mas cale a boca.
É cansativo, pois é justamente o que se pode ser dito. É um fato. Você insistirá e continuará recebendo a mesma resposta. Mais um vez eu também repito: O Espiritismo não intenciona provar nada. Nao mandei ninguém estudar, apenas sugeri.
Veja como você se sente defendido como seu estivesse impondo alguma autoridade. Se tem tanta segurança no que acredita, não razão para postura tão defensiva. MAs isso não é nem coisa que me diz respeito. É com vc mesmo.
Olha o termo usado "cale a boca". Tudo por que eu coloquei minha opinião. Vc lan;ca críticas e ironias, mas eu não posso colocar minha opionião? Eu preciso lhe provar por exemplio a validade do Evangelho no Lar, por quê? Eu não estou lhe dizendo que você precisa fazer o Evangelho no Lar... Porque eu teria que lhe provar a existência de Deus?Sol escreveu:Sempre haverá MUITO a ser estudado até ao mais dedicado dos espíritas. Mas se você não quiser, não tem problema, isso não fará de você uma pessoa pior ou melhor. A escolha é apenas sua, você escolhe sempre. Simples assim.
Os espíritas podem estudar o que quiser, o que de modo algum implica que seu objeto de estudo tenha relevância filosófica.
Sua opinião. Há milhões de pessoas que pensam diferente.Sol escreveu:Já diz o ditado "quem muito fala, um dia acaba dando bom dia a cavalo".
Me pergunto por que me dou ao trabalho de responder este nível abissal de argumentação...
Porque a cois alhe incomoda talvez. Isso é bom.Sol escreveu:Tudo é muito simples e justo. Mas alguns complicam demais.
Como disse...
Pois é!Sol escreveu: Religião, seja qual for, é um caminho para quem tem fé em Deus. Quem não tem essa fé, não tem; não adianta. Não adianta falar um monte, pois quem não tem fé, não tem. E fé não se obtem da noite para o dia, não se compra e nem pode ser induzida (apesar de algumas crença tentarem isso). Fé não tem como mostrar, como provar. Fé vai sendo desenvolvida etem que brotar em cada um d edebtro para fora. O que leva a fé são N fatores, mas é certo que será desenvolvida. Assim EU creio. Mas cada um é livre para pensar como queira, desde que não interfira negativamente na vida alheia, claro.
Você não percebe o quanto esta repetição de clichês vazios é ridícula neste fórum.
Não são clichês vazios, são fatos. Mas se você insistir que são clichês, serão sempre clichês para você.Sol escreveu: O que talvez a fé do Espiritismo incomode o participante, é que o Espiritismo justamente não se incomoda nem um pouco com a falta de fé do participante.
A pretensão e arrogância são mesmo inesgotáveis neste tipo de doutrinado. Agora se julga ciente do que me incomoda ou deixa de incomodar, como se uma única frase no texto em questão permitisse tal certeza.
Certeza eu não tenho. Leu a palavra "ẗalvez"?
Eu relmente acho que isso incomode. Ninguém chuta cachorro morto, ou chuta?Sol escreveu: Tudo tem seu tempo. O Espiritismo está ai para instruir e auxiliar a quem queira ser instruido e auxiliado.
O próprio espírita também tem consciência que é dele próprio que depende o andamento de sua jornada, não adianta, como dizem"dizer amém, amém" e dizer que é espírita e dizer que crê em Deus, dizer que é bom, e essas perfumarias estereotipadas. O espirita sabe que não é tão simples assim, e que ser espírita não é rótulo que se obtém com dízimos, rituais, sacramentos, bater ponto no templo, etc. Ser espírita EXIGE atitude e mudança. E mudar e ter atitude na maioria das vezes é um grande desafio, é muito dificil. E dificil especilmente ao espírita porque ele dispõe de uma instrução previlegiada e por isso sua responsabiliadde é maior. Daí o espírita não vai cobrar ou criticar sua falta de fé, pois ele já tem que resolver a própria demanda e entende que você tem o SEU tempo e a SUA própria responsabilidade nas escolhas pessoais. O espírita não tenta viver a vida alheia, pois essa justamente cabe ser vivida por cada um.
Desça do palanque. Se ler seu pequeno discurso do parágrafo acima verá que ele serve apenas para satisfazer seu próprio ego que se infla ao sugar estes ares de superioridade autonomeada.
Não tem palanque. O que tem é maior esclarecimento, isso é um fato.
Ou seja, o de sempre.
Nem uma linha de meu texto sofreu uma refutação racional, mas temos que ler mais uma longa série de lamúrias pretensiosamente apresentadas como se o fosse.
Mediocridade.
Engineer escreveu:Li um outro tópico, muito triste, de alguém que perdeu um familiar e questiona a Justiça Divina. Com todo respeito a dor dessa pessoa, o fato é que as respostas para a questão não virão mesmo. Até para alguém que estuda e compreende determinados acontecimentos, é muito difícil aceitar a dor e obter "respostas" ou "consolo". Mas eu digo uma coisa com total convicção: com certeza, sem a fé, fica muito mais difícil. E a "não fé" ? Consegue ajudar na questão de algum modo, ou apenas traz mais dor e revolta? Cada um que responda por si, afinal é tudo escolha pessoal.
Ateismo não é escolha, ateismo é uma constatação. Comigo foi assim, conforme fui estudando sobre ciências naturais, história, filosofia, menos a idéia de deus fazia sentido para mim. Portanto não conseguiria me auto enganar dizendo que deus existe.
Prefiro encarar a verdade, sofrer tudo que tiver que sofrer agora do que me enganar fantasiando que quando morrermos vamos para um lugar belo e seremos felizes para sempre.Como disse, não é uma escolha, é uma constatação
O ENCOSTO escreveu:Darkside escreveu:Benetton escreveu:Eu mesmo já desci o malho em alguns ateus, dizendo claramente de quem se tratava, sem com isso, querer generalizar o mau comportamento à toda classe ateísta.
Já fez isso sim, e em mais de uma oportunidade. Chega a usar um outro perfil pra dizer tudo o que pensa de verdade dos céticos, em nosso próprio site.
Pois é. Até no yahoo respostas ele usa outro apelido para denunciar o RV.
Por que aparece "alterar/excluir" no print?
Pelo jeito, "Ruth" é tu.
viewtopic.php?f=1&t=17956
Darkside escreveu:
Não entendo por que o Acauan é tão tolerante com alguém assim (...) absurdamente cínico e puxa saco da moderação, pra não levantar suspeitas.
Darkside escreveu:Benetton escreveu:Eu mesmo já desci o malho em alguns ateus, dizendo claramente de quem se tratava, sem com isso, querer generalizar o mau comportamento à toda classe ateísta.
Johnny escreveu:Acauan escreveu:E com a nobre exceção da Sal, além de arrogantes e pretensiosos esta gente não tem senso de humor.
Não disse? É hoje...