Viagem Astral

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Anansi
Mensagens: 143
Registrado em: 22 Jul 2007, 23:28
Localização: Feira de Santana

Re: Re.: Viagem Astral

Mensagem por Anansi »

zumbi filosófico escreveu:
Anansi escreveu:http://www.quatrocantos.com/LENDAS/

Esse site é ótimo. Ele combate hoaxes, ensina como identifica-los, cataloga os casos e ainda mostra quais são mesmo verdade, ou meias-verdades. Se as pessoas pesquisassem antes de passar um email adiante o mundo seria um lugar melhor.


ESSES AÍ, MAIS OS SNOPES, O RANDI, O MICHEL XERMER, O DICIONÁRIO CÉTICO E TODOS DESSE TIPO ESTAUM APENAS FAZENDO PARTE DAS CONSPIRAÇÕENS TENTANDO-AS OCULTAR-A ELAS!!!!!!!!!!!!1111111


TÕ SABENU

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re.: Viagem Astral

Mensagem por Fenrir »

Eu faço umas viagens astrais de vez em quando:

http://apod.nasa.gov/apod/lib/aptree.html
http://archive.eso.org/dss/dss
http://skyview.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/skvadvanced.pl

Vendo baratinho uns terreninhos bem legais numas praias paradisícas num planeta
periférico da Centaurus A, cheio de centaurianas curvilíneas, semi-nuas e azuis feito
a mística do X-Men.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Re.: Viagem Astral

Mensagem por chagas »

Apáte escreveu:LSD faz mal, não importa o que digam.


:emoticon266:

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

minhas experiencias

Mensagem por pessoa de fé »

Quando a minha primeira experiência ocorreu fiz questionamentos. Procurei alguem com “experiencia” no espiritismo. Falaram-me de saidas do corpo, até mesmo que era preciso entrar na doutrina para entender.

Não cai na “tentação” de entrar em nada. Não havia muita coisa no meio cientifico a respeito, resolvi testar por mim. Meu laboratório seria meu quarto. É bom lembrar que, acabei conhecendo uma instituição, O INSTITUTO DE PROJECIOLOGIA ,voltados a este tema há mais de 40 anos. Após algum tempo, assistindo palestras resolvi que deveria sair, ou a mente poderia ficar presa .

Continuei, meio que solitária em minhas pesquisas e evitando me agarrar a tentadoras conclusões.

Uma experiência muito significativa, foi quando deitada, e já sentindo aquela sensação de “deslocamento”, eis que duas crianças entram no quarto e brincam comigo. Foram embora do mesmo jeito que apareceram, estranhamente, hoje tenho duas filhas muito semelhantes aquelas crianças que vi, A tentação de afirmar que as conheci antes de nascerem, foi muito grande Não estou afirmando nada. Nem que sim nem que não, e isso é mais seguro.

Todas as noites eu saia do corpo e viajava astralmente e até encontrava amigos também viajando por aí ! Uma vez meu marido ia me contar um sonho e eu o interrompi e disse exatamente qual era o sonho ! Ele ficou espantado e eu disse a ele que tmb estava lá astralmente.

Isso prova alguma coisa? Ainda não é claro! Foram 5 anos de experiências, não neguei e nem afirmei nada, apenas observando tudo atentamente sem puxar para nenhum lado.

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Viagem Astral

Mensagem por pessoa de fé »

SAIR FORA DO CORPO

Seria o ser humano mais que o corpo fisico? Existiria consciência longe do corpo ? Ao estimular esta determinada área do cérebro (responsável pela sensação de deslocamento), provaria que é só isso? Ou este estimulo deu a liberdade de este algo se perceber fora do corpo ? Poderia a consciência não ter limitações, mas ao acreditarmos, passamos a nos aprisionar, ou condicionar certas regiões do cérebro e criar ai nossas correntes?

O EU poderia ser apenas uma ilusão da mente, criada pelos condicionamentos culturais, , e que de repente temos a possibilidade de “quebrar esta impressão” e a consciência pode ser livre. Este quebrar através de estímulos pode ser uma ilusão? Mas poderia haver uma outra forma de se “quebrar” esta ligação e que não seja uma ilusão?

Seria um erro descartar isso o que a ciencia percebeu, mas podemos tb observar de outra forma? Supomos que este giro angular seja algo que como “uma corrente”, algo que nos limita, que condicionado, ou um mecanismo condicionador, não nos deixaria perceber outra coisa. Poderia ser que ao estimula-lo, deixariamos que este “algo”, ficasse “livre para perceber-se além da limitação do corpo fisico??? Como aquelas quatro paredes que impedem a pessoa encarcerada de perceber o exterior de sua prisão e de repente uma janela é aberta, e ele percebesse além de sua prisão, alem dos seus limites.

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Viagem Astral

Mensagem por pessoa de fé »

SENTIR A PRESENÇA DE ESPIRITOS

Em outra ocasiao eu, minha mãe e meu marido, percebemos uma “sombra” caminhando, outra vez, meu irmão viu meu pai na escada, mas ele estava bem longe dali. Prova alguma coisa? É claro que não!

Procuro sempre manter um ceticismo “saudável”, não aquele que fecha a mente. Os fatos apareciam, não os aceitava como conclusivos, eu so ficava mais atenta.

“Os médicos já sabem que isso é causado pela falta de oxigenação do cérebro.”
“É só colocar um eletrodo e reproduz-se a sensação de estar fora do corpo.

Só isso ? não há mais o que aprender ?

Sempre falam que os animais sentem as coisas. Em uma madrugada fiz um teste: saí fora do corpo e fui em direção a meu cachorro, e para a minha surpresa o mesmo me olhou diretamente e caminhou na minha direção.

Imaginem uma pessoa com problemas na visao, e ao colocar-lhe um óculos ela percebe o ambiente, as pessoas que ela não estava percebendo, e então ao tirar o óculos ela volta a sua “realidade”. Sendo assim, pode se dizer que o que ela viu é falso?! É claro que não neste caso! Tb não estou afirmando nada, estou criando possibilidades. Estou tentando livrar a mente de conclusões e convicções.

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Viagem Astral

Mensagem por pessoa de fé »

O intuito destes comentários não foi de puxar para nenhum lado, o interessante é abrir possibilidades para se investigar !

Não sei se experiências fora do corpo são possíveis. Mas sei que ha possibilidade de a mente criar suas ilusões e serem tão convincentes, tão reais, isso eu sei! E quando ela cai no erro de aceitar o falso como real, bom neste caso ela entra em uma prisão.

Talvez as experiencias que tive no começo e criou a vontade de investigar, foram estimuladas inconscientemente, já que é tão fácil entrar em contato ou colocarem ideias como espíritos, vida após morte, saídas do corpo na nossa cabeça, mesmo que não busquemos, que há sim uma possibilidade de as experiencias terem sido graças a condicionamentos bem sutis.

Supostas experiencias de vidas passadas podem ter sido influenciadas por filmes ou histórias que as pessoas assistem. Pode, mas tb pode ser que não. Há tantas incertezas, tudo isso continua um enigma que não se encaixa nestas explicações dos neurocientistas. Sendo assim, deixo em aberto, e evito o “sim” e o “não”, é mais prudente.

O cérebro e a mente é realmente algo fantástico, misterioso, ...a existência tb é.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: minhas experiencias

Mensagem por Botanico »

pessoa de fé escreveu:Quando a minha primeira experiência ocorreu fiz questionamentos. Procurei alguem com “experiencia” no espiritismo. Falaram-me de saidas do corpo, até mesmo que era preciso entrar na doutrina para entender.

Não cai na “tentação” de entrar em nada. Não havia muita coisa no meio cientifico a respeito, resolvi testar por mim. Meu laboratório seria meu quarto. É bom lembrar que, acabei conhecendo uma instituição, O INSTITUTO DE PROJECIOLOGIA ,voltados a este tema há mais de 40 anos. Após algum tempo, assistindo palestras resolvi que deveria sair, ou a mente poderia ficar presa .

Sua idiota de mente fraca! Estavam aplicando um velho truque jedi em você (assinado Jaba, the Hut).

pessoa de fé escreveu:Continuei, meio que solitária em minhas pesquisas e evitando me agarrar a tentadoras conclusões.

Uma experiência muito significativa, foi quando deitada, e já sentindo aquela sensação de “deslocamento”, eis que duas crianças entram no quarto e brincam comigo. Foram embora do mesmo jeito que apareceram, estranhamente, hoje tenho duas filhas muito semelhantes aquelas crianças que vi, A tentação de afirmar que as conheci antes de nascerem, foi muito grande Não estou afirmando nada. Nem que sim nem que não, e isso é mais seguro.

Todas as noites eu saia do corpo e viajava astralmente e até encontrava amigos também viajando por aí ! Uma vez meu marido ia me contar um sonho e eu o interrompi e disse exatamente qual era o sonho ! Ele ficou espantado e eu disse a ele que tmb estava lá astralmente.

Isso prova alguma coisa? Ainda não é claro! Foram 5 anos de experiências, não neguei e nem afirmei nada, apenas observando tudo atentamente sem puxar para nenhum lado.

Bem, cinco anos de experiências sem chegar a conclusão alguma... Se foram divertidas, ao menos valeram alguma coisa... Nunca quis tentar nada tipo duplo cego?
Exemplo:
1) Peça a suas filhas que coloquem cartas de baralho, uma em cada envelope, escolhidas ao acaso. Uma não veria o que a outra colocou, nem você, nem se marido estariam por perto e também nada teriam visto.
2) Depois seu marido pegaria quatro dos envelopes, escolhidos ao acaso, e num quarto ele colocaria uma caixa de sapatos dentro de um saco de lixo e com as mãos lá dentro, ele tiraria as cartas dos envelopes e as deixaria dentro da caixa, com o naipe voltado para cima.
3) Aí ele subiria numa cadeira e colocaria cuidadosamente o saco com a caixa dentro sobre um suporte acima de sua cabeça e, também com cuidado para as cartas não ficarem umas sobre outras, tiraria o saco e deixaria a caixa lá, aberta, de modo que pudesse ser vista por alguém que olhasse de cima (depois de subir numa escada, é claro).
4) Aí você faria a sua viagem astral e tentaria olhar o que havia dentro da caixa e se não conseguisse descobrir nada, então é bem provável que suas viagens sejam só fantasias mesmo. Mas se conseguisse... aí tente saber qual é a hipótese mais econômica.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Viagem Astral

Mensagem por Botanico »

pessoa de fé escreveu:SAIR FORA DO CORPO

Seria o ser humano mais que o corpo fisico? Existiria consciência longe do corpo ? Ao estimular esta determinada área do cérebro (responsável pela sensação de deslocamento), provaria que é só isso? Ou este estimulo deu a liberdade de este algo se perceber fora do corpo ? Poderia a consciência não ter limitações, mas ao acreditarmos, passamos a nos aprisionar, ou condicionar certas regiões do cérebro e criar ai nossas correntes?

O EU poderia ser apenas uma ilusão da mente, criada pelos condicionamentos culturais, , e que de repente temos a possibilidade de “quebrar esta impressão” e a consciência pode ser livre. Este quebrar através de estímulos pode ser uma ilusão? Mas poderia haver uma outra forma de se “quebrar” esta ligação e que não seja uma ilusão?

Seria um erro descartar isso o que a ciencia percebeu, mas podemos tb observar de outra forma? Supomos que este giro angular seja algo que como “uma corrente”, algo que nos limita, que condicionado, ou um mecanismo condicionador, não nos deixaria perceber outra coisa. Poderia ser que ao estimula-lo, deixariamos que este “algo”, ficasse “livre para perceber-se além da limitação do corpo fisico??? Como aquelas quatro paredes que impedem a pessoa encarcerada de perceber o exterior de sua prisão e de repente uma janela é aberta, e ele percebesse além de sua prisão, alem dos seus limites.


O que é mesmo que a Ciência percebeu? Até onde sei, a "Ciência" só percebeu que espíritos não existem, médiuns não existem, e qualquer experimento que insunie o contrário foi feito por caras babacas e incompetentes, que foram enganados por truques bobos e infantis, os quais nem o James Randi (o grande ilusionista e rei da comunidade cética) é capaz de dizer quais foram...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Viagem Astral

Mensagem por Botanico »

pessoa de fé escreveu: SENTIR A PRESENÇA DE ESPIRITOS

Em outra ocasiao eu, minha mãe e meu marido, percebemos uma “sombra” caminhando, outra vez, meu irmão viu meu pai na escada, mas ele estava bem longe dali. Prova alguma coisa? É claro que não!

Procuro sempre manter um ceticismo “saudável”, não aquele que fecha a mente. Os fatos apareciam, não os aceitava como conclusivos, eu so ficava mais atenta.

“Os médicos já sabem que isso é causado pela falta de oxigenação do cérebro.”
“É só colocar um eletrodo e reproduz-se a sensação de estar fora do corpo.

Só isso ? não há mais o que aprender ?

Pessoa de fé, você precisa entender que fé não é só um atributo seu: também há outras pessoas cheias de fé religiosa e as pessoas mais cheias de fé que já vi são justamente os céticos sábios, cultos, racionais e inteligentes.
Coisas simplistas como essas duas colocações feitas acima, para o pessoal cético, EXPLICAM TUDO. É igualzinho aos criacionistas, que ao encontrarem UM argumento supostamente falho ou mal explicado em teoria evolucionista, usam como justificativa para rejeitar TODA a Evolução. Então quer dizer que a falta de oxigênio no cérebro ou eletrodo REPRODUZEM tudo o que os que alegam viagens fora do corpo dizem terem visto?
Acho que não.


pessoa de fé escreveu:Sempre falam que os animais sentem as coisas. Em uma madrugada fiz um teste: saí fora do corpo e fui em direção a meu cachorro, e para a minha surpresa o mesmo me olhou diretamente e caminhou na minha direção.

Imaginem uma pessoa com problemas na visao, e ao colocar-lhe um óculos ela percebe o ambiente, as pessoas que ela não estava percebendo, e então ao tirar o óculos ela volta a sua “realidade”. Sendo assim, pode se dizer que o que ela viu é falso?! É claro que não neste caso! Tb não estou afirmando nada, estou criando possibilidades. Estou tentando livrar a mente de conclusões e convicções.

Que venham as refutações céticas... Ih! Desculpe a besteira! O que você ouvirá dos céticos sobre isso é:
_ Mas a Pessoa de fé pode muito bem estar mentindo. Caso encerrado.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Viagem Astral

Mensagem por Botanico »

pessoa de fé escreveu:O intuito destes comentários não foi de puxar para nenhum lado, o interessante é abrir possibilidades para se investigar !

QUEM vai investigar, minha cara? Já ouviu falar da INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA? É o seguinte: quando havia médiuns dos bons, capazes de produzir fenômenos impressionantes (as tais provas fantásticas das alegações fantásticas) NUNCA estavam disponíveis os céticos sábios, cultos, racionais e inteligentes, capazes de fazer investigações sérias e válidas a respeito. Os únicos que estavam disponíveis para investigar tais fenômenos eram cientistas comuns, que segundo os céticos eram babacas, cretinos, idiotas, burros e que foram risivelmente empulhados por espertalhões. Ah! Fossem aqueles céticos sábios, o resultado seria muito diferente...

Quando os tais médiuns dos bons não estavam mais disponíveis, ou por falecimento ou por enfraquecimento da mediunidade, aí sim apareciam os sábios céticos... só para confirmar o que já acreditavam de antemão.

Se você faz viagens fora do corpo tão boas quanto diz, nenhum desses sábios céticos virá investigá-la. Só aparecerão quando você não estiver viajando mais e assim provarão que tudo o que você disse não passava de balela.


pessoa de fé escreveu:Não sei se experiências fora do corpo são possíveis. Mas sei que ha possibilidade de a mente criar suas ilusões e serem tão convincentes, tão reais, isso eu sei! E quando ela cai no erro de aceitar o falso como real, bom neste caso ela entra em uma prisão.

Para isso poderiam ser feitos experimentos de duplo-cego como sugeri. O que eliminaria criações de sua mente e também "capitações" de informações em outras mentes (o que já seria um fenômeno, mas no caso só serve para fugir de um mal maior: a prova de que há algo em nós além de um corpo físico).

pessoa de fé escreveu:Talvez as experiencias que tive no começo e criou a vontade de investigar, foram estimuladas inconscientemente, já que é tão fácil entrar em contato ou colocarem ideias como espíritos, vida após morte, saídas do corpo na nossa cabeça, mesmo que não busquemos, que há sim uma possibilidade de as experiencias terem sido graças a condicionamentos bem sutis.

Experimentos bem controlados contornariam esse condicionamento.

pessoa de fé escreveu:Supostas experiencias de vidas passadas podem ter sido influenciadas por filmes ou histórias que as pessoas assistem. Pode, mas tb pode ser que não. Há tantas incertezas, tudo isso continua um enigma que não se encaixa nestas explicações dos neurocientistas. Sendo assim, deixo em aberto, e evito o “sim” e o “não”, é mais prudente.

O cérebro e a mente é realmente algo fantástico, misterioso, ...a existência tb é.

O problema de se ficar em cima do muro é que a qualquer momento pode-se escorregar e quebrar a cara...

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Viagem Astral

Mensagem por Sorrelfa »

Sobre o tópico:
Imagem
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viagem Astral

Mensagem por Apo »

Sorrelfa escreveu:Sobre o tópico:
Imagem


Sooohhhh....
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viagem Astral

Mensagem por Apo »

Well...andei lendo uns espantalhos batidos e enjoativos pelo tópico, que se repetem ad nauseum...

Primeiro que alguém cético é simplesmente alguém que não crê cegamente em alegações metafíscas, teses sem pé nem cabeça, fantasias irracionais, frutos da imaginação criativa da mente humana que precisa criar, criar, criar...porque não suporta viver uma vida que não satisfaça sua pirraça por dar respostas a tudo.

Uma pessoa cética não é, necessariamente, um sábio, ou gênio, ou pesquisador, ou conhecedor de todo o aparato do método cientifico disponível ou por ser aprimorado. E nem tem por que sê-lo! Apenas não é um boi de piranha, não consegue dizer ok a qualquer teoria esquisita ( que insista em ser reconhecida como comprovável, mesmo que apelando para o tal método pseudo-científico). Ela apenas não compactua ou vê as possibilidades de forma mais aberta e não encerrada em doutrinas.

O cético não está preocupado e nem tem a obrigação de provar algo que outros afirmam. Ele apenas não acredita enquanto parecer irracional e pouco razoável.
O cético não tem que fazer das tripas coração, para estar presente no momento em que "havia espírtitas sérios e capazes de ...", de plantão, atento às criações de um crente que ( apelam agora, décadas depois!) tinham uma pretensa capacidade sei lá de quê. Estes profetas, visionários, vocacionados seriamente para algo nascidos em determinados períodos, não vão querer que estejam de plantão outros que parem para se ediar à pesquisa de teorias que décadas depois são reivindacadas como "sérias".


Por que não há espíritas´"sérios" agora? Morreram todos? Têm preguiça de de serem expostos à vexame público? Ou desistiram porque os tempos são outros e não há mais tanta ignorância à espera de um crendice impressonante qualquer?
No tempo do rádio à válvula, era mais fácil convencer as pessoas da existência de fantasmas.
A vida era pacata. Um tédio. Fantasma e materializações eram coisas que viraram assunto "científico" na ltas rodas.

Mas agora, não. Os espíritas não tem mais interesse em perder tempo tentando prar gente teimosa e cética o que é tão claramente verificável. Basta um pouquinho de boa vontade, mas ...pra quê?

Espíritos tembém. Em torno de 1800 estavam todos disponíveis e estiveram empenhados em contatar com os vivos encarnados como arroz e feijão. Agora, não. Entraram numa de não perder mais tempo com estas bobagens.

Ou seja, a verdade é uma questão de negociação.
Imagem

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Viagem Astral

Mensagem por pessoa de fé »

Quanto ao experimento do duplo cego eu ja cheguei a fazer, as coisas nao sao faceis assim !

Não houve percepção da pessoa alvo, cheguei até o local, mas o problema é manter a lucidez.

Mas experiencia mais que significativa foi essa, sonhei com uma pessoa e qndo ela veio me contar sobre o sonho eu a interrompi e contei tudo, ela ficou boquiaberta. Podem imaginar isso ?

Hoje em dia essas coisas acontecem mas eu nao me importo mais com elas.

Se é ilusao nao me importo.

Se é realidade nao me importo.

Se é realidade misturada com ilusao nao me importo.

O importante é manter a mente lúcida e sempre atenta.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Viagem Astral

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Mas experiencia mais que significativa foi essa, sonhei com uma pessoa e qndo ela veio me contar sobre o sonho eu a interrompi e contei tudo, ela ficou boquiaberta. Podem imaginar isso ?

Acho mais fácil imaginar que não seja verdade - ainda que você sinceramente ache que sim.
pessoa de fé escreveu:Se é ilusao nao me importo.

Se é realidade nao me importo.

Se é realidade misturada com ilusao nao me importo.

O importante é manter a mente lúcida e sempre atenta.

Mente lúcida atenta às ilusões?

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Viagem Astral

Mensagem por Johnny »

Botânico, poderia explicar para este néscio aqui como seria o duplo cego e como desvincular uma captação coletiva de pensamentos? Claro que, pelo que estudamos, existem não só as comunicações como os efeitos de telecinese, transporte e etc.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Viagem Astral

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Botânico, poderia explicar para este néscio aqui como seria o duplo cego e como desvincular uma captação coletiva de pensamentos? Claro que, pelo que estudamos, existem não só as comunicações como os efeitos de telecinese, transporte e etc.


Duplo cego é um experimento onde nem o experimentado, nem o experimentador têm conhecimento sobre os objetos experimentados (não sei se está claro, mas vamos aos exemplos).

O pesquisador do paranormal vai testar um indivíduo para saber se ele tem a capacidade de acertar os caracteres do baralho zener acima da média esperada (20%). Bem, o experimentador recebe um pacote de 25 cartas, cada uma fechada num envelope. Há cinco caracteres (ondas, quadrado, círculo, cruz e estrela). Como o experimentador recebeu o pacote fechado (não foi ele quem o preparou), ele NÃO SABE qual caracter está em qual envelope. Pela mesma razão, a pessoa que vai fazer o teste, TAMBÉM NÃO SABE. Isso é o duplo-cego. Assim, o experimentador não influenciaria de forma inconsciente o experimentado, o que poderia gerar uma distorção no teste.
Se o experimentado é só uma pessoa "normal", sua média de acertos em vários testes será 20%, que é a probabilidade de se acertar ao acaso. Já se a pessoa tem "alguma capacidade paranormal", haverá um desvio dessa média. Se entendi direito o que o Zangari disse aqui noutra ocasião, o acerto seria só 2% maior (quer dizer, o paranormal acertaria 22% em média).

Quanto à captação coletiva de pensamentos... Sacomé, quando as explicações não explicam tanto o que deveriam explicar, então inventam-se hipóteses mirabolantes que no fim acabam até virando "teorias". O padre Quevedo diz que o inconsciente é capaz de saber o Mundo e o Fundo, captar os pensamentos conscientes e inconscientes de qualquer pessoa em qualquer lugar do Mundo e a qualquer hora (com direito a um intervalo de 200 anos a mais e a menos do momento presente). Daí então melhor você saber quem por aqui defende essa ideia e pedir-lhe explicações, pois para mim é só mais uma bobagem entre tantas outras. Ah! Parece que o Zangari chama o inconsciente quevediano de Força Psi, mas o potencial de ambos são os mesmos.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Viagem Astral

Mensagem por Johnny »

Beleza, entendi sua explicação. Mesmo assim, e isso é uma pergunta de alguém que vira e mexe gosta de uma teoriazinha à la Zana, você não acha imprudente manter a mente fechada à essa possível teoria, já que eu mesmo cheguei a pensar, e que não deixa de ser uma verdade, que façamos parte de um consciente maior, no caso de nós teístas, de Deus?

Daí talvez isso explique o motivo de tantas diferenças mediúnicas no meio. Sei lá, estou viajando muito?
Ah, tenho novidades, mando por MP
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viagem Astral

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Beleza, entendi sua explicação. Mesmo assim, e isso é uma pergunta de alguém que vira e mexe gosta de uma teoriazinha à la Zana, você não acha imprudente manter a mente fechada à essa possível teoria, já que eu mesmo cheguei a pensar, e que não deixa de ser uma verdade, que façamos parte de um consciente maior, no caso de nós teístas, de Deus?


Eu já tenho outra teoria bem simples e que muitos pensam: que deuses ( não apenas 1 Deus) façam parte do inconsciente manipulado da maioria dos que estão expostos a tal teoria e continuam inconscientemente insuflando a mente de novos seres que nascem a crer que deuses existem. Esta é mais adequada ao que se observa na mente humana, já que animais e outros seres vivos não se acham fazendo parte de consciência divina alguma pré-existente, até porque isto, se fato fosse, seria totalmente irrelevante face ao andar da carruagem como um todo.

Daí talvez isso explique o motivo de tantas diferenças mediúnicas no meio. Sei lá, estou viajando muito?


Tá.

Ah, tenho novidades, mando por MP

Isto, mande as novidades metafísicas pro Bot e pra mim mande alguma coisa de Natal porque, como todo mundo aqui sabe, eu acredito pra sempre em Papai Noel que eu não sou boba nem nada. :emoticon4:
Falou.
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Viagem Astral

Mensagem por Botanico »

Johnny escreveu:Beleza, entendi sua explicação. Mesmo assim, e isso é uma pergunta de alguém que vira e mexe gosta de uma teoriazinha à la Zana, você não acha imprudente manter a mente fechada à essa possível teoria, já que eu mesmo cheguei a pensar, e que não deixa de ser uma verdade, que façamos parte de um consciente maior, no caso de nós teístas, de Deus?

Daí talvez isso explique o motivo de tantas diferenças mediúnicas no meio. Sei lá, estou viajando muito?
Ah, tenho novidades, mando por MP


Talvez para deixar mais claro a questão do duplo-cego num experimento de viagem astral. Já tinha dado um exemplo pra pessoa de fé fazer com a família, mas com pesquisadores a coisa poderia ser assim:
1) A pessoa 1 colocaria objetos em várias caixas de formato e cores iguais, com apenas um número na tampa (seriam números equiprováveis e não em série) de cada uma. Anotaria quais foram os objetos colocados colocados em cada caixa. Depois tamparia essas caixas e sairia da sala.

2) Em seguida, a pessoa 2 viria e colocaria cada uma dessas caixas num saco preto e trocaria a ordem delas.

3) Aí ela sairia da sala e a pessoa 3 escolheria um dos sacos ao acaso. Os demais seriam recolhidos e guardados num armário trancado e lacrado. Ela levaria o material escolhido para o local do experimento. Ali ela subiria numa escada e colocava o saco sobre uma prateleira acima de sua cabeça. Tiraria a caixa de dentro dele, removeria a tampa e a colocaria no saco, sem ver o número escrito nela. Fecharia o dito-cujo e o saco com a tampa seriam guardados noutro armário trancado e lacrado.

4) Aí então o viajante astral se deitaria naquela cama, dormiria (sempre mantido sob vigilância, para não descobrir o conteúdo da caixa por meios normais...) e faria a sua viagem astral, tentando ver o que havia na caixa.

5) Depois ele anotaria o que viu e entregaria o relatório à pessoa 3.

6) A pessoa 3 pegaria um papel com a lista dos objetos colocados nas caixas, MAS SEM INDICAÇÃO DOS NÚMEROS e em ordem aleatória, marcaria três ou quatro itens, sendo que apenas um deles é o que consta no relatório do viajante. Depois entrega essas anotações à pessoa 2.

7) A pessoa 2 aborda a pessoa 1 e mostra a lista com as indicações e ela diz a quais números correspondem os objetos indicados.

8) Aí então seria aberto o armário onde estava a tampa e conferido o número e verificar se correspondia ao objeto indicado pela pessoa 3 conforme a informação recebida do viajante astral.

Bem. Assim creio que se eliminaria o fator de transmissões de pensamento, pois:
A pessoa 1 saberia que objetos colocou e a que números eles correspondem, mas não saberia qual deles foi o escolhido. A pessoa 2 saberia os números e, mesmo tendo mudado a ordem, seu inconsciente poderia gravar assim mesmo a posição final e a que número corresponderia cada caixa, mas não saberia o conteúdo das caixas, nem qual caixa a pessoa 3 escolheu. A pessoa 3 sabe que pacote escolheu, mas não sabe o seu número, nem o conteúdo dele. Acho que isso eliminaria a hipótese de transmissão de pensamento.

Quanto às colocações da Dona Apokalipitika, o que tenho a dizer é o seguinte:
Ficaríamos muito satisfeitos se o pessoal cético simplesmente dissesse a respeito de tudo o que duvidam: não é nossa praia, não sabemos o que é essa coisa toda, não queremos saber e temos raiva de quem sabe.

Ficasse só nisso, beleza. Nós cá; eles lá. Mas... Não. O pessoal cético vem se apresentar como cruzado da moralidade, desejoso de acabar com toda essa fraudulência e tolices religiosas que circula por aí e... Lá vem as acusações de pilantragem aos médiuns, de incompetência e/ou interesses escusos aos pesquisadores. Questionam as pesquisas e os pesquisadores, mas quando aparece o testemunho de alguém que confessa que o médium lhe confessou fraude, aí não tem problema: tal testemunho é aceito sem reservas! Tal é o verdadeiro ceticismo.

O choro da Dona Apokalipitika sobre os médiuns não quererem lidar com gente teimosa cética não se justifica. Os céticos não me parecem capazes nem de fazer o arroz com feijão. Perguntei mais de uma vez como é que foi que o James Randi DESMASCAROU o Uri Geller. E fiquei sem resposta até hoje. Do que me disseram, foi que ele reproduziu os truques de Geller fazendo o seus próprios e obtendo resultados semelhantes. Isso para mim NÃO É DESMASCARAR: é só uma demonstração de que os tais "poderes paranormais" de Geller poderiam ser reproduzidos por meios normais. DESMASCARAR seria pegá-lo em flagrante fazendo os truques. James Randi fez isso?
Que eu saiba não. Quem chegou mais perto foi um cientista que se entusiasmou com ele e montou todo um laboratório para investigá-lo. Apesar de seu entusiasmo, ele foi rigoroso na metodologia: não deu mole para o israelense... tanto que lá, Geller nada foi capaz de produzir. E o pessoal cético dizendo que aos cientistas, Geller se submete sem receio, pois pode enganá-los numa boa, mas diante de mágicos, ele recusa-se redondamente. Registrado.

Segundo lá o caderno do Mais! Esse cientista até hoje é alvo de chacota dos colegas. Não sei o que ele fez de errado. Eu preferiria fazer chacota contra aqueles que fizeram o experimento da Biosfera 2... http://www.editorasaraiva.com.br/EDDID/ ... fera2.html

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Viagem Astral

Mensagem por pessoa de fé »

Fernando Silva escreveu: Acho mais fácil imaginar que não seja verdade - ainda que você sinceramente ache que sim.


Mas adotando este meio passamos a olhar tudo á partir do "não é verdade". Se já tiver o conceito de que "não é verdade" a mente está fechada. Como poderia entrar um novo conhecimento aí ? Como alguém que já parte do princípio que "não é verdade" pode investigar alguma coisa ?

Apenas estou alertando para o enorme risco que é o de afirmar que TUDO é mentira. Sobretudo quando não se teve a experiência e nem a disposição de investigar seriamente.

Mas fiquem á vontade para terem as conclusões que quiserem.

Talvez os senhores pensem que exista APENAS o meu depoimento pessoal, mas não ! Eis aqui alguns fatos que talvez desconheçam: Há inúmeros livros editados pela Consciênciologia e Projeciologia, revistas, experimentos. Também há muitas pesquisas feitas em laboratório, cursos que ensinam projeciologia e tudo mais. Há vários livros que vocês deveriam ler escritos por Valdo Vieira e Robert Monroe que investigaram a fundo o tema.

A ferramenta para separar os fatos das ilusões é simplesmente a vontade, o querer, o desejo de aprender. Porém partindo de uma mente livre de conclusões já prontas. Se eu for um cético doente ou um supersticioso será impossível uma investigação séria.

No caso da viagem astral a cobaia é VOCÊ. SObretudo quando passa por experiências inexplicáveis e que métodos cientificos nao podem detectar. Complicado.

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Viagem Astral

Mensagem por pessoa de fé »

Talvez eu realmente não tenha conhecimento apurado sobre "duplo-cego" Então talvez os senhores pudessem me esclarecer.

De forma sucinta: "A experiência é feita sem que as duas pessas estejam conscientes do experimento". como podemos aplicar isso particularmente a uma experiência projetiva ? poderiam descrever

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Viagem Astral

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu: Acho mais fácil imaginar que não seja verdade - ainda que você sinceramente ache que sim.

Mas adotando este meio passamos a olhar tudo á partir do "não é verdade". Se já tiver o conceito de que "não é verdade" a mente está fechada. Como poderia entrar um novo conhecimento aí ? Como alguém que já parte do princípio que "não é verdade" pode investigar alguma coisa ?

O ponto de partida da ciência é a descrença. Depois de investigar, descobre que era verdade - ou confirma sua descrença.
A ciência avança contestando as verdades estabelecidas. Ou ampliando seu escopo.
pessoa de fé escreveu:Eis aqui alguns fatos que talvez desconheçam: Há inúmeros livros editados pela Consciênciologia e Projeciologia, revistas, experimentos.

As bancas de jornais estão cheias de revistas coloridas e luxuosamente impressas com "fatos" sobre discos voadores, abduções e outras bobagens nunca confirmadas. As bibliotecas estão cheias de lixo. O papel aceita tudo.
pessoa de fé escreveu:SObretudo quando passa por experiências inexplicáveis e que métodos cientificos nao podem detectar.

O que a ciência não pode detectar nem confirmar não é assunto da ciência.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Viagem Astral

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Talvez eu realmente não tenha conhecimento apurado sobre "duplo-cego" Então talvez os senhores pudessem me esclarecer.

De forma sucinta: "A experiência é feita sem que as duas pessas estejam conscientes do experimento". como podemos aplicar isso particularmente a uma experiência projetiva ? poderiam descrever

O Botânico já explicou acima.

Trancado