RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:Só a título de curiosidade/tosquice: lembro de uma revista espírita que falava que o sofrimente na cadeira do dentista é uma forma de pagar dívidas cármicas :) Sério!

1) Que revista é essa? Título, ano, mes, número - artigo, página, autor do artigo...

2) Bem... tem esse cético aí, o grande bam-bam-bam Massimo Polidoro, que mente para defender a fé cética. Segundo os céticos, os céticos são pessoas argutas, sábias, cultas, inteligentes, racionais, honestas, sinceras, perspicazes e outros azes... Se apesar disso, um cético precisou mentir para defender a fé cética, o que impediria a um espírita (segue-se uma lista de qualificativos de baixo calão a respeito de que tipo de pessoas se espera que os espíritas sejam, mas para evitar problemas com a moderação vou deixar que cada um aqui os imagine) de falar uma baita besteira?

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por DarkWings »

Bah sinceramente não lembro da edição, mas era uma da FEB. Mas não é uma crença incomum entre os seguidores de Kardec, o karduco acreditar que os sofrimentos comezinhos são programados no "astral" para evoluírmos através da dor.

Não tem nada de fé cética cara. O problema é que vocês fazem papel de bobos acreditando numa religiãozinha séculodezenovista que se prentendia ciência mas não passa de um amontoado de sandices. Porque não dão uma reciclada e inventam um profeta que revele alguma verdade realmente científica, tipo a cura do câncer. Daí vocês estariam "por cima da carne seca" e calariam nossas bocas.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Botanico escreveu:(...)

O Cristianismo tem o objetivo de levar as pessoas à Salvação e irem para o Céu. O Espiritismo NÃO TEM objetivos.


Bobagem. O Espiritismo tem objetivos bem claros e definidos: cultivar a convicção de que existe algum tipo de vida eterna e satisfazer a vontade de quem insiste em ter respostas prontas para tudo quanto é questão metafísica.

Implicitamente, tem também o objetivo de acostumar seus adeptos a não se incomodarem em compreender o significado e alcance morais de seus atos, propondo como alternativa mais confortável a confiança cega em interpretações egocêntricas e enviezadas das "influências espirituais" convenientemente insondáveis e arbitrárias.


Botanico escreveu:No máximo o que seria um objetivo nosso é mostrar que a continuidade espiritual após a morte do corpo físico é uma realidade. E em que condições o espírito estaria após seu desencarne, aí vai depender do que ele fez em vida. De resto, temos sim um corpo doutrinário que agrada a alguns e não a outros.


Tem uma doutrina de natureza fundamentalista, embora vaga nos pontos em que deveria ser clara. Realmente isso não vai agradar a todos.


Botanico escreveu:(...)

Como vê, o Deus dos cristãos é de fato, como você mesmo disse, um Deus Criador Onipotente e Supremamente Bom... Imagine se não fosse!

E quanto ao livre-arbítrio, que acho que nunca vou conseguir fazê-lo entender o que significa. Veja que os exemplos citados são uma clara violação do livre-arbítrio por parte de Deus. O certo seria, sem influenciação alguma nos sentimentos íntimos das pessoas, elas decidirem o que querem fazer.


Para que houvesse violação clara do livre-arbítrio, ele teria de ter uma definição e um significado claros para começo de conversa. Não é o caso.

Em uma coisa você tem razão. Nunca conseguiram me mostrar uma definição de livre-arbítrio na qual eu visse muito sentido, e não acho que vai ser você a conseguir.

Botanico escreveu:(...)
Livre-arbítrio PLENO, só os espíritos puros e superiores podem tê-lo. Nós aqui, em nosso estágio evolutivo, temos apenas um livre-arbítrio limitado às nossas condições. Chamamos assim de livre-arbítrio apenas a condição em que o indivíduo é dono da última palavra quando tiver de se decidir quanto ao que quer fazer, dizer ou agir.


Ou seja, essa suposta capacidade não é "livre", e portanto não tem por que ser chamada de "livre-arbítrio"?

Botanico escreveu:(...)
Bem, acho que nem vale a pena discutir isso, pois nunca consegui entender seu ponto de vista. Será então que o Budismo é o único pensamento doutrinário que não tem contradições?


Bobagem. Por definição não existe doutrina perfeita.. As doutrinas são apenas rascunhos que servem como ponto de partida para que o discernimento e a reflexão formem alguma coisa útil.

O que influencia o grau de utilidade das doutrinas não é a "pureza da origem", o que aliás pouca importância tem, mas o quão clara a linguagem é para quem a recebe, e quanto discernimento se usa para interpretá-las.

Por isso a grosso modo qualquer doutrina serviria, desde que haja suficiente coerência interna e suficiente vontade de entendê-la e melhorá-la.

Claro que em alguns casos, como o do Espiritismo, o resultado final é o abandono da doutrina inteira. Em alguns projetos o caminho é recomeçar do zero.

Botanico escreveu:(...)
Tá gostando de ver como o ser humano é contraditório? E por que as doutrinas, que são obras humanas, deveriam estar desprovidas desse vício?


Mas é o que estou dizendo já faz tempo. Por isso mesmo não tenho paciência para com doutrinas particularmente desencaminhadas, muito menos faço de conta que são todas igualmente funcionais. Seria uma sandice sem tamanho.

Você parece até o Conselheiro Acácio para falar de óbvio ululante.


Eu estou buscando uma linguagem que você entenda. Se a carapuça serve...

(...)
Sabe, Dantas, é muito pouco provável que pessoas fiquem pensando o tempo todo em grau de esclarecimento e consequências prováveis para praticar atos que reputamos serem bons ou maus.


"Pouco provável"? Não entendi. É claro que é pouco provável que as coisas aconteçam sem serem buscadas especificamente. É, como você diz, óbvio ululante. Mas não tem nada a ver com o assunto, tem? Estamos falando de doutrinas, não de loteria.

(...)
Fazemos o que nos agrada no momento ou até o que não nos agrada, mas o que pensamos na hora pode variar. (...)

Acha que fiquei pensando muito nas consequências das decisões que tomei?


Não, não acho. Mas não se segue que não poderia aprender a fazê-lo. É mais fácil do que você pensa, desde que haja condições favoráveis, a começar por um certo grau de encorajamento do meio social.


Botanico escreveu:(...)

Bem, o Fernandinho Beira-Mar, o Marcola, o Arruda, o Sarney e outros tantos que metem a mão na grana alheia com ou sem violência fizeram isso porque alguma vontade maior os mandou fazer inconscientemente? É isso que está insinuando?


Não, claro que não. Estou dizendo que a maioria, talvez todos, acabam em algum momento se convencendo de que estão afinados com essa hipotética vontade maior.

Botanico escreveu:Tanto quanto eu saiba, ISSO NUNCA FOI ENSINADO NO ESPIRITISMO. O máximo que pode acontecer é que espíritos podem INSPIRAR pessoas a fazer isto ou aquilo. Seria como ter um colega de carne e osso do lado dando conselhos para fazer o isto ou o aquilo. Só que quem vai tomar a decisão final é o aconselhado ou inspirado.


É, você não entendeu mesmo.

O problema é que essa afinidade da Doutrina Espírita em alimentar fantasias de comunicações com "espíritos superiores" e "interferências" de "espíritos inferiores" acaba virando uma desculpa perfeita para ignorar os fatos e a lógica para simplesmente fazer o que der na telha, sem qualquer responsabilidade verdadeira.

Botanico escreveu:(...)

Então se um cara acha que é bobagem adiar a recompensa e ter de trabalhar duro para juntar um dinheiro para a cachaça e pra gastar com a puta e prefere assaltar uma moça, levar sua grana e "traçá-la" tomou essa decisão "inconscientemente"?
Olha, dá pra explicar melhor isso?


Não é "inconsciência", é ignorância mesmo. Torpeza é apenas uma manifestação particularmente brutal da ignorância. Se nós soubéssemos e aceitássemos plenamente as consequências dos nossos atos o mundo seria outro, bem melhor.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

O que é exatamente o LIVRE ARBÍTRIO PLENO ???

O que existe além da capacidade de fazer escolhas ? Como essa simples capacidade de fazer escolhas pode ser graduada ??
Algo como :
Livre arbítrio básico
Livre arbítrio médio
Livre arbítrio pleno

Porque uma simples capacidade de escolha é tratada como se fosse uma entidade ?

Uma vez fiz um curso de filosofia e o professor do curso, dizia que o livre arbítrio só existe na medida da nossa ignorância.

Essa é a explicação que ele dava sobre isso :

"...Vamos supor um sujeito que não sabe ler, e está diante de dois pratos.
Em um dos pratos está duas folhas de alface e uma plaquinha indicando "Alface", na outra está uma deliciosa bomba de chocolate com recheio de Arsênico e uma plaquinha indicando "Bomba de chocolate com Arsênico".
Como o sujeito não sabe ler, óbviamente que vai escolher a bomba de chocolate e vai morrer.
Agora colocamos um sujeito que sabe ler na frente dos dois pratos, e óbviamente ele vai escolher o prato com alface, não tem gosto, mas pelo menos não mata.... :)
Portanto o livre arbítrio não existe, pois a medida que o sujeito toma conhecimento das coisas, sempre vai tomar a decisão certa (o prato de alface)..."

E então como se dá o LIVRE ARBÍTRIO PLENO dos espíritos superiores, já que as únicas decisões que eles vão tomar são baseadas no "amor puro", ou melhor, sendo arautos de Deus, como podem sequer tomar alguma decisão se tudo se dá conforme a vontade do "Criador" ??
Toda a decisão que eles tomarem será para continuar realizando a vontade de Deus sobre o universo, ou seja, se eles contruírem um novo sistema solar será para realizar a vontade do Criador, se eles causarem um terremoto no Haiti e matarem 230 mil pessoas para um resgate coletivo (bota coletivo nisso !!!) será para realizar a vontade do Criador...
Então onde está o LIVRE desse tal livre arbítrio ??

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Pedro Reis »

leonardo_schunk escreveu:O que é exatamente o LIVRE ARBÍTRIO PLENO ???

O que existe além da capacidade de fazer escolhas ? Como essa simples capacidade de fazer escolhas pode ser graduada ??
Algo como :
Livre arbítrio básico
Livre arbítrio médio
Livre arbítrio pleno

Porque uma simples capacidade de escolha é tratada como se fosse uma entidade ?

Uma vez fiz um curso de filosofia e o professor do curso, dizia que o livre arbítrio só existe na medida da nossa ignorância.

Essa é a explicação que ele dava sobre isso :

"...Vamos supor um sujeito que não sabe ler, e está diante de dois pratos.
Em um dos pratos está duas folhas de alface e uma plaquinha indicando "Alface", na outra está uma deliciosa bomba de chocolate com recheio de Arsênico e uma plaquinha indicando "Bomba de chocolate com Arsênico".
Como o sujeito não sabe ler, óbviamente que vai escolher a bomba de chocolate e vai morrer.
Agora colocamos um sujeito que sabe ler na frente dos dois pratos, e óbviamente ele vai escolher o prato com alface, não tem gosto, mas pelo menos não mata.... :)
Portanto o livre arbítrio não existe, pois a medida que o sujeito toma conhecimento das coisas, sempre vai tomar a decisão certa (o prato de alface)..."

E então como se dá o LIVRE ARBÍTRIO PLENO dos espíritos superiores, já que as únicas decisões que eles vão tomar são baseadas no "amor puro", ou melhor, sendo arautos de Deus, como podem sequer tomar alguma decisão se tudo se dá conforme a vontade do "Criador" ??
Toda a decisão que eles tomarem será para continuar realizando a vontade de Deus sobre o universo, ou seja, se eles contruírem um novo sistema solar será para realizar a vontade do Criador, se eles causarem um terremoto no Haiti e matarem 230 mil pessoas para um resgate coletivo (bota coletivo nisso !!!) será para realizar a vontade do Criador...
Então onde está o LIVRE desse tal livre arbítrio ??


Exatamente. Estes seriam os seres com menor margem de livre arbítrio, se é que se pode dizer assim.

Creio que se pode fazer uma comparação mais aprofundada entre a parábola da escolha dos pratos e a conjectura sobre os espíritos mais evoluídos.

Quem escolhe o prato sem veneno, escolhe porque sabe ler e porque é a escolha CERTA segundo a sua natureza. Ou seja, a nossa natureza é querer viver, continuar, e não tivemos qualquer escolha sobre ela.
Por isso a escolha certa para um ser de nossa natureza é evitar o veneno. Nenhum livre arbítrio existe.

Um tal ser de luz faria escolhas segundo a sua natureza, que seria a de servir plenamente ao Criador. Da mesma forma ele não escolheu esta natureza, então onde está o livre arbítrio?

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Carlos Castelo »

Botanico escreveu:
Carlos Castelo escreveu:Se não se ver consistência no que está jogando pra debaixo do tapete, pra que tornar o resto consistente se é tão absurdo quanto?
Acreditemos que espíritos existem, só não podemos acreditar que eles atuem em fenômenos naturais, isso seria uma insensatez muito grande! :emoticon36:

Como eu disse, aí é um juízo de valor seu. E quanto aos espíritos, vou fazer outra comparação: a Terra é povoada por seres físicos inteligentes, de grande potencial tecnológico, e portanto seria uma insensatez acreditar que não podem atuar em fenômenos naturais...

Caiu a ficha? Explique-me porque os seres físicos daqui não têm controle sobre os fenômenos naturais e os seres não-físicos (espíritos) obrigatoriamente teriam de ter, a ponto de se considerar insensato que não o tenham.


Acho que você não entendeu a que eu me referia no final do meu post. O que eu deixei dito foi o fato de você acreditar em espíritos e ao mesmo tempo desacreditar que eles sejam responsáveis pela ação direta em fenômenos geológicos. A comparação crença em espíritos/ação, ambas estão no mesmo grau, são fantásticas demais. Se eles seriam ou não responsáveis por isso, não sou eu quem está afirmando, está no seu livro tosco. Kardec foi apenas um bobo em acreditar no que certos espíritos lhe disseram, já você foi mais esperto não acredita nesse tipo de bobagem!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Pedro Reis »

É, parece que esse tópico está pegando fogo. Ninguém descansou nem no carnaval.

Tem muita coisa aí que eu gostaria de dar meu "pitarco" mas a avalanche de "posts" se sucede em tal
velocidade que quando me preparo para me pronunciar a coisa já ficou lááá pra trás.

Porém, vamos lá. Antes tarde do que nunca.


Botânico escreveu:Pedroca é o seguinte:
MUITA COISA, talvez até a maioria delas, só ficamos sabendo por lemos em algum lugar, ouvimos na televisão, catamos na internet, ou seja: NÃO SOMOS TESTEMUNHAS de muitos dos fatos dos quais ficamos sabendo.
[...]
Por que necessariamente em termos de Espiritismo SOMOS OBRIGADOS a considerar falsos à primeira vista TODOS os depoimentos e testemunhos dados? E por que devo considerar suspeitas TODAS as publicações espíritas. Insinua você então que não existem autores espíritas honestos. São TODOS uns canalhas que preferem mentir para "valorizar" a causa?


Botânico, já antes falamos longamente sobre isso, para quê nos repertirmos? Talvez eu não tenha sido suficientemente claro antes, tentarei me sair melhor agora.

O meu comentário para o claudinei foi uma referência à forma como a Ciência encara a questão dos
testemunhos. Se a Ciência tomasse testemunhos como evidência haveria evidência científica não só do espiritismo e dos fantasmas que Crookes examinou em seus irreproduzíveis "experimentos", mas também de todo tipo imaginável de abobrinha, desde abduções extraterrestres até as peripécias do boto Don Juan.
( E quanta gente não deu testemunhos impressionantes sobre o Chupa-Cabras, não é mesmo? )

Nós sabemos ( você sabe melhor do que eu ) que testemunhos, ainda que de milhares de pessoas como no caso da Virgem de Fátima, e experimentos irreprodutíveis não possuem valor algum para a Ciência. Me lembro inclusive da Anna ( que também é bióloga, como você ) ter comentado que discutiu esse ponto a exaustão contigo. E o pior é que você, como revisor, jamais aceitaria que se publicasse em um periódico científico alguma coisa análoga no campo da Botânica, ao que Crookes e outros fizeram.

Não entendo muito de Botânica, então é difícil para mim dar um exemplo, mas para não sair da área da Biologia me recordo de um documentário muito interessante que vi no National Geographic.

Um naturalista viveu durante meses em uma matilha de lobos. Como um lobo! Foi em um zoológico, não me lembro onde, ele pouco a pouco conseguiu a aceitação do grupo e passou a viver entre eles, andando de quatro, comendo carne crua junto com os outros lobos... Um negócio porreta! Ele aprendeu muito sobre os lobos e tirou muitas conclusões sobre estes animais. Porém, no final do programa, um outro cientista, que também se dedicava a estudar lobos, deu uma declaração mais ou menos assim: " Olha,
isso tudo é muito interessante mas eu vejo muitos problemas no âmbito da Ciência para transportar esse experimento para outras situações ou lugares."

O que ele estava querendo dizer na verdade é que o que o maluco fez foi muito corajoso, muito legal... mas não tem o menor valor científico. Para começar os lobos não estavam em seu habitat natural, além disso foi uma situação muito específica, onde a habilidade do sujeito em interagir com as feras foi essencial. Eu se entro lá morro estraçalhado. Não é qualquer um que pode fazer e a maioria nem tentaria.
E mesmo esse cara, se tentar de novo com outra matilha, em outro lugar, outras circunstãncias... bom, quem sabe o que pode acontecer...

Este é um exemplo de uma experiência que não pode ser reproduzida independentemente de quem idealizou o experimento, ou seja, por qualquer um, a qualquer tempo, em qualquer lugar. Portanto temos problemas em reconhecer esta experiência como científica. E olha que foi tudo filmado, hein!, e mesmo assim não vale.

As regras do jogo são mais rigorosas. Quando eu leio em um livro de Física que o período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do fio eu acredito. Acredito sem nunca ter me dado ao trabalho de reproduzir o famoso experimento de Galileu. Isso porque sei que este é de fato um experimento científico, que pode ser reproduzido por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer ponto do universo, e já o foi milhões de vezes. Na verdade todo relógio de pêndulo construído reproduzia o experimento. Assim não precisamos confiar na palavra de ninguém, nem na reputação ou autoridade de ninguém. O que vale é o que pode ser verificado.

Então quando você argumenta que quase tudo que se sabe é o que se aprende nos livros, involuntariamente você está passando para o claudinei uma imagem distorcida sobre o que seja Ciência.
Porque á primeira vista isto parece um argumento de autoridade: " Ora, se nós acreditamos no que lemos em livros de Física, Química e Biologia, e raramente comprovamos pessoalmente estes artigos, porque devemos tratar de forma diferente o farto material que já foi produzido a respeito do Espiritismo?"

É assim que eles lêem o que você escreveu, mas eles não sabem que a diferença está justamente no fato de espiritismo não ser Ciência, e o que você cita são relatos de pessoas que lidaram com determinados auto alegados médiuns. Apenas isso, relatos. E relatos existem sobre todo tipo de coisa fantástica que se puder imaginar, incluindo o fenômeno de relatos em massa sobre um mesmo evento sobrenatural.

Qual o peso, como e até onde se pode confiar em relatos é uma outra discussão, mas aqui se trata de não confundir a cabeça de nenhuma pessoa fazendo-a crer que nós aceitamos que a frequência de um pêndulo só depende do comprimento do fio porque confiamos no relato de Galileu.

É totalmente diferente! Como qualquer um pode reproduzir este experimento eu nem preciso me dar a este trabalho, e, aí sim, confiar no que estou lendo, porque sei que como o experimento é reprodutível se não fosse verdadeiro já teria sido refutado. Além disso o que aprendemos lendo material científico serve de base para as mais variadas aplicações tecnológicas, e portanto, indiretamente, todos nós comprovamos diariamente estes conhecimentos.

E=mc² ? Li sobre isso, mas nunca converti pessoalmente matéria em energia. Não obstante a energia elétrica de Angra chega todos os dias à minha casa.

Eu também acredito muito que o resultado das experiências levadas a cabo no acelerador de partículas do CERN é exatamente o que está escrito nos relatórios. Mesmo sem ter acesso a nenhum acelerador de partículas ou conhecer alguém que tenha. E não é porque lá trabalham milhares de físicos ou porque dezenas assinam o relatório, mas porque aceleradores de partículas podem ser construídos e existem vários outros pelo mundo. E muitos outros ainda serão. Portanto alegações falsas sobre eventos verificáveis não vão muito longe, e mais cedo ou mais tarde qualquer fraude ou equívoco é refutado.

É assim que a Ciência trabalha.


Botânico escreveu:Ô meu caro! É só você fazer uma MÍNIMA comparação: na IURD só entra e fica quem der dízimos e mais dízimos... Ofertas e mais ofertas... No caso do Chico, ele NADA cobrava e nem recebia os direitos autorais, pois foram todos doados...



Mas aí está se partindo do pressuposto que dinheiro é a única motivação de qualquer pessoa. Ou que pelo menos ninguém é levado a iludir o seu semelhante a não ser por dinheiro. Mas não é bem assim.

Talvez para o Chico Xavier, um homem de origem humilde de uma cidade pequeníssima, vir a ser mundialmente reconhecido, respeitado e venerado como um santo valesse mais que juntar muitos milhões no banco. Considera essa hipótese absurda?

Não tenho dúvida que Chico Xavier poderia ter faturado muito, aliás espiritualistas ganhando grana em cima dos espíritos não é novidade desde os tempos de Eva Fay e seus shows burlescos. Como em todas as outras religiões o Espiritismo está cheio de gente faturando muito. A quadrilha,digo, a família Gasparetto vive muito bem e que eu saiba ninguém lá nunca teve uma carteira de trabalho.

Porém Chico Xavier era inteligente o bastante para saber que era necessário escolher entre dinheiro e uma reputação imaculada. Não dava para ficar com as duas e ele preferiu a segunda.

Não é a escolha que alguém como Bispo Macedo faria, mas cada um é cada um.


Botânico escreveu:Tanto quanto eu saiba, só a Otília Diogo é que acabou desmascarada quando sua mediunidade decaiu, já que ela queria ganhar dinheiro com isso. Só não entendo como é que fraude tão tosca não foi desmascarada pelos repórteres do Cruzeiro no ato...


Eu não disse que a fraude era tosca. Disse que as fotos eram toscas. E realmente são.

Não apenas as da Otília, mas outras, inclusive aquela em que o Chico Xavier está ao lado de um gaiato com uma tira de pano ectoplasmático na boca.

Mas já analisamos o caso da Dona Otília antes. Meros repórteres não terem desvendado o truque não significa que não tenha sido truque. Se você for no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, terá oportunidade de ver alguns ambulantes fazendo mágicas bem bacanas e rodeados por populares a um metro de distância. Dou um doce se você descobrir como é feito o truque. Dois doces se você descobrir como o cara faz desaparecer todo o conteúdo de uma tulipa de chopp em uma folha de jornal. E olha que o sujeito nem é mágico profissional.

E lembre-se: nem os repórteres e nem ninguém viu a materialização do fantasma. Quem estava lá só viu uma pessoa fantasiada de fantasma. Também ninguém viu quando o fantasma se desmaterializou. E é sempre assim. Estranho, não é mesmo?

Contudo outras coisas chamam atenção nesse caso da Otília. Dizia-se dessa senhora ser pessoa humilde e analfabeta, e por isso mesmo incapaz de realizar uma farsa tão elaborada. Mas depois quando ela perde seus poderes passa a simular através de artifícios o que antes eram materializações genuínas. ( Genuínas na ótica de quem acredita, alguém menos bobo desconfiaria que tudo sempre foi truque. )

Mas o que se prova com isso? De duas, uma: ou esta senhora era intelectualmente mais sofisticada do que costumava transparecer ( então pelo menos nisso ela enganava a todos. E por quê e pra quê? ), ou então ser humilde e analfabeto não impede ninguém de aprender elaborados procedimentos de ilusionismo.

Mas suponhamos que a versão dos crédulos seja verdadeira. Otília era uma mulher nascida na mais profunda pobreza, nunca teve nenhum tipo de instrução porém foi abençoada com o mais extraordinário dom da mediunidade: a capacidade de ser um canal para a materialização dos desencarnados.

Levada pelo desespero da fome e pelas vicissitudes da miséria se vê tentada a ganhar algum dinheiro protagonizando espetáculos mediúnicos. E quem honestamente poderia condena-la por isso? Ninguém, a não ser os espíritos, éticos e zelosos que são da credibilliade da doutrina de kardec. Dona Otília que passasse fome mas os fantasmas não iriam mais se prostituir dessa forma, exibindo-se em espetáculos deprimentes onde parentes enlutados eram constrangidos a fazer doações em dinheiro. Não para a caridade ou obras sociais, mas para o bolso da médium. ( Embora sendo ela tão pobre, coitada, isto também não deixasse de ser uma caridade. )

Foi então decretada a cassação sumária de seus poderes mágicos e Otília Diogo se vê subitamente privada de seu ganha pão.

Mas pera lá, temos que fazer uma pausa aqui! Então é assim? Médium mercenário é punido com a perda da mediunidade? Bom, até acho correto, mas porque não aconteceu o mesmo com Eva Fay e outras centenas de alegados médiuns que se apresentavam em auditórios, cobrando ingressos e tudo, fazendo carreira no teatro de variedades às custas de espíritos bem submissos e incansáveis que, noite após noite,
se dispunham a comparecer pontualmente no horário marcado para a apresentação, fazendo sempre os mesmos truques para a platéia, como macaquinhos circenses amestrados?

Até hoje temos gente como os Gasparettos, sequer oriundos de camadas mais carentes da população, explorando comercialmente a mediunidade e ninguém lá no mundo espiritual resolve dar um "chega pra lá" neles. Nem mesmo uma admoestação?

Cá pra nós, sacanagem o que fizeram com a Otília Diogo.

Mas vejam, a necessidade é mesmo a mãe das invenções. O tiro saiu pela culatra porque esta mulher ignorante que sequer sabia assinar o próprio nome não se conforma e passa a simular a materialização de espíritos através de um muito sofisticado procedimento de ilusionismo. E ao que tudo indica muito bem executado, já que nunca foi pega no ato. Se a polícia não encontra a mala contendo roupas idênticas àquelas em que o fantasma posa para fotos ao lado do Chico Xavier, Otília Diogo continuaria fazendo dinheiro e denegrindo a boa imagem do Espiritismo.

Mas no final das contas foi pior porque com isso os céticos ficaram ainda mais céticos ( não sem razão ), julgando que tudo nunca passou de um embuste, e pior, com a eventual participação do Chico Xavier.
Mas talvez nem os espíritos pudessem supor que a analfabeta Otília fosse capaz de tal artimanha.

Talvez por isso mesmo você, Botânico, tenha posto em dúvida o flagrante e a confissão na delegacia.
Tudo muito suspeito, tudo muito estranho... talvez um complô marionetado pelas influências da Igreja Católica, eterna perseguidora e arqui-vilã-inimiga do Espiritismo.

Eu até ficaria tentado a considerar esta hipótese se ela não pusesse em cheque a própria mediunidade de Chico Xavier. Afinal, você sabe, ele publicamente declarou que a médium havia perdido seus dons e passara a apelar para a picaretagem pura e simples. Exatamente como a própria declarou em sua confissão na delegacia. Ora, o Chico tinha suas fontes, ele deveria saber. Ele TINHA que saber.


Botânico escreveu:Não entrou de surpresa (não estava proibido de entrar) e ficou faltando explicar como é que o ajudante entrou lá, uma vez que só poderia fazê-lo atravessando paredes, portas ou janelas trancadas. Isso você ainda não me descreveu como é feito.


Eu vou fazer um curso de mágica com o traíra do Mister M e depois te dou todos os detalhes de como isso é feito. Como a mulher de biquini aparece dentro da jaula trancada onde antes havia um tigre. No momento tudo que posso fazer é confessar a minha ignorãncia, mas você se lembra dos vídeos que de mágica que eu postei em outro tópico? Se você teve a curiosidade de assistir algum viu coisas muito mais impressionantes. Saberia me explicar como é feito? Como um homem e uma mulher trocavam instantaneamente de roupa dezenas de vezes na frente de centenas de pessoas? De onde vinham todas aquelas roupas, para onde iam as roupas? Saberia dizer como fizeram isso? Se nós não sabemos isso prova que na verdade não era mágica e sim fenômeno mediúnico?

Botânico escreveu:Como sabe que o homem JAMAIS existiu? Uma vez que vários moradores passaram por aquela casa e notaram OS MESMOS fenômenos, como poderiam ser obra de arte de duas mocinhas que só vieram a morar lá anos depois?


Bom, vou te dar uma dica de como cheguei a esta surpreendente conclusão.

As mocinhas sabiam nome, sobrenome e profissão do fantasma. E também a época, local e circunstãncias de sua morte.

Apesar disso o corpo jamais foi encontrado, mesmo o próprio morto estando a disposição para indicar o lugar. Porém o mais estranho é que jamais apareceu ninguém que tenha conhecido um caixeiro viajante com o nome do falecido. ( Lembre-se que estamos falando de um caso de enorme repercussão nos Estados Unidos e até fora do país. O caso foi tão famoso que décadas depois as irmãs ainda lotaram um teatro quando anunciaram que iriam demonstrar como faziam o truque. )

A despeito disso nunca apareceu ninguém que dissesse: " Hei, eu conheci este cara. Tomei umas cervejas com ele." Qual era a profissão do fantasma? Caixeiro viajante. Ele teria que lidar com clientes e fornecedores, conhecer pessoas em muitas cidades, hospedar-se em hóteis e pensões. Inclusive na própria cidadezinha onde teria ocorrido o crime.

Mas como, nem mesmo nessa cidadezinha, nenhum dono de estabelecimento comercial jamais conhecera um caixeiro viajante com aquele nome? E nem em nenhuma outra cidade.

Burramente as meninas indicaram que o falecido deixou mulher e filhos. E ainda forneceram os nomes.
Nunca encontram esta viúva e estes filhos. Aparentemente esta foi a única família nos Estados Unidos que não ficou sabendo do caso, porque de outra forma a viúva teria dito: " Meu Deus, é verdade. Esse é o meu marido que saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. E eu aqui esse tempo todo pensando que ele tinha arrumado outra... "

Ou talvez ele tenha sido péssimo pai e marido. Um traste que nem mesmo em espírito a mulher e os filhos quiseram saber dele. Mas e os amigos? Ele não tinha amigos, parentes, primos, irmãos, sobrinhos, nada?!

Nem amigos, parentes e nem documentos. Nunca se encontrou em nenhum cartório uma certidão de nascimento com o nome do falecido.

Será que estou sendo muito cético-cabeça-dura suspeitando que esse cara jamais existiu?


Botânico escreveu:Houve um tempo que isso foi até verdade (entre 1850 e 1930), mas como você bem sabe, houve o fenômeno da INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA, que continua ocorrendo até hoje. Assim então, preferimos darmos a famílias enlutadas provas particulares, que só dizem respeito a elas do que ficar ouvindo a mesma ladainha cética.



Botânico, não dá. Todas as famílias são famílias enlutadas. A morte é uma consequência da vida e não há ninguém que não tenha perdido um dos seus. Seria uma alegria imensa, até mesmo para os céticos-cabeça-dura, saber que a vida continua.

E se metade do que os espíritas afirmam for verdade seria tão fácil provar isto ao mundo que eu não posso conceber que ainda não tenha sido feito.

Claro, a Teoria da Evolução e a chegada do homem na Lua ainda não convenceram a todos, mas esta não é uma comparação justa porque estes não são eventos que as pessoas comuns comprovem pessoalmente.
Ninguém pôde ir na Apolo 11 junto com os astronautas. Ninguém pôde ver um Australophitecus evoluindo em Homo Sapiens.

No entanto você conhece alguém que duvide da eletricidade, ou dos satélites, ou de que imagens podem ser transmitidas a distãncia em tempo real? Há milagres e maravilhas que já nem damos bola, porque fazem parte da nossa vida. Porque o mesmo não aconteceria com a realidade do mundo espiritual?

Muita gente é cética em relação a UFOs, mas no dia em que pousar a nave mãe no Central Park e o comandante der uma entrevista no jornal da ABC passa a ser tão fato quanto a Terra é redonda.

Eu, quando morrer, volto aqui e provo ao mundo de uma vez por todas que fantasmas existem. Mais ainda, provo aos espíritas-céticos-cabeças-dura que era fácil fácil fazer isso.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Botânico escreveu:Pedroca é o seguinte:
MUITA COISA, talvez até a maioria delas, só ficamos sabendo por lemos em algum lugar, ouvimos na televisão, catamos na internet, ou seja: NÃO SOMOS TESTEMUNHAS de muitos dos fatos dos quais ficamos sabendo.
[...]
Por que necessariamente em termos de Espiritismo SOMOS OBRIGADOS a considerar falsos à primeira vista TODOS os depoimentos e testemunhos dados? E por que devo considerar suspeitas TODAS as publicações espíritas. Insinua você então que não existem autores espíritas honestos. São TODOS uns canalhas que preferem mentir para "valorizar" a causa?

Pedro Reis escreveu:Botânico, já antes falamos longamente sobre isso, para quê nos repertirmos? Talvez eu não tenha sido suficientemente claro antes, tentarei me sair melhor agora.

O meu comentário para o claudinei foi uma referência à forma como a Ciência encara a questão dos testemunhos. Se a Ciência tomasse testemunhos como evidência haveria evidência científica não só do espiritismo e dos fantasmas que Crookes examinou em seus irreproduzíveis "experimentos", mas também de todo tipo imaginável de abobrinha, desde abduções extraterrestres até as peripécias do boto Don Juan. ( E quanta gente não deu testemunhos impressionantes sobre o Chupa-Cabras, não é mesmo? )

Nós sabemos ( você sabe melhor do que eu ) que testemunhos, ainda que de milhares de pessoas como no caso da Virgem de Fátima, e experimentos irreprodutíveis não possuem valor algum para a Ciência. Me lembro inclusive da Anna ( que também é bióloga, como você ) ter comentado que discutiu esse ponto a exaustão contigo. E o pior é que você, como revisor, jamais aceitaria que se publicasse em um periódico científico alguma coisa análoga no campo da Botânica, ao que Crookes e outros fizeram.

A diferença minha aqui, Pedroca é que, como você fez acima, o pessoal cético quer NIVELAR os testemunhos feitos pelos CIENTISTAS QUE INVESTIGARAM A COISA às pataquadas que você listou. E aí é que eu discordo. Não são a mesma coisa:

1) TODO trabalho científico é UM RELATO OU TESTEMUNHO do que um cientista ou um grupo de cientistas fizeram. No máximo o que pode haver são relatos ou testemunhos bem ou mal feitos. Eu já rejeitei trabalhos científicos porque tinham falhas que comprometiam a clareza e o que era afirmado pelos cientistas que o fizeram por estarem incompletos neste ou naqueles pontos.

2) Os cientistas que lidaram com a coisa TINHAM EM MENTE QUE EXISTIA POSSIBILIDADES DE FRAUDES e aí então procuraram tomar medidas para evitar que estas acontecessem. Mas o pessoal cético proclama que eles JAMAIS pensaram nisso: entraram de gaiato no navio. Crookes fez a sua queixa:
_ Não me dão meus adversários o mínimo de crédito de bom senso? Por que acham eles que as objeções que me fazem jamais me teriam ocorrido?

3) Como já disse, houve a INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Os críticos dos cientistas em questão só falavam DE LONGE. NENHUM DELES TEVE PEITO O BASTANTE para fazer os experimentos eles mesmos e ver por sua conta se Crookes & Cia Bela estavam alucinados (os céticos acreditam que uma chapa fotográfica pode sofrer alucinações, sabia?), ou extremamente míopes ou apaixonados pela mocinha feia... E ficam aqui os céticos bem ufanos: _ Ah! Se fossem o Ramsey, o Carpenter ou Kelvin fazendo os experimentos, o resultado seria muito diferente! Que pena que nunca fizeram.

4) Quanto à reprodutibilidade... Bem, de 1850 a 1930 mais de 200 cientistas REPRODUZIRAM esses experimentos e chegaram a resultados parecidos... E procuravam ao longo do tempo aperfeiçoar ainda mais os métodos e se cercarem de mais garantias. Mesmo assim as coisas aconteciam. O que ficou faltando então?

5) Já me esfregaram na cara mais de uma vez uma tal de "teoria conspiratória contra o Espiritismo", onde a comunidade científica procurava abafar tudo o que se pudesse relacionar com mediunidade. Bem, com o item acima eu fico mais ressabiado ainda, pois SE TUDO É FRAUDE, então aqueles mais de 200 cientistas teriam sustentado uma conspiração fraudulenta durante 80 anos e SEM NENHUM MOTIVO PLAUSÍVEL, pois lidar com mediunidade trazia desprestígio ao cientista ou outro "sábio" perante a comunidade científica. Ou seja, não faz o menor sentido uma conspiração dessas.

6) Eu já tinha proposto aqui que o pessoal cético fizesse uma campanha contra a Faculdade de Filosofia, Letra e CIÊNCIAS HUMANAS da USP para que retirassem esse "Ciências Humanas" de sua sigla. Não existem ciências humanas. O ser humano não é passível de ser estudado cientificamente. E talvez seja esse então o problema aí com a Ciência e os médiuns. Eu posso herborizar as plantas que pesquisei e daqui a 100 anos, se algum cientista quiser verificar um ponto de um trabalho que publiquei e que não foi explorado, ele pode simplesmente comunicar-se com o herbário e solicitar uma duplicata. Só que não adianta mumificar o médium, pois mesmo depois de retirado do sarcófago 100 anos depois ele não vai mais produzir fenômenos de materialização...
Se é nesse ferro e fogo que queremos determinar o que é Ciência, então tudo bem, vamos declarar extintas as ciências humanas e exigir delas outra nomenclatura.

Pedro Reis escreveu:Não entendo muito de Botânica, então é difícil para mim dar um exemplo, mas para não sair da área da Biologia me recordo de um documentário muito interessante que vi no National Geographic. (....)
" Olha,
isso tudo é muito interessante mas eu vejo muitos problemas no âmbito da Ciência para transportar esse experimento para outras situações ou lugares."

(...)

Este é um exemplo de uma experiência que não pode ser reproduzida independentemente de quem idealizou o experimento, ou seja, por qualquer um, a qualquer tempo, em qualquer lugar. Portanto temos problemas em reconhecer esta experiência como científica. E olha que foi tudo filmado, hein!, e mesmo assim não vale.

As regras do jogo são mais rigorosas. Quando eu leio em um livro de Física que o período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do fio eu acredito. Acredito sem nunca ter me dado ao trabalho de reproduzir o famoso experimento de Galileu. Isso porque sei que este é de fato um experimento científico, que pode ser reproduzido por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer ponto do universo, e já o foi milhões de vezes. Na verdade todo relógio de pêndulo construído reproduzia o experimento. Assim não precisamos confiar na palavra de ninguém, nem na reputação ou autoridade de ninguém. O que vale é o que pode ser verificado.

Então quando você argumenta que quase tudo que se sabe é o que se aprende nos livros, involuntariamente você está passando para o claudinei uma imagem distorcida sobre o que seja Ciência.
Porque á primeira vista isto parece um argumento de autoridade: " Ora, se nós acreditamos no que lemos em livros de Física, Química e Biologia, e raramente comprovamos pessoalmente estes artigos, porque devemos tratar de forma diferente o farto material que já foi produzido a respeito do Espiritismo?"

É assim que eles lêem o que você escreveu, mas eles não sabem que a diferença está justamente no fato de espiritismo não ser Ciência, e o que você cita são relatos de pessoas que lidaram com determinados auto alegados médiuns. Apenas isso, relatos. E relatos existem sobre todo tipo de coisa fantástica que se puder imaginar, incluindo o fenômeno de relatos em massa sobre um mesmo evento sobrenatural.
(...)

Portanto alegações falsas sobre eventos verificáveis não vão muito longe, e mais cedo ou mais tarde qualquer fraude ou equívoco é refutado.

É assim que a Ciência trabalha.

Certo, certo... Só que eu ainda estou para ver alguém me apresentar alguma pesquisa de natureza puramente teórica que tenha tido os seus EXPERIMENTOS repetidos ao longo de 80 anos, por vários cientistas, lidando com vários médiuns e chegando a resultados parecidos (e de quebra desmascarando os farsantes, mostrando então que seus métodos não era pouco porcaria como você parece insinuar mais adiante). Mas a comunidade científica não os aceitou e, considerando que cumpriram os requisitos por você indicados, certamente essa recusa se baseou em razões eu diria filosóficas... Ainda querem mais experimentos? Para quê? Vão convencer alguém?

Botânico escreveu:Ô meu caro! É só você fazer uma MÍNIMA comparação: na IURD só entra e fica quem der dízimos e mais dízimos... Ofertas e mais ofertas... No caso do Chico, ele NADA cobrava e nem recebia os direitos autorais, pois foram todos doados...


Pedro Reis escreveu:Mas aí está se partindo do pressuposto que dinheiro é a única motivação de qualquer pessoa. Ou que pelo menos ninguém é levado a iludir o seu semelhante a não ser por dinheiro. Mas não é bem assim.

Talvez para o Chico Xavier, um homem de origem humilde de uma cidade pequeníssima, vir a ser mundialmente reconhecido, respeitado e venerado como um santo valesse mais que juntar muitos milhões no banco. Considera essa hipótese absurda?

Não tenho dúvida que Chico Xavier poderia ter faturado muito, aliás espiritualistas ganhando grana em cima dos espíritos não é novidade desde os tempos de Eva Fay e seus shows burlescos. Como em todas as outras religiões o Espiritismo está cheio de gente faturando muito. A quadrilha,digo, a família Gasparetto vive muito bem e que eu saiba ninguém lá nunca teve uma carteira de trabalho.

Porém Chico Xavier era inteligente o bastante para saber que era necessário escolher entre dinheiro e uma reputação imaculada. Não dava para ficar com as duas e ele preferiu a segunda.

Não é a escolha que alguém como Bispo Macedo faria, mas cada um é cada um.

Olha... tudo bem, não tenho dados estatísticos disso, mas em geral gentinha muito humilde e pobre quando começa a ganhar dinheiro e muito, vira "família Buscapé" (já viu?). Ferdinand Marcus, Sadan Hussein, e outros governantes tiveram infância pobre e humilde e quando se tornaram ditadores, construíram palácios decoradíssimo com o máximo de mal gosto... Parece ser uma doença típica de pobre que vira rico: quer ter tudo o que não pôde ter na vida enquanto pobre...

Reputação imaculada... Vamos fazer o seguinte: peça ao pessoal cético aqui do fórum para fazer uma lista do que é que eles pensam do tipo de pessoa que Chico Xavier foi. Já vou adiantar o primeiro item da lista:
1) Chico Bixaer... (ele era uma bichona...).

Botânico escreveu:Tanto quanto eu saiba, só a Otília Diogo é que acabou desmascarada quando sua mediunidade decaiu, já que ela queria ganhar dinheiro com isso. Só não entendo como é que fraude tão tosca não foi desmascarada pelos repórteres do Cruzeiro no ato...


Pedro Reis escreveu:Eu não disse que a fraude era tosca. Disse que as fotos eram toscas. E realmente são.

O problema é que o pessoal cético ATÉ HOJE nunca me disse o que não seria uma foto tosca.

Pedro Reis escreveu:Não apenas as da Otília, mas outras, inclusive aquela em que o Chico Xavier está ao lado de um gaiato com uma tira de pano ectoplasmático na boca.

Mas já analisamos o caso da Dona Otília antes. Meros repórteres não terem desvendado o truque não significa que não tenha sido truque. Se você for no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, terá oportunidade de ver alguns ambulantes fazendo mágicas bem bacanas e rodeados por populares a um metro de distância. Dou um doce se você descobrir como é feito o truque. Dois doces se você descobrir como o cara faz desaparecer todo o conteúdo de uma tulipa de chopp em uma folha de jornal. E olha que o sujeito nem é mágico profissional.

Bem, não vou me dar a esse trabalho, mas é interessante como prestando bem atenção você até pode descobrir os truques. Houve um episódio da série Columbo onde um paranormal fajuto fez um fenômeno espetacular, desmoralizando um mágico tipo James Randi que montou todo um experimento que desmascararia o paranormal. E lá estavam um grupo de agentes da CIA, que ficaram muito impressionados e recrutaram o paranormal para o seu grupo (simples demais, mas lógico que não havia tempo nem seria interesse revelar os reais métodos da CIA num caso como esse). A verdade é que o mágico tinha o rabo preso como paranormal e todo aquele fenômeno foi só uma armação que o Columbo, com a ajuda de um menino nerd que entendia um pouco da coisa, desmascarou a farsa. Foi mostrado tudo como o truque do paranormal foi feito e era até bem fácil.
Mas o motivo do Columbo aparecer nessa história é que o mágico apareceu morto e ele então estava investigando o caso e chegou ao paranormal. A cena da morte do mágico parecia um acidente: ele estava testando a guilhotina mágica e... acabou perdendo a cabeça e não a encontrou mais. No episódio mostra que foi o paranormal que o assassinou. No episódio NÃO É REVELADO como é o truque da guilhotina mágica. Num espetáculo, seria assim: coloca-se uma cabeça de repolho no local da reentrância, fecha-se com a outra metade e solta-se a lâmina. Aí então coloca-se uma pessoa lá e aí a lâmina desce e atravessa o pescoço do voluntário sem cortá-lo. Não vou lhe dar doce algum, mas veja aí se você consegue descobrir como é feito esse truque. Eu o descobri de primeira.

Pedro Reis escreveu:E lembre-se: nem os repórteres e nem ninguém viu a materialização do fantasma. Quem estava lá só viu uma pessoa fantasiada de fantasma. Também ninguém viu quando o fantasma se desmaterializou. E é sempre assim. Estranho, não é mesmo?

Como é que ninguém viu o fantasma se materializar se um repórter ficou batendo fotos junto à jaula e registrou toda uma sequência de formação até a materialização se completar e ATRAVESSAR as barras da jaula sem abri-la? Essa sequência de fotos foi publicada na própria revista O Cruzeiro.

Pedro Reis escreveu:Contudo outras coisas chamam atenção nesse caso da Otília. Dizia-se dessa senhora ser pessoa humilde e analfabeta, e por isso mesmo incapaz de realizar uma farsa tão elaborada. Mas depois quando ela perde seus poderes passa a simular através de artifícios o que antes eram materializações genuínas. ( Genuínas na ótica de quem acredita, alguém menos bobo desconfiaria que tudo sempre foi truque. )

Mas o que se prova com isso? De duas, uma: ou esta senhora era intelectualmente mais sofisticada do que costumava transparecer ( então pelo menos nisso ela enganava a todos. E por quê e pra quê? ), ou então ser humilde e analfabeto não impede ninguém de aprender elaborados procedimentos de ilusionismo.

Mas suponhamos que a versão dos crédulos seja verdadeira. Otília era uma mulher nascida na mais profunda pobreza, nunca teve nenhum tipo de instrução porém foi abençoada com o mais extraordinário dom da mediunidade: a capacidade de ser um canal para a materialização dos desencarnados.

Levada pelo desespero da fome e pelas vicissitudes da miséria se vê tentada a ganhar algum dinheiro protagonizando espetáculos mediúnicos. E quem honestamente poderia condena-la por isso? Ninguém, a não ser os espíritos, éticos e zelosos que são da credibilliade da doutrina de kardec. Dona Otília que passasse fome mas os fantasmas não iriam mais se prostituir dessa forma, exibindo-se em espetáculos deprimentes onde parentes enlutados eram constrangidos a fazer doações em dinheiro. Não para a caridade ou obras sociais, mas para o bolso da médium. ( Embora sendo ela tão pobre, coitada, isto também não deixasse de ser uma caridade. )

Foi então decretada a cassação sumária de seus poderes mágicos e Otília Diogo se vê subitamente privada de seu ganha pão.

Mas pera lá, temos que fazer uma pausa aqui! Então é assim? Médium mercenário é punido com a perda da mediunidade? Bom, até acho correto, mas porque não aconteceu o mesmo com Eva Fay e outras centenas de alegados médiuns que se apresentavam em auditórios, cobrando ingressos e tudo, fazendo carreira no teatro de variedades às custas de espíritos bem submissos e incansáveis que, noite após noite, se dispunham a comparecer pontualmente no horário marcado para a apresentação, fazendo sempre os mesmos truques para a platéia, como macaquinhos circenses amestrados?

Até hoje temos gente como os Gasparettos, sequer oriundos de camadas mais carentes da população, explorando comercialmente a mediunidade e ninguém lá no mundo espiritual resolve dar um "chega pra lá" neles. Nem mesmo uma admoestação?

Cá pra nós, sacanagem o que fizeram com a Otília Diogo.

Vamos deixar claro uma coisa, Pedroca. TODA essa chorosa situação com relação à Otília não é exatamente justificada, pois havia MUITAS maneiras de uma pessoa pobre ganhar seu sustento, sem precisar recorrer à mediunidade. Sobre esta não temos controle. O desejo de progredir e melhorar fazem diferença. Otília poderia fazer cursos de alfabetização, aprender alguma profissão e assim ganhar seu sustento. Creio que Chico & Cia Bela teriam o maior interesse em ajudá-la nisso. Mas tal como os vagabundos que vêm à minha porta pedir esmolas, pra que tanto esforço se fazendo sessões se poderia ganhar em um dia o que demoraria mais de um mês? Então, ESTOU SUPONDO E NÃO AFIRMANDO, talvez o mundo espiritual entendesse que, para que não cometesse mais desatinos nesse caminho, sua mediunidade foi bloqueada. Aí deu no que deu. Descoberta a fraude, ela finalmente foi jogada para escanteio, mas teve sorte de conhecer um caminhoneiro com quem se casou e viveu com ele até a sua morte.

Já no caso dos Gasparettos entendo ser OUTRA situação. Ao contrário de Otília, eles são gente culta. Se alguma vez foram ESPÍRITAS, pelo jeito não gostaram deste princípio de fazer caridade (ninguém vai me explorar, declarou um dia a senhora Gasparetta). Vejamos entretanto uma diferença entre a Otília e os Gasparettos. Otília, uma vez perdida a sua mediunidade, estava vendendo UMA FRAUDE, estava cometendo um crime de estelionato. Já os Gasparettos não. Tem um lá que suja telas, dizendo-se terem sido pintadas pelo espírito do Picasso, do Travasso, do Davasso e outros assos... Se algum imbecil quer acreditar que aquela tela suja é uma obra mediúnica, azar do crédulo, que pode ter de pagar uma nota preta só porque "o espírito tal" foi o autor. Mas uma coisa nem esse crédulo pode negar conhecer: quem sujou a tela foi o Gasparetto. A mesma coisa é o irmão dele, que recebe músicas espirituais, e a mãe, que escreve livros. Nenhuma dessas atividades são ilegais de per si. O caso Humberto de Campos já decidiu a jurisprudência sobre isso. Se os Gasparettos querem ganhar a grana que ganham com isso, perante a lei não estão fazendo nada de errado.

Como espírita POSSO SUPOR que essa família teria assumido compromissos espirituais de divulgação doutrinária e, de quebra, dar exemplo de humildade e caridade, como fez o Chico. Se ao chegarem no mundo espiritual se fizer a cobrança pelo não cumprimento do acordo...
Mas tudo bem, você pode alegar aqui que é a mesma coisa de dizer que se aceitar a Cristo, você vai pro Céu... mas a mercadoria vai ser entregue só após a morte.

Pedro Reis escreveu:Mas vejam, a necessidade é mesmo a mãe das invenções. O tiro saiu pela culatra porque esta mulher ignorante que sequer sabia assinar o próprio nome não se conforma e passa a simular a materialização de espíritos através de um muito sofisticado procedimento de ilusionismo. E ao que tudo indica muito bem executado, já que nunca foi pega no ato. Se a polícia não encontra a mala contendo roupas idênticas àquelas em que o fantasma posa para fotos ao lado do Chico Xavier, Otília Diogo continuaria fazendo dinheiro e denegrindo a boa imagem do Espiritismo.

Não entendi... Onde a polícia entrou neste caso? Como é que um truque de alguém se disfarçar de fantasma é assim TÃO BEM EXECUTADO? Eu penso que tal truque, quando a mediunidade caiu de vez, não deveria ser nada tão sofisticado. Acho que a família que a chamou acabou desconfiando e chamando a polícia e aí a farsa foi descoberta. Na verdade não achei muitos detalhes sobre como isso se deu. A maioria dos textos que vi, só trazem uma citação boba do Quemedo.

Pedro Reis escreveu:Mas no final das contas foi pior porque com isso os céticos ficaram ainda mais céticos ( não sem razão ), julgando que tudo nunca passou de um embuste, e pior, com a eventual participação do Chico Xavier.
Mas talvez nem os espíritos pudessem supor que a analfabeta Otília fosse capaz de tal artimanha.

Talvez por isso mesmo você, Botânico, tenha posto em dúvida o flagrante e a confissão na delegacia. Tudo muito suspeito, tudo muito estranho... talvez um complô marionetado pelas influências da Igreja Católica, eterna perseguidora e arqui-vilã-inimiga do Espiritismo.

Eu até ficaria tentado a considerar esta hipótese se ela não pusesse em cheque a própria mediunidade de Chico Xavier. Afinal, você sabe, ele publicamente declarou que a médium havia perdido seus dons e passara a apelar para a picaretagem pura e simples. Exatamente como a própria declarou em sua confissão na delegacia.

Não, Pedroca, NÃO PONHO EM DÚVIDA O FLAGRANTE, NEM A CONFISSÃO. Eles EXISTIRAM. O que ponho em dúvida é se a materialização ocorrida junto com o Chico, Waldo, médicos e repórteres em Uberaba teria sido fraudulenta, uma vez que, MESMO TENDO TODAS AS CONDIÇÕES PARA ISSO, nenhum dos repórteres deu flagrante.

Pedro Reis escreveu:Ora, o Chico tinha suas fontes, ele deveria saber. Ele TINHA que saber.

Que fontes o Chico tinha e o que ele deveria saber?

Botânico escreveu:Não entrou de surpresa (não estava proibido de entrar) e ficou faltando explicar como é que o ajudante entrou lá, uma vez que só poderia fazê-lo atravessando paredes, portas ou janelas trancadas. Isso você ainda não me descreveu como é feito.


Pedro Reis escreveu:Eu vou fazer um curso de mágica com o traíra do Mister M e depois te dou todos os detalhes de como isso é feito. Como a mulher de biquini aparece dentro da jaula trancada onde antes havia um tigre. No momento tudo que posso fazer é confessar a minha ignorãncia, mas você se lembra dos vídeos que de mágica que eu postei em outro tópico? Se você teve a curiosidade de assistir algum viu coisas muito mais impressionantes. Saberia me explicar como é feito? Como um homem e uma mulher trocavam instantaneamente de roupa dezenas de vezes na frente de centenas de pessoas? De onde vinham todas aquelas roupas, para onde iam as roupas? Saberia dizer como fizeram isso? Se nós não sabemos isso prova que na verdade não era mágica e sim fenômeno mediúnico?

Como no caso da guilhotina, PRESTANDO ATENÇÃO, eu saquei o truque logo de primeira. Mas convenhamos que este é um truque MUITO simples. Se eu quisesse descobrir os truques de um mágico, teria de primeiro ver como ele e seus assistentes montam o cenário (mas isso não me seria permitido ver, certo?). No caso dos médiuns, eles já encontravam um laboratório ou outro ambiente preparado PELOS PESQUISADORES e o médium não contava com a ajuda de nenhum assistente... Como no caso lá da Eva Fay. Acho que as duas coisas não se parecem, certo?

Botânico escreveu:Como sabe que o homem JAMAIS existiu? Uma vez que vários moradores passaram por aquela casa e notaram OS MESMOS fenômenos, como poderiam ser obra de arte de duas mocinhas que só vieram a morar lá anos depois?


Pedro Reis escreveu:Bom, vou te dar uma dica de como cheguei a esta surpreendente conclusão.

As mocinhas sabiam nome, sobrenome e profissão do fantasma. E também a época, local e circunstãncias de sua morte.

Apesar disso o corpo jamais foi encontrado, mesmo o próprio morto estando a disposição para indicar o lugar. Porém o mais estranho é que jamais apareceu ninguém que tenha conhecido um caixeiro viajante com o nome do falecido. ( Lembre-se que estamos falando de um caso de enorme repercussão nos Estados Unidos e até fora do país. O caso foi tão famoso que décadas depois as irmãs ainda lotaram um teatro quando anunciaram que iriam demonstrar como faziam o truque. )

A despeito disso nunca apareceu ninguém que dissesse: " Hei, eu conheci este cara. Tomei umas cervejas com ele." Qual era a profissão do fantasma? Caixeiro viajante. Ele teria que lidar com clientes e fornecedores, conhecer pessoas em muitas cidades, hospedar-se em hóteis e pensões. Inclusive na própria cidadezinha onde teria ocorrido o crime.

Mas como, nem mesmo nessa cidadezinha, nenhum dono de estabelecimento comercial jamais conhecera um caixeiro viajante com aquele nome? E nem em nenhuma outra cidade.

Burramente as meninas indicaram que o falecido deixou mulher e filhos. E ainda forneceram os nomes.
Nunca encontram esta viúva e estes filhos. Aparentemente esta foi a única família nos Estados Unidos que não ficou sabendo do caso, porque de outra forma a viúva teria dito: " Meu Deus, é verdade. Esse é o meu marido que saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. E eu aqui esse tempo todo pensando que ele tinha arrumado outra... "

Ou talvez ele tenha sido péssimo pai e marido. Um traste que nem mesmo em espírito a mulher e os filhos quiseram saber dele. Mas e os amigos? Ele não tinha amigos, parentes, primos, irmãos, sobrinhos, nada?!

Nem amigos, parentes e nem documentos. Nunca se encontrou em nenhum cartório uma certidão de nascimento com o nome do falecido.

Será que estou sendo muito cético-cabeça-dura suspeitando que esse cara jamais existiu?

Não, não está. Eu também pensei nisso... Só que o problema também tem com registro histórico. Há uma discrepância quanto ao nome do cara. Uns registram como Rayn, outros como Ross e outros como Rosma. Na escavação feita foi encontrado fios de cabelos e UM osso humano. Em 1905 ruiu uma parede do porão e entre ela e o chão foi encontrado o resto do esqueleto e a caixa de mascate.
Interessante é o casal Bell, que morava ali por ocasião da visita do mascate, tinham uma empregada que, pelo fato de o mascate se hospedar ali, foi mandada dormir na casa da mãe dela. Ela própria conversou com esse mascate e queria comprar algumas coisas, mas na ocasião não tinha dinheiro e faria a compra no dia seguinte.
Só que no tal dia seguinte, quando ela chegou logo cedo, a Sra Bell disse que o mascate já tinha ido embora (ué? por que não a esperou para fazer mais uma venda?). Ela notou também que a patroa tinha várias quiquilharias que teriam sido dele, pois não estavam na casa antes. Pouco depois ela foi pegar alguma coisa no porão e caiu ao meter o pé num buraco. O Sr Bell disse que deviam ser ratos e aí a moça foi mandada ficar uns dias na casa da mãe e quando voltou, o chão do porão havia sido todo coberto com argamassa.

Quando se deu o caso das Fox, ela então se lembrou do mascate e estranhou o fato de ele nunca mais ter aparecido. Quanto à ENORME fama do caso, eu tenho lá as minhas dúvidas. Não me parece que tenha sido noticiado como uma coisa séria e aí, muito provavelmente, não se dariam mais importância àquilo do que a alguma notícia de "disco voador".

Botânico escreveu:Houve um tempo que isso foi até verdade (entre 1850 e 1930), mas como você bem sabe, houve o fenômeno da INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA, que continua ocorrendo até hoje. Assim então, preferimos darmos a famílias enlutadas provas particulares, que só dizem respeito a elas do que ficar ouvindo a mesma ladainha cética.


Pedro Reis escreveu:Botânico, não dá. Todas as famílias são famílias enlutadas. A morte é uma consequência da vida e não há ninguém que não tenha perdido um dos seus. Seria uma alegria imensa, até mesmo para os céticos-cabeça-dura, saber que a vida continua.

E se metade do que os espíritas afirmam for verdade seria tão fácil provar isto ao mundo que eu não posso conceber que ainda não tenha sido feito.

Mas você não acabou de dizer acima que RELATOS NADA PROVAM? Ora, uma coisa que é prova para mim, pode não ser para outro. Contei aqui o caso da minha prima ao Ensejo e ele fica insistindo comigo de que o médium teria condições de saber tudo apenas com alguns cliques num teclado de computador...

Pedro Reis escreveu:Claro, a Teoria da Evolução e a chegada do homem na Lua ainda não convenceram a todos, mas esta não é uma comparação justa porque estes não são eventos que as pessoas comuns comprovem pessoalmente.
Ninguém pôde ir na Apolo 11 junto com os astronautas. Ninguém pôde ver um Australophitecus evoluindo em Homo Sapiens.

No entanto você conhece alguém que duvide da eletricidade, ou dos satélites, ou de que imagens podem ser transmitidas a distãncia em tempo real? Há milagres e maravilhas que já nem damos bola, porque fazem parte da nossa vida. Porque o mesmo não aconteceria com a realidade do mundo espiritual?

Muita gente é cética em relação a UFOs, mas no dia em que pousar a nave mãe no Central Park e o comandante der uma entrevista no jornal da ABC passa a ser tão fato quanto a Terra é redonda.

Eu, quando morrer, volto aqui e provo ao mundo de uma vez por todas que fantasmas existem. Mais ainda, provo aos espíritas-céticos-cabeças-dura que era fácil fácil fazer isso.

Acho que algum coitado muito pretensioso vai ficar muito decepcionado...

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por DarkWings »

Agora eu me lembro porque fiquei "na geladeira" mais de 3 anos. Esses textos de alguns colegas cristãos são muito pró-lixo, digo, prolixos :)
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Res Cogitans »

A única noção de liberdade onde faz sentido falar de livre-arbítrio não tem utilidade religiosa.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:Bah sinceramente não lembro da edição, mas era uma da FEB. Mas não é uma crença incomum entre os seguidores de Kardec, o karduco acreditar que os sofrimentos comezinhos são programados no "astral" para evoluírmos através da dor.

Bem... Cá comigo, Downwings, tenho ouvido é o contrário, mas não vou responder por outros babacas seguidores do Karduco... Ser idiota é um direito, assim como viver na miséria.

DarkWings escreveu:Não tem nada de fé cética cara. O problema é que vocês fazem papel de bobos acreditando numa religiãozinha séculodezenovista que se prentendia ciência mas não passa de um amontoado de sandices. Porque não dão uma reciclada e inventam um profeta que revele alguma verdade realmente científica, tipo a cura do câncer. Daí vocês estariam "por cima da carne seca" e calariam nossas bocas.

Ah! Se isso fosse verdade... Com tantos experimentos, evidências, etc e tal, os cientistas calaram a boca dos Criacionistas?
Já disse lá o Karduco que, se tudo o que precisássemos saber, bastaria perguntar aos espíritos, por esse preço, qualquer imbecil se tornaria o maior gênio do mundo. Mas tal não se dá, até porque os espíritos são apenas humanos sem corpo físico e, só por isso, não adiquerem suprema sabedoria, nem suprema moralidade.

Mas falou você em cura do câncer? Isso até podemos indicar. O câncer é causado por fatores naturais, mas é DESENCADEADO devido ao resgate da lei de causa e efeito, sobretudo por atos de violência cometidos em vidas passadas. Quando a Humanidade deixar de ser violenta, concluídos os resgates devidos, o câncer será uma doença extinta...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Carlos Castelo escreveu:Se não se ver consistência no que está jogando pra debaixo do tapete, pra que tornar o resto consistente se é tão absurdo quanto?
Acreditemos que espíritos existem, só não podemos acreditar que eles atuem em fenômenos naturais, isso seria uma insensatez muito grande! :emoticon36:

Como eu disse, aí é um juízo de valor seu. E quanto aos espíritos, vou fazer outra comparação: a Terra é povoada por seres físicos inteligentes, de grande potencial tecnológico, e portanto seria uma insensatez acreditar que não podem atuar em fenômenos naturais...

Caiu a ficha? Explique-me porque os seres físicos daqui não têm controle sobre os fenômenos naturais e os seres não-físicos (espíritos) obrigatoriamente teriam de ter, a ponto de se considerar insensato que não o tenham.


Carlos Castelo escreveu:Acho que você não entendeu a que eu me referia no final do meu post. O que eu deixei dito foi o fato de você acreditar em espíritos e ao mesmo tempo desacreditar que eles sejam responsáveis pela ação direta em fenômenos geológicos.

E por que eu deveria acreditar em ambas as coisas? Os espíritos são o produto de UM CONCEITO de que nossa consciência sobrevive após a morte do corpo físico. Na fé cristã isso é só um dogma, já que é PROIBIDO contatar espíritos. No caso do Espiritismo, se os tais espíritos existem dentro do conceito estabelecido, isso poderia ser verificado de alguma forma. Bem as comunicações através de médiuns permitiram que as formas de se expressar, os trejeitos, o conhecimento de fatos desconhecidos do médium e até dos próprios parentes são para nós a prova de que o conceito de sobrevivência da consciência após a morte é verdadeiro.
Já querer pretender que esses tais espíritos poderiam CAUSAR fenômenos naturais e de grande magnitude já é muito fantástico como você bem lembrou. Disso não temos evidências claras. Em situações limitadas, podemos ver os espíritos causarem fenômenos físicos, mas mesmo assim sabemos que há o concurso de médiuns. Os espíritos somente não teriam como fazê-lo.


Carlos Castelo escreveu:A comparação crença em espíritos/ação, ambas estão no mesmo grau, são fantásticas demais. Se eles seriam ou não responsáveis por isso, não sou eu quem está afirmando, está no seu livro tosco. Kardec foi apenas um bobo em acreditar no que certos espíritos lhe disseram, já você foi mais esperto não acredita nesse tipo de bobagem!

Essa é a vantagem que temos sobre os crentes da Bíblia. É proibido duvidar dessa, pois é uma revelação divina. Já no nosso caso, o LE e os outros são revelações de espíritos, que já sabíamos de antemão serem falhos, ignorantes em muitas coisas e que, mesmo que não o fossem, não teriam como nos revelar fatos relevantes que iam de encontro aos fatos da época em que Kardec viveu.
Então se há coisas falhas ou duvidosas, estamos autorizados a usar do nosso bom senso para decidir o que fazer com elas. Eu, cá comigo, não moveria um dedo para defender ou justificar o que efetivamente está errado.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:(...)O Cristianismo tem o objetivo de levar as pessoas à Salvação e irem para o Céu. O Espiritismo NÃO TEM objetivos.


Luis Dantas escreveu:Bobagem. O Espiritismo tem objetivos bem claros e definidos: cultivar a convicção de que existe algum tipo de vida eterna e satisfazer a vontade de quem insiste em ter respostas prontas para tudo quanto é questão metafísica.

Sinceramente não sabia que tínhamos respostas prontas para qualquer assunto de metafísica... Minha mãe, por exemplo, tem uma dúvida que nem o Espiritismo conseguiu resolver...

Luis Dantas escreveu:Implicitamente, tem também o objetivo de acostumar seus adeptos a não se incomodarem em compreender o significado e alcance morais de seus atos, propondo como alternativa mais confortável a confiança cega em interpretações egocêntricas e enviezadas das "influências espirituais" convenientemente insondáveis e arbitrárias.

Como sempre, não entendo o que você quer dizer quanto a isso. Você nunca foi claro o bastante. Mas não compreender o significado moral dos nossos atos? Ora, meu caro, no Espiritismo está bem explícito que não tem "panos quentes". Enquanto que no Cristianismo qualquer criminoso, por pior que seja, terá todos os seus crimes perdoados e esquecidos bastando aceitar a Nosso Senhor Jesus Cristo e aí irá para o Céu feito anjinho (qual o alcance moral de tal teologia, o Dantas sabe me dizer?), no Espiritismo não tem conversa: pisou na bola, pagará por todos os pecados.

Eu mesmo e pessoas bem mais velhas do que eu lembram que nos seus tempos de escola havia ordem e disciplina. Porque se algum aluno aprontasse, o castigo vinha certo. Agora com toda essa palhaçada de Dereitos Omanos, os alunos podem aprontar o que bem entenderem que NINGUÉM pode repreendê-los ou aplicar qualquer punição. Está vendo o alcance moral de tal filosofia moderna de educação?

Quanto ao resto, fica por sua conta. Eu não sei o que se passa na sua cabeça.


Botanico escreveu:No máximo o que seria um objetivo nosso é mostrar que a continuidade espiritual após a morte do corpo físico é uma realidade. E em que condições o espírito estaria após seu desencarne, aí vai depender do que ele fez em vida. De resto, temos sim um corpo doutrinário que agrada a alguns e não a outros.


Luis Dantas escreveu:Tem uma doutrina de natureza fundamentalista, embora vaga nos pontos em que deveria ser clara. Realmente isso não vai agradar a todos.

Quais são mesmo os pontos onde ela deveria ser clara e não é?

Botanico escreveu:(...)
Como vê, o Deus dos cristãos é de fato, como você mesmo disse, um Deus Criador Onipotente e Supremamente Bom... Imagine se não fosse!

E quanto ao livre-arbítrio, que acho que nunca vou conseguir fazê-lo entender o que significa. Veja que os exemplos citados são uma clara violação do livre-arbítrio por parte de Deus. O certo seria, sem influenciação alguma nos sentimentos íntimos das pessoas, elas decidirem o que querem fazer.


Luis Dantas escreveu:Para que houvesse violação clara do livre-arbítrio, ele teria de ter uma definição e um significado claros para começo de conversa. Não é o caso.

Em uma coisa você tem razão. Nunca conseguiram me mostrar uma definição de livre-arbítrio na qual eu visse muito sentido, e não acho que vai ser você a conseguir.

Fazer o que se nem o mínimo você entende? No exemplo acima disse que foi uma violação de livre-arbítrio porque o Divino influenciou o Faraó a tomar decisões que resultaram em desgraça para ele e seu povo. Seria como se injetasse uma droga numa pessoa para torná-la totalmente sugestionável e incapaz de reagir e assim fazer com que cometesse um crime. A pessoa não cometeu o crime porque lhe deu vontade e sim porque estava controlada por outros. Deu para entender?

Botanico escreveu:(...)Livre-arbítrio PLENO, só os espíritos puros e superiores podem tê-lo. Nós aqui, em nosso estágio evolutivo, temos apenas um livre-arbítrio limitado às nossas condições. Chamamos assim de livre-arbítrio apenas a condição em que o indivíduo é dono da última palavra quando tiver de se decidir quanto ao que quer fazer, dizer ou agir.


Luis Dantas escreveu:Ou seja, essa suposta capacidade não é "livre", e portanto não tem por que ser chamada de "livre-arbítrio"?

Estou imaginando você indo a uma concessionária para comprar um carro X. E o vendedor lhe diz:

_ Olha, temos aqui o X-básico, o X-ponto2, o X-médio, o X-luxo, X-super luxo e o X-gran-super-luxo. Qual modelo o senhor deseja?

Só que em vez de escolher o modelo, você quebra o maior pau com ele, dizendo que carro X só pode ser carro X, é INCONCEBÍVEL que existam carros X luxo, médio, etc. Só pode ser carro X.

Parece que o seu problema com livre-arbítrio é a mesma coisa. Acho que não lhe caiu a ficha ainda de que nossa liberdade está limitada pela liberdade de outros. Enquando esta é respeitada, o uso do nosso livre-arbítrio está dentro dos parâmetros sociais aceitáveis. Uma vez ultrapassado esse limite, o uso do nosso livre-arbítrio já foi além do permitido e aí consequências nada agradáveis advirão (pelo que ensina o Espiritismo).


Botanico escreveu:(...)Bem, acho que nem vale a pena discutir isso, pois nunca consegui entender seu ponto de vista. Será então que o Budismo é o único pensamento doutrinário que não tem contradições?


Luis Dantas escreveu:Bobagem. Por definição não existe doutrina perfeita.. As doutrinas são apenas rascunhos que servem como ponto de partida para que o discernimento e a reflexão formem alguma coisa útil.

O que influencia o grau de utilidade das doutrinas não é a "pureza da origem", o que aliás pouca importância tem, mas o quão clara a linguagem é para quem a recebe, e quanto discernimento se usa para interpretá-las.

Por isso a grosso modo qualquer doutrina serviria, desde que haja suficiente coerência interna e suficiente vontade de entendê-la e melhorá-la.

Claro que em alguns casos, como o do Espiritismo, o resultado final é o abandono da doutrina inteira. Em alguns projetos o caminho é recomeçar do zero.

Acho que você acredita em Papai Noel...
Doutrina nenhuma é perfeita (óbvio ululante). Clareza de linguagem e discernimento para interpretá-las... Que utilidade tem isso? Nos ensinamentos de Jesus está tudo MUITO claro que devemos proceder com bondade para com os outros, usando a nós mesmos como referência (ame ao próximo como a si mesmo). Tem coisa mais clara, simples, curta e grossa do que isso? E a história do Cristianismo e dos povos cristãos refletem a clareza de tal ensinamento?

Se está com algum problema com o Espiritismo (talvez porque contradiz os ensinamentos budistas) esse problema é seu. Você é que tem que resolvê-lo.


Botanico escreveu:(...)Tá gostando de ver como o ser humano é contraditório? E por que as doutrinas, que são obras humanas, deveriam estar desprovidas desse vício?


Luis Dantas escreveu:Mas é o que estou dizendo já faz tempo. Por isso mesmo não tenho paciência para com doutrinas particularmente desencaminhadas, muito menos faço de conta que são todas igualmente funcionais. Seria uma sandice sem tamanho.

E se fosse mais inteligente, não perderia o seu tempo com doutrinas desencaminhadas, já que nem sabe o que dizer para encaminhá-las.

Você parece até o Conselheiro Acácio para falar de óbvio ululante.


Luis Dantas escreveu:Eu estou buscando uma linguagem que você entenda. Se a carapuça serve...

Acho que não, pois continuo a não enteder onde quer chegar.

(...)Sabe, Dantas, é muito pouco provável que pessoas fiquem pensando o tempo todo em grau de esclarecimento e consequências prováveis para praticar atos que reputamos serem bons ou maus.


Luis Dantas escreveu:"Pouco provável"? Não entendi. É claro que é pouco provável que as coisas aconteçam sem serem buscadas especificamente. É, como você diz, óbvio ululante. Mas não tem nada a ver com o assunto, tem? Estamos falando de doutrinas, não de loteria.

Doutrinas? Ah! É disso que estamos falando? O problema é que você quer vincular doutrinas (uma certa doutrina aliás) com alcances morais. Aí complica. O Kardec tinha especial preocupação com a doutrina materialista, pois entendia que sem a previsão de sansões morais pelos atos cometidos, cada um se sentiria livre para praticar o mal, pois uma vez morto, tudo se acabou. Isso talvez trouxesse graves problemas sociais, segundo ele pensava. A realidade não foi bem assim. Houve governos que tentaram impor uma agenda materialista, mas mesmo assim nunca conseguiram extinguir os sentimentos religiosos e também tem a situação da evolução espiritual: um materialista ateu espiritualmente mais adiantado será uma boa pessoa, enquanto um espírito crápula pode ser um consagrado líder religioso que cultiva uma moral para si e outra para consumo público.

(...)Fazemos o que nos agrada no momento ou até o que não nos agrada, mas o que pensamos na hora pode variar. (...)

Acha que fiquei pensando muito nas consequências das decisões que tomei?


Luis Dantas escreveu:Não, não acho. Mas não se segue que não poderia aprender a fazê-lo. É mais fácil do que você pensa, desde que haja condições favoráveis, a começar por um certo grau de encorajamento do meio social.

Não entendi, para variar. Lembro aqui uma palhaçada jurídica que substituiu a "legítima defesa da honra": a tal de "violenta emoção". Oh! O réu não é culpado de ter matado a sua ex, de quem se separou a 10 anos, porque foi atacado por violenta emoção... (só um direito humano acredita nisso).

Botanico escreveu:(...)Bem, o Fernandinho Beira-Mar, o Marcola, o Arruda, o Sarney e outros tantos que metem a mão na grana alheia com ou sem violência fizeram isso porque alguma vontade maior os mandou fazer inconscientemente? É isso que está insinuando?


Luis Dantas escreveu:Não, claro que não. Estou dizendo que a maioria, talvez todos, acabam em algum momento se convencendo de que estão afinados com essa hipotética vontade maior.

Tá ficando cada vez pior! Lembra-me vagamente uma notícia onde um assassino foi preso e no interrogatório ficou dizendo que não era culpado pois foi o Diabo que o induzira aquilo... E o delegado respondeu: _ Tudo bem, mas a menos que me traga o Diabo aqui, quem vai ser preso é você.

O que quer dizer com "afinados com essa hipotética vontade maior"? Suponho que esteja se referindo a Deus e que os crentes neste Deus acham que estão afinados com ele? É isso? Isso pode satisfazer ao ego, mas para efeitos práticos, acho que essa "afinação" é só conversa longoa e maçantemente empolada levada a efeito com o propósito de fazer ressonar bovídeo (em homenagem a alguém que aqui se queixou de que os crentes são prolixos).


Botanico escreveu:Tanto quanto eu saiba, ISSO NUNCA FOI ENSINADO NO ESPIRITISMO. O máximo que pode acontecer é que espíritos podem INSPIRAR pessoas a fazer isto ou aquilo. Seria como ter um colega de carne e osso do lado dando conselhos para fazer o isto ou o aquilo. Só que quem vai tomar a decisão final é o aconselhado ou inspirado.


Luis Dantas escreveu:É, você não entendeu mesmo.

O problema é que essa afinidade da Doutrina Espírita em alimentar fantasias de comunicações com "espíritos superiores" e "interferências" de "espíritos inferiores" acaba virando uma desculpa perfeita para ignorar os fatos e a lógica para simplesmente fazer o que der na telha, sem qualquer responsabilidade verdadeira.

Dantas, faça-me o favor! Desculpa para fazer o que der na telha e se eximir de responsabilidade? Tudo bem, já que você NADA entende de Espiritismo, então vou dizer o seguinte: pela Doutrina espírita TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS ATOS porque a ÚLTIMA palavra é a nossa. Que fatos e lógica estão sendo ignorados(aliás, em Português, ignorar significa desconhecer e não desconsiderar, como erroneamente costuma ser usado, talvez por influência do ingles to ignore)? O fato de receber influências espirituais não tira a nossa liberdade. É como um cúmplice de um roubo querer colocar a culpa no comparsa por tê-lo convencido a participar do crime.

Botanico escreveu:(...)
Então se um cara acha que é bobagem adiar a recompensa e ter de trabalhar duro para juntar um dinheiro para a cachaça e pra gastar com a puta e prefere assaltar uma moça, levar sua grana e "traçá-la" tomou essa decisão "inconscientemente"?
Olha, dá pra explicar melhor isso?


Luis Dantas escreveu:Não é "inconsciência", é ignorância mesmo. Torpeza é apenas uma manifestação particularmente brutal da ignorância. Se nós soubéssemos e aceitássemos plenamente as consequências dos nossos atos o mundo seria outro, bem melhor.

É... se soubéssemos e aceitássemos as consequências dos nossos atos...
Você anda precisando de um banho de realidade ô meu!

Infelizmente temos visto aqui no Brasil uma GRANDE TENDÊNCIA em eximir os criminosos de responsabilidade. Lembro o caso de uma moça que ficou paraplégica porque um colega dela tomou várias biritas, sai com o carro à toda e quando o carro dela atravessou o cruzamento porque o semáfaro abriu, foi colhido na colisão pelo carro do colega e jogado contra a copa de uma árvore.
Que aconteceu com o cara? Nada: ele continua assistindo às aulas e até cruza com ela na faculdade. Qual a alegação: _ Foi culposo! Ele não tinha intenção de fazer aquilo...
Só que a não intenção dele não muda a situação dela. Eu sou plenamente a favor de uma punição dura a esse cara, mas aí vem os direitos humanos e os grandes juristas dizer que isso seria injustiça...

É mole?

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Sabe, Botanico, você acaba sendo uma ótima evidência do valor real do Espiritismo.

Acho que eu devo te agradecer por isso.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Luis Dantas escreveu:Sabe, Botanico, você acaba sendo uma ótima evidência do valor real do Espiritismo.

Acho que eu devo te agradecer por isso.


Estou aqui só acompanhando o tópico.
Diante das questões colocadas ao Bot - e suas respostas sempre repetitivas e clichês falaciosos - acabo sempre me perguntando:

- Como é que vocês têm tanta paciência?
- Como é que ele resiste tão doutrinariamente à racionalidade dos argumentos só por causa do ele precisa acreditar? Por que a DE é tão importante a ponto de fazer as pessoas pagarem micos assim?

E mais: desde o dia em que tive contato com o espiritismo achei aquilo tudo muito esquisito. Quanto mais eu ia conhecendo ( e aos espíritas), mais bizarro eu achava. O tempo passa, eu vejo o discurso da DE sendo batido e rebatido, vejo como agem e pensam os espíritas, médiuns e outros seres aficcionados e não entendo como é que conseguem ter estômago para fantasiar tanto.

Prefiro a Ufologia. Pelo menos, os ufólogos são mais céticos quanto ao que veem.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Não sei por que eu devo acreditar em espíritos e não no Diabo... :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Apo escreveu:- Como é que vocês têm tanta paciência?


Me lembrando que podia ter sido eu. Meus genitores tentaram insistentemente fazer de mim um Botanico da vida, inclusive. Não sou suficientemente vaidoso para achar que não foi em parte por sorte que consegui evitar esse destino. Chego perto de ser, mas não sou...

- Como é que ele resiste tão doutrinariamente à racionalidade dos argumentos só por causa do ele precisa acreditar? Por que a DE é tão importante a ponto de fazer as pessoas pagarem micos assim?


Talvez você queira ler "O Erro Espírita" de René Guénon alguma hora destas, Apo. Ele não é nada cético, mas entende bem o que o Espiritismo realmente é. Em sua essência, é um movimento social de pessoas que tem medo da incerteza e alimentam reciprocamente tanto esse medo quanto a esperança de ter encontrado as respostas prontas em uma bandeja.

Uma verdadeira cultura de co-dependência. Que tem entre outras consequências o desespero passional com que eles se apegam às suas crenças, e a facilidade com que partem para o insulto pessoal. Para o espírita típico, o questionamento de suas crenças não é apenas errado, é insuportável e injusto.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Luis Dantas escreveu:
Apo escreveu:- Como é que vocês têm tanta paciência?


Me lembrando que podia ter sido eu. Meus genitores tentaram insistentemente fazer de mim um Botanico da vida, inclusive. Não sou suficientemente vaidoso para achar que não foi em parte por sorte que consegui evitar esse destino. Chego perto de ser, mas não sou...


Eu sou vaidosa o suficiente. Não foi sorte porque seria azar se avaliado pelo lado dos que desejavam que você não se "desgarrasse". É que a gente não deve ter nascido com o "chip". Não nascer com o tal acessório é motivo para vaidade, penso eu...

- Como é que ele resiste tão doutrinariamente à racionalidade dos argumentos só por causa do ele precisa acreditar? Por que a DE é tão importante a ponto de fazer as pessoas pagarem micos assim?


Talvez você queira ler "O Erro Espírita" de René Guénon alguma hora destas, Apo. Ele não é nada cético, mas entende bem o que o Espiritismo realmente é. Em sua essência, é um movimento social de pessoas que tem medo da incerteza e alimentam reciprocamente tanto esse medo quanto a esperança de ter encontrado as respostas prontas em uma bandeja.

Uma verdadeira cultura de co-dependência. Que tem entre outras consequências o desespero passional com que eles se apegam às suas crenças, e a facilidade com que partem para o insulto pessoal. Para o espírita típico, o questionamento de suas crenças não é apenas errado, é insuportável e injusto.


Eu sei bem o que é o espiritismo. Criei-me entre duas vertentes: católicos e espíritas ( alguns iam de um lado para o outro, conforme a fase da vida em que se encontravam e as vississitudes que se lhes apresentavam). Os espíritas exclusivistas morreram quase todos malucos, de internar mesmo.
Quando eu era criança, aquilo tudo me impressionava e assustava. Ainda bem. Já pensou se eu achasse bacana?
Imagem

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

Luis Dantas escreveu:Uma verdadeira cultura de co-dependência. Que tem entre outras consequências o desespero passional com que eles se apegam às suas crenças, e a facilidade com que partem para o insulto pessoal. Para o espírita típico, o questionamento de suas crenças não é apenas errado, é insuportável e injusto.


Pura verdade, eu ficava puto quando ouvia questionamentos da minha "ex-crença"...
Afinal como eles podiam criticar algo tão perfeito e que explicava tudo !?!?!?!
Como os meros cidadãos sem nenhum conhecimento da "realidade" poderiam criticar o espiritismo e os espiritas que sabiam tudo ??
Minha única felicidade era saber que todos eles iam para o Umbral e então "entenderiam" tudo...
pfffffffffffffffffffffffff...................


Apo escreveu:Eu sei bem o que é o espiritismo. Criei-me entre duas vertentes: católicos e espíritas ( alguns iam de um lado para o outro, conforme a fase da vida em que se encontravam e as vississitudes que se lhes apresentavam). Os espíritas exclusivistas morreram quase todos malucos, de internar mesmo.


Isso explica o porquê a maior parte das pessoas que conheci espíritas não o são mais, a maior parte na verdade trilha o caminho do agnosticismo e do "saco-cheismo" (não tenho mais saco para essas merdas de espírito !!) :emoticon22: :emoticon22:


Uma outra coisa que me deixa muito puto, é a inevitabilidade do Umbral.
Não sei se foi nesse tópico ou em outro que alguém bricou com a Salgueiro dizendo que iria para o Umbral, no que a Sal disse que "todos vamos de qualquer jeito".

Eu já ouvi isso em MUITOS centros espíritas, de muita gente e em muitos livros, de forma explícita ou implícita....
Ou seja, não importa o quão bom você seja, você nunca é BOM O BASTANTE.

Você pode ser pai ou mãe de família, trabalhar 14 horas por dia, criar os seus filhos e seus cachorros com todo amor do mundo, pagar plano de saúde, arrumar a casa....
Não basta !!!! Porque você não dedicou a vida para a caridade !!!!

Você tem que viver para a caridade !!! Tem que se fuder em nome do próximo !! Não pode ter nada, nenhuma posse, tem que doar tudo, deixar tudo para a caridade, tem que se fuder com doenças e provações e ainda agradecer a Deus por tudo !!
Talvez se você viver uns 60 anos nessa merda toda consiga o direito de uma passe-livre do Umbral.

Porra !!!

Os livros do Emannuel tem passagens muito bonitas, mas também contém claramente o fato de que você é e sempre será um bosta..... você tem que se portar como um estoíco perfeito para no mundo espiritual ser considerado como algo mais que um monte de merda...
Sem falar que você não passa de um corpo grosseiro...então não vale mesmo muita coisa...

Ou seja, praticamente umas 10 pessoas desse planeta vão se safar do Umbral, o resto (umas 6 bilhões) vai dar uma passadinha lá em nome da justiça divina...

Que merda é essa "necessidade absoluta" de ir para o Umbral ?
Uma forma de separar o joio do trigo, ou melhor, do BOM ESPÍRITA do resto ?
Mas até os os "BONS ESPÍRITAS" vão para o umbral, então porque se esforçar tanto afinal ?

Nesse caso eu prefiro os evangélicos que pelo menos aceitam Jesus, a bíblia e vão para o céu sem escalas...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:- Como é que ele resiste tão doutrinariamente à racionalidade dos argumentos só por causa do ele precisa acreditar? Por que a DE é tão importante a ponto de fazer as pessoas pagarem micos assim?

Porque ainda não me apresentaram argumentos racionais, madame.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Pelo seu entendimento do que seriam argumentos racionais, não vai mesmo encontrá-los, Botanico.

Não enquanto continuar confundindo convicção com certeza, e dúvida com falta de qualidade na argumentação. O que você busca não é racionalidade, e sim uma convicção que te pareça confortável e segura.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:- Como é que ele resiste tão doutrinariamente à racionalidade dos argumentos só por causa do ele precisa acreditar? Por que a DE é tão importante a ponto de fazer as pessoas pagarem micos assim?

Porque ainda não me apresentaram argumentos racionais, madame.


Longe disto, Bot. Você é como todo religioso doutrinado: pode até demonstrar inteligência extraordinária em todos os demais aspectos da existência. Mas entrou na seara da doutrina e da fé, parece que desligam um chip e ligam outro.
Na fé e na convicção religiosos, a razão é distorcida para validar todo e qualquer dogma. Tão distorcida é, que vocês sequer têm consciência disto. Os que acordam, se veem num ambiente totalmente novo e nunca mais conseguem voltar para aquela dimensão. A menos que sejam redoutrinados, obviamente.
Nem sei que mecanismo mental é este que permite a doutrinação, mas parece acometer a uns mais do que a outros.

Você quer um argumento que invalide os absurdos que você apresenta para justificar teorias bisonhas. Ora, por mais que se mostre que são absurdas, nunca serão racionais dentro do contexto das razões criadas para fazer sentido para quem vê sentido nelas. Deve ser por que batem com algumas necessidades internas não solucionadas através do que vocês chamam de "vácuo". O tal vácuo é a vida real com suas ambiguidades e que vocês não suportam como parte do existir. Então, algum maluco inventa umas coisas, floreia, cria causas e efeitos e vocês endossam porque acham que "sim, agora faz sentido!".
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:- Como é que ele resiste tão doutrinariamente à racionalidade dos argumentos só por causa do ele precisa acreditar? Por que a DE é tão importante a ponto de fazer as pessoas pagarem micos assim?

Porque ainda não me apresentaram argumentos racionais, madame.


Longe disto, Bot. Você é como todo religioso doutrinado: pode até demonstrar inteligência extraordinária em todos os demais aspectos da existência. Mas entrou na seara da doutrina e da fé, parece que desligam um chip e ligam outro.
Na fé e na convicção religiosos, a razão é distorcida para validar todo e qualquer dogma. Tão distorcida é, que vocês sequer têm consciência disto. Os que acordam, se veem num ambiente totalmente novo e nunca mais conseguem voltar para aquela dimensão. A menos que sejam redoutrinados, obviamente.
Nem sei que mecanismo mental é este que permite a doutrinação, mas parece acometer a uns mais do que a outros.

Você quer um argumento que invalide os absurdos que você apresenta para justificar teorias bisonhas. Ora, por mais que se mostre que são absurdas, nunca serão racionais dentro do contexto das razões criadas para fazer sentido para quem vê sentido nelas. Deve ser por que batem com algumas necessidades internas não solucionadas através do que vocês chamam de "vácuo". O tal vácuo é a vida real com suas ambiguidades e que vocês não suportam como parte do existir. Então, algum maluco inventa umas coisas, floreia, cria causas e efeitos e vocês endossam porque acham que "sim, agora faz sentido!".
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

leonardo_schunk escreveu:
Apo escreveu:Eu sei bem o que é o espiritismo. Criei-me entre duas vertentes: católicos e espíritas ( alguns iam de um lado para o outro, conforme a fase da vida em que se encontravam e as vississitudes que se lhes apresentavam). Os espíritas exclusivistas morreram quase todos malucos, de internar mesmo.


Isso explica o porquê a maior parte das pessoas que conheci espíritas não o são mais, a maior parte na verdade trilha o caminho do agnosticismo e do "saco-cheismo" (não tenho mais saco para essas merdas de espírito !!) :emoticon22: :emoticon22:


Que bom! Pois eu vejo a minha volta um monte de espíritas orgulhosos, e que se acham o máximo por ter as respostas para todas as dúvidas. Alguns piram tanto que diversificam seus "poderes". Tem os que escrevem umas bostas de romances bregas e dão coktail para autografar em barzinhos da moda.
Tem os que abrem centro espírita ( como se abre um centro espírita? é um negócio de caridade que não paga imposto?). Tem os que curtem bruxas e duendes nas horas vagas. Tem os que consultam a numerologia e fazem aplicações de chacras em clientes que conhecem entre amizades no centro que frequentam. Faturam bem, é verdade.
Mas se acham no direito de ler, inclusive o futuro de um doente com doença degenerativa a ponto de dizer aos parentes que a criatura enferma não passa deste ano. Mas isto é bom e deve ser visto como uma forma de evolução. :emoticon21:


Uma outra coisa que me deixa muito puto, é a inevitabilidade do Umbral.
Não sei se foi nesse tópico ou em outro que alguém bricou com a Salgueiro dizendo que iria para o Umbral, no que a Sal disse que "todos vamos de qualquer jeito".

Eu já ouvi isso em MUITOS centros espíritas, de muita gente e em muitos livros, de forma explícita ou implícita....
Ou seja, não importa o quão bom você seja, você nunca é BOM O BASTANTE.


Mas o Umbral deve ser bom, afinal tudo o que passamos aqui e do lado de lá é para o nosso bem. Se for ruim, é bom também. Se você usar o livre-arbítrio e resolver ficar mais tempo por aqui ( tentanto sobreviver a uma sentença de morte, por ex) é porque você está fugindo da própria evolução. O que de você uma anta teimosa e cagona.

Você pode ser pai ou mãe de família, trabalhar 14 horas por dia, criar os seus filhos e seus cachorros com todo amor do mundo, pagar plano de saúde, arrumar a casa....
Não basta !!!! Porque você não dedicou a vida para a caridade !!!!


Mesmo que viva, você vai para o Umbral pois assim é que é.

Você tem que viver para a caridade !!! Tem que se fuder em nome do próximo !! Não pode ter nada, nenhuma posse, tem que doar tudo, deixar tudo para a caridade, tem que se fuder com doenças e provações e ainda agradecer a Deus por tudo !!
Talvez se você viver uns 60 anos nessa merda toda consiga o direito de uma passe-livre do Umbral.

Porra !!!

Os livros do Emannuel tem passagens muito bonitas, mas também contém claramente o fato de que você é e sempre será um bosta..... você tem que se portar como um estoíco perfeito para no mundo espiritual ser considerado como algo mais que um monte de merda...
Sem falar que você não passa de um corpo grosseiro...então não vale mesmo muita coisa...

Ou seja, praticamente umas 10 pessoas desse planeta vão se safar do Umbral, o resto (umas 6 bilhões) vai dar uma passadinha lá em nome da justiça divina...

Que merda é essa "necessidade absoluta" de ir para o Umbral ?
Uma forma de separar o joio do trigo, ou melhor, do BOM ESPÍRITA do resto ?
Mas até os os "BONS ESPÍRITAS" vão para o umbral, então porque se esforçar tanto afinal ?


Conheço bem a caridade dos espíritas. Muito bem....

Nesse caso eu prefiro os evangélicos que pelo menos aceitam Jesus, a bíblia e vão para o céu sem escalas...


Eu não prefiro nada. Tudo maluco.
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Luis Dantas escreveu:Sabe, Botanico, você acaba sendo uma ótima evidência do valor real do Espiritismo.

Acho que eu devo te agradecer por isso.


Sem problemas. Agradecimentos aceitos.

Trancado