Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Chegou o novo livro do Dawkins, o Maior Espetáculo da Terra- Evidências da Evolução.

Após escrever o livro Deus um delírio, onde não define a Seleção Natural miraculosa, lança este livro onde compara proteínas com auto-origamis (numa olhada rápida)...

Compre, 53 pila (já está no 4shared)...

Veremos, como diziam dois cegos...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

A seleção natural é a sobrevivência diferencial, no reservatório gênico, de genes bem-sucedidos em vez de genes alternativos, menos bem-sucedidos. A seleção natural não escolhe os genes diretamente. Ela escolhe seus representantes, os corpos de indivíduos; e esses indivíduos são escolhidos — de modo óbvio, automático e sem intervenção deliberada — por sua capacidade de sobreviver e reproduzir-se gerando cópias desses mesmos genes. A sobrevivência de um gene é intimamente ligada à sobrevivência dos corpos que ele ajuda a construir, pois ele existe dentro dos corpos e morre com eles. Qualquer dado gene pode esperar encontrar a si mesmo, na forma de cópias, no interior de um grande número de corpos, tanto simultaneamente, em uma população de indivíduos contemporâneos, como sucessivamente, à medida que uma geração dá lugar a outra. Portanto, estatisticamente, um gene que, em média, tende a ter um bom efeito sobre as perspectivas de sobrevivência dos corpos nos quais ele se encontra tenderá a aumentar sua frequência no reservatório gênico. Assim, em média, os genes que encontramos em um reservatório gênico tenderão a ser aqueles que são bons em construir corpos. Este capítulo explicou os procedimentos pelos quais os genes constroem corpos.

Por isso a gigantesca contradição- se seres simples são muito mais eficazes do que seres mais complexos para transmitirem seus genes SERES COMPLEXOS SURGIRAM CONTRA A SELEÇAO NATURAL...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

A seleção natural é uma bomba de improbabilidade: um processo que gera o estatisticamente improvável. Ela aproveita sistematicamente a minoria de mudanças aleatórias que têm o que é preciso para a sobrevivência e as acumula, passinho por passinho no decorrer de escalas de tempo inimagináveis, até que a evolução finalmente escale montanhas de improbabilidade e diversidade, picos cuja altura e alcance parecem não conhecer limites: a montanha metafórica que batizei como "monte Improvável". A bomba de improbabilidade da seleção natural, que impele a complexidade da vida na escalada do "monte Improvável", é um tipo de equivalente estatístico da elevação da água pela energia do sol ao topo de uma montanha convencional. A vida ganha complexidade pela evolução unicamente porque a seleção natural impele-a, localmente, a afastar-se do estatisticamente provável em direção ao estatisticamente improvável. E isso só é possível graças ao incessante fornecimento de energia do sol.

A contradição é evidente, pois de longe seres mais complexos são menos eficazes em transmitir seus genes...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Sabemos muito a respeito de como a evolução atuou desde que ela teve início, muito mais do que Darwin sabia. Mas no que diz respeito a como ela começou, pouco sabemos mais do que Darwin. Este é um livro sobre evidências, e não temos evidências do crucial evento que foi o princípio da evolução em nosso planeta. Pode ter sido um evento de suprema raridade. Basta que tenha acontecido uma só vez, e pelo que sabemos ele só aconteceu uma vez. É até possível que só tenha acontecido uma vez no universo inteiro, embora eu duvide. Uma coisa que podemos afirmar, com base em pura lógica e não em evidências, é que Darwin foi sábio quando disse "de um começo tão simples". O oposto de simples é estatisticamente improvável. Coisas estatisticamente improváveis não surgem de modo espontâneo: é isso que significa estatisticamente improvável. O começo teve de ser simples, e a evolução pela seleção natural é o único processo que conhecemos pelo qual começos simples podem levar a resultados complexos.

? :emoticon26:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Pedro Reis »

O doutor continua insistindo neste argumento que o desenvolvimento da complexidade contraria a Teoria da Evolução.

No Clube Cético já foram demonstradas exaustivamente as falhas dessa argumentação, mas pelo visto o doutor tem memória curta.

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Jack Torrance »

Pedro Reis escreveu:O doutor continua insistindo neste argumento que o desenvolvimento da complexidade contraria a Teoria da Evolução.

No Clube Cético já foram demonstradas exaustivamente as falhas dessa argumentação, mas pelo visto o doutor tem memória curta.


O doutor sempre é humilhado em todo fórum que pisa. Já disseram ao doutor que ele nem tem conhecimento de biologia básica, de ensino fundamental mesmo.

É vergonha alheia total.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Anna »

Natural Selection - Baba Brinkman
http://www.youtube.com/watch?v=VM9nNa84U24
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Fedidovisk »

Eu não me trataria com o doutor.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:O doutor continua insistindo neste argumento que o desenvolvimento da complexidade contraria a Teoria da Evolução.

No Clube Cético já foram demonstradas exaustivamente as falhas dessa argumentação, mas pelo visto o doutor tem memória curta.

Memória curta? Como ele teria memória de algo que nem leu?

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Pedro Reis »


Meu bom doutor,

Parece que os biólogos não querem mais discutir com o senhor preferindo partir para o viés
fácil da ironia. É uma pena porque uma discussão mais séria poderia ser muito mais instrutiva
para aqueles, como eu, que não têm formação em Medicina ou Biologia.

Mas começo a pensar que eles não estão totalmente desprovidos de razão.

1 - O senhor parece ignorar aspectos bastante básicos da T.E. Se alguém não concorda com algo
supõe-se que o conheça. Ninguém tem motivos para discordar daquilo que desconhece.

2 - Dá tb a impressão de não compreender perfeitamente a natureza da Ciência e o método
científico.

3 - Seu discurso anda em círculos. Repete idéias que já foram lhe explicadas como falsas
antes sem que o senhor tenha refutado tal explicação. E o pior, normalmente deixa que se
passe um tempo após a explicação para depois, como se tivesse esquecido, retornar com a
mesma lenga-lenga.

4 - É seletivo (a seu próprio favor), só respondendo a determinadas partes das colocações
que lhe são feitas e ignorando outras.

5 - Incoerência. Assume posições antagônicas. Uma hora diz não ser criacionista e não
negar a ancestralidade comum, mas apenas questionar o darwinismo. Outra hora é visto
sugerindo que o cromossomo Y e o cérebro humano só poderiam ser explicados por um Adão
e uma Eva criados em um ambiente paradisíaco.

6 - Exibe o péssimo vício de fazer citações distorcidas pela falta do contexto.

7 - Talvez seja falta de inteligência da minha parte mas a sua maneira de se expressar é
um tantinho confusa.

Numerei todos estes itens porque não quero que passem por afirmações levianas. Ao
contrário pretendo identificar as vezes em que cada um deles ocorreu. As pessoas já viram
este tipo de comportamento antes, coincidentemente sempre exibido por defensores do
Criacionismo, e sabem que esse modo de agir conduz a discussão para lugar nenhum, portanto
sendo compreensível que não queiram perder seu estimado tempo.

Eu preferia sentar aqui e assistir todos estes competentes biólogos refutando as suas teses,
mas já está claro que isto não vai acontecer. Portanto, apenas para que não se cometa a
indelicadeza de deixa-lo falando sozinho ou apenas respondendo a provocações e ironias,
me disponho a ser seu interlocutor. Não na condição de Biólogo, ciência que não domino,
mas simplesmente como leigo, apresentando dúvidas simples que possam servir para que o
senhor clarifique e aprofunde suas teses.

Então vamos lá. Comecemos com uma recapitulação porque a coisa toda já ficou meio perdida.

O senhor iniciou o tópico com o argumento de que o aparecimento de resistências a certos
medicamentos não poderia ser usado como evidência de evolução. A alegação era a de que
resistência indicava apenas uma pequena modificação que não alterava significativamente
a espécie. Além disso tal resistência tenderia a desaparecer quando cessasse o uso da
substância a que o organismo tornou-se resistente.

Contra argumentei, utilizando o exemplo dos gafanhotos, que isto parecia ser uma interpretação
equivocada da T.E.
(olha o ITEM 1 aí) pois a teoria não postula, por exemplo, que plasmodiuns
devam dar origem a uma nova espécie apenas porque o homem foi submetido a tratamentos com
antimaláricos. Na verdade, se tal ocorresse, quero dizer, se plasmodiuns em presença de antimaláricos
desenvolvessem um grande conjuntos de modificações não relacionadas com a resistência em si,
isto seria uma surpresa para a T.E. e poderia até ser uma refutação da mesma. Porém não ocorre.
O que ocorre, de acordo com o previsto, é que plasmodiuns se tornam resistentes a antimaláricos.
E uma vez resistentes não há mais pressão seletiva para que continuem mutando. Dessa forma tal
argumento é tudo, menos uma refutação da T.E.

O senhor até concordou comigo. Como se pode ver abaixo.

1-A sua colocação está correta e BEHE está errado QUANDO DIZ que PLASMODIUM deveria se
tranformar em outra coisa diferente:

EXPLICAÇÃO: como vimos no algoritmo genético, tem um momento que a equação ou função
atinge um ÓTIMO em que não há mais o que aperfeiçoar. O PLASMODIM não tem mais o que
se aperfeiçoar, o máximo que atingirá de SUCESSO REPRODUTIVO DIFERENCIAL é a capacidadE
de resistência aos antimaláricos...

PERFEITO!


Porém, posteriormente, o vemos insistindo no mesmo argumento. ( Este é o item 3 )

Em relação a alegação de que a resistência SEMPRE desaparece quando cessado o uso
do medicamento eu e o Humberto Francis lhe apresentamos dados que indicam que a
resistência ao quinino é hoje universal, não tendo desaparecido mesmo este medicamento
não sendo mais usado há várias décadas.

O senhor não fez nenhum comentário
(item 4). Haveria uma explicação?

Em relação ao 3ª exemplo de Behe que o senhor cita, o do HIV, lhe foi mostrado, juntamente
com o link do artigo, que Behe se equivocou. Abbie Smith demonstrou, ao contrário,
do que Behe afirma, importantes e complexas modificações no genótipo do HIV. Novamente
o senhor não fez nenhuma consideração sobre isso, simplesmente ignorando as evidências
apresentadas pela estudande de Biologia Abbie Smith.
(Item 4 de novo).

Lembrei-lhe então que basta um contra-exemplo para refutar uma tese. O senhor não discordou
e também não refutou o contra-exemplo apresentado por Abbie Smith, no entanto continua
insistindo na tese de Behe.
( Itens 3,4 e 5)

Perceba que se este era um teste para a tese de Behe, como sugere o tópico, então
a tese não passou no teste, a menos que o senhor nos explique como as evidências
apresentadas por Abbie Smith são falsas não haveria nem por quê continuar a discussão
e o tópico poderia ser honestamente encerrado, com a sua concordãncia de que as
idéias de Behe não passaram no teste. Pois uma tese, para ser válida, precisa ser
válida em todas as instâncias.

Também como contra-exemplo foi notado que há cem anos a AIDS sequer existia, o que significa
que o HIV ainda não existia ou que não era capaz de infectar humanos. Isto parece uma importante
e IRREVERSÍVEL modificação no genótipo/fenótipo de um vírus.


Sempre há, por isso se chama resistente... Mas essas modificações não são suficientes para se
falar- OH! a evolução ocorreu, esse não é mais um PLASMODIUM! E se isso não ocorre em algo
que tem bilhões de seres gerados, por que ocorreria no homem!?



Ao contrário do que o senhor alega ser o caso dos plasmodiuns este (aparecimento da AIDS)
parece ser um caso observado onde se possa dizer: "óh, tal coisa não é mais aquela outra coisa!".

Nenhuma explicação sua ou de Behe sobre isso
(itens 3 e 4)

Humberto Francis lhe mostrou que não é possível comparar diretamente números para
argumentar que se 1 trilhão de vírus gerados produzidos tiveram pouco modificação
milhões de seres humanos gerados não teriam nenhuma, pois são formas de vida e de
REPRODUÇÃO totalmente diferentes. Ou seja, mostrou-se que este argumento é uma
falácia! O senhor não nos explicou porque este argumento não seria falacioso e
mesmo assim continua insistindo nele.
(itens 1,3,4,5)

"2-Agora BEHE ESTÁ CORRETO quando diz que essa mutação NÃO SE SUSTENTARÁ.

EXPLICAÇÃO: o biota de PLASMODIUM não-resistentes é TÃO GIGANTESCO na natureza
que o SUCESSO REPRODUTIVO diferencial ficará nulo, se diluirá quando pararmos
de usar ANTIMALÁRICOS e os PLASMODIUM resistentes serão eliminados!
Esta técnica é usada na CLÍNICA e corroborada pelo ACINETOBACTER PAN -o
paciente colonizado é entregue a comunidade onde o imenso BIOTA não resistente
mais a imunologia do paciente ELIMINARÁ ESSE ACINETOBACTER

3--BEHE está correto de novo em inferir que em animais superiores isso ocorrerá:

EXEMPLO: anemias hemolíticas tipo a falciforme, que PERDEM O SUCESSO REPRODUTIVO
DIFERENCIAL ao saírem da zona de malária! A tendência é essa mutação desaparecer
fora da área de malária.


Agora, BEHE pode inferir isso ao conjuto evolutivo, dizendo que mutação mais
seleção natural não explicam a variedade das espécies?
Provavelmente SIM!

Por isso estou questionando e debatendo!"


Sim, debater e questionar é bom. Por isso eu, como leigo, questionei que justamente pelas razões
alegadas em (2) a T.E. postula, e as evidências também mostram, que a especiação ocorre quando o
isolamento reprodutivo entre duas populações se dá por tempo suficiente para que elas possam
se diferenciar a ponto de não mais reproduzirem entre si. Além disso tal diferenciação, segundo
o meu parco entendimento da T.E. só seria significativa se os respectivos meios de ambas as
populações que se separaram continuassem mudando, portanto gerando pressões seletivas. Se eu
estou errado ( e provavelmente estou, porque não entendo nada disso ) gostaria que o senhor
ou algum biólogo me explicasse melhor. Porém, se estou certo, o que o senhor escreve em (2)
é uma falácia do espantalho, pois não ataca a T.E. e sim uma concepção equivocada dela.

(3) por conseguinte, vem a ser a mesma coisa. Por quê a mutação que originou a anemia falciforme
tende a desaparecer se indivíduos que vivem na região onde tal mutação é vantajosa se deslocassem
para outras regiões?

Porque, como o senhor observa, a proporção desta população é irrisória em relação a população
total de humanos que não apresentam tal mutação. No entanto se indivíduos que estão nesta região
da África onde a malária é endêmica ficassem isolados por tempo suficiente e as condições nesta
região fossem mudando de maneira que, da mesma forma que estes indivíduos desenvolveram a
anemia falciforme para se adaptarem à malária, outras mutações fossem se fixando na população
para se adaptarem a estas mudanças do meio, então chegaria o ponto em que indivíduos desta
população não mais reproduziriam-se com outros humanos quando saíssem desta região e portanto
o seu genoma seria estável.

Mas se o seu argumento é que: mesmo que estes indivíduos não se mesclem com outras populações,
assim que deixassem a zona de malária endêmica, ainda assim a anemia falciforme perde o seu
sucesso diferencial reprodutivo e então desaparece. Creio que tal experimento não pôde ser
feito. Retirar indivíduos destas regiões e mante-los sem contato com outros grupos por algumas
gerações para ver o que acontece deve ser inviável, mas, se o que o senhor imagina ocorresse
isto seria apenas as hipóteses da T.E. funcionando de novo, e confirmando-a mais uma vez,
da mesma forma que o desenvolvimento da anemia falciforme em uma região específica a confirma.

(Teríamos acima os itens 1 e 4)

Caro,

Não posso emitir opiniões? Diferenças a parte ambos destacam o aperfeiçoamente inerente da matéria...

Ora, evolução biológica diz que matéria se autoorganiza e aperfeiçoa- idéia do progresso inerente
da matéria... Vide sopa primordial...

Puxa, até eu que não sou formado em medicina, e só estudei a Biologia do 2ª grau, posso dizer
que isso é um absurdo! O termo "evolução" no contexto da teoria de Darwin não tem nada a ver
com progresso! Desde quando desenvolver anemia falciforme é progresso? Este tipo de confusão
só se justifica em fanáticos evangélicos muito pouco instruídos e intelectualmente desencaminhados
pela tosca propaganda enganosa dos criacionistas. Este é um argumento recorrente entre crentes
da Assembléia de Deus mas não esperamos ouvir isso de um bioquímico como o Behe ou de um médico
como o senhor.

Mas não sou eu que estou lhe dizendo isso agora, assim como lhe disse antes. Pessoas com phd
em Biologia e teses de doutorado exatamente sobre o tema em questão já lhe explicaram isso,
no entanto o senhor insiste. Além disso ainda está juntando T.E. com Biogênese como
se fossem uma coisa só. E alegar que Darwin foi influenciado pela doutrina espírita, além de
muito questionável, é irrelevante para a discussão da validade de sua teoria, que é apoiada ou
refutada apenas pelas evidências.


Então na frase acima o senhor incorre nos problemas citados nos itens 1,2,3,4,5 e 7.

De fato, acredito que a teoria da selecão natural deveria ser vista como uma analogia ampliada - se consciente ou inconsciente de parte de Darwin, nao sei - a economia do laissez-faire, de Adam Smith. (...)
A teoria da selecão natural constitui uma transferência criativa, para a biologia, do argumento básico de Adam Smith a favor de uma economia racional: o equilíbrio e a ordem da natureza não surgem de um controle externo mais elevado (divino) ou da existência de leis operando diretamente sobre o todo, mas sim a partir da luta entre individuos pelos seus proprios benefícios (...)
O autor, apos fazer observacões de Marx sobre Darwin e a comparacão com a sociedade inglesa, coloca uma assertiva:
Darwin pode ter ido buscar na economia a idéia de selecão natural, mas isto não a impede de estar certa.

O Polegar do Panda, p. 54-57 Stepehn Jay Gould foi um defensor acérrimo de Darwin.

Gould está certo. É a natureza quem diz se uma teoria é correta, e não sua inspiração filosófica
ou ideológica, ou qualquer outra. De fato eu creio que a economia é uma boa analogia com a TE,
dando algum indício de que realmente ela possa funcionar na Biologia. A economia não é e nunca
foi resultado de um planejamento centralizado, e quando isto foi tentado deu em desastre. Quem
inventou o dinheiro? Ninguém. Quando as pessoas se aperceberam dessa idéia o dinheiro já existia
fazendo parte da vida delas. Se algo tão complexo quanto a economia pode existir (aos trambulhões)
apenas como resultado de ações cegas e individuais faz sentido verificar se princípios semelhantes
também não podem ser observados na natureza, para, também aos trambulhões, produzir e manter algo
tão complexo quanto o ecosistema deste planeta.


( Item 2. Discutir as motivações inconscientes que levaram a formulação de uma teoria não discute
a teoria em si. )

Vamos usar um clássico evolucionista; o mudskipper

(...)

BEHE coloca- se um protozoário que se multiplica aos bilhões NÃO MUDA praticamente NADA, por
que um suposto ancestral comum que se multiplica aos milhões se modificaria tanto para subir
a terra?

Essa é uma boa colocação!


Não, não é. Subir na terra não é progredir. Se a TE postulasse isso não explicaria porque a
baleia voltou para a água. Subir na terra foi uma oportunidade, já que o mar se encontrava
cheio de predadores e competição, enquanto a terra estava cheia de recursos e desabitada.


(Itens 1,2 e 3)

Estáveis pois sob grande pressão seletiva eles sofrem pequenas mutações e se adaptam.
Estáveis porque DAWKINS definiu aptidão como ESTABILIDADE- veja texto acima do Dawkins.
Estáveis porque PLASMODIUM continua PLASMODIUM, E. Coli continua E. Coli e HIV continua
um retro-vírus mesmo com taxas de mutação que BEHE afirma imensas, pois são bilhões de
indivíduos, quando comparados a MILHÕES DE seres mais complexos.


É porque o senhor está citando Dawkins distorcendo-o. (Item 6) O organismo só é estável
enquanto apto, ocorrendo mudanças que o tornem inapto sua espécie se torna "instável".
Grandes pressões seletivas geram pequenas adaptações seletivas na medida em que estas
são suficientes para que a espécie se estabilize novamente. Porém o senhor está se
esquecendo que um número VARIADO E SUCESSIVO de diferentes pressões seletivas geram
um ACÚMULO destas mutações/adaptações fazendo com que uma espécie possa, ao longo do
tempo, se diferenciar bastante. Se até um leigo pode entender isso porque o senhor não?
Ou então me explique porque estou errado.

Você diz que o plasmodium é observado desde 1907 e continua plasmodium. Ora, mas quantas
pressões seletivas ele sofreu durante este tempo? Apenas a quinina e a cloroquina.

Imagem

A contradição do que essa figurinha sugere é auto-evidente. As bactérias e os vírus se
beneficiam tremendamente da existência de formas de vida pluricelulares e complexas
como seres humanos e camundongos. Porque então deveriam ter deixado de existir se somos
uma gigantesca fonte de recursos e oportunidades para organismos mais simples?

Do ponto de vista das oportunidades o que é melhor negócio hoje em dia? Ser um homem
ou um vírus HIV? Parece que por enquanto o HIV está melhor, então porque coisas assim
deveriam ter deixado de existir se elas existem justamente por tirarem partido da
nossa existência?!

Absurdo!

Mas eu sei que com isso o senhor vai dizer que então a evolução caminha do melhor
para o pior. Do estável para o instável. Do provável para o improvável.

Este é outro sofisma. Imagine desaparecer com toda forma de vida mais complexa da
Terra. Isto faria com que toda forma de vida simples (como vírus e bactérias) que
depende de seres complexos (como minhocas ou rinocerontes) desaparecesse também.
Restariam então umas poucas formas de vida simples, unicelulares. Nesse momento
começaria a ser vantajoso desenvolver alguma complexidade para interagir de forma
mais sofisticada com o meio, obtendo seus recursos com mais eficiência e facilidade.

E o processou de evolução começaria novamente, como ocorreu há três bilhões de anos
atrás.


Imagem


Não sei bem o que esta ilustração sugere mas se for o que estou pensando é absurdo.

É óbvio que humanos e camundongos têm ancestralidade comum. Que novidade! Por isso boa
parte do genoma destas espécies coincide.

Se não me engano 50% do nosso DNA é idêntico ao da banana.

A explicação para isso? Ora, ancestralidade comum!



Bom, poderia continuar mas meu tempo acabou. Tenho que me dedicar a outras responsabilidades.
Mas me parece que o senhor está sofismando muito, não é de admirar que nenhum biólogo de
verdade tenha se interessado pelas suas idéias ou pelo debate. Apenas alguém como eu, com
conhecimentos inferiores aos básicos em Biologia.




PS: Só mais um adendo...

Caros,

As colocações são interessantes mas EU não posso conferir PESSOALMENTE!

Coletas de exame de urina são de fácil acesso e o que ensinam é isso A MUTAÇÃO NÃO PERSISTE!

Acinetobacter resistente a todos os antibióticos?
Tenho uma paciente colonizada pelo Acinetobacter resistente a TODOS OS ANTIBÓTICOS e que
está em SEU DOMICÍLIO! (colonizada=não tem a doença!)

Está bactéria ataca pacientes muito graves internados em hospitais e tem desfechado alguns
óbitos nesses pacientes!

Não transmitirá à COMUNIDADE? NÃO! As pessoas devem ter o cuidado apropriado e em alguns
meses a tendência é que esta colonização DESAPAREÇA TOTALMENTE!



Meu avô é parksoniano e contraiu pseudomona em uma internação hospitalar. Agora está
colonizado e isso já há três anos. Passou por algumas reinfecções por esta bactéria,
mas conseguiu escapar.

Todos os médicos disseram que não tem como esta bactéria altamente resistente descolonizar.
O senhor é o único médico que eu vejo dizendo o contrário, mas infelizmente, para o meu
avô, não tem se mostrado realidade.
Editado pela última vez por Pedro Reis em 03 Fev 2010, 03:10, em um total de 1 vez.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Pedro Reis »

Doutor,

Acho que a sua tática é vencer pelo cansaço. Parabéns, parece que está dando resultado.

Se o senhor continuar assim, fingindo que é burro, daqui a pouco até eu jogo a toalha.


Caros:

A argumentação está boa mas falta o principal: fundamentar. E fundamentação a gente faz colocando
referências, com um resumo do que se quer da referência, para aumentar o cabedal.

Vou exemplificar:

O organismo só é estável
enquanto apto, ocorrendo mudanças que o tornem inapto sua espécie se torna "instável".
Grandes pressões seletivas geram pequenas adaptações seletivas na medida em que estas
são suficientes para que a espécie se estabilize novamente.


Me diga ó sapiente arcano quando, quando na face do planeta nos últimos supostos
4 000 000 000 de anos as bactérias sofreram QUALQUER impacto quando de QUAQUER
mudança ambiental:


As bactérias sofreram inúmeros impactos. Seres como o Homo Sapiens causaram impacto.
Todas as bactérias que vivem felizes no seu trato intestinal não existiam antes da
evolução desenvolver intestinos. Há anos foram descobertas flavobacteriuns que se
alimentavam apenas de nylon, e o senhor não deve desconhecer que o nylon é material
sintético inventado há menos de um século pelo homem.

Seria muito interessante que o senhor tentasse explicar isso de uma perspectiva criacionista.

Da mesma forma que seres unicelulares se adaptam e evoluem para aproveitar a oportunidade
da oferta abundante de nylon nas instalações de uma fábrica japonesa, seres menos complexos
da infância evolutiva do planeta se adaptaram e evoluíram para usufruir das oportunidades
que o desenvolvimento da complexidade proporcionava. Não é difícil imaginar o quanto seria
vantajoso para uma bactéria transformar-se em algo mais complexo, com um equipamento
biológico mais sofisticado que pudesse ir atrás dos recursos, ao invés de praticamente ter
que esperar quase que passivamente por eles.

E isso se tornava ainda mais vantajoso por não haverem ainda muitos outros organismos
complexos com os quais competir. Foi uma questão de oportunidades, e não de progresso.
Assim como desenvolver a capacidade de metabolizar tecidos sintéticos também foi uma
oportunidade.

Mas a medida que estes organismos mais complexos surgem, eles próprios começam a se
tornar oportunidades para bactérias e outros microorganismos. A Evolução dando origem
a toda uma nova gama de espécies de bactérias que irão conviver com estas criaturas
mais complexas de forma simbiótica ou predativa.

Chega a ser admirável o esforço que o senhor faz para não compreender os aspectos mais
simples da Teoria da Evolução, e assim poder enxergar as "contradições" que ajudam a
manter de pé o seu conjunto de crenças dogmáticas.

No entanto, veja bem, (incrível que eu esteja tentanto explicar isso para alguém com
formação em área biomédica), o desenvolvimento de complexidade tem limites. Porque em
determinado momento todos os nichos disponíveis a seres complexos já estão praticamente
ocupados, e portanto se torna desvantajoso para bactérias mutarem para coisas mais
sofisticadas como minhocas e camundongos pois, como disse, tais nichos já se encontram
ocupados no ecossistema. Mas ao contrário, como a T.E. prevê, muitas bactérias irão
se adptar para tirar proveito das minhocas e camundongos agora existentes.

E não foi assim que surgiu recentemente o HIV? Ou o senhor acredita que assim como a
bactéria devoradora de nylon ele já esteja por aí desde o Jardim do Éden?

Portanto é isso que responde a sua irrespondível pergunta: "Porque TODAS as bactérias
não evoluíram"? Todas as bactérias evoluíram, mas não necessariamente para se tornarem
cabritos ou girafas, porque adaptação não é uma questão de progresso mas sim de
oportunidades.

Este é o mesmo raciocínio que explica porque tantos organismos saíram do mar para a
terra firme quando esta era desabitada porém o mesmo não se deu nos últimos 10 milhões
de anos quando esta já pululava de vida.Porque tudo na natureza tende a se estabilizar
em uma configuração de equilíbrio. Até que algo aconteça e perturbe este equilíbrio.



As bactérias sobreviveram 4 000 000 000 de anos "sem nóis..."

Exemplo do poder bacteriano:

Bom, já argumentei bastante sobre isso. Bactérias também viveram 3 bilhões de anos
sem nylon, mas assim o homem inventou o nylon algumas acharam que era uma boa idéia
evoluir para aproveitar desse suprimento abundante.

Ele se recoloniza no hospital, ok? Ou sofre procedimentos constantes como sonda vesical,
sonda naso-enteral, fístula A-V de diálise, entre outros...

Ele usa sonda gastro, mas o argumento não era de que fora do ambiente hospitalar a
mutação resistente deveria desaparecer? Porém não há antibiótico que faça a pseudomona
descolonizar, além disso que eu saiba o clínico nunca disse que isso se devia a sonda
gástrica, mas eu vou perguntar sobre isso assim que tiver oportunidade.


Leia sobre cadeia ou teia alimentar. Se os seres complexos desaparecessem, não faria
diferença aos simples, que existiram por bilhões de anos, segundo a TE, antes de
existirem os mais complexos...

MAS É CLÁRO QUE FARIA! Faria justamente porque você e eu fazemos parte da cadeia alimentar
deles. Ou como o HIV iria se replicar sem células de CD4?

Se toda vida mais complexa que uma barata fosse extinta isso também extinguiria a maior
parte da vida unicelular que sobrevive através de simbiose ou predação com estes organismos
mais complexos. Talvez algumas conseguissem se adaptar e as bactérias que estão na base
da cadeia sobreviveriam, dando origem a novo evolucionário de desenvolvimento de complexidade
para ocupar os nichos de oportunidades agora vagos com a extinção de animais e plantas
superiores.

Detalhe: isso já ocorreu 5 vezes na história do nosso planeta.

Aliás, eu não sei porque tanto o Designer Inteligente gosta de destruir a sua criação.
Será que antes Ele estava fazendo só rascunho e amassou e jogou fora?

Mas é lamentável, doutor, o senhor continua com todos os vícios de argumentação já analisados
e ainda por cima acrescentou outro: o de torcer o que as pessoas dizem.

A quem o senhor acha que está embromando além de si mesmo?

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Pedro Reis »

Esclarecimento!


Este dois últimos comentários eu postei no fórum do Clube Cético e discorrem sobre as técnicas de sofismação e também sobre a esdrúxula tese de que o desenvolvimento da complexidade é incompatível com os postulados da Teoria da Evolução.

Como o docdeoz continua insistindo neste ponto e se valendo ainda dos mesmos expedientes de "embromation" não há porque gastar os meus dedinhos digitando, basta colar o que já escrevi antes.

Quando o doutor surgir com algo novo farei um esforço para ser original também.

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

O senhor iniciou o tópico com o argumento de que o aparecimento de resistências a certos
medicamentos não poderia ser usado como evidência de evolução. A alegação era a de que
resistência indicava apenas uma pequena modificação que não alterava significativamente
a espécie. Além disso tal resistência tenderia a desaparecer quando cessasse o uso da
substância a que o organismo tornou-se resistente.


PROVA DA MINHA ASSERÇÃO:
TODAS as comissões de infecção hopsitalar existente no PLANETA TERRA que liberam pacientes conolizados com bactérias PAN-RESISTENTES para a COMUNIDADE sem medo de uma epidemia, pois o BIOTA se encarrega de normalizar esses pacientes.
Vá ler:
http://www.agih.com.br/
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Contra argumentei, utilizando o exemplo dos gafanhotos, que isto parecia ser uma interpretação
equivocada da T.E. (olha o ITEM 1 aí) pois a teoria não postula, por exemplo, que plasmodiuns
devam dar origem a uma nova espécie apenas porque o homem foi submetido a tratamentos com
antimaláricos. Na verdade, se tal ocorresse, quero dizer, se plasmodiuns em presença de antimaláricos
desenvolvessem um grande conjuntos de modificações não relacionadas com a resistência em si,
isto seria uma surpresa para a T.E. e poderia até ser uma refutação da mesma. Porém não ocorre.
O que ocorre, de acordo com o previsto, é que plasmodiuns se tornam resistentes a antimaláricos.
E uma vez resistentes não há mais pressão seletiva para que continuem mutando. Dessa forma tal
argumento é tudo, menos uma refutação da T.E.
O senhor até concordou comigo. Como se pode ver abaixo.
1-A sua colocação está correta e BEHE está errado QUANDO DIZ que PLASMODIUM deveria se
tranformar em outra coisa diferente:
EXPLICAÇÃO: como vimos no algoritmo genético, tem um momento que a equação ou função
atinge um ÓTIMO em que não há mais o que aperfeiçoar. O PLASMODIM não tem mais o que
se aperfeiçoar, o máximo que atingirá de SUCESSO REPRODUTIVO DIFERENCIAL é a capacidadE
de resistência aos antimaláricos...
PERFEITO!




O Senhor não entendeu a minha argumentação> uma vez chegado nesse ótimo aí para, e não muda mais COMO TODAS AS OUTRAS FORMAS DE VIDA JÁ PERFEITAS NÃO TEM PORQUE SE TORNAREM MAIS COMPLEXAS.ESTÃO NO ´OTIMO, NÃO EVOLUEM.SÃO ESTÁVEIS COMO O ÁTOMO,
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Em relação a alegação de que a resistência SEMPRE desaparece quando cessado o uso
do medicamento eu e o Humberto Francis lhe apresentamos dados que indicam que a
resistência ao quinino é hoje universal, não tendo desaparecido mesmo este medicamento
não sendo mais usado há várias décadas.

O senhor não fez nenhum comentário (item 4). Haveria uma explicação?

Poder-se-ia explicar por um fato chamado resistência cruzada com outras medicações... Não tenho dados. Esperem algumas gerações e o que ocorre com as bactérias ocorrerá com os plasmódios...

Temos também BAAR multirresistentes, pois são de reprodução muito lenta.
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Também como contra-exemplo foi notado que há cem anos a AIDS sequer existia, o que significa
que o HIV ainda não existia ou que não era capaz de infectar humanos. Isto parece uma importante
e IRREVERSÍVEL modificação no genótipo/fenótipo de um vírus.
Sempre há, por isso se chama resistente... Mas essas modificações não são suficientes para se
falar- OH! a evolução ocorreu, esse não é mais um PLASMODIUM! E se isso não ocorre em algo
que tem bilhões de seres gerados, por que ocorreria no homem!?
Ao contrário do que o senhor alega ser o caso dos plasmodiuns este (aparecimento da AIDS)
parece ser um caso observado onde se possa dizer: "óh, tal coisa não é mais aquela outra coisa!".

NÃO DIGA TOLICES.
Sugiro que estude os retrovírus antes de postar:
http://www.infoescola.com/biologia/retrovirus/
Os retrovírus, ou RNAvirus formam o grupo dos primeiros vírus estudados e conhecidos, há cerca de 90 anos. Tudo começou com o aparecimento de doenças em algumas galinhas, mas que só foram bem esclarecidas por volta das décadas de 60 e 70 com a descoberta da enzima transcriptase reversa, DNA proviral em células germinativas e dos oncogenes relacionados aos retrovírus.
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Humberto Francis lhe mostrou que não é possível comparar diretamente números para
argumentar que se 1 trilhão de vírus gerados produzidos tiveram pouco modificação
milhões de seres humanos gerados não teriam nenhuma, pois são formas de vida e de
REPRODUÇÃO totalmente diferentes. Ou seja, mostrou-se que este argumento é uma
falácia! O senhor não nos explicou porque este argumento não seria falacioso e
mesmo assim continua insistindo nele. (itens 1,3,4,5)

Quer dizer que as mutações humanas são diferentes do que as que ocorrem nos vírus????
É óbvio que a reprodução É DIFERENTE E OS VÍRUS SÃO DE MAIOR SUCESSO REPRODUTIVO!
http://www.virtual.epm.br/cursos/geneti ... utacao.htm

De novo, estamos falando de mutações... Não em REPRODUÇÃO. aS MUTAÇÕES EM HUMANOS E VÍRUS OCORREM POR ALTERAÇÕES DOS NUCLEOTÍDEOS...

ARGUMENTO FALACIOSO É O DE VOCÊS.
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

2-Agora BEHE ESTÁ CORRETO quando diz que essa mutação NÃO SE SUSTENTARÁ.
EXPLICAÇÃO: o biota de PLASMODIUM não-resistentes é TÃO GIGANTESCO na natureza
que o SUCESSO REPRODUTIVO diferencial ficará nulo, se diluirá quando pararmos
de usar ANTIMALÁRICOS e os PLASMODIUM resistentes serão eliminados!
Esta técnica é usada na CLÍNICA e corroborada pelo ACINETOBACTER PAN -o
paciente colonizado é entregue a comunidade onde o imenso BIOTA não resistente
mais a imunologia do paciente ELIMINARÁ ESSE ACINETOBACTER
3--BEHE está correto de novo em inferir que em animais superiores isso ocorrerá:
EXEMPLO: anemias hemolíticas tipo a falciforme, que PERDEM O SUCESSO REPRODUTIVO
DIFERENCIAL ao saírem da zona de malária! A tendência é essa mutação desaparecer
fora da área de malária.
Agora, BEHE pode inferir isso ao conjuto evolutivo, dizendo que mutação mais
seleção natural não explicam a variedade das espécies?
Provavelmente SIM!
Por isso estou questionando e debatendo!"

ISTO É TÃO ACEITO PELA TE que surgiu o ISOLAMENTO GEOGRÁFICO OU REPRODUTIVO PARA CONTORNÁ-LO.
http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/text15.htm
COMO ISOLAR BACTÉRIAS?
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

(3) por conseguinte, vem a ser a mesma coisa. Por quê a mutação que originou a anemia falciforme
tende a desaparecer se indivíduos que vivem na região onde tal mutação é vantajosa se deslocassem
para outras regiões?
Porque, como o senhor observa, a proporção desta população é irrisória em relação a população
total de humanos que não apresentam tal mutação. No entanto se indivíduos que estão nesta região
da África onde a malária é endêmica ficassem isolados por tempo suficiente e as condições nesta
região fossem mudando de maneira que, da mesma forma que estes indivíduos desenvolveram a
anemia falciforme para se adaptarem à malária, outras mutações fossem se fixando na população
para se adaptarem a estas mudanças do meio, então chegaria o ponto em que indivíduos desta
população não mais reproduziriam-se com outros humanos quando saíssem desta região e portanto
o seu genoma seria estável.
Mas se o seu argumento é que: mesmo que estes indivíduos não se mesclem com outras populações,
assim que deixassem a zona de malária endêmica, ainda assim a anemia falciforme perde o seu
sucesso diferencial reprodutivo e então desaparece. Creio que tal experimento não pôde serfeito. Retirar indivíduos destas regiões e mante-los sem contato com outros grupos por algumas
gerações para ver o que acontece deve ser inviável, mas, se o que o senhor imagina ocorresse
isto seria apenas as hipóteses da T.E. funcionando de novo, e confirmando-a mais uma vez,
da mesma forma que o desenvolvimento da anemia falciforme em uma região específica a confirma.

Existe o teste do pezinho para tratar e prevenir essa doença:
http://portal.saude.rj.gov.br/Guia_sus_ ... g_26.shtml
Fora da região de malária a anemia falciforme tende a extinção... Assim os humanos comparam-se as bactérias apesar de SE REPRODUZIREM DIFERENTEMENTE.
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Mas se o seu argumento é que: mesmo que estes indivíduos não se mesclem com outras populações,
assim que deixassem a zona de malária endêmica, ainda assim a anemia falciforme perde o seu
sucesso diferencial reprodutivo e então desaparece. Creio que tal experimento não pôde ser
feito. Retirar indivíduos destas regiões e mante-los sem contato com outros grupos por algumas
gerações para ver o que acontece deve ser inviável, mas, se o que o senhor imagina ocorresse
isto seria apenas as hipóteses da T.E. funcionando de novo, e confirmando-a mais uma vez,
da mesma forma que o desenvolvimento da anemia falciforme em uma região específica a confirma.


A TE explica como a anemia falciforme surgiu no ser humano, mas não como o humano se tornou humano.
Esse é o LIMITE DO DARWINISMO.
Assim que o ser com anemia falciforme sai de seu ambiente de pressão seletiva, a anemia se torna DESVANTAGEM, as adaptações das bactérias aos ATB também se tornam desvantajosas- TENDENDO A TORNAR O QUE ERA ANTES DA MUTAÇÃO
Pequenos aumentos de complexidade diminuem o sucesso reprodutivo:
http://docdeoz.multiply.com/photos/hi-r ... 3photo%3D6

Pseudomonas que produzem a membrana se reproduzem menos!
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Para evitar que essa mutação retorne ao anterior há a necessidade de isolamento reprodutivo ou geográfico! Coisa quase impossível com as bactérias...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

Caro,
Não posso emitir opiniões? Diferenças a parte ambos destacam o aperfeiçoamente inerente da matéria...
Ora, evolução biológica diz que matéria se autoorganiza e aperfeiçoa- idéia do progresso inerente
da matéria... Vide sopa primordial...
Puxa, até eu que não sou formado em medicina, e só estudei a Biologia do 2ª grau, posso dizer
que isso é um absurdo! O termo "evolução" no contexto da teoria de Darwin não tem nada a ver
com progresso! Desde quando desenvolver anemia falciforme é progresso? Este tipo de confusão
só se justifica em fanáticos evangélicos muito pouco instruídos e intelectualmente desencaminhados
pela tosca propaganda enganosa dos criacionistas. Este é um argumento recorrente entre crentes
da Assembléia de Deus mas não esperamos ouvir isso de um bioquímico como o Behe ou de um médico
como o senhor.
Mas não sou eu que estou lhe dizendo isso agora, assim como lhe disse antes. Pessoas com phd
em Biologia e teses de doutorado exatamente sobre o tema em questão já lhe explicaram isso,
no entanto o senhor insiste. Além disso ainda está juntando T.E. com Biogênese como
se fossem uma coisa só. E alegar que Darwin foi influenciado pela doutrina espírita, além de
muito questionável, é irrelevante para a discussão da validade de sua teoria, que é apoiada ou
refutada apenas pelas evidências.

A bomba de improbabilidade da seleção natural,que impele a complexidade da vida na escalada do "monte Improvável", é um tipo de equivalente estatístico da elevação da água pela energia do sol ao topo de uma montanha convencional, Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra.
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por Fedidovisk »

A beleza da Seleção Natural consiste em estar sempre sujeita a mudanças, se não nos basearmos num raciocínio progressivo faremos o quê, apelaremos para o misticismo ? Assim sendo, qual das vertentes religiosas é a mais correta para explicar a origem do homem até os dias de hoje ? Será que deduzem que se a SN não pode explicar por hora tal fenômeno automaticamente a religião é a mais apta, e qual delas... quando ela não cria entraves na busca de uma resposta mais eficiente.
Editado pela última vez por Fedidovisk em 03 Fev 2010, 00:36, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

De fato, acredito que a teoria da selecão natural deveria ser vista como uma analogia ampliada - se consciente ou inconsciente de parte de Darwin, nao sei - a economia do laissez-faire, de Adam Smith. (...)
A teoria da selecão natural constitui uma transferência criativa, para a biologia, do argumento básico de Adam Smith a favor de uma economia racional: o equilíbrio e a ordem da natureza não surgem de um controle externo mais elevado (divino) ou da existência de leis operando diretamente sobre o todo, mas sim a partir da luta entre individuos pelos seus proprios benefícios (...)
O autor, apos fazer observacões de Marx sobre Darwin e a comparacão com a sociedade inglesa, coloca uma assertiva:
Darwin pode ter ido buscar na economia a idéia de selecão natural, mas isto não a impede de estar certa.

O Polegar do Panda, p. 54-57 Stepehn Jay Gould foi um defensor acérrimo de Darwin.

Gould está certo. É a natureza quem diz se uma teoria é correta, e não sua inspiração filosófica
ou ideológica, ou qualquer outra. De fato eu creio que a economia é uma boa analogia com a TE,
dando algum indício de que realmente ela possa funcionar na Biologia. A economia não é e nunca
foi resultado de um planejamento centralizado, e quando isto foi tentado deu em desastre. Quem
inventou o dinheiro? Ninguém. Quando as pessoas se aperceberam dessa idéia o dinheiro já existia
fazendo parte da vida delas. Se algo tão complexo quanto a economia pode existir (aos trambulhões)
apenas como resultado de ações cegas e individuais faz sentido verificar se princípios semelhantes
também não podem ser observados na natureza, para, também aos trambulhões, produzir e manter algo
tão complexo quanto o ecosistema deste planeta.

APENAS PROVA QUE A DIDÉIA DE DARWIN NÃO é TÃO GENIAL E QUE ELE É APENAS UM HOMEM DE SEU TEMPO
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Dawkins-O Maior Espetáculo da Terra

Mensagem por docdeoz »

http://docdeoz.multiply.com/photos/hi-r ... 3photo%3D6

È SÓ VER COMO OS EVOLUCIONISTAS TRATAM A TE!

AS GALAXIAS EVOLUEM, AS MOLÉCULAS, O UNIVERSO,ATERRA, O SISTEMA SOLAR, ETC...

E o "cara" apenas copiou Adam Smith!
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Trancado