Morre José Saramago aos 87 anos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Apo »

Neuromancer escreveu:
Apo escreveu:
Johnny escreveu:
Apo escreveu:Coitado do - bom e reconhecido - homem morre, e mesmo assim estes imbecis não se seguram na sua insuflada língua afiada!

Teístas são gente que blasfema contra a vida humana dos seres humanos de bem.

E Marina que vá pra puta que pariu!

Eu sou teísta e não faço isso. Gostei do Livro O evangelho segundo jesus cristo.


É. Mas tu és um teísta mal resolvido também. Mais mansinho nas palavras :emoticon16:

Este livro é uma piada. Mas gosto é gosto.


Poderia me explicar porque você considera esse livro uma piada...


:emoticon12:

Eu não sei se o Jhnny entendeu, mas foi uma picuinha minha com ele. Costumamos nos implicar.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por marta »

Quanto ao Saramago, eu amava o escritor e odiava o comunista. Assim sendo, 1/2 pêsames à família. :emoticon16:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Zato-one »

Poxa, logo quando acaba as aulas da faculdade, e não tem 2 semanas que comprei "Caim" pra ler nas férias...
:emoticon39:
Saramago era uma grande voz ateista em Portugal, um estado Europeu pobre, e que ainda mantém uma forte religiosidade, e seguidores fortes da ICAR.

E caramba! o Portal Ateu tá fora do ar! :emoticon38:
http://www.portalateu.com/
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Fernando Silva »

Moninha escreveu:Sua definição de teísta não passa de palavras vazias de quem acha que já conhece todos os teístas do mundo, de quem se acha ser uma mente superior pelo simples fato de não crer em Deus.

Você jura que não se sente superior a um selvagem no meio do mato gritando "uga buga" para um ídolo de pedra?
Você jura que não acha ridículo o pessoal que segue o Culto da Carga, na Papua Nova Guiné?

Tem certeza de que você não se sente superior aos que, na sua opinião, irão para o inferno?

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Moninha »

Fernando Silva escreveu:
Moninha escreveu:Sua definição de teísta não passa de palavras vazias de quem acha que já conhece todos os teístas do mundo, de quem se acha ser uma mente superior pelo simples fato de não crer em Deus.

Você jura que não se sente superior a um selvagem no meio do mato gritando "uga buga" para um ídolo de pedra?
Você jura que não acha ridículo o pessoal que segue o Culto da Carga, na Papua Nova Guiné?

Tem certeza de que você não se sente superior aos que, na sua opinião, irão para o inferno?


Certa vez um amigo me disse que na ressurreição teríamos muitas surpresas. Não me sinto superior a ninguém, assim como posso achar ridículo algum culto por aí, tenho certeza, que muitos outros acham ridículo meu credo. Posso não concordar com o credo do outro, mas isto não me dar o direito de achar que sou superior. Certa vez tive a oportunidade de conversar com um hare christna, não me entra na cabeça que possamos voltar a esta vida em forma de barata por exemplo, mas em nenhum momento o desrespeitei. Quando converso com alguém não enxergo a religião desta pessoa, mas sim a pessoa.
Talvez o senhor ache difícil que um teísta não tenha este sentimento de superioridade, que tantos, inclusive quem sabe, talvez o senhor e alguns outros tentam rotular. Mas se um dia vierem perguntar o que acho do culto deles deixarei clara minha discordância, para mim discordância não é sinônimo de superioridade.
Já se foi o tempo em que eu me enquadrava na caricatura de cristão que alguns aqui pintam.

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por pastorgentil »

Olho de cima da ribanceira a corrente que mal se move, a água quase estagnada, e absurdamente imagino que tudo voltaria a ser o que foi se nela pudesse voltar a mergulhar a minha nudez da infância, se pudesse retomar nas mãos que tenho hoje a longa e úmida vara ou os sonoros remos de antanho, e impelir, sobre a lisa pele da água, o barco rústico que conduziu às fronteiras do sonho um certo ser que fui e que deixei encalhado algures no tempo.

José Saramago


http://gentilpereira.blogspot.com/2010/ ... amago.html
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por marta »

Vaticano chama Saramago de "populista extremista" e "ideólogo antirreligioso"
A FRANCE PRESSE

Publicidade
O "L'Osservatore Romano", o jornal oficial do Vaticano, ataca duramente o escritor português José Saramago, que morreu na sexta-feira aos 87 anos na Espanha, chamando-o de "populista extremista" e de "ideólogo antirreligioso" em sua edição deste domingo.

•Veja imagens do velório de José Saramago
Com o título "O grande (suposto) poder do narrador", o órgão oficial do Vaticano critica com virulência o Prêmio Nobel de Literatura, que era marxista e ateu.

O "L'Osservatore Romano" o definiu como "um ideólogo antirreligioso, um homem e um intelectual que não admitia metafísica alguma, aprisionado até o fim em sua confiança profunda no materialismo histórico, o marxismo".

O jornal considera ainda que o escritor "colocou-se com lucidez ao lado das ervas daninhas no trigal do Evangelho".

"Ele dizia que perdia o sono só de pensar nas Cruzadas ou na Inquisição, esquecendo-se dos gulags, das perseguições, dos genocídios e dos samizdat (relatos de dissidentes da época soviética) culturais e religiosos", indica ainda o jornal do Vaticano em seu editorial.

No editorial divulgado com antecedência, o "L'Osservatore Romano" considera Saramago "um populista extremista", que se referia "de forma muito cômoda" a "um Deus no qual jamais acreditou por se considerar todo-poderoso e onisciente".

Saramago provocou a ira do Vaticano e da Igreja Católica com sua obra "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1992) no qual considerava que Jesus perdeu a sua virgindade com Maria Madalena. (E qual seria o crime, caso isso fosse verdade?! IPAR, sempre IPAR)

Ele suscitou novamente a cólera dos católicos em 2009 com "Caim", onde a personificação bíblica do mal, assassino de seu irmão Abel, é descrito como um ser humano nem melhor nem pior do que os outros, enquanto Deus é apresentado como injusto e invejoso. E será que Saramago está errado? Deus?! Injusto?! Como assim?! :emoticon12: )

Durante a apresentação desse livro, Saramago havia alimentado a polêmica, classificando a bíblia de "manual de maus costumes". (Manual do ateísmo eu sabia que a blablablíblia era, mas essa eu nunca tinha ouvido. Manual de MAUS COSTUMES?! Taí, gostei.)
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... ioso.shtml
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Fernando Silva »

marta escreveu:Ele suscitou novamente a cólera dos católicos em 2009 com "Caim", onde a personificação bíblica do mal, assassino de seu irmão Abel, é descrito como um ser humano nem melhor nem pior do que os outros, enquanto Deus é apresentado como injusto e invejoso. E será que Saramago está errado? Deus?! Injusto?! Como assim?! :emoticon12: )

A história de Caim e Abel é muito estranha. Primeiro, Deus despreza as ofertas de Caim, arbitrariamente.
Depois, quando Caim mata Abel, Deus parece condená-lo, mas, na verdade, o protege e lhe dá uma vida próspera e uma descendência.

Essa lenda deve ser um reflexo do conflito pré-histórico entre o agricultor e o criador de animais e já existia na mitologia suméria. Foi apenas adaptada.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por marta »

Bacana mesmo foram os comentários dos internautas ( Oi internautas!) crentelhos sobre a morte do Saramago. Um deles dizia que não comemora a morte de ninguém, mas que ele seja bem recebido no... inferno :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
O orgasmo de crente é imaginar os ateus batendo a campainha no céu e dar com a cara na porta. Eles gozam só em se imaginar atrás de uma pilastra, rindo da nossa cara: aí otários, vão se fuder no inferno.

Imagem
Veja como eles são bonzinhos :emoticon12: :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:
joaomichelazzo escreveu:Poatzzzzz...
Apagaram meu post?


Que post?


Era o segundo do tópico.
Eu lamentava a morte de Saramago.
ele sumiu.
Esse forum deve estar com encosto.
Tem algum representante de alguma religão "GLORIA DEUS, ALELUIAAAAAA", pra tirar o encosto do fórum

Ps. o enconsto a que me refiro é encosto, espirito, coisa ruim. Não o enconsto forista que chama o Johnny de burro... :emoticon45:
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
joaomichelazzo escreveu:Poatzzzzz...
Apagaram meu post?


Que post?


O João não se deu conta de que procurou o post no tópico errado :emoticon16:

Tá aqui

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=21263


Ah ok :emoticon4:


Ahhhhhh...Foi mal...hehehehe.
Retiro tudo o que eu disse acerca do forum e dos encostos.
[O Enconto ON] Como esse joaomichelazzo é burro![O Enconsto OFF]
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por joaomichelazzo »

Moninha escreveu:Hum, não sabia que eu tinha este poder de decisão! Você tem uma idéia distorcida do que seja um cristão, acha que somos seres que devemos amar, amar, amar. Eu pelo menos não sou assim. Posso sentir compaixão pelo próximo, querer ajudar, mas não o amo por causa disso. Só se ama o que se conhece, fora disto o que pode surgir é um sentimento de compaixão. Eu não sinto amor pelo Saramago, nem fraternal, mas dentro do que creio espero que sua alma consiga alcançar misericórdia.


Mas este não é o preceito do cristianismo.
Gezus não mandou amar ao próximo como a sí próprio?
Ele mandou amar e não ter compaixão. E pelo que me consta, cristãos são aqueles que seguem o que Cristo pregou.
Portanto você deveria amar o Saramago como sí própria.

Saramago morreu.
Passou a vida blasfemando contra as religiões. Nunca de arrependeu.
Agora, na sua opinião, onde ele estará?
No céu, junto a deus, ou no inferno, queimando ao lado do capeta?

Moninha escreveu:Então dentro da sua concepção eu me encaixaria na ala dos hipócritas e hereges, já que eu não sigo o caminho cristão como a senhora acha que os cristãos devem seguir.


Não é como ela acha.
É como está escrito na bíblia.
Tudo que for feito ao contrário daquilo é heresia.
Se você tiver transando com alguém que não for pura e simplesmente para reprodução, já está sendo herege.
O fato de não amar Saramago como a sí própria já é uma heresia.
Você deve correr a uma igreja mais próxima e se arrepender logo. Aí deus te perdoa.
E dá próxima vez, faça o que manda a bíblia.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Fernando Silva »

Moninha escreveu:Você tem uma idéia distorcida do que seja um cristão, acha que somos seres que devemos amar, amar, amar. Eu pelo menos não sou assim. Posso sentir compaixão pelo próximo, querer ajudar, mas não o amo por causa disso. Só se ama o que se conhece, fora disto o que pode surgir é um sentimento de compaixão.

Lembrei de um bobalhão que me disse "Como é possível conhecer a Jesus e não amá-lo?"

Sim, é preciso no mínimo conhecer, mas não é o suficiente.
Amor a gente sente ou não. A decisão não é nossa.

Só que a Bíblia diz "Amar a Deus sobre todas as coisas", "Amar ao próximo como a ti mesmo" etc. etc.
Só mesmo hipócritas ou auto-iludidos.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Fernando Silva »

Moninha escreveu:Certa vez um amigo me disse que na ressurreição teríamos muitas surpresas. Não me sinto superior a ninguém, assim como posso achar ridículo algum culto por aí, tenho certeza, que muitos outros acham ridículo meu credo. Posso não concordar com o credo do outro, mas isto não me dar o direito de achar que sou superior.
[...]
Já se foi o tempo em que eu me enquadrava na caricatura de cristão que alguns aqui pintam.

Veja de onde vem a imagem que fazemos dos crentes:

viewtopic.php?f=1&t=21277&p=421121#p421121

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por O ENCOSTO »

Não gostava dos livros desse cara. Sem falar que era comunista hipocrita.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Apo »

editado por motivo de amnésia
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Apo »

O ENCOSTO escreveu:Não gostava dos livros desse cara. Sem falar que era comunista hipocrita.


Comunista hipócrita é redundância.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por marta »

Tem razão, ambos. Eu não consigo entender essa história de comunista. Acho que vou passar dessa pra melhor, sem entender esses caras. Além de hipócritas, são incoerentes. Saramago deixou Portugal por causa de uma censura ao seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Sua atitude é uma demonstração clara de revolta contra a falta de liberdade de expressão. Como é que um cara desses defende os regimes comunistas, os gigantes da censura e do obscurantismo? Não é uma incoerência isso? E não custa lembrar que se Saramago vivesse num verdadeiro regime comunista, como sempre defendeu, além de ter seu livro proibido, ainda seria PROIBIDO de deixar o país. Ademais, o comunista ferrenho sai de Portugal e vai morar nas Ilhas Canárias, na Espanha, um paraíso de frente pro mar. Cara, não é por nada não, mas ser comunista numa ilha, de frente pro mar, comendo lagosta e tomando champagne é o must, né não?! Em Cuba ninguém quer morar. Nem na China. O mesmo acontece com os comunas daqui. Chi & Cia Bela sairam do Brasil e foram morar em Paris, Londres. Assim até eu!
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Aranha »

marta escreveu:Tem razão, ambos. Eu não consigo entender essa história de comunista. Acho que vou passar dessa pra melhor, sem entender esses caras. Além de hipócritas, são incoerentes. Saramago deixou Portugal por causa de uma censura ao seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Sua atitude é uma demonstração clara de revolta contra a falta de liberdade de expressão. Como é que um cara desses defende os regimes comunistas, os gigantes da censura e do obscurantismo? Não é uma incoerência isso? E não custa lembrar que se Saramago vivesse num verdadeiro regime comunista, como sempre defendeu, além de ter seu livro proibido, ainda seria PROIBIDO de deixar o país. Ademais, o comunista ferrenho sai de Portugal e vai morar nas Ilhas Canárias, na Espanha, um paraíso de frente pro mar. Cara, não é por nada não, mas ser comunista numa ilha, de frente pro mar, comendo lagosta e tomando champagne é o must, né não?! Em Cuba ninguém quer morar. Nem na China. O mesmo acontece com os comunas daqui. Chi & Cia Bela sairam do Brasil e foram morar em Paris, Londres. Assim até eu!


- Mas isto é uma visão estereotipada de comunista, nem o comunismo chinês, que era o mais radical, é mais assim.

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Apo »

A China se vendeu. Todo comuna é garoto de programa.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por Apo »

Resumindo e concluindo: Saramago merece meus elogios por seu ateu e ter uma obra razoável ( dizem, porque eu não a conheço a fundo, nem a raso :emoticon7: ) e meu desprezo por ser comunista.
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por pastorgentil »

José Saramago - o que é ter olhos num mundo de cegos.


NÃO NOS ESQUEÇAMOS do que foi a nossa vida durante o tempo que estivemos internados, descemos todos os degraus da indignidade, todos, até atingirmos a abjecção, embora de maneira diferente pode suceder aqui o mesmo, lá ainda tínhamos a desculpa da abjecção dos de fora, agora não, agora somos todos iguais perante o mal e o bem, por favor, não me perguntem o que é o bem e o que é o mal, sabíamo-lo de cada vez que tivemos de agir no tempo em que a cegueira era uma excepção, o certo e o errado são apenas modos diferentes de entender a nossa relação com os outros, não a que temos com nós próprios, nessa não há que fiar, perdoem-me a prelecção moralística, é que vocês não sabem, não o podem saber, o que é ter olhos num mundo de cegos, não sou rainha, não, sou simplesmente a que nasceu para ver o horror,vocês sentem-no,eu sinto-o e vejo-o.

José Saramago em "Ensaio sobre a cegueira" Cia das Letras, p. 262.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por pastorgentil »

Aguentarei enquanto puder...
Pastor Gentil
"Aguentarei enquanto puder, mas é verdade que as forças já me estão a faltar, às vezes dou por mim a querer ser cega para tornar-me igual aos outros, para não ter mais obrigações do que eles". (José Saramago em Ensaio sobre a Cegueira).
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por marta »

Aranha escreveu:
marta escreveu:Tem razão, ambos. Eu não consigo entender essa história de comunista. Acho que vou passar dessa pra melhor, sem entender esses caras. Além de hipócritas, são incoerentes. Saramago deixou Portugal por causa de uma censura ao seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Sua atitude é uma demonstração clara de revolta contra a falta de liberdade de expressão. Como é que um cara desses defende os regimes comunistas, os gigantes da censura e do obscurantismo? Não é uma incoerência isso? E não custa lembrar que se Saramago vivesse num verdadeiro regime comunista, como sempre defendeu, além de ter seu livro proibido, ainda seria PROIBIDO de deixar o país. Ademais, o comunista ferrenho sai de Portugal e vai morar nas Ilhas Canárias, na Espanha, um paraíso de frente pro mar. Cara, não é por nada não, mas ser comunista numa ilha, de frente pro mar, comendo lagosta e tomando champagne é o must, né não?! Em Cuba ninguém quer morar. Nem na China. O mesmo acontece com os comunas daqui. Chi & Cia Bela sairam do Brasil e foram morar em Paris, Londres. Assim até eu!


- Mas isto é uma visão estereotipada de comunista, nem o comunismo chinês, que era o mais radical, é mais assim.

Beijos,


É?! E qual é a visão CORRETA? Gostaria mesmo de saber porque de todo comunista que eu conheço, ouço essa mesma resposta. Saramago era um ferrenho defensor de Fidel o que é uma incoerência com o seu modo de agir e viver.
A propósito, os repórteres se interessaram em saber como foi formada aquela torcida organizada da Coreia do Norte no estádio. Descobriram que eram orientais que moram na África que se "fantasiaram" de coreanos para dar uma forcinha ao time, porque os coreanos mesmo foram impedidos de sairem do país para assistirem aos jogos. O Junchiseiláoquê I proibiu até a transmissão do primeiro jogo para o país. Pela boa apresentação ele liberou o segundo e tomou esse goleada da Espanha (7 X 0) :emoticon12: :emoticon12: Tomou?!
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Morre José Saramago aos 87 anos

Mensagem por salgueiro »

Portugal 7 X O Coréia do Norte
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado