Cristianismo x Monoteísmo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
dwfreitas
Mensagens: 145
Registrado em: 06 Jun 2010, 13:17
Gênero: Masculino

Cristianismo x Monoteísmo

Mensagem por dwfreitas »

Tentei achar um post que tivesse algo do genero, mas está difícil, então abri esse.
Tenho uma duvida que me consome desde sempre me consumiu. Monoteímo, significa a crença em um só deus. Então que raio de monoteismo é o cristianismo, que tem dois deuses? Um do bem(deus) e um do mal(satanas, Lúcifer, Satã, ou seja lá como ele é chamado). Pq digo que é dois. Se deus é todo poderoso, e satã não o é, pq deus não acaba com ele? Se parar pra pensar, é pior!!! Pra que deus foi cria-lo? Logo chega-se a conclusão de que esse "monoteísmo" possue duas divindades. Certo? Errado!
Estava lendo posts antigos e me deparei com esse:
viewtopic.php?f=1&t=1232&hilit=trindade (vou postar apenas o post, mas é interessante ler as repostas)



* Notificar esta Mensagem
* Responder com citação

Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Mensagempor o pensador » 26 Dez 2005, 20:20
Recentemente elaborei um argumento objetivando diluir o suposto e tâo propalado caráter autocontraditório da doutrina cristâ da Trindade.Encarem somenre como um exercício de lógica

Prova Filosófica da Trindade

A existência de um Ser tripessoal não é contraditória,antes é plenamente condizente com os enunciados básicos da Lógica formal.As três personalidades compartilham da mesma natureza e atributos essenciais e logo não há nenhuma qualidade ou adjetivo que não seja reciprocamente compartilhado.

A questão crucial da aparente contradiçâo reside no fato de que a posse singular da pessoalidade por parte dos membros da Trindade possa significar disjunção essencial.Entretanto se houver uma base unificadora o dilema desaparece.

Muitos teólogos no decorrer dos séculos colocaram a pessoa do Pai como a fonte de onde os outros derivavam sua própria personalidade.Isso pode transparecer triteísmo.As pessoas dvinas da Trindade não devem ser compreendidas como entidades justapostas mas como pessoas simultaneamente justapostas e intrapostas.Isso não implica numa subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade e sim a unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade.O Centro unívoco de personalidade seria trifurcado em três manifestações pessoalmente distintas.

Em resumo,os membros da Trindade divina compartilhariam imanentemente da personalidade dos outros membros e ao mesmo tempo Eles manteriam de modo transcedente sua identidade pessoal específica.As três personalidades divinas originalmente residem no Centro unívoco de personalidade mas no entanto este Centro comum tem a capacidade de projetar as três personalidades e de estabelecer uma interrelaçâo com as mesmas.

As pessoas sâo justapostas e intrapostas concomitantemente.
Sua justaposição emana da sua intraposiçâo;sua personalidade equívoca procede da Personalidade unívoca. Assim como um galho trifurcado tem origem comum no tronco,as pessoas equívocas da Trindade emanam eternamente da Personalidade divina unívoca.Os dois fatores se complementam ao invés de se contradizer pois Deus não é tripessoal e unipessoal no mesmo sentido.A origem e a base da Personalidade divina é unipessoal enquanto sua mediação e intermediaçâo é tripessoal.


Logo não há nenhuma contradição.Todos os atributos e qualidades se unificam na Base universal.A infinitude e singularidade de Deus não sâo contraditas pela pluraridade pessoal.



Necessidade da Trindade


A retenção do ser nâo é característica do Ser infinito.Retenção do ser significa restrição,descontinuidade e interrupção.Tais qualidades impõem limites ontológicos,enquanto o Ser infinito é um fluxo contínuo de Ser.

Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial.Deus é tripessoal porque isso garante o fluxo infinito de ser em Si mesmo,e simultaneamente garante a auto suficiência de seu próprio ser infinito.

O processo de doação implica num doador,num receptor,e no ser transmitido.O Pai envia seu Espírito ao Flho e vice versa,e todos se unificam na Base unipessoal.

e é só.

Putz, aí que funde a cabeça de qualquer pessoa que tenha um pingo de raciocinio.
Porra! um deus em 3? Ou seria um mp3(3 em 1)? Parece até o Trimúrti do hinduísmo(pelo menos nessa religião tem um deus Brahma). Ou seja, o cristianismo seria um monoteismo com 4 deuses(a trindade e o capeta)? E depois os ateus é que são incompreensíveis!
O universo é imenso e complexo, muito complexo. É ilógico crer que precise de algo mais complexo que o universo, sem que haja nenhuma evidência da existencia desse algo e que tenha se criado sozinho(deus), para criar o universo. [color=#80FF00]Daniel Willian de Freitas[/color]
[i][size=150][color=#FFBF00]

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Cristianismo x Monoteísmo

Mensagem por Fernando Silva »

1. O forista "O Pensador" é maluco. Segundo ele, Deus é energia e transformou uma parte dessa energia em matéria para criar o universo. É adepto da teoria de que a alma tem peso e que o cadáver fica mais leve quando a alma vai embora.

2. Demolindo o dogma da Santíssima Trindade

http://ateusdobrasil.com.br/49/

dwfreitas
Mensagens: 145
Registrado em: 06 Jun 2010, 13:17
Gênero: Masculino

Re: Cristianismo x Monoteísmo

Mensagem por dwfreitas »

Fernando Silva escreveu:1. O forista "O Pensador" é maluco. Segundo ele, Deus é energia e transformou uma parte dessa energia em matéria para criar o universo. É adepto da teoria de que a alma tem peso e que o cadáver fica mais leve quando a alma vai embora.


Sim, eu percebi, pelos posts que eu li e ele participou(embora de vez em qdo ele acerte) :emoticon13: (e, contando todos os poucos q ele acertou, metade deles logo em seguida ele desacertou). :emoticon17: :emoticon45: Mesmo assim leio mtos posts que ele participa, afinal não custa nada saber como as outras pessoas pensam) .

Fernando Silva escreveu:2. Demolindo o dogma da Santíssima Trindade

http://ateusdobrasil.com.br/49/


Sim eu tinha lido. Mas o meu questionamento Principal, foi em relação á dualidade divina em bem x mal(deus e satã) que existe no cristianismo, que é considerado monoteísmo. (esse questionamente me custou uma expulsão de sala de aula, numa aula de ensino religioso na 6ª série).
O universo é imenso e complexo, muito complexo. É ilógico crer que precise de algo mais complexo que o universo, sem que haja nenhuma evidência da existencia desse algo e que tenha se criado sozinho(deus), para criar o universo. [color=#80FF00]Daniel Willian de Freitas[/color]
[i][size=150][color=#FFBF00]

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Cristianismo x Monoteísmo

Mensagem por Fernando Silva »

dwfreitas escreveu:Mas o meu questionamento Principal, foi em relação á dualidade divina em bem x mal(deus e satã) que existe no cristianismo, que é considerado monoteísmo. (esse questionamente me custou uma expulsão de sala de aula, numa aula de ensino religioso na 6ª série).

O diabo, originalmente, era apenas um empregadinho de Deus. No AT, ele funcionava como uma espécie de promotor, de advogado de acusação, mas estava no céu junto a Deus.

No início do cristianismo, era o carcereiro de Deus, que levava os condenados para o inferno.
Ao longo dos séculos, foi ganhando poder até virar quase o oposto de Deus.

Trancado