Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O matemático russo Grigory Perelman, 44, considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, declarou ontem que não tem interesse em receber o prêmio de US$ 1 milhão a que tem direito por ter resolvido a chamada Conjectura de Poincaré.
Em seu apartamento infestado de baratas em São Petersburgo, Perelman afirmou, sem abrir a porta: “tenho tudo o que quero”, segundo informou o jornal britânico Daily Mail.
Na última semana, uma instituição dos Estados Unidos reconheceu que o estudioso russo demonstrou a Conjectura de Poincaré, que desafiava os matemáticos há mais de um século.
O matemático francês Jules Henri Poincaré (1854-1912) estimou que, de forma simplificada, qualquer espaço tridimensional sem furos seria equivalente a uma esfera esticada.
Poincaré e os matemáticos que vieram depois dele acreditavam que a proposta estaria correta, mas não conseguiram uma prova algébrica sólida para elevar a conjectura à categoria de teorema.
A complexidade do assunto levou o Instituto de Matemática de Clay a incluir o problema entre os “sete desafios do milênio”. Para cada desafio que fosse solucionado, o instituto prometeu pagar um prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,78 milhão).
Na semana passada, James Carlson, diretor do instituto, reconheceu a façanha de Perelman e anunciou que a Conjuntura de Poincaré é o primeiro dos sete desafios a ter solução.
Morando com as baratas
A vizinha Vera Petrovna afirmou ao jornal britânico que já esteve no flat do matemático. “Ele tem apenas uma mesa, um banquinho e uma cama com um lençol sujo que foi deixado ali pelos antigos donos – uns bêbados que venderam o apartamento para ele”.
“Estamos tentando acabar com as baratas nesse quarteirão, mas elas se escondem na casa dele”, acrescentou.
Esse não é o primeiro prêmio esnobado por Perelman. Há quatro anos, ele não apareceu para receber a medalha Fields da União Internacional de Matemática.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Geometria e topologia diferencial só tem maluco desse naipe.
Já em métodos numéricos de equações diferenciais parciais, análise não linear, otimização, teoria de jogos, controle estocástico, probabilidade, estatística e matemática financeira somos todos bem ajustasdos. Ninguém oferece 1 milhão de dólares nem medalha fields pra gente porque sabem que a gente ia lá buscar
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Bah, só se agora saiu a confirmação rigorosa matemática.
Me lembro que essa noticia saiu a uns anos atrás, tipo 2003, 2004. Ele já havia dito que ia recusar o premio, algo como "para nao ser visto como um animal de zoologico" hehehehehe
user f.k.a. Cabeção escreveu: Geometria e topologia diferencial só tem maluco desse naipe.
Já em métodos numéricos de equações diferenciais parciais, análise não linear, otimização, teoria de jogos, controle estocástico, probabilidade, estatística e matemática financeira somos todos bem ajustasdos. Ninguém oferece 1 milhão de dólares nem medalha fields pra gente porque sabem que a gente ia lá buscar
Mas tem. Em métodos numéricos para equações diferenciais parciais eu não sei, mas se não me engano há um prêmio bom ( não de um milhão, mas um prêmio bem interessante ), concedido de quatro em quatro anos para o melhor trabalho em métodos de programação linear. Não sei bem se especificamente em programação linear ou se é na área de análise combinatória e o último cara que ganhou usou análise combinatória em algoritmos de programação linear... enfim... não sei de nada.... mas ouvi por alto que há esse prêmio e o indiano que o recebeu tem um brasileiro entre seus colaboradores.
Para EDP não sei se tem prêmio, mas se alguém inventar algum método porreta não vai ficar mal de vida não. Pelo menos academicamente falando.
Em EDP você pode ganhar a medalha fields sim, eu estava bricando com o fato deles costumeiramente darem o prêmio à quem faz coisas mais abstratas como álgebra, geometria e topologia.
Pierre Louis Lions ganhou uma (eu vou trabalhar em parte no laboratório dele durante o meu doutorado =) ).
E existem inúmeros prêmios bem pagos para áreas aplicadas, principalmente essas ligadas a algoritmos importantes de computação e otimização combinatória.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
jaderanderson escreveu:Bah, só se agora saiu a confirmação rigorosa matemática.
Me lembro que essa noticia saiu a uns anos atrás, tipo 2003, 2004. Ele já havia dito que ia recusar o premio, algo como "para nao ser visto como um animal de zoologico" hehehehehe
Ele jogou o texto na Internet em 2002, mas não disse do que se tratava. Os matemáticos leram, releram e, só depois de muito tempo, conseguiram entender e perceberam que aquilo era a demonstração.