e muitos ainda acham q sua religiao tem haver com tudo isso...
nao sei como esses nao tem vergonha na cara de falar uma besteira dessas
Reid escreveu:e muitos ainda acham q sua religiao tem haver com tudo isso...
Fernando Silva escreveu:Reid escreveu:e muitos ainda acham q sua religiao tem haver com tudo isso...
E dispenso comentários sobre "resgate coletivo do karma".
Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804
Um dia depois do terremoto que destruiu a já precária infraestrutura do Haiti e causou milhares de mortes, o pastor evangélico Pat Robertson afirmou que o fenômeno está ligado ao fato de o país da América Central ter sido "amaldiçoado" por ter feito um "pacto com o Diabo"
"Houve uma coisa que aconteceu no Haiti muito tempo atrás, e as pessoas não querem falar sobre isso", disse ele ontem em um programa da Christian Broadcasting Network's (rede de teve comandada por Robertson). "Eles estavam sob o domínio francês. Você sabe, Napoleão 3º, ou o que for. Então eles se juntaram e selaram um pacto com o Diabo. Disseram: 'Vamos servi-lo se você nos tornar livres dos franceses. É uma história verdadeira. Então, o Diabo disse: ok, negócio fechado."
Robertson é um extremista conservador norte-americano, e sua fala provocou uma onda de protestos nos Estados Unidos. Ele tentou ser candidato a presidente do país, em 1988, mas foi derrotado nas prévias do Partido Republicano. Entre suas previsões não realizadas, está a de que em 1982 o mundo acabaria e que um tsunami atingiria a Costa Leste dos EUA.
"Esta não é uma atitude que expressa o espírito do presidente ou do povo americano, portanto eu acredito que é um comentário bastante estranho de ser feito", disse hoje Valeria Jarrett , conselheira de Barack Obama, quando pediram que ela tratasse do assunto. Jarrett declarou-se sem ter o que dizer diante da afirmação.
Um comunicado oficial de um porta-voz Robertson tentou suavizar suas afirmações, afirmando que o pastor não quis dizer que a responsabilidade era dos haitianos, mas que ele estava apenas repetindo a lenda contada por "incontáveis estudiosos e figuras religiosas", que por séculos acreditam que o país está amaldiçoado.
Tratando não só da fala do pastor, mas também de um artigo do "New York Times" que também usou a palavra "amaldiçoado" para referir-se à situação do país, dessa vez como figura de linguagem, a jornalista Farai Chideya escreveu um artigo que revela a origem da ideia e trata também que problemas históricos que, para ela, explicam muito melhor a fragilidade das instituições e das construções do Haiti.
"A palavra 'amaldiçoado' vem de uma imagem racializada do vodu (o fato de que o vodu é atualmente uma religião e não apenas uma zombaria é outra batalha que eu não posso enfrentar aqui) que pessoas com péssimas intenções estão ansiosas por explorar", disse ela.
Robertson comparou o Haiti à Republica Dominicana, país que "divide" o território da ilha em que está o Haiti. "A República Dominicana é próspera, rica, cheia de recurso etc. O Haiti é extremamente pobre, na mesma ilha. Eles têm de orar e nós precisamos orar por eles por uma grande virada para Deus a partir desta tragédia. Eu estou otimista de que algo bom virá." Robertson disse ainda que no momento está ajudando as pessoas que estão sofrendo de forma "inimaginável".
O embaixador do Haiti nos Estados Unidos criticou Robertson e defendeu que o processo de libertação do Haiti deu início à onda independentista de toda a América - o que possibilitou inclusive, a expansão territorial dos Estados Unidos.
Para a jornalista Chideya, no entanto, talvez fosse melhor o Haiti ter feito um pacto com o Diabo do que com a França. "Depois de ser derrotado militarmente pelo revolucionário Toussaint L'Ouverture, o poder colonial francês exigiu do Haiti uma reparação", escreve ela, equivalente nos dias de hoje a aproximadamente US$ 20 bilhões. "O efeito cascata deste acordo não pode ser subestimado" - a dívida da "independência" foi quitada apenas em 1947.
A história do Haiti, São Domingos até a independência, em 1804, está ligada à história da Revolução Francesa e à luta pelo fim da escravidão nas Américas. Ela tem início em 1791, quando a notícia de que a escravidão havia sido abolida pelos revolucionários franceses chega à ilha. Toussaint ascenderia à liderança dos revoltosos a partir de 1794.
É uma história rica em detalhes, o que pode levar a alguns tropeços informativos que, no geral, não mudam a essência - uma luta pelo fim da escravidão e da dominação europeia empreendida por negros e mestiços.
O negro Toussaint L'Ouverture, filho de um chefe tribal africano, por exemplo, é uma das figuras mais importantes da história de libertação do Haiti, mas a derrota final das dezenas de milhares de soldados das tropas francesas de Napoleão 1º, o Bonaparte, foi concretizada por homens que haviam estado sob seu comando - ele, sem romper definitivamente com a França, morreu na prisão na metrópole no começo do século XIX - e não em meados, quando Luís Bonaparte, o 3º, referido por Robertson, subiu ao poder (1848).
Foi uma guerra racial sangrenta, com execuções de brancos e de negros, e grandes queimadas que destruíram o país. Ao final dela, a escravidão permaneceu abolida (contra os planos de Napoleão) e o Haiti deixou de ser uma colônia francesa. Uma conseqüência disto foi o fortalecimento das tradições econômicas (como a agricultura de subsistência) e religiosas de origem africana - praticadas pelos líderes da revolta, uma mitologia que parece ter influenciado diretamente a avaliação do pastor evangélico Pat Robertson.
No texto "O épico e o trágico na história do Haiti" (2004), uma resenha do clássico "Os Jacobinos Negros" (Boitempo), de C.L.R. James, o historiador brasileiro Jacob Gorender procura discutir por que o Haiti, que no início do século 19 era a colônia mais produtiva das Américas e a primeira a conquistar a Independência nacional, não teve "uma trajetória progressista, mas, ao contrário, se tornasse o país mais pobre do continente, talvez um dos mais pobres do mundo?"
Para Gorender, a ousadia dos cerca de meio milhão de negros e mestiços do país foi punida por uma espécie de "quarentena" após a independência, que o país sofreu mesmo das nações latino-americanas recém-emancipadas.
"Quando exilado, Simon Bolivar encontrou abrigo no Haiti", onde recebeu proteção, ajuda financeira, dinheiro, armas e até uma prensa tipográfica, escreveu Gorender. "No entanto, Simon Bolivar excluiu o Haiti dos países latino-americanos convidados à Conferência do Panamá, em 1826. O isolamento internacional acentuou o atraso e agravou as dificuldades históricas, após uma das mais heróicas lutas emancipadoras do hemisfério ocidental."
Do ponto de vista político, para Gorender, "Toussaint não conseguiu perceber que, da Convenção de 1789 ao consulado bonapartista, a Revolução Francesa infletiu para a direita, mudando as características do regime político no país, como também afastando-se da posição inicial com relação à escravidão nas colônias."
Quando os escravos viram-se definitivamente livres do trabalho compulsório nas plantações de cana e nos engenhos de açúcar, o Haiti saiu do mercado mundial do açúcar. "De colônia mais produtiva das Américas passou a país independente pauperizado e fora de um intercâmbio favorável na economia internacional", avalia Gorender.
Neuromancer escreveu:Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos;
Sem saber que estava sendo gravado, o cônsul do Haiti no Brasil, Gerge Samuel Antoine, afirma que o terremoto que atingiu o país nessa semana pode ter sido causado por "macumba". "Acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo...". Antoine disse ainda que "o africano em si tem maldição". No consulado, familiares procuram informações sobre parentes desaparecidos no país caribenho. Reportagem do SBT Brasil
Apo escreveu:A Zilda teve o que merecia. Ela e o irmão se gabaram a vida toda de serem protegidos pelo Deus de merda deles. Dois prepotentes metidos a enviados.
Neuromancer escreveu:Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804
Um dia depois do terremoto que destruiu a já precária infraestrutura do Haiti e causou milhares de mortes, o pastor evangélico Pat Robertson afirmou que o fenômeno está ligado ao fato de o país da América Central ter sido "amaldiçoado" por ter feito um "pacto com o Diabo"
Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:A Zilda teve o que merecia. Ela e o irmão se gabaram a vida toda de serem protegidos pelo Deus de merda deles. Dois prepotentes metidos a enviados.
Ela estava fazendo um ótimo trabalho ensinando regras básicas de higiene e cuidados médicos aos miseráveis e reduzindo a mortalidade infantil.
Ela fez o mesmo no Brasil e a taxa caiu, se não me engano, de 22% para 11% entre a população mais pobre.
Neste caso, a religião dela é irrelevante, mas fica a pergunta: como isto se concilia com o "amor infinito de Deus" ?
Zato-one escreveu:PQP! Estou com tanto nojo!!!!!!!!!! Não bastava pastor, até consul! E de lá! Pior que acho que é cristão, mesmo com essas historinhas de "energia positiva"!Sem saber que estava sendo gravado, o cônsul do Haiti no Brasil, Gerge Samuel Antoine, afirma que o terremoto que atingiu o país nessa semana pode ter sido causado por "macumba". "Acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo...". Antoine disse ainda que "o africano em si tem maldição". No consulado, familiares procuram informações sobre parentes desaparecidos no país caribenho. Reportagem do SBT Brasil
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi ... Id=1035326
Fernando Silva escreveu:Pat Robertson é um fundamentalista dos mais escrotos.
Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:A Zilda teve o que merecia. Ela e o irmão se gabaram a vida toda de serem protegidos pelo Deus de merda deles. Dois prepotentes metidos a enviados.
Ela estava fazendo um ótimo trabalho ensinando regras básicas de higiene e cuidados médicos aos miseráveis e reduzindo a mortalidade infantil.
Ela fez o mesmo no Brasil e a taxa caiu, se não me engano, de 22% para 11% entre a população mais pobre.
Neste caso, a religião dela é irrelevante, mas fica a pergunta: como isto se concilia com o "amor infinito de Deus" ?
Carlos Castelo escreveu:Será que tudo isso que aconteceu condiz com a existência de um deus bondoso e onipotente?
Apáte escreveu:Fernando Silva escreveu:Pat Robertson é um fundamentalista dos mais escrotos.
Até o Olavo já disse que esse cara é tão burro que é capaz de perder um debate mesmo estando com a razão.
"Sei que às mulheres dói ouvir isto mas, quando se casam, estão aceitando
a liderança de um homem, seu marido. Cristo é a cabeça do lar e o homem
é a cabeça da mulher. Assim são as coisas, ponto final" (Pat Robertson, 11/09/1992)
"O feminismo não busca direitos iguais para as mulheres. É um movimento
político socialista e anti-familiar, que encoraja as mulheres a deixar seus
maridos, matar suas crianças, praticar bruxaria, destruir o capitalismo e se
tornarem lésbicas" (Pat Robertson, 1992)
"Os cananeus eram muito maus. Adoravam ídolos em lugar do verdadeiro
Deus, sacrificavam suas crianças, praticavam o homosexualismo, bestialismo
e adultério. Deus mandou que os israelitas os matassem todos, homens,
mulheres e crianças. Isto parece terrível e cruel. Mas vamos imaginar que
houvesse 2.000, 10.000 deles. Se deixados vivos, eles se reproduziriam e em
50 ou 100 anos seriam 100.000, 1 milhão e todos eles teriam que ir para o
inferno. Mas Deus, em seu amor, levou-os enquanto eram poucos para não
ter que levar muitos depois" (adaptado de Pat Robertson, no programa de TV
"The 700 Club", em 06/maio/1985)
Olavo de Carvalho escreveu:"Olha, eu não sou um cara muito bom para penetrar os desígnios da inteligência divina, eu não tenho muita capacidade pra isso."
Ouvinte (...)
"Quando é dada uma indicação muito precisa como dizer "se não fizer tal coisa, vai acontecer tal outra" e tal outra acontece exatamente tal e qual, aí não tem como escapar. Eu acho que no caso da Aparição de Fátima, quando ela disse "olha se não fizer tais e tais coisas, daqui tanto tempo vai ter uma outra guerra que será anunciada por um fenômeno astronômico estranho na Europa" e de fao a coisa aconteceu. Um fenômeno muito estranho, umas luzes esquisitíssimas no céu de Paris e uma semana depois estoura a Guerra. Daí já não tem... aí como se diz é mancha de batom na cueca, então meu filho não tem como esconder. Mesmo assim tem gente até dentro da própria Igreja que escondeu. Certo... então... agora, não sei se nesse caso do Haiti como é que podemos explicar... não sei de nenhuma profecia que tivesse anunciado isso. Então quando a coisa acontece sem aviso, eu não acho que tenha uma intenção expecífica da Providência nesse caso."
(ouvinte)...
Eu acho que no caso da Aparição de Fátima, quando ela disse "olha se não fizer tais e tais coisas, daqui tanto tempo vai ter uma outra guerra que será anunciada por um fenômeno astronômico estranho na Europa" e de fao a coisa aconteceu.