Não Quero Ser Baiano

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por betossantana »

Pedro Reis escreveu:O que é que a Bahia tem? A Bahia tem gente. Gente interessante, vida, calor humano. E isso não se retrata tão facilmente nas fotos dos turistas quanto os museus, os monumentos ou a arquitetura. É preciso estar lá, interagir com as pessoas e a cidade, assim como supostamente teria feito o autor do texto que motiva o tópico.

E a essência da Bahia são as pessoas, o baiano geralmente é alegre, de bem com a vida, de relacionamento fácil. Todo baiano sabe dançar mas isso nem é grande coisa, essas dancinhas bobas que eles inventam são bem fáceis. Mas todo baiano sabe cantar e isso me impressionou, não vi um baiano desafinar e se desafinava podia contar que era turista.


Não vamos ROMANTIZAR demais também. Eu nasci e vivi a vida inteira em Salvador e acho as pessoas daqui grossas e ignorantes, pra mim é uma cidade de orangotangos disfarçados de gente. E EU conheço um monte de gente que desafina horrores.

O Rio sim é muito LINDO mas o povo em geral também não me inspirou odes de simpatia. Todo mundo metido a IXPERTO, a malandro, um saco.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Lúcifer »

Bom, eu não tenho nada contra território nenhum, pois o que interessa para mim, é a persona da pessoa e não onde ela mora ou deixe de morar. Em todo lugar tem seus bons habitantes e os malas de carteirinha, mas não é justo generalizar todo um povo só por causa de uns poucos.
Aproveitando, adoro piadas de baianos, cearences, e etc. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Lúcifer »

betossantana escreveu:
Pedro Reis escreveu:O que é que a Bahia tem? A Bahia tem gente. Gente interessante, vida, calor humano. E isso não se retrata tão facilmente nas fotos dos turistas quanto os museus, os monumentos ou a arquitetura. É preciso estar lá, interagir com as pessoas e a cidade, assim como supostamente teria feito o autor do texto que motiva o tópico.

E a essência da Bahia são as pessoas, o baiano geralmente é alegre, de bem com a vida, de relacionamento fácil. Todo baiano sabe dançar mas isso nem é grande coisa, essas dancinhas bobas que eles inventam são bem fáceis. Mas todo baiano sabe cantar e isso me impressionou, não vi um baiano desafinar e se desafinava podia contar que era turista.


Não vamos ROMANTIZAR demais também. Eu nasci e vivi a vida inteira em Salvador e acho as pessoas daqui grossas e ignorantes, pra mim é uma cidade de orangotangos disfarçados de gente. E EU conheço um monte de gente que desafina horrores.

O Rio sim é muito LINDO mas o povo em geral também não me inspirou odes de simpatia. Todo mundo metido a IXPERTO, a malandro, um saco.


E voce não acha que, em certos lugares de sampa, eu também encontre pessoas assim? Em todo lugar do mundo voce vai encontrar esse genero de sub-espécie.

Não conheço o Rio, mas conheço Blumenau e, no tempo que eu fui, simplesmente adorei o lugar e as pessoas de lá. Agora não sei mais como lá esta. Mas tenho certeza que alguma coisa se desgringolou por lá.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

Pedro Reis escreveu:Eu sou carioca e vou dizer o que todo mundo está vendo mas ninguém teve coragem de dizer até agora: as pessoas têm inveja da Bahia. E do pior tipo, a inveja despeitada, mesquinha, recalcada.


EEEEIN? Mas looooonge disto, Pedro.

O tipo de inveja que nas entrelinhas confessa o autor do artigo.


Só se for ele. Mas nem parece inveja, parece que ele descobriu um astral praiano diferente do dele ( Capão da Canoa é uma velha e popular praia feia do litoral norte do RS, aliás como todas as praias daqui - feias). Pobre deste cara, deve ser um daqueles moradores de Capão, filho e neto de pescador e talvez comerciante de cebolas e melancias. Deve ter achado o máximo andar de avião e conhecer o nordeste. Nem dê muito crédito.

Eu tenho impressão que o texto é "fake", tem todos os elementos de um texto "fake". Por mais inveja que exista ninguém pára a vida por dois anos só por recalque da Bahia. Um jornalista também não escreve com tantos erros de português e mesmo que escreva o texto não seria publicado assim. A história é falsa e talvez o autor seja até baiano,
mas ainda assim ele usou de um artifício para retratar um sentimento que de fato existe.


De fato não quer dizer geral. E pode crer que não se trata de jornalista algum ou coisa que o valha. Sei lá como ele fez pra este texto cair assim na boca do povo. Deve ser um leitor que escreveu a cartinha da vida dele e mandou pro jornaleco local.

A estória é completamente falsa mas o resto é completamente verdadeiro. O que é que a Bahia tem? A Bahia tem gente. Gente interessante, vida, calor humano. E isso não se retrata tão facilmente nas fotos dos turistas quanto os museus, os monumentos ou a arquitetura. É preciso estar lá, interagir com as pessoas e a cidade, assim como supostamente teria feito o autor do texto que motiva o tópico. Ir a Paris é uma experiência enriquecedora, mas Salvador é tão enriquecedor quanto só que você se diverte muito mais.


Olha...lamento dizer, mas não é mesmo o tipo de diversão e nem de calor humano que me agrada. Quero dizer com isto, que está longe de ser inveja ou recalque. É que tem algo aqui no Sul que um certo status de classe média remediada dizer que foi pro nordeste. Ir para o Rio era o charme e diferencial cool quando EU era adolescente. Depois o Rio virou a Globo e o must passou a ser o Nordeste. Mas é coisa meio brega esta mania de ir de avião pro nordeste ou fazer cruzeiro em Itaparica.
Este cara do texto deve ser mesmo um pobre que juntou uma grana, viajou e agora precisa mostrar pra meio mundo que " vejam! eu finalmente viajei pelo Brasil!". Tem muita gente que acha que pegou avião e viajou pelo Brasil, tá inserido na elite. Bulshit!

Também pode ser aquela ressaca de viagem recente, que deixa a gente meio deslumbrado em como o mundo fora da nossa gaiola é graaaaande!

Além do mais....o que é "gente interessante"? Baianas vendendo acarajé, povo no roça-roça fedido atrás de trio elétrico ou seriam os frequentadores da feira de Santana? Tem paulista que acha o máximo frequentar feira de rua. Eu acho um lixo! Mas gosto é gosto. Eu tenho inveja de muita coisa, sabe? Coisas que talvez eu jamais faça por falta de oportunidade ou grana. Mas este negócio de Bahia e axé realmente não me causam inveja alguma e nem são meus objetos de desejo. E ainda tem o tal orgulho do sincretismo religioso! EEEECAAAA!!!!

Este texto me fez lembrar minha própria experiência de baianidade. Já passei um carnaval na Bahia e também como
o jornalista tinha os meus preconceitos. Na verdade um preconceito: eu odiava Axé ( e ainda odeio! ). Pra mim Axé Music não passava de uma coisa comercial, uma deturpação apelativa da grande tradição musical baiana. Tal degenerescência era indigna de estar classificada na mesma categoria da música erudito-popular de Gil, Caetano,
Gal Costa, Maria Bethânia, Dorival Caymi, Xangai, Novos Baianos, Armandinho e uma extensão interminável de
outros nomes. Até para Daniela Mercury eu torcia o nariz, então não preciso nem falar de Cláudias Leites e Ivetes
Sangalos...


Gil e Caetano eruditos? Tá bom. Bom, desta lista interminável aí, não me agrada nada. Muito antes pelo contrário.

Mas também como o autor calhou que me alojei no Pelourinho. Por falta de grana e também por opção. Ou seja, por opção e também por falta de opção, porém não me arrependi porque foi a melhor coisa que eu poderia ter feito e agora estou em posição de dar meu testemunho: esse texto mentiroso não mente em nada, o autor captou exatamente a essência do lugar. E a essência da Bahia são as pessoas, o baiano geralmente é alegre, de bem com a vida, de relacionamento fácil. Todo baiano sabe dançar mas isso nem é grande coisa, essas dancinhas bobas que eles inventam são bem fáceis. Mas todo baiano sabe cantar e isso me impressionou, não vi um baiano desafinar e se desafinava podia contar que era turista. Lá até axé é legal, do Campo Grande ao Farol, arrastado na correnteza de gente.


Arrastado na correnteza de gente? EEEECAAAAAA!!!! Pra você ver como o texto nem é tão verdadeira assim!

Por isso tenho tanto orgulho de ser brasileiro. Porque sendo brasileiro sou um pouquinho baiano também. E um pouquinho pernambucano, um pouquinho mineiro, um pouquinho paraense, um pouquinho gaúcho...


Obrigada pela parte que me toca. Mas não somos assim brasileiros tão iguais.
:emoticon16: Nem tudo no Brasil me dá assim este orgulho.

A Bahia tem tanta coisa legal e não faz mal a ninguém.


Nem vou entrar neste assunto....Como diziam na década de 70: "nordeste, tranqueira que astravanca o pogresso!!! " ( esta frase não é minha, veio do Sudeste, como se pode perceber pelo linguajar).

Por isso não há como negar que tanta crítica só pode encerrar um pouquinho de inveja. Mas eu quando sinto inveja faço assim, elogio. Elogio bastante, para ninguém perceber que eu estou com inveja.


Eu não. Quando sinto inveja eu assumo. Não dói nada. E também não tenho mais pruridos bobos em assumir que não gosto de determinadas coisas. Normal.

Porque a inveja é aplauso... só que de joelhos.


Nossa! que poético, pero...falaciooooso...

Beijos.
Imagem

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Pedro Reis »

betossantana escreveu:Não vamos ROMANTIZAR demais também. Eu nasci e vivi a vida inteira em Salvador e acho as pessoas daqui
grossas e ignorantes, pra mim é uma cidade de orangotangos disfarçados de gente. E EU conheço um monte
de gente que desafina horrores.


Isso é porque você mora aí. Quem vem de fora enxerga com outros olhos, vê coisas que você já não vê.

Não conheci ninguém grosso, pelo contrário. O carnaval sim, é muito violento. O pessoal sai para
arrumar briga, existe uma cultura da vã valentia, mas eu prefiro destacar as coisas positivas que
no fim de tudo deixam impressão mais forte que as negativas.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Pedro Reis »

Apo,

Isso é um conto. Talvez o autor nem seja gaúcho.

Mas o mote da história é a de um cara que, tendo vivido sempre com inveja da Bahia, torcendo o nariz para qualquer coisa que viesse ou acontecesse ao norte do Espírito Santo, resolve um dia viajar a Salvador. No texto ele aparece decidido a confirmar seus preconceitos, encontrar um lugar sujo, um povo bruto, ignorante, atrasado.

Mas chegando lá, mesmo contra vontade, acaba seduzido pela magia do lugar.

Eu estive lá na época de faculdade. Salvador é uma cidade suja e desorganizada e o Pelourinho é um lugar onde moram pessoas muito pobres ( não sei se ainda é assim, porque sendo bem ali no centro pode ter se valorizado de lá pra cá ).

Eu fiquei numa casa que alugava vagas para estudantes, a casa deveria ter uns "setecentos" anos. Uma relíquia. Aquilo deveria estar tombado pelo patrimônio histórico mas morava uma família humilde ali. Você vai vomitar mas
um dia eu acordei de noite para ir ao banheiro e a parede, os azulejos, estavam cobertos de baratas. Parecia um
filme B de ficção científica dos anos 50, a invasão das baratas depois do holocausto nuclear.

Então você pode acreditar, para alguém dizer que é legal um lugar assim tem que ser muito legal mesmo.

Mas é diferente de ir a Gramado, comer foundie de chocolate naquele friozinho gostoso. Se você tem essa limpeza,
organização, bem-fazer - tudo ajeitadinho e bonitinho - como parâmetro então a Bahia vai te parecer um lugar
horrível... De longe. Porque se você for lá é diferente. Mas não vale ficar em hotel e fazer programa de turista,
tem que ser como o cara do texto, interagir com as pessoas e a cidade.

Uma coisa que eu acho bacana no sincretismo é que lá o candomblé foi quase que para a porta da Igreja e o
padre nem aí... A igreja católica conviveu numa boa com as religiões africanas. Isso só no Brasil,
especialmente na Bahia. Porque os portugueses eram assim, mais descansados, não levavam tudo a ferro e fogo.
Se fosse a inquisição espanhola teria massacrado uns vinte mil.

Então é disso que eu estou falando, que pode brotar algo também de saudável da "bagunça", da informalidade,
de uma maneira menos planejada de fazer as coisas. E viva a diversidade, a diferença, porque seria um saco
se fosse tudo igual.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por betossantana »

Lúcifer escreveu:E voce não acha que, em certos lugares de sampa, eu também encontre pessoas assim? Em todo lugar do mundo voce vai encontrar esse genero de sub-espécie.


Sim, mas aqui é DEMAIS.
Editado pela última vez por betossantana em 07 Mar 2010, 00:22, em um total de 1 vez.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por betossantana »

Pedro Reis escreveu:Isso é porque você mora aí. Quem vem de fora enxerga com outros olhos, vê coisas que você já não vê.


Vejo coisas que NÃO DÁ TEMPO dos outros verem, isso sim é mais provável.

Pedro Reis escreveu:Não conheci ninguém grosso, pelo contrário.


Eu quase NEM ACREDITO que foi na Bahia mesmo que você veio!!
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por betossantana »

Pedro Reis escreveu:No texto ele aparece decidido a confirmar seus preconceitos, encontrar um lugar sujo, um povo bruto, ignorante, atrasado.


Mas É assim mesmo (rs)...

Mas chegando lá, mesmo contra vontade, acaba seduzido pela magia do lugar.

Pedro Reis escreveu:Eu estive lá na época de faculdade. Salvador é uma cidade suja e desorganizada e o Pelourinho é um lugar onde moram pessoas muito pobres ( não sei se ainda é assim, porque sendo bem ali no centro pode ter se valorizado de lá pra cá ).


Acho que a maioria dos residentes foi expulsa quando ACM promoveu a revitalização.

Pedro Reis escreveu:Você vai vomitar mas
um dia eu acordei de noite para ir ao banheiro e a parede, os azulejos, estavam cobertos de baratas. Parecia um
filme B de ficção científica dos anos 50, a invasão das baratas depois do holocausto nuclear.


ISSO sim é um ambiente mais "a cara da Bahia", rs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

Pedro Reis escreveu:Apo,

Isso é um conto. Talvez o autor nem seja gaúcho.

Mas o mote da história é a de um cara que, tendo vivido sempre com inveja da Bahia, torcendo o nariz para qualquer coisa que viesse ou acontecesse ao norte do Espírito Santo, resolve um dia viajar a Salvador. No texto ele aparece decidido a confirmar seus preconceitos, encontrar um lugar sujo, um povo bruto, ignorante, atrasado.

Mas chegando lá, mesmo contra vontade, acaba seduzido pela magia do lugar.


Faço idéia.

Eu estive lá na época de faculdade.


Tá explicado. No meu tempo de faculdade eu também achava tudo mágico, especialmente sujeira, pichação, Gil, Gal, Caetano e Betânia. Fazer xixi em banheiro público, então, era o must! Bandeiras com foice e martelo idem. Carnaval e dormir na areia ao sol escaldante do meio dia, era o verdadeiro Éden. Passar um pouco de fome era um charme. Eu também adoraria Salvador!

Salvador é uma cidade suja e desorganizada e o Pelourinho é um lugar onde moram pessoas muito pobres ( não sei se ainda é assim, porque sendo bem ali no centro pode ter se valorizado de lá pra cá ).


Não precisa me dizer, Pedro. Qualquer um sabe o que a Bahia tem. Uns gostam, outros não. :emoticon16:

Eu fiquei numa casa que alugava vagas para estudantes, a casa deveria ter uns "setecentos" anos. Uma relíquia. Aquilo deveria estar tombado pelo patrimônio histórico mas morava uma família humilde ali. Você vai vomitar mas
um dia eu acordei de noite para ir ao banheiro e a parede, os azulejos, estavam cobertos de baratas. Parecia um
filme B de ficção científica dos anos 50, a invasão das baratas depois do holocausto nuclear.


Mas que maravilha! Eu passei muitos anos da minha vida frequentando ambientes assim na minha vida! Acampar em barraca Iglu com namorado em Floripa, sem água e sem luz era o supro sumo da vanguarda! Comer milho e sanduíche de mortadela sentada no meio fio me fazia a mais cool das criaturas. Não ouvia Led Zepellin nesta época, porque embarquei numas de som Brasil: Gonzaguinha, Gonzagão, Djavan, Beto Guedes, Osvaldo Montenegro tudo que cheirasse a América Latina: Mercedes Sosa, Hermeto Pascoal e bichos cabeludos, sujos e alternativos. Precisa mais? Ah, sim eu pesava 45 quilos e fazia Comunicação Social na PUC.
A Bahia era mesmo o lugar mais lindo do mundo! E o calor humano era a minha resposta básica para todo tipo de pergunta filosófica.

Então você pode acreditar, para alguém dizer que é legal um lugar assim tem que ser muito legal mesmo.


????? :emoticon12:

Mas é diferente de ir a Gramado, comer foundie de chocolate naquele friozinho gostoso. Se você tem essa limpeza,
organização, bem-fazer - tudo ajeitadinho e bonitinho - como parâmetro então a Bahia vai te parecer um lugar
horrível... De longe.


De fato. Tenho mais cara de Gramado, mas também já passei um pouquinho desta fase. Eu ia muito a Gramado nos anos 80.

Porque se você for lá é diferente. Mas não vale ficar em hotel e fazer programa de turista,
tem que ser como o cara do texto, interagir com as pessoas e a cidade.


Ô! Você não sabe a falta que este tipo de experiência faz no meu currículo! Preciso providenciar urgente antes de passar desta pra melhor!
Eu AMO dançar, sabe? Sou capaz de dançar 10 horas direto! Especialmente aqueles ritmos todos que emergem da atmosfera nortista e nordestina! Coisa que mexe demais comigo! Eu deveria mesmo ter nascido lá! O babado tá no meu sangue! :emoticon12:
Ficar em albergue de estudante é meu sonho de consumo!

Segredinho entre nós: SE um dia eu pisar no Nordeste, será por alguma beleza natural, algum lugar realmente paradisíaco. Vou me hospedar no melhor e mais cheiroso resort ( deve existir disto lá neh?) e só beberei água mineral e coca-cola abertos por mim. Não curto diarréias.

Uma coisa que eu acho bacana no sincretismo é que lá o candomblé foi quase que para a porta da Igreja e o
padre nem aí... A igreja católica conviveu numa boa com as religiões africanas. Isso só no Brasil,
especialmente na Bahia. Porque os portugueses eram assim, mais descansados, não levavam tudo a ferro e fogo.
Se fosse a inquisição espanhola teria massacrado uns vinte mil.


Mas que coisa fantástica, não? Eu AMO sincretismos religiosos! S2

Então é disso que eu estou falando, que pode brotar algo também de saudável da "bagunça", da informalidade,
de uma maneira menos planejada de fazer as coisas. E viva a diversidade, a diferença, porque seria um saco
se fosse tudo igual.


Tá bom.

Beijos.
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apáte »

betossantana escreveu:
Apáte escreveu:Eu até gosto da Bahia, mas se eu voltar lá mais alguma vez, vou levar comida enlatada e água suficientes para sobreviver a um ataque apocalíptico de zumbis.


Ai, que bonitinho, Decinho, você já veio à Bahia!! E "ATÉ GOSTA" dela!!! Deve ser MENTIRA mas se você voltar, você fica aqui em casa que eu te dou acarajé na boquinha. Rs.

Vai te catar, seu viado!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Johnny »

betossantana escreveu:
Dragão Invisível escreveu:Apo, eu também não gosto de axé, carnaval e outras coisas aqui do estado, como não gosto de um montão de coisas de outros lugares. Mas, só por que eu não gosto de coisas de determinado local, não significa que eu não goste das pessoas ou precise me separar delas.


Eu acho o povo daqui da Bahia burro e mau-educado, Salvador é uma imundície porque todo mundo joga lixo no chão em qualquer lugar, é uma nojeira. É um povo muito SUJO.


Isso é geral Beto. Pegue algumas praias de fácil acesso de SP em época de temporada e feriadões. É um lixo só. Isso se chama turista. QUando fui à Parati fazer um passei de escuna, o capitão me disse que 90% da sujeira que a gente via na orla, nos ancoradouros e pela cidade era dos turistas. E ainda, levando em conta que sujeira e pobre são sinônimos hoje em dia, o que falta mesmo é educação e fiscalização pesada. São Paulo está afundando nas águas por causa do lixo e isso todo mund sabe, até o Ka sabe. Mas como não dá para multar pobre, multam os estabelecimentos comerciais, cobrando taxa de lixo e depois, multa se colocar o lixo antes de 2 horas do lixeiro passar, quer eles atrasem (sempre) ou não.

Em todo o país tem gente porca. Já fui no sul, norte, nordeste, centro e é tudo a mesma coisa. Onde tem maior concentração de mão de obra não especializada e pobreza, tem muito lixo. Mas isso não é culpa do pobre e sim do governo que não tem interesse pois pobre não reclama.

EU não gostei de morar no nordeste 4 anos, mas não posso reclamar do povo de lá. Como em todo lugar, existem pessoas como eu e você. Se o sul se separasse do Brasil, queria ver do que eles viveriam, já que repondem por 6,64% do PIB ficando atrás de MG com 9.07% e estão decaindo em comparação a alguns estados do nordeste e a Bahia está neste grupo. Se o PIB está caindo, ago errado tem por lá.

O problema do nordeste é que antes não havia interesse político em se estabelecer industrias por lá de governos anteriores à Collor. Hoje muitas indústrias estão se mudando ou fazendo parcerias no norte-nordeste. ISso terá reflexo em médio prazo pois tenderá a reduzir drasticamente a migração contínua atual.

Mas eu não me adaptei por causa da cultura (música, comida ), das praias (monótonas, sem encostas e etc) e pela facilidade de se encontarar qualquer coisa do Brasil aqui no sudeste.

Ah, ia me esquecendo...quem gosta de chimarrão é gaucho e só. Ô coisa mais sem graça e ruim.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Em todo o país tem gente porca. Já fui no sul, norte, nordeste, centro e é tudo a mesma coisa. Onde tem maior concentração de mão de obra não especializada e pobreza, tem muito lixo. Mas isso não é culpa do pobre e sim do governo que não tem interesse pois pobre não reclama.

O Rio é imundo. Todo mundo joga lixo nas ruas, ricos e pobres.
A diferença é que talvez a limpeza seja mais eficiente nos bairros ricos.

Avatar do usuário
DDV
Mensagens: 71
Registrado em: 18 Jun 2009, 17:24
Gênero: Masculino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por DDV »

Apo escreveu:Nem vou entrar neste assunto....Como diziam na década de 70: "nordeste, tranqueira que astravanca o pogresso!!! " ( esta frase não é minha, veio do Sudeste, como se pode perceber pelo linguajar).


Eu dei uma olhada nas contas do governo pra tentar colocar isso em números aqui.

Em relação à tributação, temos os tributos municipais (como o IPTU), que ficam integralmente com cada município; temos os impostos estaduais (como o ICMS), que também ficam integralmente com cada estado. Logo, a única forma de recursos serem transferidos de um estado para outro é através de impostos federais (como o IR e o IPI).

Após a União arrecadar uma montanha de dinheiro dos estados, a destinação dada ao mesmo das seguintes formas:

1- A maior parte (cerca de 82%) cobre os gastos diretos feitos pelo governo federal. Sendo que destas, a maior parcela é destinada ao pagamento de juros e amortizações de dividas. Por exemplo: O Ministério da Educação, que é um dos que mais gastam, teve um orçamento total de 25 bilhões de reais em 2008, enquanto o Ministério da Fazenda teve no mesmo ano um orçamento de 595 bilhões de reais para pagar dívidas.

2- A menor parte (cerca de 18%) é transferida para os estados e municípios sob 2 formas: Transferências Constitucionais e Transferências Voluntárias. A primeira parte é mais rígida e maior, a segunda é mais livre e menor.

Logo, para que um estado receba recursos de outros, ele deverá receber mais transferências do que fornece de arrecadação federal ou concentrar mais gastos federais nele.

(Olhei os dados de 2008, por estarem mais completos).

O grosso dos gastos federais é para pagar dívidas (595 bilhões em 2008), para a Previdência (205 bilhões), Defesa (40 bilhões), Educação (25 bilhões) e Saúde (15 bilhões), todo restante com bem menos que isso. Não consegui achar uma tabela com o total gasto em cada estado.

Restou portanto as transferências feitas para os estados e municípios. Esses eu consegui os dados para cada estado. Olhando a diferença entre a arrecadação federal fornecida por cada estado e as transferências da união que ele recebeu (tanto o estado quanto seus municípios), podemos ter uma idéia se ele recebe mais do que sua contribuição (sendo “sustentado” por outros) ou se recebe menos do que contribui (“sustentando” outros).

Abaixo está uma lista dos estados brasileiros classificados quanto à diferença entre arrecadações fornecidas e transferências recebidas:

SP 183.631.858.370
RJ 94.704.408.208
DF 32.958.130.935
PR 13.390.834.067
RS 12.602.498.465
MG 11.219.495.192
SC 8.122.902.970
ES 6.107.301.118
AM 3.336.813.350
GO (401.915.136)
MS (1.104.036.632)
RR (1.661.557.973)
RO (1.871.451.280)
MT (1.896.943.086)
AP (1.982.018.224)
AC (2.341.356.278)
SE (3.098.717.938)
TO (3.468.789.754)
PE (3.795.088.201)
RN (3.922.842.483)
AL (3.981.145.994)
PI (4.375.309.248)
PB (4.641.779.290)
CE (6.032.972.448)
PA (6.309.869.125)
BA (6.753.789.246)
MA (7.062.388.681)



O que chama atenção inicialmente é o gigantismo do estado de SP. Ele fornece 184 bilhões de reais a mais do que recebe! Os demais estados “sustentadores” (que fornecem mais em arrecadação do que recebem) somados dão 182 milhões, menos do que SP sozinho!

Pela tabela, os estados “sustentadores” no Brasil são todos os estados do Sudeste, Sul e o Amazonas . Todos os outros são estados são “sustentados” (recebem mais recursos do que fornecem em arrecadação).

Interessante que a Zona Franca de Manaus colocou o Amazonas como o único estado fora do Sudeste-Sul como “sustentador”.

É de se notar também a brutal discrepância entre o eixo Rio-São Paulo e os demais estados. Esses 2 estados juntos representam 76% do saldo positivo, ficando os demais 24% a cargo de DF, MG, ES, PR, SC, RS e AM.

É importante lembrar que os gastos federais diretos em cada estado não estão aí incluídos, por falta dos dados prontos. Ou seja, o déficit dos estados sustentados é na verdade maior do que o mostrado aí, e o superávit dos estados sustentadores é na verdade menor. Mas isso dificilmente altera o status de sustentador-sustentado dos estados que a tabela mostra, pois os gastos que poderiam alterar o quadro (Fazenda, Previdência, Educação, Defesa e Saúde) costumam ser proporcionais ao PIB e à população; ou seja, dificilmente os estados limítrofes (AM, ES, SC...) recebem tantos gastos federais a ponto de perderem o status de "sustentadores".

A tese de que alguns estados “sustentam” outros, portanto, verdadeira.

A solução mais lógica para isso seria enxugar a despesa de alguns estados. Muitos deles deveriam ser unificados para reduzir despesas administrativas, ou então perderem o status de estado e voltarem a ser “territórios” como antigamente.

A pergunta mais importante seria essa: esses estados “sustentados” atrapalham o progresso dos estados "sustentadores"?

Eles atrapalhariam se o montante “desviado” dos estados sustentadores for significativo. Pela tabela, o montante que os estados sustentados ganham dos sustentadores representa 13% do total arrecadado. Fica a pergunta: Esses 13% fazem tanta falta assim a ponto de se dizer que dificulta o progresso dos estados sustentadores?

Eu particularmente acho mesquinharia fazer tanta questão desses 13%, exceto se a reclamação for por mau uso. E mais uma vez: apenas SP e RJ teriam alguma "moral" para reclamar disso. As contribuições individuais dos estados sulistas, de MG, ES e AM são irrisórias perto destes.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe


"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses, a maior virtude do socialismo é a distribuiçãoi igual da miséria" (W. Churchill)

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Pedro Reis »

DDV escreveu:
Eu dei uma olhada nas contas do governo pra tentar colocar isso em números aqui.



Muito bem feito e explanado este seu levantamento.

Não só aqui mas em qualquer lugar os ricos pagam proporcionalmente mais imposto que os pobres.

A Barra da Tijuca, um bairro elitizado, já quis se emancipar da cidade do Rio de Janeiro. Queria virar município. O argumento era que o dinheiro arrecadado não era utilizado lá, sendo aplicado em outros bairros menos favorecidos. Ou seja, queriam pagar imposto só para eles mesmos.

Mas se a Cidade de Deus, por exemplo, tivesse que contar apenas com seus próprios recursos não teriam nada. E talvez seja isso mesmo, porque eles realmente não têm nada: segurança, escola, saneamento, serviço social... nada. Por outro lado a Barra vai muito bem, obrigado.

Quer dizer, estes 10% ou algo assim que podem estar sendo arrecadados na Barra da Tijuca e aplicados em outro lugar não estão fazendo tanta falta, mas são muito importantes quando mantêm uma escola pública no Méier ou um posto de saúde na Rocinha.

Mas esta analogia entre a relação tributária de um bairro com o município e a relação tributária de um estado com a União me leva a outra, relacionada com a idéia que já defendi antes, de que na verdade São Paulo ou Rio de Janeiro
não "carregam o Brasil nas costas" mas são beneficiados por estarem inseridos em um país grande e com o potencial que este país tem. Uma condição essencial para que estes estados tenham atingido este nível de
desenvolvimento e que continua sendo tão ou mais importante do que sempre foi.

Imaginemos que a Barra da Tijuca estivesse distante 50 km do centro do Rio. Alguém iria querer morar lá? Haveria
condomínios, shopping centers, hipermercados? Haveria um plano de estender o metrô até esse bairro? É evidente
que a Barra se beneficiou com a proximidade do Rio e por ser um bairro desse município, e continua se beneficiando.
Mas alguns moradores não queriam que parte de seus tributos fosse aplicado no município, um município do qual
fazem parte e do qual usufruem da infraestrutura e dos serviços.

Rio de Janeiro e São Paulo também usufruem direta e indiretamente do fato de serem estados do Brasil e é provável que isolados não estivessem melhores que o Paraguay ou a Bolívia. O que sai de forma direta em arrecadação,
como você mostrou, é menos do que "entra".

Quem reclama que um estado desabitado como o Amazonas tenha o mesmo número de senadores que São Paulo tem razão. Isso não é democrático. Quem reclama de coisas como a SUDENE também tem razão, estes órgãos sempre foram sumidouros de dinheiro que ia parar no bolso dos coronéis. Mas estes problemas podem ser resolvidos com o voto proporcional e outras medidas, mas o separatismo não é solução. Separatismo é uma forma de todos saírem perdendo.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Deise Garcia »

Apáte escreveu:Eu até gosto da Bahia, mas se eu voltar lá mais alguma vez, vou levar comida enlatada e água suficientes para sobreviver a um ataque apocalíptico de zumbis.

Das 3 vezes que eu fui lá foram as 3 piores diarréias da minha vida. Da primeira vez eu só lembro que eu passei mal com força. Ainda bem que na época eu não tinha consciência de morte, porque hoje eu iria temer pela minha vida.


hahahahahahahahahahaha
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Em todo o país tem gente porca. Já fui no sul, norte, nordeste, centro e é tudo a mesma coisa. Onde tem maior concentração de mão de obra não especializada e pobreza, tem muito lixo. Mas isso não é culpa do pobre e sim do governo que não tem interesse pois pobre não reclama.

O Rio é imundo. Todo mundo joga lixo nas ruas, ricos e pobres.
A diferença é que talvez a limpeza seja mais eficiente nos bairros ricos.


Quais são os bairros "ricos"? :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Em todo o país tem gente porca. Já fui no sul, norte, nordeste, centro e é tudo a mesma coisa. Onde tem maior concentração de mão de obra não especializada e pobreza, tem muito lixo. Mas isso não é culpa do pobre e sim do governo que não tem interesse pois pobre não reclama.

O Rio é imundo. Todo mundo joga lixo nas ruas, ricos e pobres.
A diferença é que talvez a limpeza seja mais eficiente nos bairros ricos.


Quais são os bairros "ricos"? :emoticon26:


Em geral, os da Zona Sul, como Leblon, Lagoa, Jardim Botânico ou Ipanema, onde o metro quadrado é mais caro e a renda per capita é mais alta.
Poderia mencionar a Barra da Tijuca, mas lá quase tudo é condomínio fechado.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Fernando Silva »

Apáte escreveu:Eu até gosto da Bahia, mas se eu voltar lá mais alguma vez, vou levar comida enlatada e água suficientes para sobreviver a um ataque apocalíptico de zumbis.

Das 3 vezes que eu fui lá foram as 3 piores diarréias da minha vida. Da primeira vez eu só lembro que eu passei mal com força. Ainda bem que na época eu não tinha consciência de morte, porque hoje eu iria temer pela minha vida.


Nunca tive diarreia na Bahia, mesmo comendo moqueca e até abará comprado na rua, mas tive uma devido a uma moqueca em Vitória, ES.
Também nada me aconteceu em Aracaju, e estive lá muitas vezes.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Deise Garcia »

Bem, acho que a cada um deve ser reservado o direito de gostar, ou não, de alguma coisa ou lugar. Eu, por exemplo, não gostei de Maceió e Olinda, lugares que jamais voltaria. Em contra-partida meu maior sonho é morar em Fortaleza. Olinda tem umas igrejas horrorosas como patrimônio histórico e as casas que foram tombadas parecem cortiços. Efetivamente não sei apreciar essas coisas. Sou paulistana com um pé na Bahia (toda minha família por parte de mãe é bahiana) porém, nunca tive a menor curiosidade em conhecê-la. Mas confesso que tudo aquilo que foge aos padrões comum eu costumo dizer que é baiano. :emoticon16:
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

DDV escreveu:
Apo escreveu:Nem vou entrar neste assunto....Como diziam na década de 70: "nordeste, tranqueira que astravanca o pogresso!!! " ( esta frase não é minha, veio do Sudeste, como se pode perceber pelo linguajar).


Eu dei uma olhada nas contas do governo pra tentar colocar isso em números aqui.

Abaixo está uma lista dos estados brasileiros classificados quanto à diferença entre arrecadações fornecidas e transferências recebidas:

SP 183.631.858.370
RJ 94.704.408.208
DF 32.958.130.935
PR 13.390.834.067
RS 12.602.498.465
MG 11.219.495.192
SC 8.122.902.970
ES 6.107.301.118
AM 3.336.813.350
GO (401.915.136)
MS (1.104.036.632)
RR (1.661.557.973)
RO (1.871.451.280)
MT (1.896.943.086)
AP (1.982.018.224)
AC (2.341.356.278)
SE (3.098.717.938)
TO (3.468.789.754)
PE (3.795.088.201)
RN (3.922.842.483)
AL (3.981.145.994)
PI (4.375.309.248)
PB (4.641.779.290)
CE (6.032.972.448)
PA (6.309.869.125)
BA (6.753.789.246)
MA (7.062.388.681)



O que chama atenção inicialmente é o gigantismo do estado de SP. Ele fornece 184 bilhões de reais a mais do que recebe! Os demais estados “sustentadores” (que fornecem mais em arrecadação do que recebem) somados dão 182 milhões, menos do que SP sozinho!

Pela tabela, os estados “sustentadores” no Brasil são todos os estados do Sudeste, Sul e o Amazonas . Todos os outros são estados são “sustentados” (recebem mais recursos do que fornecem em arrecadação).


Não esquecendo que o DF está sempre nas primeiras posições por motivos diversos dos demais estados da federação
E vale salientar que MG se encontra abaixo do RS e PR em arrecadação, o que também deve contrariar alguns "orgulhosos" de plantão.

Nunca perdi meu tempo tentando achar números para o óbvio, mas parece que aí estão. Interessante seria ver posição geográfica que favorece trânsito de riquezas para comparar quem trabalha mais e menos de verdade.E também densidades demográficas.

Well, este quadro demonstrativo deve cala a boca e os muxoxos de muitos aqui.


É de se notar também a brutal discrepância entre o eixo Rio-São Paulo e os demais estados. Esses 2 estados juntos representam 76% do saldo positivo, ficando os demais 24% a cargo de DF, MG, ES, PR, SC, RS e AM.

É importante lembrar que os gastos federais diretos em cada estado não estão aí incluídos, por falta dos dados prontos. Ou seja, o déficit dos estados sustentados é na verdade maior do que o mostrado aí, e o superávit dos estados sustentadores é na verdade menor. Mas isso dificilmente altera o status de sustentador-sustentado dos estados que a tabela mostra, pois os gastos que poderiam alterar o quadro (Fazenda, Previdência, Educação, Defesa e Saúde) costumam ser proporcionais ao PIB e à população; ou seja, dificilmente os estados limítrofes (AM, ES, SC...) recebem tantos gastos federais a ponto de perderem o status de "sustentadores".

A tese de que alguns estados “sustentam” outros, portanto, verdadeira.


Só não admite isto quem não quer. O que cái por terra com estes dados.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

duplo
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Em todo o país tem gente porca. Já fui no sul, norte, nordeste, centro e é tudo a mesma coisa. Onde tem maior concentração de mão de obra não especializada e pobreza, tem muito lixo. Mas isso não é culpa do pobre e sim do governo que não tem interesse pois pobre não reclama.

O Rio é imundo. Todo mundo joga lixo nas ruas, ricos e pobres.
A diferença é que talvez a limpeza seja mais eficiente nos bairros ricos.


Quais são os bairros "ricos"? :emoticon26:


Em geral, os da Zona Sul, como Leblon, Lagoa, Jardim Botânico ou Ipanema, onde o metro quadrado é mais caro e a renda per capita é mais alta.
Poderia mencionar a Barra da Tijuca, mas lá quase tudo é condomínio fechado.


Eu sei quais são, Fernando. Você entendeu a ironia por trás da minha pergunta, não é?
Se aquilo é a parte rica e onde a limpeza é mais eficiente, não precisamos dizer mais nada.
O que não entendo é como um povo tão rico e tão desenvolvido se contenta tanto a ponto de se orgulhar daquilo que se pode observar nestes locais assim de livre e espontânea vontade. Pelo amor de deus...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
E vale salientar que MG se encontra abaixo do RS e PR em arrecadação, o que também deve contrariar alguns "orgulhosos" de plantão.


Pra mim o que vale é o PIB.

O PIB de Minas dá uma surra no dos estados do sul. Meu estado também nunca declarou moratória, mas nem por isso queremos nos separar.


Até então você e eoutros negavam e queriam números sobre arrecadação e transferência entre estados. Agora o que vale é o PIB. Qual mesmo a população de MG, do RS, de SC e do PR?

Aliás, pelo tamanho de Minas e por nem terem praia, deveriam dar uma surra do pequenino estado do RJ. Mas veja os números e tire suas conclusões.

Ah, tah bom.
Imagem

Avatar do usuário
Lovegood
Mensagens: 28
Registrado em: 27 Fev 2010, 11:21
Gênero: Masculino

Re: Não Quero Ser Baiano

Mensagem por Lovegood »

Imagem

Pronto. Acabou o separatismo.

Trancado