Espiritões

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Sol escreveu:Enginner, que seja então uma constatação. Do mesmo modo que você observou, segundo suas possibilidades, que Deus não existe. O religioso chega a outra conclusão. Quem está errado? Um dia todos nós saberemos.


Saberemos o quê e quando? Ninguém saberá nada, todos morrem antes e a vida na Terra continua, com humanos prepotentes e pretensiosos sobre obter respostas para o que não tem.

E de que deus você está falando? Há tantos deuses quanto a capacidade humana de criar e imaginar. A História da Humanidade mostra isto. O deus do outro é diferente do seu Deus e assim por diante. Pior é que as pessoas se matam por eles...

A conclusão mais coerente a que se pode chegar é que deuses, diabos, duendes, mula sem cabeça e a Cuca, são irrelevantes e desnecessários. Mas alguns seres humanos insistem em continuar a tal busca e negociação com eles. Não sei pra quê.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Johnny escreveu:
Acauan escreveu:E com a nobre exceção da Sal, além de arrogantes e pretensiosos esta gente não tem senso de humor.

Não disse? É hoje...


O Johnny tem bom humor! Acho a Sal mais pretensiosa que ele ( o que não quer dizer que não goste dela, pelo amor de santo cristo ).

Mas o Johnny não conta... :emoticon33:

A Sal pretensiosa? Deixa o Encosto saber disso... :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:
Johnny escreveu:
Acauan escreveu:E com a nobre exceção da Sal, além de arrogantes e pretensiosos esta gente não tem senso de humor.

Não disse? É hoje...


O Johnny tem bom humor! Acho a Sal mais pretensiosa que ele ( o que não quer dizer que não goste dela, pelo amor de santo cristo ).

Mas o Johnny não conta... :emoticon33:

A Sal pretensiosa? Deixa o Encosto saber disso... :emoticon16:


Sim, é. Ela sempre acha que não-espíritas deduzem coisas, não entendem do assunto, não são espíritas de verdade, aquela velha história de sempre...como a deise :emoticon12: e a maioria dos religiosos.

O que o Encostado tem a ver com isto?
Imagem

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Darkside »

Benetton escreveu:
Darkside escreveu:
Benetton escreveu:Eu mesmo já desci o malho em alguns ateus, dizendo claramente de quem se tratava, sem com isso, querer generalizar o mau comportamento à toda classe ateísta.


Já fez isso sim, e em mais de uma oportunidade. Chega a usar um outro perfil pra dizer tudo o que pensa de verdade dos céticos, em nosso próprio site.

Qual a moral de vir pagar de santo?

Mas o que está acontecendo? Estava tudo bem e lá vem você de novo puxar uma briguinha?

Chegamos até a debater civilizadamente em um outro tópico sobre a NDE ; Você me manda, recentemente, uma mensagem privada e Eu te respondi. E agora ? Baixou o Espírito do caboclo brigão?

Sinceramente, gostaria de continuar a debater normalmente com todos. Pode ser?


Debater civilizadamente é o meu maior objetivo neste site, e por isso mesmo um comportamento desses é inaceitável, tanto por mim quanto por qualquer pessoa que tenha zelo por manter este ambiente saudável.

A mensagem privada a qual o forista Ruth se refere foi uma brincadeira no fórum Realidade.

http://realidade.org/forum/index.php?topic=844.2780

No mais, pode falar o que você quiser, não tem moral nenhuma.

Se tivesse qualquer boa intenção não seria tão mentiroso.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Sol
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Ago 2009, 20:25
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Sol »

Fernando Silva escreveu:
Sol escreveu:Li um outro tópico, muito triste, de alguém que perdeu um familiar e questiona a Justiça Divina. Com todo respeito a dor dessa pessoa, o fato é que as respostas para a questão não virão mesmo. Até para alguém que estuda e compreende determinados acontecimentos, é muito difícil aceitar a dor e obter "respostas" ou "consolo". Mas eu digo uma coisa com total convicção: com certeza, sem a fé, fica muito mais difícil. E a "não fé" ? Consegue ajudar na questão de algum modo, ou apenas traz mais dor e revolta? Cada um que responda por si, afinal é tudo escolha pessoal.

"Sem a fé, fica muito mais difícil" ou "Sem a capacidade de se auto-iludir, fica muito mais difícil" ?

Por que essa insistência na idéia de que "Minha religião explica melhor o mundo, minha religião oferece maior conforto psicológico, portanto é a verdadeira" ?

Não, não tenho essa idéia. A idéia que tenho é que o Espiritismo, é muito bom para mim; mas pode não ser bom para você, por isso não faz sentido eu impor como "a suprema verdade".
Tenho um colega que é da Assembleia de Deus. Não me cabe discorerr o que penso da Assembléia de Deus, mas lhe digoq ue não gosto, enfim, para mim não serve. Mas para ele, simplesmente lhe salvou a vida.

E se a verdade for horrível e o universo for injusto?

A verdade, aquela que penso ser a verdade, é bonita, mas não é conto de fadas e é difícil de se vivida. Nada é fácil, nem mesmo depois da morte! :emoticon13:

Bom, quem quiser que use o estupefaciente da fé. Eu, enquanto suportar, vou continuar de cara limpa. Quando não aguentar mais, talvez tenha que apelar para a bebida, já que não consigo me auto-iludir.

Entendo seu ponto de vista e antes da bebida, aposto que haverão muitas possibilidades intressante que não sejam a busca de uma religião. Mas a fé não é vício (referente ao termo "cara limpa"). Pode sim ser um vício quando há fanatismo, e isso ocorre em QUALQUER religião. Exite fanatsmo até nos esportes, imagine nas religiões. Falando em bebida, há quem beba moderadamente e a bebida se torna um cois aboa, há os que se viciam.


Sol escreveu:Quanto a questão da racionalidade do Espiritismo, estude, se informe, aprenda; antes de afirmar qualquer coisa. Sempre haverá MUITO a ser estudado até ao mais dedicado dos espíritas.

Quando a gente mostra que estudou, dizem "mas você não entendeu nada".

Por outro lado, de que adianta estudar tanto algo que nem sequer sabemos se é verdade? Vai ocorrer alguma súbita iluminação depois que atingirmos alguma massa crítica de conhecimento? Ou tudo depende de já se ter fé naquela lenga-lenga chatíssima, cheia de palavras empoladas?

:emoticon36: Realmente é tudo muito difícil, distante e há realemente uma lenga-lenga no caminho. Mas vamos pensar que um dia a existência do átomo era desconhecida e não fosse alguns "malucos" insistirem no assunto, talvez tivesse ficado desconhceida por muito mais tempo.
Infelizmente a súbita iluminação não é possível. Seria injusta e traria desequilibrio. Pode parecer uma resposta vaga se a análise se limitar a nossa existência atual, mas, justamente, se você estudar e aqui eu puxo mesmo a sardinha para o Espeiritismo, verá que tudo se encaixa e não tudo, mas muitas coisas que a princípio nos parecem sem explicação, podem ser explicadas.
Mas não imagine que, para mim, mesmo sendo um espírita que diz todo esse blábláblá, seja fácil compreender e aceitar a leis que cercam essa "verdade" em que acredito. Éde fato um longo trabalho a ser feito.

Sol escreveu:Religião, seja qual for, é um caminho para quem tem fé em Deus. Quem não tem essa fé, não tem; não adianta. Não adianta falar um monte, pois quem não tem fé, não tem.

Ou seja, algo totalmente subjetivo e não testável.

Sim, subjetivo e não testável. Se fosse objetivo e testável, não haveria possibilidade de cada um evoluir pelo mérito próprio (basicamente falando).

Quando se fala em Deus, há crenças que acreditam que após a morte, poderemos ver Deus ou ser vizinho de Jesus. Bom seria! Mas não é tão simples assim.
Algumas acreditam que a pessoa boa, ao morrer, vai para um paraíso e vai ficar lá para sempre tocando harpa ou coisa assim (para mim, isso já estaria mais para um "inferno"), e ainda, quando Jesus voltar, todos ressuscitarão em carne. Não explicam o porque desses conceitos. Há crenças que pregam o amor ao próximo com a ti memso (palavras de Jesus), mas discriminam abertamente homossexuais.
Enfim, há uma grande variedade de crenças, com diferentes conceitos. Eu me identifiquei com o Espiritismo por várias razões, costumo dizer que não acredito nos ensinamentos do Espiritismo, trata-se de uma convicção, mais ou menos assim: eu não acredito, eu sei. Sabia antes de conhecer, quando encontrei no Espiritismo, tudo aquilo que me passava pela mente passou a fazer sentido. A questão é que infelizmente eu não posso quantificar isso para você verificar.
Como comentado sobre o Evangelho no Lar, uma prática espírita. Não há como eu lhe provar os beneficios disso. A única maneira é você compreender seria pratica-la, para perceber os beneficios. Por isso fica complicado.
O que posso lhe dizer é se você tiver que descobrir algo nessa existência, irá acontecer naturalmente através de experiências pessoais e que você também não será cobrado se não tiver descoberto nada, entende?Tudo a seu tempo. Não adiantaria eu levar você a um Centro Espírita, numa sessão medíunica por exemplo, e e esperarmos algum ente querido falecido contatar você para lhe provar alguma coisa, simplesmente porque isso não é possível ser provocado. O "telefone" funciona só de lá para cá. E a eventual apresentação de provas para você estaria "furando a fila" da sua jornada evolutiva. Se eventualmente, no seu caso , houver proveito que isso venha ocorrer, ocorrerá sem depender que você vá ao Centro Espírita ou que seja um espírita.

Sol, entenda: eu não vou sair pela rua com cartazes pregando contra a fé e até entendo que, mantido o bom senso, ela possa ser útil como anestésico ou antidepressivo, mas este é um fórum de debates, portanto não se surpreenda se dissermos coisas desagradáveis sobre suas convicções.


Claro! Eu infelizmente não sou alguém que tenha muito conhecimento da Doutrina, mas só estou tentando esclarecer alguma coisa segundo aquilo que venho aprendendo.

Cada um tem sua opinião e eu respeito. O que me desagrada não é o desacordo nas convicções, mas a agressão gratuíta e o preconceito. Agressão e preconceito ocorre nas duas mãos, dos ateus para com os religiosos e dos religiosos para com os ateus, e também entre os religiosos de diferentes crenças. É isso que me desagrada, a meu ver é um despedicio de energia que não leva a nada. Há até religião que justifique inclusive o uso da violência para se impor! E nesse ponto, eu concordo com título do fórum, mas tem também muita coisa de valor nessa Torre de Babel.

Como disse e repito, não quero convencer ninguém aqui de nada, mas que fique claro que os espiritas também não são malucos e nem doutrinadores fanáticos como alguns aqui possam pensar. :emoticon32:

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Ayyavazhi »

O ENCOSTO escreveu:
Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.



Aqui apenas perdedores são banidos.


Não pensei em banimento, embora nunca deixe de ser uma possibilidade. Imaginei que ele sofreria um bombardeio pesado e desistiria do fórum, como muitos já desistiram. As apostas ainda estão abertas, é cedo para tirar qualquer conclusão.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.



Aqui apenas perdedores são banidos.


Não pensei em banimento, embora nunca deixe de ser uma possibilidade. Imaginei que ele sofreria um bombardeio pesado e desistiria do fórum, como muitos já desistiram. As apostas ainda estão abertas, é cedo para tirar qualquer conclusão.



Alguns surtam, piram, ensandecem, viram bogus e até se explodem.
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Espiritões

Mensagem por Benetton »



Darkside escreveu:
Benetton escreveu:
Darkside escreveu:
Benetton escreveu:Eu mesmo já desci o malho em alguns ateus, dizendo claramente de quem se tratava, sem com isso, querer generalizar o mau comportamento à toda classe ateísta.


Já fez isso sim, e em mais de uma oportunidade. Chega a usar um outro perfil pra dizer tudo o que pensa de verdade dos céticos, em nosso próprio site.

Qual a moral de vir pagar de santo?

Mas o que está acontecendo? Estava tudo bem e lá vem você de novo puxar uma briguinha?

Chegamos até a debater civilizadamente em um outro tópico sobre a NDE ; Você me manda, recentemente, uma mensagem privada e Eu te respondi. E agora ? Baixou o Espírito do caboclo brigão?

Sinceramente, gostaria de continuar a debater normalmente com todos. Pode ser?


Debater civilizadamente é o meu maior objetivo neste site.

Não parece. Tanto que você já me xingou descaradamente aqui e foi repreendido pela Moderação.



Darkside escreveu:A mensagem privada a qual o forista Ruth se refere foi uma brincadeira no fórum Realidade.

http://realidade.org/forum/index.php?topic=844.2780

No mais, pode falar o que você quiser, não tem moral nenhuma.

Ora, Suzane, por acaso você está olhando para o espelho e digitando ao mesmo tempo? Deve estar, pois "moral" deve ser um atributo ainda muito distante da sua realidade.



Darkside escreveu:Se tivesse qualquer boa intenção não seria tão mentiroso.

Mentiroso? Mas alguém que diz que debater civilizadamente é o seu objetivo, mas ESQUECE CONVENIENTEMENTE que já me xingou DESCARADAMENTE aqui, vem dizer que os outros são mentirosos? Olhe, acho bom você lustrar melhor o seu espelho ou a sua cara-de-pau, pois até mesmo o cinismo tem limites.

Acho que já deu tempo de sobra para perceber que não levo desaforo de quem quer que seja.

E não tenho medo de cara feia.

Todos já viram QUEM É QUE COMEÇA AS PROVOCAÇÕES AQUI!

Se quiser continuar, já vai sabendo que não vai ficar barato ...

Você decide!




Editado pela última vez por Benetton em 21 Ago 2009, 16:29, em um total de 3 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Acauan »

Sol escreveu: Olha, não estou ditando nada e nem leventando julgamentos (difrente da sua mensagem), o fato de você ficar na defensiva é algo patra você mesmo trabalhar.


Acauan dos Tupis, o Gavião que Caminha, na defensiva? Esta prá mim é nova...

Sol escreveu: Quanto a minha competência, realmente eu não tenha a competencia adequada para falar muito do Espiritismo, posso falar um pouco, dentro de meu conhecimento até o momento; mas se me falta conpetência para falar da Doutrina Espírita, me parece óbvio que lhe falta mais ainda.


Aguardo a leitura, crítica e refutação de meus textos autorais sobre o espiritismo.

Sol escreveu: Eu li esse fórum ontem pela primeira vez. Mas é curioso que sendo então que algo tão óbvio e intensamente discutido no passado ainda não tenha sido assimilado.


Eis aí uma afirmação que merece análise.
Quando você afirma que aquele conceito óbvio não foi assimilado, quem é o sujeito da ação?
Este é um fórum, logo um grupo de indivíduos.
Como chegou ontem certamente não conhece todos os indivíduos daqui, logo não pode fazer afirmações sobre o que assimilaram ou não.
A conclusão é que segue por uma linha de raciocínio comum, mas inacreditavelmente tosca, que é julgar este fórum como uma espécie de mente coletiva, cuja totalidade pode ser aferida a partir de amostragens ínfimas recém colhidas.


Sol escreveu: É curioso, mas perfeitamenmte compreensível. Veja que não é intenção minha convenecer você o qualquer um aqui, eu só postei ontem pois você falava dos espiritas, então busquei esclarecer alguma coisa. Caso meus esclarecimantos tenasm sido insuficientes, tem muito material gratuíto na internet a disposição de quem possa interessar. Nos centros espíritas há cursos, palestras e possibilidade entrevistas, tudo sempre gratuíto, aberto a todos e sem qualquer compromisso nem "conversão". É só ir lá.


Repetindo, aguardo a leitura, crítica e refutação de meus textos autorais sobre espiritismo.

Sol escreveu: De fato, me expressei mal. Andei lendo alguns outros tópicos e senti pouco espaço para argumentação. O que vli em muitas opiniões foram textos de caráter preconceituoso e irônico, basta ver os termos "ridículo", "essa gente", que você memso cita. Ironias não trazem discussões produtivas. Penso que é preciso saber separar bom humor de ironia ofensiva. Em geral, falam das religiões e dos religiosos de maneira ofensiva. Mas como você disse, trata-se de um ambiente "restrito", sujeito a isso mesmo. Mas vehja qu e na verdade não se trata de ambiente restrito, é público, daí o respeito é algo me parece importante.


Bem, de fato este Índio Velho não prima pela sutileza, mas raramente ultrapassa os limites aceitáveis. As ironias ofensivas podem não ser agradáveis, mas nenhuma delas é grave a ponto de ferir quem não seja hipersensível.

Quanto a este fórum, nossa posição oficial é que se trata de um ambiente privado aberto ao público, o que é diferente de um ambiente público.
Só entra aqui quem quer, o próprio nome e apresentação do fórum informam seu conteúdo, há regulamentos e condições que o participante aceita ao se inscrever. Dentro dos limites da lei, nossa casa, nossas regras.
Ou seja, só nos ouve quem faz questão de nos ouvir, mesmo sabendo o que ouvirá. Quem não se agrada com o que dizemos, basta não nos acessar.


Sol escreveu:
Acauan escreveu: ... peço então uma análise crítica de meu estudo A Ética Espírita - Parte I, citando e justificando os erros.


Olha, me desculpe, vou ler o link;


Aguardo.

Sol escreveu:...mas seu texto de fato não condiz com alguém que teria qualquer conhecimento da Doutrina Espírita, a começar pelo que você falou do Evangelho no Lar, colocando como uma prática ridícula. Das curas então...


Vejamos o que eu escrevi:

O espiritão tem todos os defeitos do crentão evangélico e mais um – o jargão.
Alguém aqui já ouviu um espiritão explicando tecnicamente como a rotina do Evangelho no Lar fluidifica a água da residência e assim contribui não só para a saúde espiritual, como física dos residentes?
Eu já, é ridículo pois o “Evangelho no Lar” é feito em cima do “Evangelho Segundo o Espiritismo” do Kardec, possivelmente o livro religioso mais sem pé nem cabeça que já foi escrito, não se fluidifica (fluidifica???) algo que já é fluido e esta história de água curativa é mais velha que água benta, que por sinal é como gente menos pedante chama a tal “água fluidificada”.


É evidente no contexto que o ridículo denunciado é o jargão pseudocientífico usado por alguns espíritas.
Não há julgamento de mérito sobre o Evangelho no Lar como prática religiosa, apenas sobre o livro Evangelho Segundo o Espiritismo, citado como sem pé, nem cabeça, o que é outro modo de dizer que a obra não tem consistência teológica ou filosófica, o que é unanimidade entre os especialistas não espíritas.


Sol escreveu: O seu texto transparece que você seja alguém que nunca teve contato com o Expiritismo.


Talvez seja elucidativo conferir minha narrativa sobre o ritual espírita de desobsessão em Exorcismo, Modo de Usar.. Muito certamente não o achará tão engraçado quanto a maioria, mas poderá tirar algumas conclusões.

Sol escreveu: Se você for estudar/avaliar qualquer religião chegando com pedras na mão, não chegará a lugar nehum, contnuará com predras na mão.
Antes que você se defenda dizendo que eu estou afirmando isso ou aquilo como "dono da verdade", deixo claro que é apenas minha opinião. Você tem a sua, claro.


Não é exatamente verdadeiro do ponto de vista religioso.
Um exemplo é a conversão de Paulo no Caminho de Damasco, um cara que literalmente se lança de pedras na mão contra o cristianismo e se torna o grande apóstolo da religião que combatia.


Sol escreveu: Veja que não me interessa convencer você de absolutamente nada acerca do Espiritismo. Uma coisa que acho muito curiosa no ateu: Alguns ateus pedem provas aos religiosos, mas o religioso na verdade nao precisa provar nada ao ateu; não sei se estou sendo claro.


Ninguém de bom senso pede provas a religiosos que afirmam sua crença como fé pessoal. São aqueles que tentam impor suas crenças como verdades filosóficas ou científicas que tem sim que demonstrar isto.

Sol escreveu: Algumas crenças de fato tentam convencer, mas o Espiritismo não. Em muitos casos, o ateu se preocupa em lançar críticas à crenças religiosas. Por que será? Se o ateu não crê em Deus, não deveria se preocupar com as crenças em Deus. Ah! todas essa pessaos estão iludidas e o ateu é que está esclarecido? Pode ser, mas EU penso diferente.


Em uma sociedade em que a esmagadora maioria da população é religiosa as questões religiosas afetam também quem não o é. Daí a necessidade da defesa do Estado Laico, da igualdade de direitos e da liberdade de pensamento e expressão. O exercício destes direitos e liberdades, bem como a defesa deles do ponto de vista ateu desperta reação de setores religiosos conservadores e geram respostas contestando a autoridade que tais setores reivindicam como lhes sendo natural. Independente disto, há ateus e religiosos que só discutem para encher o saco um do outro.


Sol escreveu: Desde o início, venho dizendo que respeito sua opinião. Mas da mesma form que você colocou seu ponto de vista, eu estou colocando o meu. A difrença é que nao disse que ser ateu é ser ridículo, sem simancol... ou endemoniado :emoticon13: e coisas assim.


Eu próprio disse isto de ateus fanáticos, assim como disse de espíritas ou crentes fanáticos em qualquer religião ou ideologia.

Sol escreveu:Deixo claro que o participante é livre para crer no que bem entender ou não crer em absolutamente nada,


Sol escreveu: Você quer ver arrogância onde não existe. Vai ver mesmo.


Veremos.

Sol escreveu: Postar num fórum de tema "restrito" e não receber nenhuma opinião contrária é muto agradável certamente. Mas uma opinião contrária pode de fato soar como arrogante ou pretensiosa.


Como citei, temos grata lembrança de debatedores religiosos que deixaram aqui sua marca de inteligência e busca de entendimento, mesmo sem concordar com uma palavra do que disseram. Coisa muito diferente de chegar chamando todo mundo de burro no assunto em pauta e achar que encerrou a discussão.

Sol escreveu: Eu seria arrogante e pretensioso se estivesse criticando sua "não fé" e dizendo que sou melhor que você, ou que você não presta ou que voc^efaz coisas ridículas, que você é um maluco por não cre no mundo espiritual apesar de tantas evidências; mas não foi isso que eu disse. afinal, a sua "não fé" é algo que diz respeito somente a sua pessoal.


Se não faz nada disto, ótimo. Deu o primeiro passo para ser bem vinda em nossa casa.

Sol escreveu: O que eu disse é que o seu texto nao condiz com alguém que conheça o Espiritismo ou que de fato tenha se esforçado em conhecer "sem pedras na mão", para então fazer uma crítica. Crítica pode ser construtiva ou ofensiva. O seu texto é claramente irônico e por isso se torna ofensivo. Bom humor? Não achei.


Na verdade o meu texto não condiz com alguém que tenha fé no espiritismo, o que é muito diferente.
E continuo achando o texto muito engraçado.


Sol escreveu: Você criou um termo, o "espiritão", tudo bem. Mas citou o Evangelho no Lar de forma irônica, falou de "gente pedante", de "comunicação espiritual via banda larga", de "antenas orgnicas", falou ainda das curas de forma irônica; vc está de referindo ao Espiritismo e não a um ou outro espírita.

Isto é o que você leu, não o que está escrito.
No texto, gente pedante é o fanático religioso que abusa de um jargão que não domina para dar ao seu discurso uma legitimidade que não tem, assim como comunicação espiritual via banda larga e antenas orgânicas se referem ao mesmo tipo quando se exibe publicamente.
As alegadas curas são uma questão mais delicada e uma polêmica que merece mais atenção, mas no caso do texto o objetivo era apenas mostrar a proximidade de comportamento entre o fanático evangélico e espírita quanto a questão.


Sol escreveu: Não é desculpa.V eja que o Espiritismo não tem que dar desculpa nenhuma, não em que provar nada a você ou mesmo convence-lo de qualquer coisa. O crivo da evidência objetiva é algo exigido por você mesmo (e isso é muito bom a meu ver) . mas lamento lhe dizer que nunca obterá isso "de bandeja".


Se o espiritismo quer se afirmar como uma questão de fé pessoal, então de fato não tem que provar nada.
Se quer se provar como fato científico, então tem sim e muito.


Sol escreveu:
Acauan escreveu: Mais uma vez, pode reivindicar alguma autoridade após apontar os erros em outro estudo meu, Alguns Problemas de Observação, Caracterização e Descrição nos Fenômenos Espíritas, que trata justamente da racionalidade científica do espiritismo.
Se não puder fazer, lamento a grosseria, mas cale a boca.


É cansativo, pois é justamente o que se pode ser dito. É um fato. Você insistirá e continuará recebendo a mesma resposta. Mais um vez eu também repito: O Espiritismo não intenciona provar nada. Nao mandei ninguém estudar, apenas sugeri.


Foi você que afirmou a racionalidade do espiritismo. Afirmações de racionalidade devem ser provadas racionalmente.

Sol escreveu: Veja como você se sente defendido como seu estivesse impondo alguma autoridade. Se tem tanta segurança no que acredita, não razão para postura tão defensiva. MAs isso não é nem coisa que me diz respeito. É com vc mesmo.


É a segunda vez que falam em Acauan dos Tupis na defensiva. Por estranho que me pareça, melhor me acostumar.

Sol escreveu: Olha o termo usado "cale a boca".


Nota: Lamentando a grosseria.

Sol escreveu: Tudo por que eu coloquei minha opinião.


Não, opiniões são bem aceitas aqui. Já afirmações taxativas que não se sustentam serão questionadas até que delas nada sobre.

Sol escreveu: Vc lan;ca críticas e ironias, mas eu não posso colocar minha opionião?


Pode, está pondo e está sendo respondida seriamente parágrafo por parágrafo. Em nosso modo, é assim que demonstramos respeito por um interlocutor.

Sol escreveu: Eu preciso lhe provar por exemplio a validade do Evangelho no Lar, por quê?


Não precisa e não pode.

Sol escreveu: Eu não estou lhe dizendo que você precisa fazer o Evangelho no Lar...


Grato por isto.

Sol escreveu: Porque eu teria que lhe provar a existência de Deus?


Eu é que pergunto.

Sol escreveu:
Acauan escreveu: Os espíritas podem estudar o que quiser, o que de modo algum implica que seu objeto de estudo tenha relevância filosófica.


Sua opinião. Há milhões de pessoas que pensam diferente.


Números são irrelevantes. Relevância filosófica é identificada por quem tem competência para isto.

Sol escreveu:
Acauan escreveu: Me pergunto por que me dou ao trabalho de responder este nível abissal de argumentação...


Porque a cois alhe incomoda talvez. Isso é bom.


Ou talvez porque eu não tenha o que fazer no momento.

Sol escreveu: Não são clichês vazios, são fatos. Mas se você insistir que são clichês, serão sempre clichês para você.


Se são fatos, demonstre-os como tais.

Sol escreveu:
Acauan escreveu:
Sol escreveu: O que talvez a fé do Espiritismo incomode o participante, é que o Espiritismo justamente não se incomoda nem um pouco com a falta de fé do participante.


A pretensão e arrogância são mesmo inesgotáveis neste tipo de doutrinado. Agora se julga ciente do que me incomoda ou deixa de incomodar, como se uma única frase no texto em questão permitisse tal certeza.


Certeza eu não tenho. Leu a palavra "ẗalvez"?


Oooopppsss... Ponto prá você.

Sol escreveu: Eu relmente acho que isso incomode. Ninguém chuta cachorro morto, ou chuta?


Tem gosto prá tudo.

Sol escreveu: Não tem palanque. O que tem é maior esclarecimento, isso é um fato.


Demonstre.

Sol escreveu: Tá bom, não intencionor refutar nada. Como disse repito, esse caminho é seu. Apenas deixei minha opinião está ai para todo mundo ler também. Enfim, olhar os dois lados da moeda é sempre interessante. Mais informações a quem interessar: http://www.feb.org.br

Só não vou calar minha boca como vc pediu educadamente :emoticon19: , não porque vc está pedindo. Exceto se o fórum for apenas para falar mal das religiões e dos religiosos. Aí podem remover meu cadastro do fórum que é público mas que é chamado de restrito. Mas não espere refutações, pois elas já estão por ai em toda a internet, nos centros espíritas, nas milhares de publicações espíritas; enfim, está ai para quem queira buscar.
Volto a repetir, não é intenção minha lhe provar nada e muito menos lhe convencer de algo. O objetivo é esclarecer que a Doutrina Espírita não é uma comédia como você irionizou na sua mensagem.


Não vamos pedir que cale a boca e muito menos remover seu cadastro.
Você e suas opiniões são bem vindas neste fórum, apesar de nosso modo peculiar de expressar isto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Espiritões

Mensagem por Benetton »

Editado

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Sol
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Ago 2009, 20:25
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Sol »

Caros, vou decepcionar aqueles que possam ter apostado pela minha permanencia no fórum! :emoticon26:

Não consigo acompanhar, o pessoal escreve muito. Ontem já levei bronca da patroa por ficar no computador, hoje meu chefe ficou de olho torto. :emoticon5:

Vejo que é um bate-rebate interminável, cada qual com suas convicções. Gostaria de dispor de mais tempo para argumentar com todos aqui.

Dado as convicções distintas, um fórum de discussão sempre nos traz aprendizado. Mas lamento não poder acompanhar tamanha velocidade.

Ao Acauan e demais, eu agradeço pelo diálogo. Cito o Acauan pois foi pelo texto dele que deixei alguns comentários por aqui.

O fórum tem um título que chama a atenção e é democrático :emoticon45: .

Fiquem com Deus! :emoticon32: :emoticon12:

Abraço e paz a todos!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

É uma pena Sol,

Bye
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Ayyavazhi »

Sol escreveu:Caros, vou decepcionar aqueles que possam ter apostado pela minha permanencia no fórum! :emoticon26:

Não consigo acompanhar, o pessoal escreve muito. Ontem já levei bronca da patroa por ficar no computador, hoje meu chefe ficou de olho torto. :emoticon5:

Vejo que é um bate-rebate interminável, cada qual com suas convicções. Gostaria de dispor de mais tempo para argumentar com todos aqui.

Dado as convicções distintas, um fórum de discussão sempre nos traz aprendizado. Mas lamento não poder acompanhar tamanha velocidade.

Ao Acauan e demais, eu agradeço pelo diálogo. Cito o Acauan pois foi pelo texto dele que deixei alguns comentários por aqui.

O fórum tem um título que chama a atenção e é democrático :emoticon45: .

Fiquem com Deus! :emoticon32: :emoticon12:

Abraço e paz a todos!


Sol, você não precisa deixar o fórum por não poder acompanhar o ritmo. Participe ocasionalmente, mas participe. Todos nós temos muito o que aprender e ensinar. E você já mostrou que tem esse perfil. Continue por aí. Abraços.


Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Espiritões

Mensagem por Alcioneijr »

salgueiro escreveu:
carlo escreveu:Toda vez que eu leio este texto , me dou conta que além da Salgueiro, eu não conheço ninguém adepto da DE, se é que eu conhecer a Salgueiro seria o termo apropriado, a ser usado por mim.


Nós nos conhecemos dentro dos limites do virtual e do que deixamos perceber :emoticon4:

Mas tem outros espíritas no fórum, Johnny, Botanico, Benetton, Deise Garcia, RCAdeB e espero não ter esquecido ninguém :emoticon16:

Estou editando porque esqueci o Alcionei :emoticon8:


:emoticon4:
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Espiritões

Mensagem por Alcioneijr »

Sol escreveu:O que as pessoas precisam entender é que religião , seja ela qual for, é apenas uma escolha. Me espanta pessoas que ao menos tentam transparecer algum bom senso, desejarem tolir a liberdade alheia, se essa liberdade não a afeta de modo algum.

O que esse participante diz da Doutrina Espírita demonstra total ignorância acerca do assunto. Não o culpo disso, longe disso, só venho esclarecer. Deixo claro que o participante é livre para crer no que bem entender ou não crer em absolutamente nada, e que os espíritas jamais irão tentar "convertê-lo" ou algo assim. O espírita que eventualmente faça isso, não estaria agindo dentro dos princípios da Doutrina. Infelizmente fanáticos há em qualquer religião, mas por favor, generalizar um determinado comportamento também é um expressão de fanatismo, e de preconceito também. Religioso ou não, preconceito e julgamento, ainda mais sem argumento, é algo péssimo.

O Evangelho no Lar citado aqui pelo participante realmente não serve de absolutamente nada àqueles que não tem fé no Evangelho no Lar. Simples assim.

Vibrações e seus beneficios, auxilio espiritual. Jamais irá perceber se não tiver fé. AInda que, mesmo assim, possa ser beneficiado. Simples assim.

Quanto a questão da racionalidade do Espiritismo, estude, se informe, aprenda; antes de afirmar qualquer coisa. Sempre haverá MUITO a ser estudado até ao mais dedicado dos espíritas. Mas se você não quiser, não tem problema, isso não fará de você uma pessoa pior ou melhor. A escolha é apenas sua, você escolhe sempre. Simples assim.

Já diz o ditado "quem muito fala, um dia acaba dando bom dia a cavalo".

Tudo é muito simples e justo. Mas alguns complicam demais.

Li um outro tópico, muito triste, de alguém que perdeu um familiar e questiona a Justiça Divina. Com todo respeito a dor dessa pessoa, o fato é que as respostas para a questão não virão mesmo. Até para alguém que estuda e compreende determinados acontecimentos, é muito difícil aceitar a dor e obter "respostas" ou "consolo". Mas eu digo uma coisa com total convicção: com certeza, sem a fé, fica muito mais difícil. E a "não fé" ? Consegue ajudar na questão de algum modo, ou apenas traz mais dor e revolta? Cada um que responda por si, afinal é tudo escolha pessoal.

Religião, seja qual for, é um caminho para quem tem fé em Deus. Quem não tem essa fé, não tem; não adianta. Não adianta falar um monte, pois quem não tem fé, não tem. E fé não se obtem da noite para o dia, não se compra e nem pode ser induzida (apesar de algumas crença tentarem isso). Fé não tem como mostrar, como provar. Fé vai sendo desenvolvida etem que brotar em cada um d edebtro para fora. O que leva a fé são N fatores, mas é certo que será desenvolvida. Assim EU creio. Mas cada um é livre para pensar como queira, desde que não interfira negativamente na vida alheia, claro.

O que talvez a fé do Espiritismo incomode o participante, é que o Espiritismo justamente não se incomoda nem um pouco com a falta de fé do participante. Tudo tem seu tempo. O Espiritismo está ai para instruir e auxiliar a quem queira ser instruido e auxiliado.
O próprio espírita também tem consciência que é dele próprio que depende o andamento de sua jornada, não adianta, como dizem"dizer amém, amém" e dizer que é espírita e dizer que crê em Deus, dizer que é bom, e essas perfumarias estereotipadas. O espirita sabe que não é tão simples assim, e que ser espírita não é rótulo que se obtém com dízimos, rituais, sacramentos, bater ponto no templo, etc. Ser espírita EXIGE atitude e mudança. E mudar e ter atitude na maioria das vezes é um grande desafio, é muito dificil. E dificil especilmente ao espírita porque ele dispõe de uma instrução previlegiada e por isso sua responsabiliadde é maior. Daí o espírita não vai cobrar ou criticar sua falta de fé, pois ele já tem que resolver a própria demanda e entende que você tem o SEU tempo e a SUA própria responsabilidade nas escolhas pessoais. O espírita não tenta viver a vida alheia, pois essa justamente cabe ser vivida por cada um.


Sol,
Seja bem vindo ao fórum. :emoticon45:
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Espiritões

Mensagem por Alcioneijr »

Acauan escreveu:Espiritões
Postado originalmente em 16/2/2004 17:06:06

por Acauan

Mas eu gosto dos espíritas, os espiritões são muito chatos, mas também são pessoas extremamente empenhadas em ações de caridade anônima, que sustentam creches, orfanatos, escolas para excepcionais etc, sem que ninguém saiba que a comunidade kardecista é a mantenedora destas instituições.

Mas que os espiritões são muito chatos, isto eles são.


Acauan,
Pelo menos você reconhece os bons frutos produzidos pelo espiritismo. Quem sabe um dia você também reconheça a arvore.

:emoticon45:
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Espiritões

Mensagem por Fernando Silva »

Alcioneijr escreveu:Acauan,
Pelo menos você reconhece os bons frutos produzidos pelo espiritismo. Quem sabe um dia você também reconheça a arvore.

:emoticon45:

Pelo espiritismo? Ou pela crença no espiritismo, mesmo que ele não seja verdade?

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Espiritões

Mensagem por Alcioneijr »

Fernando Silva escreveu:
Alcioneijr escreveu:Acauan,
Pelo menos você reconhece os bons frutos produzidos pelo espiritismo. Quem sabe um dia você também reconheça a arvore.

:emoticon45:

Pelo espiritismo? Ou pela crença no espiritismo, mesmo que ele não seja verdade?


Para nós espíritas a imortalidade da alma é quase que algo incontestável. Se não for a verdade um dia a verdade virá até mim. Mas se for a verdade um dia essa verdade chegará até você. Só isso.

Quer mais evidências de sobrevivência da alma? Procure no Youtube por "Casos de Reencarnação Discovery".
http://www.youtube.com/watch?v=RMB9EtIxn1w
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Todo crente acredita piamente que um dia a tal verdade irá se abrir para ele como uma porta de Sésamo.
Se não se abrir, ele dará um jeito de arrombá-la na marra, criando alguma metáfora que valide sua crença.
É como o tal túnel de luz hipoteticamente vislumbrado no momento pós-morte.
É mais provável que sejam as últimas visualizações do nervo ótico na hora da "ida" ao coma ou morte cerebral ou na "volta" destes ( para quem volta, of course...).
Mas quem precisa de explicações, prefere acreditar que se trata de uma linha brilhante que conduz ao céu ( para alguns deve ser uma linha de fogo, que conduz ao inferno ).

Não sei por que raios tanta ansiedade e presunção na descoberta de algo que, muito provavelmente seja irrelevante na vida, ou que jamais se saiba, mas achar que existe alguma coisa chamada " Verdade " parece ser o norte da vida de alguns.
Devem se achar superiores aos demais, que não precisam disto para ser plenos e felizes, que vivem suas vidas com amor, vigor e trabalho, que nutrem outros tipos de buscas mais interessantes e menos patéticas. Também não devem se perguntar o por quê de ninguém até hoje ter tido as respostas e compartilhado com o resto do mundo e obtido consenso ( visto que seria natural e comum a toda a espécie). Igualmente não se questionam sobre os casos em de pessoas que vão e voltam de comas profundos e nada descrevem de extraordinário. E nem por que a alguns seria dada esta capcidade especial, da descoberta de uma verdade apenas, quando vários juram ter outras verdades, igualmente validáveis.

Estar preso numa resposta para o fim deve ser uma forma de viver sem objetivo que não este. Sabe-se lá o que leva as pessoas a tal estado mental.
Imagem

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Espiritões

Mensagem por Alcioneijr »

Apo escreveu:Todo crente acredita piamente que um dia a tal verdade irá se abrir para ele como uma porta de Sésamo.
Se não se abrir, ele dará um jeito de arrombá-la na marra, criando alguma metáfora que valide sua crença.
É como o tal túnel de luz hipoteticamente vislumbrado no momento pós-morte.
É mais provável que sejam as últimas visualizações do nervo ótico na hora da "ida" ao coma ou morte cerebral ou na "volta" destes ( para quem volta, of course...).
Mas quem precisa de explicações, prefere acreditar que se trata de uma linha brilhante que conduz ao céu ( para alguns deve ser uma linha de fogo, que conduz ao inferno ).

Não sei por que raios tanta ansiedade e presunção na descoberta de algo que, muito provavelmente seja irrelevante na vida, ou que jamais se saiba, mas achar que existe alguma coisa chamada " Verdade " parece ser o norte da vida de alguns.
Devem se achar superiores aos demais, que não precisam disto para ser plenos e felizes, que vivem suas vidas com amor, vigor e trabalho, que nutrem outros tipos de buscas mais interessantes e menos patéticas. Também não devem se perguntar o por quê de ninguém até hoje ter tido as respostas e compartilhado com o resto do mundo e obtido consenso ( visto que seria natural e comum a toda a espécie). Igualmente não se questionam sobre os casos em de pessoas que vão e voltam de comas profundos e nada descrevem de extraordinário. E nem por que a alguns seria dada esta capcidade especial, da descoberta de uma verdade apenas, quando vários juram ter outras verdades, igualmente validáveis.

Estar preso numa resposta para o fim deve ser uma forma de viver sem objetivo que não este. Sabe-se lá o que leva as pessoas a tal estado mental.


Patético são os seus comentários Apo. Nem vou perder meu tempo pra responder esse lixo.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Crentes que perseguem algum tipo de iluminação, salvação, proteção e por eles vivem, costumam não compreender como outros seres humanos conseguem não querer ser iluminados, salvos ou protegidos.
Quando desprezamos tais necessidades ( em vista de que muitos deles agem de forma esdrúxula, abandonam objetivos mais produtivos, pagam dízimos enriquecendo líderes e até sacrificam os filhos ), rotulam o nosso desprendimento destas "virtudes" e nossas críticas à cultura da ignorância como lixo.
Não é de se admirar. O que a História já presenciou advindo de crenças que demandam a ânsia por buscas infundadas, mostra que a insolvência se sente ultrajada quando descartada ou repelida.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Espiritões

Mensagem por Fernando Silva »

Alcioneijr escreveu:Patético são os seus comentários Apo. Nem vou perder meu tempo pra responder esse lixo.

Além da evidente grosseria, mostrou que fica ofendido diante do que não pode refutar.
Que tal responder "Mas eu penso diferente porque tenho evidências pessoais?"

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Espiritões

Mensagem por Alcioneijr »

Fernando Silva escreveu:Além da evidente grosseria, mostrou que fica ofendido diante do que não pode refutar.


A grosseria veio primeiro dela. Eu só respondi com mais objetividade e com a impaciência de quem já se cansou desse discurso repetido dela. Parece um disco furado. :emoticon19:

Fernando Silva escreveu:Que tal responder "Mas eu penso diferente porque tenho evidências pessoais?"


Se tem uma coisa que ela não respeita é quem pensa diferente dela.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Gigaview »

O texto que abre o tópico é excelente. Legal Acauan!!!

Trancado