A falácia de se poupar a água
A falácia de se poupar a água
..e de se poupar energia.
Esta foi a semana da água. Tudo muito bonitinho, emocionante e tal. Algumas empresas estão realmente se empenhando nisso e fazendo o dever de casa. Mas e os fabricantes e principalmente os GOVERNOS?
Tempos atrás postei aqui sobbre a eficiência de máquinas de lavar de maior capacidade versus de menor capacidade, onde as menores levam vantagem em lavar melhor. Na época nem me ative quanto ao consumo de energia, já que máquina maior consome mais. Ora, se consome mais e lava menos, gasta mais energia e água. E se é uma questão de saúde pública ou seja, quanto mais destas máquinas forem vendidas menos energia e água disponível, por que raios os governos não obrigam que os fabricantes se adeqüem à um padrão internacional?
As máquinas de lavar mais eficientes são as horizontais, entretanto custam quase 3 vezes mais que uma vertical. Por que os governos não criam incentivos para se abandonar as verticais e fabricarem as horizontais.
Alguém poderia dizer: faz parte da liberdade e do bom senso do consumidor. Balela. Assim como uma empresa, o consumidor quer redução de custos. Eu gostaria muito de colaborar economizando energia e agua, comprando uma máquina horizontal. Mas ao preço de mais de 2 mil? Gostaria também de economizar áqua ao lavar alguns trechos da casa usando uma máquina tipo Kartcher ou similar. Mas o custo-benefício para mim inexiste.
Eu poderia reduzir meu consumo de água em no mínimo 70% com estas mudanças. Coloquem isso no papel e multipliquem pelos milhares de lares existentes.
Em resposta, com economia de água e energia, os preços destes serviços seriam reduzidos e teríamos ainda mais vantagens.
Mas sou uma andorinha apenas.
Esta foi a semana da água. Tudo muito bonitinho, emocionante e tal. Algumas empresas estão realmente se empenhando nisso e fazendo o dever de casa. Mas e os fabricantes e principalmente os GOVERNOS?
Tempos atrás postei aqui sobbre a eficiência de máquinas de lavar de maior capacidade versus de menor capacidade, onde as menores levam vantagem em lavar melhor. Na época nem me ative quanto ao consumo de energia, já que máquina maior consome mais. Ora, se consome mais e lava menos, gasta mais energia e água. E se é uma questão de saúde pública ou seja, quanto mais destas máquinas forem vendidas menos energia e água disponível, por que raios os governos não obrigam que os fabricantes se adeqüem à um padrão internacional?
As máquinas de lavar mais eficientes são as horizontais, entretanto custam quase 3 vezes mais que uma vertical. Por que os governos não criam incentivos para se abandonar as verticais e fabricarem as horizontais.
Alguém poderia dizer: faz parte da liberdade e do bom senso do consumidor. Balela. Assim como uma empresa, o consumidor quer redução de custos. Eu gostaria muito de colaborar economizando energia e agua, comprando uma máquina horizontal. Mas ao preço de mais de 2 mil? Gostaria também de economizar áqua ao lavar alguns trechos da casa usando uma máquina tipo Kartcher ou similar. Mas o custo-benefício para mim inexiste.
Eu poderia reduzir meu consumo de água em no mínimo 70% com estas mudanças. Coloquem isso no papel e multipliquem pelos milhares de lares existentes.
Em resposta, com economia de água e energia, os preços destes serviços seriam reduzidos e teríamos ainda mais vantagens.
Mas sou uma andorinha apenas.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: A falácia de se poupar a água
No Japão, em muitos lugares a água da pia do banheiro vai para a caixa d'água da privada.
No Rio, os prédios novos estão começando a ser construídos com coletores de água da chuva para se usar na descarga dos banheiros e na faxina das áreas comuns, rega dos jardins etc.
O interesse não é apenas ecológico: a maior parte da conta do condomínio é a da água.
No Rio, os prédios novos estão começando a ser construídos com coletores de água da chuva para se usar na descarga dos banheiros e na faxina das áreas comuns, rega dos jardins etc.
O interesse não é apenas ecológico: a maior parte da conta do condomínio é a da água.
- Apo
- Gênero: Feminino
O que é uma máquina de lar vertical e horizontal? O tambor que abre pra cima é horizontal? Se for isto, sinto dizer que o modelo foi sendo abandonado ( para os de abertura frontal) porque o mundo ( especialmente a indústria alemã) mostrava-se mais eficiente com máquina de tombamento do que a fica rodando para um lado e para outro com aquele eixo central que também destruía muito mais as roupas.

- Apo
Fernando Silva escreveu:No Japão, em muitos lugares a água da pia do banheiro vai para a caixa d'água da privada.
Isto já tendência mundial há um tempo, tanto em pequenas comunidades, como em projetos de arquitetos para clientes que fazem questão de otimizar energia e até de grandes construtoras.
Quando fui à Disney em 98, a água de todos os jardins e de algumas atrações dos parques era água reciclada. Nem sei desde quando o sistema estava em operação.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Apo escreveu:O que é uma máquina de lar vertical e horizontal? O tambor que abre pra cima é horizontal? Se for isto, sinto dizer que o modelo foi sendo abandonado ( para os de abertura frontal) porque o mundo ( especialmente a indústria alemã) mostrava-se mais eficiente com máquina de tombamento do que a fica rodando para um lado e para outro com aquele eixo central que também destruía muito mais as roupas.
Os de abertura frontal estragam menos a roupa, mas dão problema de vedação na porta e não dá para abrir a porta durante a lavagem se você esqueceu de alguma peça de roupa ou do amaciante, por exemplo.
No Brasil, ainda se vendem as duas.
- Apo
Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:O que é uma máquina de lar vertical e horizontal? O tambor que abre pra cima é horizontal? Se for isto, sinto dizer que o modelo foi sendo abandonado ( para os de abertura frontal) porque o mundo ( especialmente a indústria alemã) mostrava-se mais eficiente com máquina de tombamento do que a fica rodando para um lado e para outro com aquele eixo central que também destruía muito mais as roupas.
Os de abertura frontal estragam menos a roupa, mas dão problema de vedação na porta e não dá para abrir a porta durante a lavagem se você esqueceu de alguma peça de roupa ou do amaciante, por exemplo.
Dá pra abrir, sim, porque o nível da água não chega na porta ( pelo menos a que eu tive, era assim). Agora tenho uma que abre em cima.
Vendem as duas, sim. Inclusive agora tem a 2 em 1 que lava e seca, com abertura frontal. Não sei se é eficiente, mas é inteligente, já que ocupa o espaço de uma máquina apenas.

Fernando Silva escreveu:No Japão, em muitos lugares a água da pia do banheiro vai para a caixa d'água da privada.
Sempre achei estranho quando morava em apartamento a conta de água ser tão alta quando rateada. Não entra na minha cabeça alguém gastar mais que 25 m3.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Apo escreveu:Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:O que é uma máquina de lar vertical e horizontal? O tambor que abre pra cima é horizontal? Se for isto, sinto dizer que o modelo foi sendo abandonado ( para os de abertura frontal) porque o mundo ( especialmente a indústria alemã) mostrava-se mais eficiente com máquina de tombamento do que a fica rodando para um lado e para outro com aquele eixo central que também destruía muito mais as roupas.
Dá pra abrir, sim, porque o nível da água não chega na porta ( pelo menos a que eu tive, era assim). Agora tenho uma que abre em cima.
Vendem as duas, sim. Inclusive agora tem a 2 em 1 que lava e seca, com abertura frontal. Não sei se é eficiente, mas é inteligente, já que ocupa o espaço de uma máquina apenas.
É vero. Além dos benefícios citados pelo Fernandão Solteirão que eu havia esquecido de citar.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Apo escreveu:Fernando Silva escreveu:Os de abertura frontal estragam menos a roupa, mas dão problema de vedação na porta e não dá para abrir a porta durante a lavagem se você esqueceu de alguma peça de roupa ou do amaciante, por exemplo.
Quando eu era criança, havia lá em casa uma Westinghouse e eu ficava "assistindo" à lavagem. Lembro da água subindo até o alto da porta e lembro do meu pai trocando a vedação para acabar com os vazamentos.
Talvez tenham deslocado a porta mais para cima, de lá para cá.
Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:Fernando Silva escreveu:Os de abertura frontal estragam menos a roupa, mas dão problema de vedação na porta e não dá para abrir a porta durante a lavagem se você esqueceu de alguma peça de roupa ou do amaciante, por exemplo.
Quando eu era criança, havia lá em casa uma Westinghouse e eu ficava "assistindo" à lavagem. Lembro da água subindo até o alto da porta e lembro do meu pai trocando a vedação para acabar com os vazamentos.
Talvez tenham deslocado a porta mais para cima, de lá para cá.
As coisas mudam Fernandão...Aquela porcaria de Enxuta já não tinha água na porta.

As lavadoras de alta pressão também deveriam ter incentivo fiscal. O consumo cairia drasticamente.

- Apo
E por que os controles remotos precisam de pilhas? Pilhas são um estorvo sob todas as circunstâncias.

Apo escreveu:E por que os controles remotos precisam de pilhas? Pilhas são um estorvo sob todas as circunstâncias.
podiam ter bateriais recaregaveis usb ou de tomada mesmo

- Apo
Reid escreveu:Apo escreveu:E por que os controles remotos precisam de pilhas? Pilhas são um estorvo sob todas as circunstâncias.
Nada. Controles remotos podem funcionar perfeitamente com energia solar, como as calculadoras, por exemplo.

Apo escreveu:Reid escreveu:Apo escreveu:E por que os controles remotos precisam de pilhas? Pilhas são um estorvo sob todas as circunstâncias.
Nada. Controles remotos podem funcionar perfeitamente com energia solar, como as calculadoras, por exemplo.
isso seria interessante para celulares qdo esquecessemos de carrega-los

Reid escreveu:Apo escreveu:Reid escreveu:Apo escreveu:E por que os controles remotos precisam de pilhas? Pilhas são um estorvo sob todas as circunstâncias.
isso seria interessante para celulares qdo esquecessemos de carrega-los
Mas bateria recarregável se vende em formato de pilha. O problema é que as baterias recarregáveis que tem durabilidade de carga boa ou seja, com menor drift de corrente (íons de litio por exemplo) custam caro para um simples controle remoto. Além do que teria que ter o carregador, etc.
Célula solar fica mais caro ainda pois o controle consome mais que uma calculadora simples (se assim não fosse, todas as calculadoras usariam). Mas não vejo problemas em se fazer isso para TVs top de linha. O problema é: sua bateria pifou na sexta feira à tarde. Não terão supermercados que vendam isso. Pilhas você compra até em farmácia. Se bem que em SP se acha de tudo em todo lugar. Mas as empresas não vendem só para SP e grandes capitais.