suicidio

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Luis Dantas escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:"Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você"

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Não adianta dizer isto a alguém que vive num universo diferente do seu, onde os valores e as prioridades são outros.


Ledo engano. O universo do depressivo crônico é igualzinho e usam sua doença como um meio para atingir seus alvos e mesmo medicados alimentam seu abismo, é uma forma de prazer.


Eitcha tosqueira, Sal. Que mancada sua dizer uma coisa dessas de uma forma tão genérica.


Não tão genérica, Luís, por isso o "depressivo crônico". Minha experiência está ligada a bipolares.

Não tem nada de ofensivo ou pejorativo na minha colocação muito menos juízo de valor embutido no que estou dizendo. Ser um depressivo não o torna "menos" nada, é como qualquer habitante deste planeta, tem um problema a ser sanado como todo mundo tem.

O depressivo crônico necessita de tratamento conjunto de medicamentos e terapia. Já vi dar certo com bipolar que é caso grave de depressão desde que a pessoa tome por decisão se "reconstruir", tomar as rédeas de sua vida nas mãos e resolver as pendências que a amarram a esse círculo vicioso de alimentar o abismo.


Meu deus do céu. Nem sempre o suicida é um depressivo ou bipolar! Assim como nem sempre está desesperado por um motivo específico. Mas pode estar eé um direito inaleinável dele se sentir assim e querer acabar com tudo.

E só quem já teve pânico,depressão ou bipolaridade tratada, sabe que durante os episódios, não tem muito noção do que está acontecendo. Não adianta olhar de fora e analisar ou achar que a pessoa tem consciência plena e paz suficiente para esperar remédio fazer efeito. Isto é irreal.

E que pensdências? Muitas vezes a pessoa está bem e a coisa acontece neuroquimicamente.
Por isto alguns suicídios parecem sem sentido.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Muitos acham que o suicida quer dizer algo, comunicar alguma coisa ao mundo ou às pessoas.

Também há casos em que isto é verdadeiro. É a única forma encontrada por ele, depois de anos ou décadas tentando ser ouvido, sem se sentir ouvido de fato. Ele desiste da comunicação e se insere em si mesmo. A partir daí, a solidão é um caminho a ser seguido por vocação. Mas qual o sentido da vida se não obtemos nenhum sinal em resposta? Alguns parecem ser incapazes de viver nese mundo em que a pressão por compartilhar é tudo. Melhor cair fora.

Mas muitos casos não são de comunicação ao mundo externo. São de desligamento interno e das razões que nos mantêm aqui e agora ( ou pensando no próximo passo rumo ao futuro). Estes não querem comunicar coisa alguma. Querer parar. Apenas isto. Se pudessem, jamais teriam escolhido nascer. É simples.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: suicidio

Mensagem por salgueiro »

sal escreveu:Não tão genérica, Luís, por isso o "depressivo crônico". Minha experiência está ligada a bipolares.

Não tem nada de ofensivo ou pejorativo na minha colocação muito menos juízo de valor embutido no que estou dizendo. Ser um depressivo não o torna "menos" nada, é como qualquer habitante deste planeta, tem um problema a ser sanado como todo mundo tem.

O depressivo crônico necessita de tratamento conjunto de medicamentos e terapia. Já vi dar certo com bipolar que é caso grave de depressão desde que a pessoa tome por decisão se "reconstruir", tomar as rédeas de sua vida nas mãos e resolver as pendências que a amarram a esse círculo vicioso de alimentar o abismo.


Apo escreveu:Meu deus do céu. Nem sempre o suicida é um depressivo ou bipolar! Assim como nem sempre está desesperado por um motivo específico. Mas pode estar eé um direito inaleinável dele se sentir assim e querer acabar com tudo.

E só quem já teve pânico,depressão ou bipolaridade tratada, sabe que durante os episódios, não tem muito noção do que está acontecendo. Não adianta olhar de fora e analisar ou achar que a pessoa tem consciência plena e paz suficiente para esperar remédio fazer efeito. Isto é irreal.

E que pensdências? Muitas vezes a pessoa está bem e a coisa acontece neuroquimicamente.
Por isto alguns suicídios parecem sem sentido.


Será que dá para vc perceber que eu nada disse daquilo que vc critica ? Que são conclusões suas baseadas em nada do que eu disse ? Que vc elaborando em cima daquilo que eu não disse ?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
sal escreveu:Não tão genérica, Luís, por isso o "depressivo crônico". Minha experiência está ligada a bipolares.

Não tem nada de ofensivo ou pejorativo na minha colocação muito menos juízo de valor embutido no que estou dizendo. Ser um depressivo não o torna "menos" nada, é como qualquer habitante deste planeta, tem um problema a ser sanado como todo mundo tem.

O depressivo crônico necessita de tratamento conjunto de medicamentos e terapia. Já vi dar certo com bipolar que é caso grave de depressão desde que a pessoa tome por decisão se "reconstruir", tomar as rédeas de sua vida nas mãos e resolver as pendências que a amarram a esse círculo vicioso de alimentar o abismo.


Apo escreveu:Meu deus do céu. Nem sempre o suicida é um depressivo ou bipolar! Assim como nem sempre está desesperado por um motivo específico. Mas pode estar eé um direito inaleinável dele se sentir assim e querer acabar com tudo.

E só quem já teve pânico,depressão ou bipolaridade tratada, sabe que durante os episódios, não tem muito noção do que está acontecendo. Não adianta olhar de fora e analisar ou achar que a pessoa tem consciência plena e paz suficiente para esperar remédio fazer efeito. Isto é irreal.

E que pensdências? Muitas vezes a pessoa está bem e a coisa acontece neuroquimicamente.
Por isto alguns suicídios parecem sem sentido.


Será que dá para vc perceber que eu nada disse daquilo que vc critica ? Que são conclusões suas baseadas em nada do que eu disse ? Que vc elaborando em cima daquilo que eu não disse ?


Percebi que incialmente você rotulou os suicidas como pessoas que não tem responsabilidade ou foram egoístas em sua decisão. E depois vem tentando demonstrar que problemas têm soluções, basta que as pessoas queiram:

salgueiro escreveu:basta que ...tomar as rédeas de sua vida nas mãos e resolver as pendências que a amarram a esse círculo vicioso de alimentar o abismo


Mais claro que isto é impossível. Fora o julgamento acerca do "alimentar o abismo". Ultrajante.
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: suicidio

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:Mas suicidas são egoístas, ora.

Não se importam com seus familiares e com as pessoas que os amam. O suicídio nunca será uma solução racional.

Nem todos.

Se alguns dessem cabo de sua existência insignificante, em suas próprias palavras, seria um gesto de tremenda solidariedade com toda a humanidade.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: suicidio

Mensagem por salgueiro »

sal escreveu:Sempre vi o suicídio como desperdício, nem nos tantos momentos de "fundo do poço" pensei na hipótese, viver continua sendo o maior barato.


"Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você"

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."


Ledo engano. O universo do depressivo crônico é igualzinho e usam sua doença como um meio para atingir seus alvos e mesmo medicados alimentam seu abismo, é uma forma de prazer.


Não tão genérica, Luís, por isso o "depressivo crônico". Minha experiência está ligada a bipolares.

Não tem nada de ofensivo ou pejorativo na minha colocação muito menos juízo de valor embutido no que estou dizendo. Ser um depressivo não o torna "menos" nada, é como qualquer habitante deste planeta, tem um problema a ser sanado como todo mundo tem.

O depressivo crônico necessita de tratamento conjunto de medicamentos e terapia. Já vi dar certo com bipolar que é caso grave de depressão desde que a pessoa tome por decisão se "reconstruir", tomar as rédeas de sua vida nas mãos e resolver as pendências que a amarram a esse círculo vicioso de alimentar o abismo.


Bem, essas são as minhas contribuições ao tema.

No que vc se baseia para concluir que digo que suicidas são egoístas e irresponsáveis é uma incógnita prá mim. Em momento algum tem sequer a sugestão disso, é só a expressão da sua vontade que faz isso surgir.

Eu coloco sim que o problema tem solução só que vc esqueceu de quotar onde digo que é tratamento conjunto medicamento/terapia dando a entender que eu estou dizendo que basta somente a vontade o que em nenhum momento eu disse.

Tive a alegria de ver alguém que amo se livrar de um círculo vicioso, de um abismo. Acabaram-se as tentativas de suicídio.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: suicidio

Mensagem por Luis Dantas »

Usuário deletado escreveu:Mas suicidas são egoístas, ora.

Não se importam com seus familiares e com as pessoas que os amam. O suicídio nunca será uma solução racional.


Essa é uma generalização tão apressada e irresponsável quanto a da Salgueiro, Night. Infelizmente.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: suicidio

Mensagem por Luis Dantas »

salgueiro escreveu:Tive a alegria de ver alguém que amo se livrar de um círculo vicioso, de um abismo. Acabaram-se as tentativas de suicídio.


Ótimo que tenha acontecido. E estranho que você seja tão descuidada com o assunto apesar disso.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: suicidio

Mensagem por Acauan »

Tópico meio sinistro...
Vejamos até onde vai.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: suicidio

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:
salgueiro escreveu:Tive a alegria de ver alguém que amo se livrar de um círculo vicioso, de um abismo. Acabaram-se as tentativas de suicídio.


Ótimo que tenha acontecido. E estranho que você seja tão descuidada com o assunto apesar disso.


Descuidada ? Só encaro o problema de forma natural sem a visão do "pobre coitado" que acredito ser uma postura que o depressivo não precisa, pelo contrário.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: suicidio

Mensagem por Luis Dantas »

Usuário deletado escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Usuário deletado escreveu:Mas suicidas são egoístas, ora.

Não se importam com seus familiares e com as pessoas que os amam. O suicídio nunca será uma solução racional.


Essa é uma generalização tão apressada e irresponsável quanto a da Salgueiro, Night. Infelizmente.


Poderia demonstrar o porquê?


Com prazer. Você está supondo, nessa sua análise, um certo tipo de motivação para o suicídio, bem como a existência de familiares e entes queridos, e por fim, que o ato em si seja contraproducente para esses entes queridos.

Isso acontece? Sim, acontece, com bastante frequência até. Mas nem sempre, e não acho certo passar por cima desses casos.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:Mas suicidas são egoístas, ora.


O ser humano é egoísta primitiva e antropologicamente. Normal. Assim como desenvolveu um senso social, mas sempre tentando proteger a partir de si e de seus interesses. Nasce-se só e morre-se só.

Não se importam com seus familiares e com as pessoas que os amam. O suicídio nunca será uma solução racional.


Eles não podem se importar. Não há mais ligação com esta vida. O desligamento inviabiliza qualquer tentativa de voltar atrás. Mas muitas vezes, o suicídio é uma tentativa justamente de salvar os que ele ama de coisa pior. Isto me lembra de casos em que psicopatas leves, conscientes de seu descontrole mental, se matam para não causar mais danos aos que amam.
O suicídio pode ser emocional ( apaixonado, impulsivo ), pode ser movido por lavagem cerebral profunda ( no caso das seitas suicidas) e pode ser racionalizado. També, pode ser um ato final, quando o vazio se instala.
Não há como rotular nem julgar dentro de uma categoria apenas.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Eu coloco sim que o problema tem solução só que vc esqueceu de quotar onde digo que é tratamento conjunto medicamento/terapia dando a entender que eu estou dizendo que basta somente a vontade o que em nenhum momento eu disse.


Não. Isto não interessa ao suicida. Ele não vê o fim como um problema, e sim como uma solução. As outras pessoas ( que estão achando a vida um barato ou que são covardes para dar fim ao abismo) é que querem que ele "se cure".
E muitas vezes nem terapia e nem remédio resolvem. Isto é ingenuidade, sal. Os problemas que levam uma pessoa a se suicidar estão muito além de "probleminhas" práticos do cotidiiano. Você trata isto com muita leviandade, na boa...

Tive a alegria de ver alguém que amo se livrar de um círculo vicioso, de um abismo. Acabaram-se as tentativas de suicídio.


Isto é outra coisa. Não é disto que estamos falando.
Você parece estar pensando que todo suicida é um maniaco compulsivo por viver com uma navalha no pulso. Isto é coisa de emo.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Luis Dantas escreveu:
Usuário deletado escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Usuário deletado escreveu:Mas suicidas são egoístas, ora.

Não se importam com seus familiares e com as pessoas que os amam. O suicídio nunca será uma solução racional.


Essa é uma generalização tão apressada e irresponsável quanto a da Salgueiro, Night. Infelizmente.


Poderia demonstrar o porquê?


Com prazer. Você está supondo, nessa sua análise, um certo tipo de motivação para o suicídio, bem como a existência de familiares e entes queridos, e por fim, que o ato em si seja contraproducente para esses entes queridos.

Isso acontece? Sim, acontece, com bastante frequência até. Mas nem sempre, e não acho certo passar por cima desses casos.



Pois é. Muitas vezes a pessoa se vê absolutamente só no mundo ( existência). Não tem mais motivos para encenar planos ou projetos. Fim de linha.
Outras, as pessoas é que não se interessam mais por ela.
Em outras, as razões ( irracionais, na verdade ) são controladas neuroquimicamente e de repente. Nem dá tempo de pensar muito.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Há um moralismo violento contra o fim da vida. Entende-se os motivos e são realmente complexos ( embora simples). Especialmente porque somos a única espécie que desenvolveu pudores em relação à quase toda decisão que fuja ao senso comum. A pessoa é rejeitada pela espécie.

Mas este tópico mostra como o processo de abominação ocorre. Exatamente como fazem como a "orientação sexual" que foge aos padrões ditos normais, que não são esclusividade do ser humano.
Querem que o homossexual se trate, que reveja suas "escolhas", que não seja assim tão afoito, que pense melhor etc.
O homossexual não pode fazer isto e nem está doente. Pode até transitar entre os dois sexos, mas escolheu um caminho e se sentiria melhor nele se não fosse condenado em vida. Aliás, alguns se suicidam.
Ou seja, condenar o suicida por sua escolha ( ou sua única saída desesperada ou não) é totalmente irrelevante para ele. Deixem os suicidas em paz.

Ajudar uma pessoa com problemas, caos e confusão, transtornos psicológicos é uma coisa. Parabéns a quem conseguir.
Obrigar alguém a se manter vivo contra a própria vontade é uma estupidez sem tamanho.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Tópico meio sinistro...
Vejamos até onde vai.


Tabus sempre são sinistros.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Usuário deletado escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Usuário deletado escreveu:Mas suicidas são egoístas, ora.

Não se importam com seus familiares e com as pessoas que os amam. O suicídio nunca será uma solução racional.


Essa é uma generalização tão apressada e irresponsável quanto a da Salgueiro, Night. Infelizmente.


Poderia demonstrar o porquê?


Com prazer. Você está supondo, nessa sua análise, um certo tipo de motivação para o suicídio, bem como a existência de familiares e entes queridos, e por fim, que o ato em si seja contraproducente para esses entes queridos.

Isso acontece? Sim, acontece, com bastante frequência até. Mas nem sempre, e não acho certo passar por cima desses casos.


O meu ponto é: Uma pessoa que possui entes queridos estará agindo de forma extremamente egoísta se cometer o suicídio. Não abordei as exceções.. em alguns casos excepcionalíssimos o suicídio acaba sendo uma opção, mas não chega nem perto de ser o caso da maior parte dos suicidas. Muitos se matam por motivos extremamente torpes, por conta de situações plenamente reversíveis, deixando seus entes queridos despedaçados por conta da estúpida decisão de se matar.


Sim, mas você está justamente olhando para a exceção. Acabar com a vida não é uma coisa reles assim. É preciso muita coragem e motivos bem concretos. Ocorre que o que parece um motivo forte para uns, pode ser torpe para outros. Alguém pode julgar isto assim de consciência tão despojada? Acho que não...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
Apo escreveu:O ser humano é egoísta primitiva e antropologicamente. Normal. Assim como desenvolveu um senso social, mas sempre tentando proteger a partir de si e de seus interesses. Nasce-se só e morre-se só.


O ser humano se importa com os que ama, com os seus semelhantes, nenhuma análise antropológica conseguirá refutar isso.


O amor nem sempre é assim tão romântico ou explicável.

Exemplo disso é o caso de pais que se sacrificam pelas vidas de seus filhos, como os antropologistas que você afirma que defendem tal "egoísmo primitivo" explicariam isso?


Onde eu disse que antropolistas defendem o egoísmo primitivo? O egoísmo existe. Pode salvar e pode condenar. A um indivíduo, grupos e até o destino da humanidade.

Apo escreveu:Eles não podem se importar. Não há mais ligação com esta vida. O desligamento inviabiliza qualquer tentativa de voltar atrás.


É um desligamento de todos os valores que nos fazem indivíduos, seres humanos dotados de razão e compaixão para com os semelhantes.


Não entendi.

Apo escreveu:Mas muitas vezes, o suicídio é uma tentativa justamente de salvar os que ele ama de coisa pior. Isto me lembra de casos em que psicopatas leves, conscientes de seu descontrole mental, se matam para não causar mais danos aos que amam.


Poderia demonstrar estatisticamente que há maior incidência de suicídios dessa natureza?


Onde eu disse que há maior incidência deste tipo de suicídio?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: suicidio

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Eu coloco sim que o problema tem solução só que vc esqueceu de quotar onde digo que é tratamento conjunto medicamento/terapia dando a entender que eu estou dizendo que basta somente a vontade o que em nenhum momento eu disse.


Não. Isto não interessa ao suicida. Ele não vê o fim como um problema, e sim como uma solução. As outras pessoas ( que estão achando a vida um barato ou que são covardes para dar fim ao abismo) é que querem que ele "se cure".
E muitas vezes nem terapia e nem remédio resolvem. Isto é ingenuidade, sal. Os problemas que levam uma pessoa a se suicidar estão muito além de "probleminhas" práticos do cotidiiano. Você trata isto com muita leviandade, na boa...

Tive a alegria de ver alguém que amo se livrar de um círculo vicioso, de um abismo. Acabaram-se as tentativas de suicídio.


Isto é outra coisa. Não é disto que estamos falando.
Você parece estar pensando que todo suicida é um maniaco compulsivo por viver com uma navalha no pulso. Isto é coisa de emo.


O "problema" a que me referi e vc não conseguiu entender é a depressão e não o ato do suicídio.

E sim, parte do problema é a falta de vontade do depressivo de buscar ajuda ou assumir que precisa dela ou ainda que alguém possua um "poder" maior que o próprio capaz de redirecioná-lo coisa que por si só não é capaz, em alguns a negação é tamanha que nem enxergam que tem um problema sério em mãos. Daí o suicídio como "solução".

Se vc se der ao trabalho de ler o que escrevi até o momento, nunca minimizei nem ridicularizei as causas emocionais (sim, eles as tem) que acompanham os depressivos como "probleminhas práticos do cotidiano". Para variar são colocações suas que vc coloca como se fossem minhas.

E Apo, leviana só na sua cabeça mesmo, na boa.

Você parece estar pensando que todo suicida é um maniaco compulsivo por viver com uma navalha no pulso. Isto é coisa de emo


Parece mas para variar não é. Talvez em algum momento do futuro vc consiga ler o que escrevo e se ater a isso em vez de ficar buscando entrelinhas, conclusões que não me pertencem, são suas.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
Apo escreveu:Sim, mas você está justamente olhando para a exceção. Acabar com a vida não é uma coisa reles assim. É preciso muita coragem e motivos bem concretos. Ocorre que o que parece um motivo forte para uns, pode ser torpe para outros. Alguém pode julgar isto assim de consciência tão despojada? Acho que não...


Aquele que se mata nunca pode ser chamado de corajoso, o suicídio é um ato de desespero. Se matar por conta de uma situação reversível e ou remediável é um motivo torpe, não há como relativizar isso.


Como assim? A dor ou o desespero são motivo torpe? :emoticon27:
Nem a decisão de acabar com a vida sem estar desesperado ( e sim desinteressado de viver ) é torpe.
Julgar como torpe os motivos dos demais é juízo de valor, e não vai mudar em nada o encerramento da vida do outro. Logo, é problema do que julga e nada mais. Obrigar alguém a ficar vivo é que é egoísta, inaceitável e imoral, quando não se está na pele do outro.

É lícito o suicídio quando o suicida não causar sofrimento aos seus entes queridos, ou ao meu ver em casos de doenças gravíssimas e incuráveis que propiciem sofrimento perpétuo e atroz ao indivíduo.


Evidente que eu estou levando em consideração estes casos também ( e especialmente estes)!
Ser lícito é ser legítimo ou é outro julgamento de valor?

O que não é o caso da maior parte dos suicídios, aos quais teço a minha crítica.



Não interessa quantos motivos existem e se suportamos ou não que seja válido para aquele que deseja colocar fim a sua vida. Se for assim, vamos ter que analisar caso e caso, detalhe a detalhe.

Cada um sabe onde lhe aperta o pé. Evidente que um imbecil que se mata porque não quer assumir uma situação banal, nem merece viver mesmo. É como achar que um filho rejeitado por um pai em vida, tenha direito de conviver com ele. Melhor que nem conviva.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Na verdade, egoístas e covardes jamais acabam com a própria vida. Escondem-se, fogem, mudam de lugar, fazem de conta que tudo continua bem, refazem a vida, adiando a solução da dor de si mesmo e dos que dele dependem. Mas continuam bem vivinhos, porque acham a vida um tremendo barato, mesmo quando a dor dos demais é contínua. Matam os demais em vida, mas jamais assumem que tais mortes tem a ver com ele.
Ainda tem o pior tipo: o que deveria se matar, mas não o faz porque sente prazer em manter os demais sob sua tutela e poder.

Muito há o que se falar sobre vida e morte dentro da própria vida.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
Apo escreveu:Como assim? A dor ou o desespero são motivo torpe?
Nem a decisão de acabar com a vida sem estar desesperado ( e sim desinteressado de viver ) é torpe.


Quem não resiste à dor e não procura soluções para seus problemas optando pelo suicídio é irracional, se matar por conta de dores passageiras é imbecilidade ao extremo.


E quem lhe garante que são dores passageiras ou que vem sozinhas no "pacote" do sofrimento?
Na boa, você é muito jovem ainda. Não viu quase nada.

Apo escreveu:Julgar como torpe os motivos dos demais é juízo de valor, e não vai mudar em nada o encerramento da vida do outro.


É óbvio que não vai mudar, o que não impede com que se dê nome aos bois. É irracional, tolo ou o que o valha aquele que se mata por conta de situações reversíveis.


Quem garante que são reversíveis ou que a reversão não será infernal ou trará outros problemas.
As pessoas têm muita dificuldade em aceitar a finitude e a dor perene. Preferem fantasiar que tudo fica bem um dia...

Apo escreveu:Evidente que eu estou levando em consideração estes casos também ( e especialmente estes)!
Ser lícito é ser legítimo ou é outro julgamento de valor?


É óbvio que é. Que espécie de recurso argumentativo é esse? É claro que é um juízo de valor, e é consensual entre aqueles que raciocinam que se matar por fraqueza é algo estúpido.


Mas considerat a dor do outro como fraqueza é que é egoísta e estúpido, querido.
Tirando o consenso do que é legal ( previsto em lei), ser lícito ou não é exclusivo da avaliação daquele que não suporta mais. Sua vontade é soberana.
Eu jamais obrigaria minha filha, minha m~e ou meu marido a aguentar algo que eles não tivessem condições de suportar. Imagine-se prendendo um filho ou um pai a uma vida de tortura porque você e o mundo acham a vida superior a tudo. Muito desumano.

Apo escreveu:Logo, é problema do que julga e nada mais. Obrigar alguém a ficar vivo é que é egoísta, inaceitável e imoral, quando não se está na pele do outro.


Eu não tenho a prerrogativa de impedir com que o sujeito se mate, o que não me impede de considerá-lo um imbecil e irresponsável por fazê-lo.


Imbecilidade é dar este valor todo a vida quando o outro já está mais morto do que vivo e não quer mais ficar no mesmo barco furado ( que talvez ninguém mais perceba que é furado, só ele e daí? ).
Liberdade.
Imagem

Avatar do usuário
Mucuna
Mensagens: 847
Registrado em: 23 Nov 2006, 17:29
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: suicidio

Mensagem por Mucuna »

Bah... aos "suicidas conscientes" (ou que já andaram por cima da navalha): se submetam a uma experiência enteógena para ver se de repente aprendem mais sobre si mesmos ou sua visão de mundo/vida. Só não vale virar crente. hehehe
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: suicidio

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
Apo escreveu:O amor nem sempre é assim tão romântico ou explicável.


Tu o dizes.


Eu, não: a vida, os fatos, a história humana.

Apo escreveu:Onde eu disse que antropolistas defendem o egoísmo primitivo? O egoísmo existe. Pode salvar e pode condenar. A um indivíduo, grupos e até o destino da humanidade.


Você deu a entender que esse "egoísmo" nos faz negligenciar até nossos entes queridos, o que demonstrei ser falso.

Não dei a entender nada e você não demonstrou coisa alguma neste sentido. Você que leu como negligência, tendencioso para o seu modo de ver a questão.

Apo escreveu:Não entendi.


O suicídio é a negação da nossa condição humana, ser humano é querer viver.


No comum na raça, sim. Mas temos dentro de nós alguns impulsos primitivos que a cultura boicota por razões óbvias: precisamos de mais gente para gerir a prole da humanidade, ou seja "guenta o tranco aí meu filho, nada de querer cair fora do barco!". Estes instintos são de vida e também de morte, assim como existem duas possibilidades mediante o perigo: atacar ou dar no pé.

Apo escreveu:Onde eu disse que há maior incidência deste tipo de suicídio?


O seu "muitas vezes" deu a entender isso.


Muitas vezes significa maior incidência pra você? Nunca foi e jamais será.
Imagem

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: suicidio

Mensagem por docdeoz »

Apo escreveu:Na verdade, egoístas e covardes jamais acabam com a própria vida. Escondem-se, fogem, mudam de lugar, fazem de conta que tudo continua bem, refazem a vida, adiando a solução da dor de si mesmo e dos que dele dependem. Mas continuam bem vivinhos, porque acham a vida um tremendo barato, mesmo quando a dor dos demais é contínua. Matam os demais em vida, mas jamais assumem que tais mortes tem a ver com ele.
Ainda tem o pior tipo: o que deveria se matar, mas não o faz porque sente prazer em manter os demais sob sua tutela e poder.

Muito há o que se falar sobre vida e morte dentro da própria vida.


Suicídio só entraria em consideração como desistência perante um tratamento de doença dolorosa. Muitos que tentam se suicidar tem patologia mental secundária...

Ninguém acorda de manhã e se mata- é um processo acredito lento...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Trancado