Ateismo top descriminação...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tosta
Gênero: Masculino
Contato:

Ateismo top descriminação...

Mensagem por Tosta »

Olá users do fórum Religião é Veneno...
Nunca postei por aqui mais garanto que já li muitos e muitos topícos por aqui, mais quase sempre fiquei meio acanhado em estar respondendo algo ou participando do papo, afinal de contas sempre que estou pelas paginas o assunto já fluiu ou as pessoas envolvidas já deram suas opniões bem similares as que eu tinha naquele momento...

Como não acho certo o comportamento Flooder e deve ser até mesmo contra as regras do fórum optei por ficar calando e só acompanhar de longe o caminhar desta comunidade que acho tão bacana e tão bem organizada.( Deixo desde então meus sinceros parabens aos fundadores e aos membros mais ativos) [Tá... chega de enrolação e babação]

Me chamo Raul e tenho 21 anos, me considero ateu pois não tenho nenhum tipo de seguimento religioso e jamais me senti confortável com a explicação de uma criação e regimento divino. Não rezo e jamais aceito a narrativa divina citada em livros religiosos ou nos ensinamentos das religiões seja ela qual for...

Por um tempo até mesmo me denominava Agnostico porém achava o termo muito emcima do muro e meu ceticismo aguçado me levava a descer do muro e assumir o ateísmo como principal fundamento.

Desde então venho notado o quanto tais pessoas (acredito que aqui a grande maioria) sofrem descriminações e sentem na pele como é "ruim" passar por tais situações que pretendo citar abaixo... A mais ou menos 4 anos assumi até mesmo em meio seio familiar minha escolha e sofro dia apos dia "repreendimento" por "ser assim" (Me sinto quase um monstro um bicho em certas horas...)

Tive toda uma formação religiosa pois meu pai era "Mormon" e mãe catolica praticante... toda familia segue algum tipo de doutrina religiosa... tenho namorada catolica praticante e toda familia dela participa até mesmo da paroquia da igreja local.

E sempre que demonstro o meu ateismo ou meu cetiscismo vejo o quanto as pessoas levam em consideração a imagem de pessoa ruim somente por não acreditar na existencia de deus.

Tenho uma sobrinha emprestada a qual tenho que lhe dar a "benção" sempre que chego na casa de minha namorada e para não usar a palavra "deus" sempre respondo de forma diferentes como:

Benção tio?
E digo: "Sinta-se abençoada minha sobrinha" ou até mesmo "Você já nasceu abençoada minha querida".
Não que tenha nada contra a palavra "deus" ou seu significado porém não acho condizente usar este termo já que não tenho crença neste ser onipotende criador de todas as coisas...

E logo os olhares são voltados a como se eu fosse uma pessoa ruim ou sem compaixão...
Em festas ou qualquer lugar que eu frequente sempre me colocam como "pecador" ou algo assim...
porém tenho comigo de que sou igual ou até mesmo uma pessoa mais boa do que aqueles que se dizem seguidores e carneiros de deus,porém usam da vida para infernizar a vida alheia ou tentar melhorar a situação do proximo...

Portanto queria levantar aqui no forum RV esta situação de sermos ateus descriminados...
Isso caberia processos?? kakakaa talvez ficar rico atraves do ateismo seria uma boa???
Abçs e espero não ter falado merda demais...

:emoticon13:

Reid

Re: Ateismo top descriminação...

Mensagem por Reid »

bom, bem vindo entao :emoticon16:

e qto ao que vc disse, so tente mostrar q vc n precisa acreditar nas mesmas coisas q eles
para ser melhor q eles :emoticon5:

enqto eles fazem o bem por medo, vc pode fazer o bem por saber q eh melhor faze-lo
entre outras coisas

Tosta
Contato:

Mensagem por Tosta »

Reid escreveu:bom, bem vindo entao :emoticon16:

e qto ao que vc disse, so tente mostrar q vc n precisa acreditar nas mesmas coisas q eles
para ser melhor q eles :emoticon5:

enqto eles fazem o bem por medo, vc pode fazer o bem por saber q eh melhor faze-lo
entre outras coisas

Obrigado pelas boas vindas...

Alguns definem isto como "atitude cristã" e o que sempre tento dizer é que não dependo de deus ou religiosidade para "fazer o bem sem olhar a quem"... o que eles pensam de certa forma não me atinge...

Agora diferença de tratamento por causa da sua crença... ai é phoda!

marta

Mensagem por marta »

Oi Raul
Bem vindo ao REV. Sinta-se em casa. Não sou a criadora do fórum, mas já dou meus pitacos por aqui faz muito tempo.
Indo direto ao assunto, de fato, os ateus são discriminados, sim. No trabalho, na sociedade, e no núcleo familiar.
Com o tempo, vc vai conseguindo encontrar um ponto de equilíbrio de convivência.
Eu encontrei o meu, não omitindo, mas também não anunciando no autofalante. Se alguém pergunta, eu respondo com sinceridade. Começo por partes:
1) - Qual sua religião?
- nenhuma.
2) (a segunda pergunta vem automaticamente) mas vc acredita em deus?
-não. não acredito.
Para muitos, a conversa acaba aí. Se a pessoa quiser continuar a conversa, eu topo, mas sem me alterar. Não faço proselitismos e não julgo ninguém. Se a fé é importante para ela, que seja. Eu só respondo que a fé para mim não faz falta nenhuma.
Se alguém me diz: vai com deus; eu respondo amém ou obrigada. Eu não preciso entrar num debate quando alguém me diz isso. No caso da sua sobrinha, é a mesma coisa. É hábito, mesmo porque vc não tem poderes reais de abençoar ou não abençoar ninguém, não é mesmo?
Leia o texto do Acauan - Religiosidade, muito interessante que ele colocou aqui. Está logo no início dos tópicos.
Quanto à indenizações, tem direito sim, mas só se vc for humilhado publicamente, ou perder um emprego em função disso, mas é uma coisa difícil de provar. Normalmente, as discriminações são muito veladas. São feitas de forma não-verbal. Enriquecer com o ateísmo, acho que não vai dar :emoticon4:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Tosta
Contato:

Mensagem por Tosta »

marta escreveu:Começo por partes:
1) - Qual sua religião?
- nenhuma.
2) (a segunda pergunta vem automaticamente) mas vc acredita em deus?
-não. não acredito.
Para muitos, a conversa acaba aí. Se a pessoa quiser continuar a conversa, eu topo, mas sem me alterar. Não faço proselitismos e não julgo ninguém. Se a fé é importante para ela, que seja. Eu só respondo que a fé para mim não faz falta nenhuma.
Se alguém me diz: vai com deus; eu respondo amém ou obrigada. Eu não preciso entrar num debate quando alguém me diz isso. No caso da sua sobrinha, é a mesma coisa. É hábito, mesmo porque vc não tem poderes reais de abençoar ou não abençoar ninguém, não é mesmo?
Leia o texto do Acauan - Religiosidade, muito interessante que ele colocou aqui. Está logo no início dos tópicos.
Quanto à indenizações, tem direito sim, mas só se vc for humilhado publicamente, ou perder um emprego em função disso, mas é uma coisa difícil de provar. Normalmente, as discriminações são muito veladas. São feitas de forma não-verbal. Enriquecer com o ateísmo, acho que não vai dar :emoticon4:

Opa... tamo quase na mesma... como já se passou 4 anos que sai do silencio e resolvi contar a grande maioria que apartir daquele ponto não seguiria mais nenhuma religião, jamais sai fazendo propagando para recolher novos adeptos ao ateismo ou nada parecido, até porque numa boa não ganho nada com isso é cada um tem a fé que quer.

Sempre que me dizem vai com deus, repondo apenas tchau... e quando espirro e dizem saude, respondo com o Amém, pois sei que significa "que assim seja"... e olha que tem muita gente religiosa que acha que amém é final de oração... kakaka pra esses que ainda falam: Uê se vc é ateu porque responde amém, nem resposta eu dou... digo apenas:

Vái estudar chefe!...

Sobre quando perguntam se tenho religião digo que não e que sou ateu...
Se perguntam se acredito em deus a resposta é sempre a mesma, nao e antes de mais nada saiba que me sinto muito bem assim... sem mais delongas e ja deixo claro que se quiser extender a conversa talvez ali não seja a melhor hora e local pra isto...

Sobre a sobrinha concordo que não tenho poder algum sobre abençoa-la... até porque bençãos não condiz muito com os conceitos basicos do ateismo, porém responder destas formas auternativas é até mesmo uma forma de não quebrar os custumes e não agredir a terceiros com minha falta da mesma crença que eles... porem continuo achando nada condizente ser um portavos de "deus" para abençoala sendo que não acredito neste ser superior...

irei dar uma lida no texto sim...

Em relação a soltar nos altos falantes sobre o meu ateismo jamais faço isso e tem pessoas que me rodeiam que ainda nem sabem e que jamais iram saber como minha avó de 92 anos que jamais intendereia uma neto ateu... so faria ela ficar triste e nem gostar mais de mim... portanto peço a benção dela e sempre respondo amém vô!!!amém!!! kkkkk

Adoro minha avó! kkkkkkk

Sobre os processos... já tinha meio que noção disso... kakakak
mais é bom manter a chama da esperança acessa!
tanks...

marta

Mensagem por marta »

Você está me saindo um ateu de futuro :emoticon45:
Mas quando alguém perguntase eu tenho religião, eu não digo diretamente que sou atéia.
primeiro eu respondo: não.
Já tive muotas surpresas e encontrei muito ateu no armário. A pessoa vira pra e diz\; eu tb não tenho. eu tb não acredito. Pronto. achei um amigo.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Até porque, como diz o chavão, ateísmo está para religião como garagem vazia está para modelo de carro.
Imagem

Marcelo Sobral

Mensagem por Marcelo Sobral »

Seja bem vindo Tosta!

Se você sente a necessidade de fazer uma boa ação, independente de uma religião ou não lhe policiar dizendo o que é certo e errado ou, independente se Deus exista ou não e se você ainda faça essas atitudes de coração, são esses atributos que o homen mais necessita: a tolerância, a caridade e o bom senso.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Seja bem vindo ao RV, Tosta.

Não é supreendente a discriminação, nossa espécie adora segregar.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado