Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva escreveu:Sim, mas ... em que o fato de ser teólogo ou padre contribuiu para suas pesquisas?
O padre Landell de Moura, no Brasil, fez transmissões de rádio de um ponto a outro da cidade de S.Paulo antes de Marconi. O populacho pensou que era bruxaria e quebrou o laboratório dele. O bispo mandou que ele parasse com besteiras e se ocupasse das missas. Suas pesquisas foram vendidas para a Marinha americana.
Não esqueçam o padre belga Georges Lemaitre, seria uma grande injustiça.
De fato, padres e teólogos que contribuíram com a ciência, valeram-se da própria ciência e não de fé ou dogmas para alcançar seus feitos. Lemaitre, por exemplo, era Doutor em matemática e física. Se a pergunta limita-se a procurar religiosos que contribuíram com a ciência, acho que a lista não é tão pequena quanto parece, se a proposta tenta vincular essa contribuição à religiosidade, aí fica difícil. Não conheço, sinceramente. Mas pode ser possível. Ou não...
carlo escreveu:Teólogos... ( exceto Darwin, se não me engano, formou-se para bispo anglicano) apontem-me algum que já contribuiu para o desenvolvimento humano. Se fôssemos depender de teólogos, o veículo de locomoção mais veloz da terra, seria o burro e a carroça!
Gregor Mendel é o pai da genética. Mas n sei se era teólogo, mas era padre, se n me engano.
Sim, mas ... em que o fato de ser teólogo ou padre contribuiu para suas pesquisas?
O padre Landell de Moura, no Brasil, fez transmissões de rádio de um ponto a outro da cidade de S.Paulo antes de Marconi. O populacho pensou que era bruxaria e quebrou o laboratório dele. O bispo mandou que ele parasse com besteiras e se ocupasse das missas. Suas pesquisas foram vendidas para a Marinha americana.
Só para completar a informação. Os seus projetos do rádio foram registrados nos EUA e eles dariam todo apoio a ele se ele conseguisse uma transmissão intercontinental. Esperançoso, o padre voltou para o Brasil para tentar conseguir apoio o que os burros de plantão não deram (e depois falam que os portugueses é que são burros). Moral da história, Marconi "inventou" o rádio, mas os projetos ficaram com os EUA, que "inventaram" o rádio como todos o conhecem.