A Teoria da Reencarnação e sua total inutilidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: A Teoria da Reencarnação e sua total inutilidade

Mensagem por salgueiro »

Pois é. E essa é a dificuldade. Um fato científico não deveria depender do tipo de pessoa que eu seja. Eu poderia ter aversão à velocidade da luz no vácuo, à gravidade ou à mecânica de condicionamento documentada por Pavlov e depois elaborada por Skinner. Não faria a mínima diferença.

Não faz :emoticon4:

Ah, e por que será que é tão fácil desconsiderar essas evidências? Não será talvez por serem excessivamente subjetivas e/ou de qualidade duvidosa?

Muitos criacionistas também acreditam ter evidências para suas declarações. Até mesmo grupos que contestam a chegada do homem à Lua acreditar tê-las. Mas quando se vê o material, complica...

Não é diferente no Espiritismo. De fato, é até mais fácil, já que o material original já é tão contraditório e moralmente duvidoso.

Inverte.

Por que as provas dos evolucionistas são facilmente descartadas pelos criacionistas ?

Por que as provas da chegada do homem à Lua são facilmente descartadas pelos que não crêem nela ?

Fator humano, eu diria. Nem adianta a qualidade nem a quantidade de evidências quando o indivíduo não quer analisá-los com isenção.

Outra afirmação, na melhor das hipóteses, arbitrária. Na prática, provada falsa mesmo.

Nananinanão. Essa é auto evidente.

Essa nem é a questão. O ponto é que Esio Lopes, no antigo fórum de Espiritismo do UOL, chegou a garantir certa vez que a legislação indiana tinha poder sobre o padrão de reencarnação de espíritos da região...

Affie !! Besteira auto evidente :emoticon3:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

salgueiro escreveu:Não faz :emoticon4:

Exatamente. Não faz mesmo. Com o Espiritismo é bem diferente.

Inverte.

Por que as provas dos evolucionistas são facilmente descartadas pelos criacionistas ?

Não são. Ô como não são!

Por que as provas da chegada do homem à Lua são facilmente descartadas pelos que não crêem nela ?

Idem.

Fator humano, eu diria. Nem adianta a qualidade nem a quantidade de evidências quando o indivíduo não quer analisá-los com isenção.

Isso não é contestar evidências, é fugir delas. Bem diferente.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Isso não é contestar evidências, é fugir delas. Bem diferente.

Bingo ! :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Luis Dantas
Contato:

Então? Estou aguardando as evidências de qualidade. Considerando a fragilidade e contradição até mesmo da premissa que se pretende provar (vide Codificação Espírita), vão ter de ser BEM convincentes.

O que me lembra que a Codificação e a Doutrina Espíritas não poderiam sobreviver intactas a evidências de qualidade, mas isso é outra história e não é problema meu...
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:Então? Estou aguardando as evidências de qualidade. Considerando a fragilidade e contradição até mesmo da premissa que se pretende provar (vide Codificação Espírita), vão ter de ser BEM convincentes.

O que me lembra que a Codificação e a Doutrina Espíritas não poderiam sobreviver intactas a evidências de qualidade, mas isso é outra história e não é problema meu...

Caso vc esteja se referindo a existência do espírito estão espalhadas pelo fórum.

Agora se vc fala em provar a doutrina de forma científica não tenho como. Como provar cientificamente que viver para o Bem é o caminho ?

Deu um trabalho danado em anos de estudo, observação e principalmente percepção para poder prová-la para mim e somente aquilo que está do lado de cá.

Luis Dantas
Contato:

salgueiro escreveu:Caso vc esteja se referindo a existência do espírito estão espalhadas pelo fórum.

Aparentemente ainda não esbarrei nelas.

Agora se vc fala em provar a doutrina de forma científica não tenho como. Como provar cientificamente que viver para o Bem é o caminho ?

Na verdade, isso não é tão difícil quanto parece. Há autores que pelo menos tentam, inclusive alguns dos meus favoritos, como Peter Singer e o bom e velho John Stewart Mill.

Não sei se eu diria que o fazem cientificamente, mas com certeza os considero sérios. Demonstram bem suas propostas, apresentam referências, ilustram e testam suas teses. Ah, e oferecem amplo material para outros contestarem e melhorarem essas teses, o que talvez seja o mais importante.

Claro que eles também procuram ser mais objetivos do que simplesmente afirmar que "viver para o Bem é o caminho". De outra forma, dificilmente chegariam muito longe.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:
salgueiro escreveu:Caso vc esteja se referindo a existência do espírito estão espalhadas pelo fórum.

Aparentemente ainda não esbarrei nelas.

Na verdade, isso não é tão difícil quanto parece. Há autores que pelo menos tentam, inclusive alguns dos meus favoritos, como Peter Singer e o bom e velho John Stewart Mill.

Não sei se eu diria que o fazem cientificamente, mas com certeza os considero sérios. Demonstram bem suas propostas, apresentam referências, ilustram e testam suas teses. Ah, e oferecem amplo material para outros contestarem e melhorarem essas teses, o que talvez seja o mais importante.

Claro que eles também procuram ser mais objetivos do que simplesmente afirmar que "viver para o Bem é o caminho". De outra forma, dificilmente chegariam muito longe.

Sim, dá para ter uma idéia do que seria fazer isso para a doutrina. Talvez seja trabalho para várias vidas :emoticon16:

E quantos se interessam pelo que dizem ? :emoticon4:

Eu vejo a doutrina como um dos caminhos nunquinha o único e só adquire importância na verdade para quem se importa.

Luis Dantas
Contato:

Pois é, Stalker. Eu também não vejo sentido nessa idéia.

Aparentemente não há problema em não se lembrar dos próprios erros, desde que se acredite em espíritos. Supostamente uma pessoa razoável vai confiar na griffe do próprio espírito e aguardar obediente na fila, como se tivesse pego uma senha de atendimento em uma loja.

Aí, se a vida da pessoa é fácil, é porque o espírito é antigo/suficientemente evoluído/agrada a Deus; e se não é, é porque é um espírito safado/involuído/com más vibrações/que desagrada a Deus. Ou, quem sabe, simplesmente de alguém que não merece vida melhor e precisa sofrer mais para aprender a não achar que é da mesma casta que nós, "espíritos superiores"?

E para preservar a auto-estima de quem não encontra as circunstâncias favoráveis que acredita merecer, sempre há a saída privilegiada das influências externas - que, curiosamente, parecem só funcionar em um sentido. Há quebrantos, mal-olhados, ou para os mais chiques, "vibrações negativas" para assumir a responsabilidade dessas circunstâncias desfavoráveis, que afinal de contas não podem ser da própria pessoa; a culpa é dos outros, o mérito é nosso.

Como é tudo crença arbitrária, não se pode provar; tudo é imaginação e auto-sugestão mesmo, afinal de contas. E como não se pode provar, também não se pode contestar.

Ah, as maravilhas da auto-congratulação...

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Usuário deletado escreveu:Mas se você não se lembra de nada do que aprendeu, como continuará a aprender de modo que evolua (agindo por uma espécie de intuição espiritual?)?

Vamos por partes:
Segundo o que dizem, o que se aprende moralmente ou seja, se evolui, nunca é esquecido, é inerente ao espírito.

Usuário deletado escreveu:O que a impede de cometer erros que façam com que você regrida nessa escala de evolução espiritual?

Nada. Mas regredir é pouco provável, pode-se estagnar.

Usuário deletado escreveu:Isso que você postou é apenas um ad hoc arbitrário que não consegue explicar nada.

ad hoc é um termo usado para alguém que não conhece e não se interessa por determinado assunto, sem antes dissecá-lo à exaustão. Aqui no RV, aliás acho que somente aqui no RV, temos tantas argumentações favoráveis e contrárias, que ficar aqui discutindo tudo isso novamente parece que o RV foi criado agora, ou então, é a pura faltta de interesse mesmo.

Por exemplo, o Botânico está aguardando as refutações da sociedade cética. Para nós, o que dizem são ad hocs também.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Luis Dantas escreveu:Pois é, Stalker. Eu também não vejo sentido nessa idéia.

Aparentemente não há problema em não se lembrar dos próprios erros, desde que se acredite em espíritos. Supostamente uma pessoa razoável vai confiar na griffe do próprio espírito e aguardar obediente na fila, como se tivesse pego uma senha de atendimento em uma loja.

Aí, se a vida da pessoa é fácil, é porque o espírito é antigo/suficientemente evoluído/agrada a Deus; e se não é, é porque é um espírito safado/involuído/com más vibrações/que desagrada a Deus. Ou, quem sabe, simplesmente de alguém que não merece vida melhor e precisa sofrer mais para aprender a não achar que é da mesma casta que nós, "espíritos superiores"?

E para preservar a auto-estima de quem não encontra as circunstâncias favoráveis que acredita merecer, sempre há a saída privilegiada das influências externas - que, curiosamente, parecem só funcionar em um sentido. Há quebrantos, mal-olhados, ou para os mais chiques, "vibrações negativas" para assumir a responsabilidade dessas circunstâncias desfavoráveis, que afinal de contas não podem ser da própria pessoa; a culpa é dos outros, o mérito é nosso.

Como é tudo crença arbitrária, não se pode provar; tudo é imaginação e auto-sugestão mesmo, afinal de contas. E como não se pode provar, também não se pode contestar.

A diferença básica Dantas, é que nós não temos fórmulas mágicas do tipo "creia ou arderá no mármore dos infernos"

A doutrina em si não pede para ser crente em Jé-sus, Deus ou qualquer divindade espiritual. A doutrina diz o seguinte: Faça o bem que lhe retornará o bem. Faça o mal que lhe retornará o mal.

Isso socialmente é comprovavel. Se você faz o bem, se é cordial, é colaborativo e etc, as pessoasl buscam você. Se você é hipócrita, egoista, só pensa em si mesmo, as pessoas se afastam de você. Calro que tem mais coisas nisso como caráter e etc. Mas basicamente é isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Johnny escreveu:A diferença básica Dantas, é que nós não temos fórmulas mágicas do tipo "creia ou arderá no mármore dos infernos"

Diferença em relação a alguns cristãos menos esclarecidos, sim. Ou talvez não, não no que importa, já que isso não impede muitos espíritas de praticamente salivar ao imaginar o tipo de "resgate" que tem certeza que algumas pessoas terão de passar.

Você já deve ter ouvido, não? "Fulano vai ter de voltar como mulher para entender..." e por aí vai.

Para não falar do clássico Vale dos Suicidas e outras cositas do tipo.

A doutrina em si não pede para ser crente em Jé-sus, Deus ou qualquer divindade espiritual.

Qual versão da Doutrina? A "standard" da Codificação exige sim a crença em Deus (embora curiosamente não tenha muito uso para ele) e em espíritos.

A doutrina diz o seguinte: Faça o bem que lhe retornará o bem. Faça o mal que lhe retornará o mal.

E também, implicitamente: "se não acontecer dessa forma, é porque alguém está de olho gordo, não porque você não consegue entender as consequências dos seus atos ou tem uma auto-imagem desbalanceada".

Isso socialmente é comprovavel. Se você faz o bem, se é cordial, é colaborativo e etc, as pessoasl buscam você. Se você é hipócrita, egoista, só pensa em si mesmo, as pessoas se afastam de você. Claro que tem mais coisas nisso como caráter e etc. Mas basicamente é isso.

Pois é, Johnny. Uma pena que isso seja tão pouco e incompleto que na prática se torna nocivo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Luis Dantas escreveu:
Johnny escreveu:A diferença básica Dantas, é que nós não temos fórmulas mágicas do tipo "creia ou arderá no mármore dos infernos"

Diferença em relação a alguns cristãos menos esclarecidos, sim. Ou talvez não, não no que importa, já que isso não impede muitos espíritas de praticamente salivar ao imaginar o tipo de "resgate" que tem certeza que algumas pessoas terão de passar.

Concordo. Mas isso é natural do ser humano, se preocupar com a vida alheia. A doutrina é um dicionário, não uma cartilha.

Luis Dantas escreveu:Você já deve ter ouvido, não? "Fulano vai ter de voltar como mulher para entender..." e por aí vai.

Up. A doutrina nunca foi determinística. Se existem autores que dizem isso, paciência.

Luis Dantas escreveu:Para não falar do clássico Vale dos Suicidas e outras cositas do tipo.

Up

Luis Dantas escreveu:
Johnny escreveu:]A doutrina em si não pede para ser crente em Jé-sus, Deus ou qualquer divindade espiritual.

Qual versão da Doutrina? A "standard" da Codificação exige sim a crença em Deus (embora curiosamente não tenha muito uso para ele) e em espíritos.

Já coloquei isso aqui para o Botânico ou melhor, para nós espíritas viewtopic.php?f=1&t=19981&p=398193&hilit=botanico+deus+existe#p398193.

Luis Dantas escreveu:
Johnny escreveu:A doutrina diz o seguinte: Faça o bem que lhe retornará o bem. Faça o mal que lhe retornará o mal.

E também, implicitamente: "se não acontecer dessa forma, é porque alguém está de olho gordo, não porque você não consegue entender as consequências dos seus atos ou tem uma auto-imagem desbalanceada".

Sim, seus atos refletem em sua vida. Isso é um fato.

Luis Dantas escreveu:
Johnny escreveu:Isso socialmente é comprovavel. Se você faz o bem, se é cordial, é colaborativo e etc, as pessoasl buscam você. Se você é hipócrita, egoista, só pensa em si mesmo, as pessoas se afastam de você. Claro que tem mais coisas nisso como caráter e etc. Mas basicamente é isso.

Pois é, Johnny. Uma pena que isso seja tão pouco e incompleto que na prática se torna nocivo.

Esta parte eu não entendi. O que é pouco e incompleto?

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Usuário deletado escreveu:
Salgueiro escreveu:Vc reencarna no estágio em que se encontra, em termos de moralidade e intelecto, não em termos físicos ou de status social. São exatamente experiências diferentes que trazem o desenvolvimento.

Mas se você não se lembra de nada do que aprendeu, como continuará a aprender de modo que evolua (agindo por uma espécie de intuição espiritual?)?

O que a impede de cometer erros que façam com que você regrida nessa escala de evolução espiritual?

Isso que você postou é apenas um ad hoc arbitrário que não consegue explicar nada.

A essência a que me refiro em termos de moralidade pode ser detectada no grau de consciência que se nasce. É aquilo que te impede de cometer erros mesmo aqueles que à primeira vista são naturais, reações humanas básicas. Vc nem acha errado que os outros façam mas vc não faz, não tem como. Sua consciência não permite. Então aquilo que vc já aprendeu fica gravado, é a sua consciência.

Não tem como regredir. Pode sim demorar a reconhecer o que é erro e incorporar à consciência desenvolvendo-a mas depois disso feito não há retrocesso.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Ué, se não levar em conta o papel do espírito na reencarnação, a análise da teoria é oca.

É mais coerente não analisar então.

Segundo o espiritismo, apaga-se a memória do sujeito, dá-se uma surra nele e depois restaura-se a memória.
E ele leva a surra porque fez coisas erradas enquanto estava sem memória em ocasiões anteriores.
E ele fez coisas erradas porque toda sua experiência acumulada não estava a seu alcance para guiá-lo, por ter perdido a memória.
Vc nem acha errado que os outros façam mas vc não faz, não tem como. Sua consciência não permite. Então aquilo que vc já aprendeu fica gravado, é a sua consciência.

Segundo a DE. Que não temos como provar.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:Pois é, Stalker. Eu também não vejo sentido nessa idéia.

Eu não tenho a menor idéia de onde saíram essas conclusões mas da doutrina não é. :emoticon4:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Segundo o espiritismo, apaga-se a memória do sujeito, dá-se uma surra nele e depois restaura-se a memória.
E ele leva a surra porque fez coisas erradas enquanto estava sem memória em ocasiões anteriores.
E ele fez coisas erradas porque toda sua experiência acumulada não estava a seu alcance para guiá-lo, por ter perdido a memória.

Apaga-se a memória não a consciência.

Segundo a DE. Que não temos como provar.

Cientificamente não, por observação muita coisa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:Eu não tenho a menor idéia de onde saíram essas conclusões mas da doutrina não é. :emoticon4:

A DE não diz isto. É apenas a conclusão a que se chega.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Segundo a DE. Que não temos como provar.

Por observação, podemos chegar a um monte de conclusões contraditórias.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Eu não tenho a menor idéia de onde saíram essas conclusões mas da doutrina não é. :emoticon4:

A DE não diz isto. É apenas a conclusão a que se chega.

Não dá para chegar a essas conclusões baseadas na doutrina, só isso.

Antiguidade espiritual não é sinônimo de consciência desenvolvida e por correlação uma "vida fácil", por exemplo. Nesse planeta praticamente não existem espíritos superiores, outro exemplo. E esses pontos são colocados na doutrina.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Segundo a DE. Que não temos como provar.

Por observação, podemos chegar a um monte de conclusões contraditórias.

É vero. Principalmente quando envolve o ser humano.

Luis Dantas
Contato:

Johnny escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Johnny escreveu:Isso socialmente é comprovavel. Se você faz o bem, se é cordial, é colaborativo e etc, as pessoasl buscam você. Se você é hipócrita, egoista, só pensa em si mesmo, as pessoas se afastam de você. Claro que tem mais coisas nisso como caráter e etc. Mas basicamente é isso.

Esta parte eu não entendi. O que é pouco e incompleto?

O conteúdo verdadeiramente religioso da Doutrina Espírita. Ou, pondo em termos menos ambíguos, a tentativa da mesma em ter alguma utilidade para a formação e preservação de valores e comportamentos morais e éticos.

Luis Dantas
Contato:

São os fatos empiricamente observados, Sal. O que se utiliza para averiguar o valor das idéias.

No caso, o valor religioso e espiritual da Doutrina Espírita.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:

São os fatos empiricamente observados, Sal. O que se utiliza para averiguar o valor das idéias.

No caso, o valor religioso e espiritual da Doutrina Espírita.

Hummm

Fico com a impressão que vc tira essas conclusões do que as pessoas falam e da forma que agem transformando-se assim em fiéis representantes do que a doutrina diz. Certo ?

Caso eu esteja certa, não preciso apontar onde seu raciocínio falha não é mesmo ?

claudinei

Mensagem por claudinei »

A teoria da inexistencia de espiritos (e de Deus) e sua total inutilidade :emoticon30:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Olá claudinei !

Seja bem vindo ao RV !

Trancado